[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Olá a todos.
Estou com um problema com a Tim Ultrafibra 500 mb que me aflige desde a virada do ano. Ao me conectar a servidores estrangeiros, como por exemplo do leste Americano, minha latência ficava cravada em 146 ms em tal nível que chegava a impressionar (já tive GNT, Vivo, Net, Claro e nunca vi tanta estabilidade de ping, talvez por ser fibra) que para os jogos que preciso é tranquilo, o que acaba mesmo pra eles é a variação e não o delay constante. A partir do dia 03/01 mais ou menos, meu ping oscila a cada 5 minutos (altera dependendo do dia) entre os 146 ms de sempre, e 300+ ms. Ao checar com WinMTR e outras ferramentas, descobri que o problema não é de ping, mas sim jitter/packet loss. Imagino que o problema não seja no meu roteador/config ou algo local, já que minha latência para servidores de SP é cravada em 13 ms e nunca altera.

Mais informações: Sou de Joinville/SC. Quando ligo uma VPN (estou usando CloudFlare WARP no momento) o problema some, mas a experiência piora muito por conta do aumento de delay. Roteador da provedora Kaon PG2447. Speedtest Idle Latency 5, Download 5, Upload 16, conexão Tim Brasil Curitiba, velocidades conforme contratadas.

Será que o problema é de rota? Existe modo de resolver com a Tim e pedir alteração?
vamos passo a passo isolando o caso

voce testa pelo cabo direto?
no kaon seu ipv6 esta ativado?
ja desligou e religou pra troca de ip na wan ?
testa pra mim burfferbloat
 
vamos passo a passo isolando o caso

voce testa pelo cabo direto?
no kaon seu ipv6 esta ativado?
ja desligou e religou pra troca de ip na wan ?
testa pra mim burfferbloat
Beleza!
Estou no cabo direto
O ipv6 esta desativado, só tenho ipv4
Já desliguei tirando da tomada, dei reboot, resetei para configs de fábrica, troquei DNS, etc
Bufferbloat: https://www.waveform.com/tools/bufferbloat?test-id=dfb8c033-dcd2-4eaa-b568-22b6a6df7323
Acho difícil pegar o jitter assim porque ele vem e vai em ondas, e só em conexões internacionais
 
Boa tarde Pessoal,

Consegui resolver o problema do modo bridge demorar a conectar no modem Kaon. Fui fuçando, a interface do modem era bem limitada, mesmo com o usuário L1vt1m4eng. Reparei, que mesmo em modo bridge, ficavam algumas interfaces ppp criadas. Resolvi entrar no backup e remover tudo que achava inutil, inclusive as interfaces. Após limpar, fiz o teste e agora o pppoe conecta na hora (só a primeira conexão depois que sobe que demora uns 4 minutos, depois é instantâneo). Se alguém quiser posso disponibilizar o arquivo com o conf modificado. Já testei em outro Kaon, e funcionou sem precisar fazer nenhum ajuste.
 
Boa tarde Pessoal,

Consegui resolver o problema do modo bridge demorar a conectar no modem Kaon. Fui fuçando, a interface do modem era bem limitada, mesmo com o usuário L1vt1m4eng. Reparei, que mesmo em modo bridge, ficavam algumas interfaces ppp criadas. Resolvi entrar no backup e remover tudo que achava inutil, inclusive as interfaces. Após limpar, fiz o teste e agora o pppoe conecta na hora (só a primeira conexão depois que sobe que demora uns 4 minutos, depois é instantâneo). Se alguém quiser posso disponibilizar o arquivo com o conf modificado. Já testei em outro Kaon, e funcionou sem precisar fazer nenhum ajuste.
que maneiro, será que resolve esse kaon aqui " ter ipv6 " ? No suporte N2 está ativado
 
Boa tarde Pessoal,

Consegui resolver o problema do modo bridge demorar a conectar no modem Kaon. Fui fuçando, a interface do modem era bem limitada, mesmo com o usuário L1vt1m4eng. Reparei, que mesmo em modo bridge, ficavam algumas interfaces ppp criadas. Resolvi entrar no backup e remover tudo que achava inutil, inclusive as interfaces. Após limpar, fiz o teste e agora o pppoe conecta na hora (só a primeira conexão depois que sobe que demora uns 4 minutos, depois é instantâneo). Se alguém quiser posso disponibilizar o arquivo com o conf modificado. Já testei em outro Kaon, e funcionou sem precisar fazer nenhum ajuste.
Show!... Por favor, poderia disponibilizar o arquivo com as modificações feitas no arquivo de configuração (conf) relacionadas à resolução do problema do modo bridge no modem Kaon? Agradeço antecipadamente.
 
Show!... Por favor, poderia disponibilizar o arquivo com as modificações feitas no arquivo de configuração (conf) relacionadas à resolução do problema do modo bridge no modem Kaon? Agradeço antecipadamente.
Disponibilizei no drive. Segue o link:

Voltando este conf, tem que setar a vlan 100 no roteador que for discar o pppoe, senão não vai funcionar. A primeira conexão demora uns 10 minutos (não é problema de configuração, se fizer e voltar pro modo router também demora este tempo), depois funciona na hora.
 
Alguém que usa roteador TP-Link com a Tim Fibra poderia me enviar um print screen da parte da configuração do IPV6 para eu ver como está?

Não consigo fazer essa maldição funcionar aqui. Agradeço quem puder ajudar.
 
Alguém que usa roteador TP-Link com a Tim Fibra poderia me enviar um print screen da parte da configuração do IPV6 para eu ver como está?

Não consigo fazer essa maldição funcionar aqui. Agradeço quem puder ajudar.
qual teu modem?

esta em bridge?

veja esse video se ajuda
 
qual teu modem?

esta em bridge?

veja esse video se ajuda

Eu não sei o que acontece no roteador da Tim, tenho aquele Sagemcom F@st 5670V2, tento acessar o portal da Tim para ver como está a configuração mas a única tela que consigo entrar, é essa do print. Tento com https:/192.168.1.1 (com uma / como alguns vídeos dizem), tento com http://, tento com https://192.168.1.1 e o resultado é o mesmo. Não consigo entrar na tela para ver bridge e outras coisas. Estou usando com o cabo de rede conectado na porta 4.
Alguma ideia?
tim.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sei o que aconteceu mas depois de atualizar umas mil vezes a página, mudar de browser e sei lá o que, apareceu a página de configurações.

Na parte de IPV6 do modem, está tudo em branco. E nas configurações, o IPV6 aparece como habilitado. Isso é algum problema com a Tim? Tenho que ligar pra lá, alguém faz ideia? Que zona.
 
Última edição:
Eu não sei o que acontece no roteador da Tim, tenho aquele Sagemcom F@st 5670V2, tento acessar o portal da Tim para ver como está a configuração mas a única tela que consigo entrar, é essa do print. Tento com https:/192.168.1.1 (com uma / como alguns vídeos dizem), tento com http://, tento com https://192.168.1.1 e o resultado é o mesmo. Não consigo entrar na tela para ver bridge e outras coisas. Estou usando com o cabo de rede conectado na porta 4.
Alguma ideia?
tim.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sei o que aconteceu mas depois de atualizar umas mil vezes a página, mudar de browser e sei lá o que, apareceu a página de configurações.

Na parte de IPV6 do modem, está tudo em branco. E nas configurações, o IPV6 aparece como habilitado. Isso é algum problema com a Tim? Tenho que ligar pra lá, alguém faz ideia? Que zona.
ipv6 na TIM só ligando pra ativar. (isso se for rede própria, agora se for VTal sei lá)
 
ipv6 na TIM só ligando pra ativar. (isso se for rede própria, agora se for VTal sei lá)
Liguei lá, falaram que minha região está passando por uma manutenção e que só depois de concluída eu poderia fazer a solicitação. Estou com Internet funcionando normalmente...

Eu só não estou acreditando que eles bloqueiam o Ipv6 por padrão. Estamos em 2024, isso é absurdo. Se ainda fosse uma opção no modem eu até entenderia, mas algo direto na rede em 2024, é surreal.
 
Liguei lá, falaram que minha região está passando por uma manutenção e que só depois de concluída eu poderia fazer a solicitação. Estou com Internet funcionando normalmente...

Eu só não estou acreditando que eles bloqueiam o Ipv6 por padrão. Estamos em 2024, isso é absurdo. Se ainda fosse uma opção no modem eu até entenderia, mas algo direto na rede em 2024, é surreal.
se vc olhar o tópico da VIVO, até dá pra entender... por lá tem gente DESATIVANDO o ipv6 pra poder a internet funcionar direito.... a única que ficaria muito ruim sem o ipv6 seria a claro por conta do CGNAT.... Eu tenho links VIVO e TIM com o ipv6 ativados, mas não uso pois em Load Balance o IPV6 não funciona.....
 
Eu não sei o que acontece no roteador da Tim, tenho aquele Sagemcom F@st 5670V2, tento acessar o portal da Tim para ver como está a configuração mas a única tela que consigo entrar, é essa do print. Tento com https:/192.168.1.1 (com uma / como alguns vídeos dizem), tento com http://, tento com https://192.168.1.1 e o resultado é o mesmo. Não consigo entrar na tela para ver bridge e outras coisas. Estou usando com o cabo de rede conectado na porta 4.
Alguma ideia?
tim.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sei o que aconteceu mas depois de atualizar umas mil vezes a página, mudar de browser e sei lá o que, apareceu a página de configurações.

Na parte de IPV6 do modem, está tudo em branco. E nas configurações, o IPV6 aparece como habilitado. Isso é algum problema com a Tim? Tenho que ligar pra lá, alguém faz ideia? Que zona.
liga pra la, quando atendente pedir informação, peça pra transferir pro suporte N2 , nesse suporte , ativação do IPV6

tava lendo reclamações, parece que funciona na porta ethernet 2
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Liguei lá, falaram que minha região está passando por uma manutenção e que só depois de concluída eu poderia fazer a solicitação. Estou com Internet funcionando normalmente...

Eu só não estou acreditando que eles bloqueiam o Ipv6 por padrão. Estamos em 2024, isso é absurdo. Se ainda fosse uma opção no modem eu até entenderia, mas algo direto na rede em 2024, é surreal.
cavernoso isso, to 1 ano com eles e estou sem ipv6 liguei umas 3 x , alegam trocar o kaon aqui pelo sagemcom dai kkk, te pergunto esse modem tem alcance que nem esse kaon no quintal e rua? RX em media -18db? complicado kkkkkkkkkk
 
Última edição:
liga pra la, quando atendente pedir informação, peça pra transferir pro suporte N2 , nesse suporte , ativação do IPV6

tava lendo reclamações, parece que funciona na porta ethernet 2

Essa atendente foi diretamente para esse ponto, que o suporte N2 (que eu desconheço, é minha primeira interação com a Tim Fibra) não consegue fazer a ativação por causa da manutenção que está havendo na minha região.

Amanhã ligo, pra não perder mais tempo com um Talvez. A manutenção acaba 23:30.
 
se vc olhar o tópico da VIVO, até dá pra entender... por lá tem gente DESATIVANDO o ipv6 pra poder a internet funcionar direito.... a única que ficaria muito ruim sem o ipv6 seria a claro por conta do CGNAT.... Eu tenho links VIVO e TIM com o ipv6 ativados, mas não uso pois em Load Balance o IPV6 não funciona.....
depois que li que voce escreveu ate desisto pra fazer a troca

POR QUEEEEEEEEEEEEE A TURMA DO IPV6 NAO LUTA PRA ESSE PROTOCOLO SER PADRAO NO SECULO XXI E 2024!!!?????
 
Última edição:
depois que li qua voce escreveu ate desisto pra fazer a troca

POR QUEEEEEEEEEEEEE A TURMA DO IPV6 NAO LUTA PRA ESSE PROTOCOLO SER PADRAO NO SECULO XXI E 2024!!!?????
Eu havia pedido para ativarem o IPv6 só pra poder testar, ver qual é a da hype! quando só tinha um link, algumas vezes dava alguns problemas (tipo site não acessar e etc...) no geral, é até OK, mas quando coloquei o segundo link e fiz loadbalance, esquece... IPv6 e LB não rolam ainda.
A Vivo no IPv6 dá mais pau que a TIM, ambos eu recomendo utilizar um DNSv6 da sua preferência, pq pode não fazer muito sentido mas, com o DNS tipo o 1.1.1.1 praticamente melhora muito qualquer coisa nas DUAS redes...
 
Minha fidelidade do Claro Fibra acaba agora no mês 04 e a TIM Fibra chegou na minha rua faz um tempo já, queria saber como é latência da TIM para jogos como CS 2 etc....?
 
Liguei no suporte de novo para solicitar o ipv6 e fui transferido para o N2, falei com o atendente e ele fez algumas tentativas e nada de aparecer ipv6 no teste. Desliguei o modem algumas vezes conforme ele solicitou e nada.
Também falei do problema para acessar o modem pelo 192.168.1.1 e ele enviou uma atualização de firmware, mas aparentemente há um erro sistêmico, me falou que alguém me retornará amanhã sobre o 192.168.1.1 e que em umas duas horas o ipv6 deve aparecer pra mim.

Só resta esperar. Não consigo acessar o portal do modem de nenhuma forma. Uma maldição.
 
Liguei no suporte de novo para solicitar o ipv6 e fui transferido para o N2, falei com o atendente e ele fez algumas tentativas e nada de aparecer ipv6 no teste. Desliguei o modem algumas vezes conforme ele solicitou e nada.
Também falei do problema para acessar o modem pelo 192.168.1.1 e ele enviou uma atualização de firmware, mas aparentemente há um erro sistêmico, me falou que alguém me retornará amanhã sobre o 192.168.1.1 e que em umas duas horas o ipv6 deve aparecer pra mim.

Só resta esperar. Não consigo acessar o portal do modem de nenhuma forma. Uma maldição.
e to la no B.O. deles pra trocar o kaon aqui pra seu sagemcom. Vai que troque e nao ative de maneira algumas

#sabe que ta passando na minha cabeça? A TIMganei nos querem cansar pra nao ativar, nao consertar perfil pois vem diferente que vende e outras coisas!. Vai chegar um dia, que ela vai ser passada para atrás pelas burrices e teimosias
 
Minha fidelidade do Claro Fibra acaba agora no mês 04 e a TIM Fibra chegou na minha rua faz um tempo já, queria saber como é latência da TIM para jogos como CS 2 etc....?
Depende da sua região, seria bom esclarecer isso.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo