tenta fazer o seguinte, troca o DNS do KAON, vai que melhora. Pra conseguir as configurações avançadas, nessa tela do Kaon, faça o backup das configurações, aí vc abre o backupsettings.conf no editor de texto, e procura L1vt1m4eng, aí pega a senha, e joga no https://base64.guru/converter/decode (deve dar 8 caracteres) depois vc usa pra fazer o login o L1vt1m4eng e a senha q vc conseguiu... isso deve dar acesso a tudo. eu trocaria o DNS pelo 1.1.1.1 e o secundário 8.8.8.8 e desabilitaria o TR069. Vê se melhora algo.
Caso você tenha placa 2.5G utilize a última porta (LAN4) que é a que tem o 2.5G. se usar o wifi, mexa nas configurações como largura de banda, canais, e etc...
Vou fazer aqui e te dou um parecer
Tá pior que a Oi, quer dizer, igual a Oi aqui no DF, infelizmente sua rede deve ser v.tal.
Não. A rede aqui é da TIM mesmo, a instalação foi feita pelo pessoal da IHS/I-Systems, uniforme verde.
As rotas nacionais da TIM são ruins mesmo, não sei qual é pior Oi/Vtal ou TIM Fibra.
Pelo menos as rotas internacionais da TIM são boas e o preço é o melhor para 1Gb.
Aqui na Claro Fibra (Joinville/SC) a média da latência fica;
1.1.1.1 e 1.0.0.1 abaixo de 4 ms.
8.8.8.8 e 8.8.4.4 abaixo de 22 ms.
Se não melhorar, você pode cancelar antes de 7 dias(eu acho). A Vivo Fibra e Claro Fibra tem boas rotas e latência baixa (mas pode variar de região pra região).
Então, o problema é que aqui das grandes, só tem Oi Fibra e TIM Fibra, não tem Claro Fibra e Vivo Fibra (Claro aqui só HFC). E o restante são operadoras regionais com CGNAT incluído, rs.
Testei aqui com a Claro, fica tudo entre 2 ou 3ms, realmente muita diferença. MG é do lado de SP, não deveria ter uma latência alta assim.
Acredito que não, porque instalaram um Kaon, MG também tem rede própria.
Nacional é ruim sim, anos atrás tive que comunicar pro N2 de problemas de conexão da TIM com alguns serviços como Facebook e Globoplay, consegui falar com um nível acima desses que viu que o problema ocorria nacionalmente. Será que esses caras não tem uma sala de controle pra ver problemas?
Eu sei que a Oi tem, porque tem um canal que fez um tour por lá e já mostrou.
Geralmente, a latência normal de MG para SP é de 9ms a 15ms dependendo da operadora. Tem bairros daqui de BH que tem Vivo Fibra e outras operadoras regionais das quais eu já testei e fica nessa média de latência.