• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Pessoal, é normal uma RTX 3060 ficar rodando um jogo com o consumo de energia no talo? Usei Riva Turner e vi que a gpu fica com o consumo de energia em torno dos 155W durante todo o tempo no jogo Total War Warhammer 3, mas as temperaturas não passam dos 67°C.

Eu gostaria de saber só se isso é normal ou se o jogo pode danificar minha RTX 3060 "forçando" a gpu dessa forma.

normal, tem jogo que força mais e outros forçam menos
 
Pessoal, é normal uma RTX 3060 ficar rodando um jogo com o consumo de energia no talo? Usei Riva Turner e vi que a gpu fica com o consumo de energia em torno dos 155W durante todo o tempo no jogo Total War Warhammer 3, mas as temperaturas não passam dos 67°C.

Eu gostaria de saber só se isso é normal ou se o jogo pode danificar minha RTX 3060 "forçando" a gpu dessa forma.
Normal, aliás o que a maioria busca é justamente isso, GPU no talo
 
Fiquei curioso porque li em algumas publicações que essas placas profissionais não eram otimizadas para rodar jogos e sim para outras tarefas, vlw.
Essa questão de otimização pra jogos ou outras tarefas é só questão de otimização no driver mesmo, mas irá rodar da mesma forma.
 
Pessoal, é normal uma RTX 3060 ficar rodando um jogo com o consumo de energia no talo? Usei Riva Turner e vi que a gpu fica com o consumo de energia em torno dos 155W durante todo o tempo no jogo Total War Warhammer 3, mas as temperaturas não passam dos 67°C.

Eu gostaria de saber só se isso é normal ou se o jogo pode danificar minha RTX 3060 "forçando" a gpu dessa forma.
A 3060 é uma GPU de 180~200W, então o seu nem tá no talo assim.
 
Pessoal, é normal uma RTX 3060 ficar rodando um jogo com o consumo de energia no talo? Usei Riva Turner e vi que a gpu fica com o consumo de energia em torno dos 155W durante todo o tempo no jogo Total War Warhammer 3, mas as temperaturas não passam dos 67°C.

Eu gostaria de saber só se isso é normal ou se o jogo pode danificar minha RTX 3060 "forçando" a gpu dessa forma.
Que ótimo que está no talo a 67 graus, placa fria.

Ruim seria não consumir no talo.

Os caras compra o PC e parece que tem medo de usar, negócio foi feito para ser usado em 100%.
 
normal, tem jogo que força mais e outros forçam menos

Normal, aliás o que a maioria busca é justamente isso, GPU no talo

A 3060 é uma GPU de 180~200W, então o seu nem tá no talo assim.

Que ótimo que está no talo a 67 graus, placa fria.

Ruim seria não consumir no talo.

Os caras compra o PC e parece que tem medo de usar, negócio foi feito para ser usado em 100%.

Muito obrigado a todos pelas informações. Estou muito mais traquilo agora. Não sabia que era normal.
 
Galera, tenho uma msi 3080 ventus 3x, e normal a placa pegar 74c, 76c com as fans em 75%?, ja troquei a pasta terminae não mudou nada
 
Galera, tenho uma msi 3080 ventus 3x, e normal a placa pegar 74c, 76c com as fans em 75%?, ja troquei a pasta terminae não mudou nada

mas a espessura dos thermal pads tá certa, se vc trocou?
 
Galera, tenho uma msi 3080 ventus 3x, e normal a placa pegar 74c, 76c com as fans em 75%?, ja troquei a pasta terminae não mudou nada
Qualquer temp entre 60-83c é normal a princípio, só sabendo se o airflow tá bom, a temp ambiente, comparando com outros usuários com a mesma placa etc, undervolt é uma opção se estiver incomodado e não tiver feito ainda
 
Qualquer temp entre 60-83c é normal a princípio, só sabendo se o airflow tá bom, a temp ambiente, comparando com outros usuários com a mesma placa etc, undervolt é uma opção se estiver incomodado e não tiver feito ainda

problema e que a maioria dos jogos fecha, sendo que segui varios videos, e ate fazendo um undervolt mais leve, em questão do airflow, uso o gabinete aberto e a placa na vertical
 
Galera, tenho uma msi 3080 ventus 3x, e normal a placa pegar 74c, 76c com as fans em 75%?, ja troquei a pasta terminae não mudou nada
nos 30xx a ventus era uma das mais quentes mesmo com 3 fans, trocou por qual pasta termica? tem que ser pelo menos uma com condutividade termica acima de 10 a 12
 
Galera, tenho uma msi 3080 ventus 3x, e normal a placa pegar 74c, 76c com as fans em 75%?, ja troquei a pasta terminae não mudou nada
problema e que a maioria dos jogos fecha, sendo que segui varios videos, e ate fazendo um undervolt mais leve, em questão do airflow, uso o gabinete aberto e a placa na vertical
Como falaram anteriormente, se durante as gameplay, a GPU chega a essas temperaturas, está tudo normal. Anormal seria GPU em Idle com essas temps ou algo próximo aos 90°C e hotspot à 100°C.
Se os jogos estão fechando, acredito que não tenha relação com temperatura da GPU. Talvez temperatura de chipset por conta do fluxo de ar quente sobre ele devido ao suporte de GPU? Chega a dar tela azul ou somente fecha?
Eu descartaria em primeira hipótese a fonte, pois se ela não aguentasse, iria desligar o PC. Mas dá uma conferida nas linhas 12V, 5V e 3.3V pelo HWMonitor.
Acho que vale testar removendo esse suporte vertical, e talvez testar esses pentes de RAM separadamente.
 
problema e que a maioria dos jogos fecha, sendo que segui varios videos, e ate fazendo um undervolt mais leve, em questão do airflow, uso o gabinete aberto e a placa na vertical
Aqui com uma TUF para em 83, porém aqui estava dando "economia de energia", ficava sem vídeo, porém o PC ficava de boa.

Começou a dar do NADA. Já formatei o PC mudando para o W11. Aqui fiz um underclock pelo GPU Tweak da ASUS
 
Que ótimo que está no talo a 67 graus, placa fria.

Ruim seria não consumir no talo.

Os caras compra o PC e parece que tem medo de usar, negócio foi feito para ser usado em 100%.
Eu já vi gente aqui no fórum que capa a placa em 50% da capacidade de propósito pra ela "durar".
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu descartaria em primeira hipótese a fonte, pois se ela não aguentasse, iria desligar o PC. Mas dá uma conferida nas linhas 12V, 5V e 3.3V pelo HWMonitor.
Acho que vale testar removendo esse suporte vertical, e talvez testar esses pentes de RAM separadamente.
Pior que isso acontecia comigo, com uma 3060 TI. Resolvi trocando de fonte...

A placa de vídeo apagava mas o restante do PC continuava ligado (sem funcionar obviamente).
 
Eu já vi gente aqui no fórum que capa a placa em 50% da capacidade de propósito pra ela "durar".

Isto é burrice do brasileiro, igual carro com "kit verão", o motor foi feito para trabalhar a 90 graus, ai o jênio coloca o kit verão para ficar 60/70 graus, pois ele foi lá com o dedão e achou que esta muito quente, nesta situação o motor não chega na temperatura de trabalho nunca e trabalha sempre em uma situação chamada "regime de funcionamento severo" onde tem o maior desgaste.

O mesmo é com hardware, a empresa faz o hardware para ter 100% da capacidade na temperatura correta, com os limites onde inicia o thermal throttling, mas o jênio quer botar a 50%, ai a gpu fica sub-alimentada, forçando a placa com fome e é mais fácil isto dar problema, se fosse correto usar o hardware com menos energia as fabricantes iriam permitir ligar uma vga sem os plugs conectados, automaticamente na própria bios da vga no caso iria limitar o uso de energia, por exemplo uma ligou só no pci-ex 16x a vga ficaria limitada a energia que o slot pode enviar.

Porém o brasileiro sempre quer ser jênio e saber mais do que o fabricante, saber mais do que todo mundo.

Sempre usei hardware dentro do que o fabricante permite, dentro disto eu deixo o "pau torar" e nunca tive problemas, exceto com hardware ruim , meu SSD Netac queimou, mas por conta do projeto porco deles.
 
Isto é burrice do brasileiro, igual carro com "kit verão", o motor foi feito para trabalhar a 90 graus, ai o jênio coloca o kit verão para ficar 60/70 graus, pois ele foi lá com o dedão e achou que esta muito quente, nesta situação o motor não chega na temperatura de trabalho nunca e trabalha sempre em uma situação chamada "regime de funcionamento severo" onde tem o maior desgaste.

O mesmo é com hardware, a empresa faz o hardware para ter 100% da capacidade na temperatura correta, com os limites onde inicia o thermal throttling, mas o jênio quer botar a 50%, ai a gpu fica sub-alimentada, forçando a placa com fome e é mais fácil isto dar problema, se fosse correto usar o hardware com menos energia as fabricantes iriam permitir ligar uma vga sem os plugs conectados, automaticamente na própria bios da vga no caso iria limitar o uso de energia, por exemplo uma ligou só no pci-ex 16x a vga ficaria limitada a energia que o slot pode enviar.

Porém o brasileiro sempre quer ser jênio e saber mais do que o fabricante, saber mais do que todo mundo.

Sempre usei hardware dentro do que o fabricante permite, dentro disto eu deixo o "pau torar" e nunca tive problemas, exceto com hardware ruim , meu SSD Netac queimou, mas por conta do projeto porco deles.
Exatamente. Não vejo nenhum sentido nisso.

O máximo que eu faço é o senso comum de um leve undervolt.

Alias, eu nem consigo jogar tanto tempo assim pra ficar tão preocupado com temperatura de GPU. Não são poucas horas na semana de GPU "quente" que vão estragar a placa.
 
O mesmo é com hardware, a empresa faz o hardware para ter 100% da capacidade na temperatura correta, com os limites onde inicia o thermal throttling, mas o jênio quer botar a 50%, ai a gpu fica sub-alimentada, forçando a placa com fome e é mais fácil isto dar problema, se fosse correto usar o hardware com menos energia as fabricantes iriam permitir ligar uma vga sem os plugs conectados, automaticamente na própria bios da vga no caso iria limitar o uso de energia, por exemplo uma ligou só no pci-ex 16x a vga ficaria limitada a energia que o slot pode enviar.
No caso de eletrônicos, não há problema em sub-alimentar, baixas temperaturas e funcionar assim não é prejudicial (diferentemente de um motor na analogia que vc usou). Dito isso, usar no talo nas opções de stock não é pra ter problema algum também, a fabricante validou o produto pra isso mesmo.

Se der bronca, a garantia tá aí pra isso e vc pegou um produto ruim que ia dar defeito uma hora ou outra independente do que fosse feito.

Eu pessoalmente uso minhas GPUs à 75% do PL delas somente por uma questão de conta de energia e eficiência de perf/watt mesmo, não preciso extrair até a última gota de perf, então não faz sentido pra mim pagar mais a toa por isso.
 
Meus monitores são 60Hz. Então deixo tudo no talo e ativo o V-Sync. Quando jogo Raceroom por exemplo, a GPU consome tanto que nem liga as fans.
Consegui passar da fase de abstinência do Afterburner. Não uso mais. Mas pelo que já monitorei pelo HWMonitor, no meu uso e nos jogos que gosto, dificilmente minha GPU passa de 150W de consumo. Não fiz undervolt e meus tempos de loucuragem no overclock já passaram.

Para a galerinha preocupada com temperaturas, reflitam sobre isso:
Certifiquem-se de que tem ar circulando pelo gabinete e pelo ambiente, fechem a porra do Afterburner e vão jogar sossegados.
:safadao:
 
Pessoal, uma dúvida aqui, uma 3060 seria ''mais ou menos'' equivalente a placa de video do PS5 (sei que tem a questão de gerenciamento de memória, etc) mas em termos comparativos é essa placa mesmo ou uma 3060ti?
 
Pessoal, uma dúvida aqui, uma 3060 seria ''mais ou menos'' equivalente a placa de video do PS5 (sei que tem a questão de gerenciamento de memória, etc) mas em termos comparativos é essa placa mesmo ou uma 3060ti?
Acredito que uma 3060 TI seja mais próximo. Depende da otimização também.
Meus monitores são 60Hz. Então deixo tudo no talo e ativo o V-Sync. Quando jogo Raceroom por exemplo, a GPU consome tanto que nem liga as fans.
Consegui passar da fase de abstinência do Afterburner. Não uso mais. Mas pelo que já monitorei pelo HWMonitor, no meu uso e nos jogos que gosto, dificilmente minha GPU passa de 150W de consumo. Não fiz undervolt e meus tempos de loucuragem no overclock já passaram.

Para a galerinha preocupada com temperaturas, reflitam sobre isso:
Certifiquem-se de que tem ar circulando pelo gabinete e pelo ambiente, fechem a porra do Afterburner e vão jogar sossegados.
:safadao:
Eu ainda uso o Afterburner, mas é só no começo pra ajustar como eu quero e ver que está funcionando direito.

Depois disso fico jogando de boa sem me preocupar. Nunca fui muito preso a benchmark e etc, mas ainda sim é libertador ficar livre dessas neuras.
 
Pessoal, uma dúvida aqui, uma 3060 seria ''mais ou menos'' equivalente a placa de video do PS5 (sei que tem a questão de gerenciamento de memória, etc) mas em termos comparativos é essa placa mesmo ou uma 3060ti?
A equivalência entre hardware de PC e console tem algumas inconsistências por conta da própria arquitetura do produto. Mas considerando apenas dados de performance teórica, as specs da GPU do PS5 são inferiores às specs da RX 6600 XT e acima da RX 6600.
Mas pelas variantes do hardware e software não só ligadas ao poder de processamento em Teraflops ou Gigaflops, pode ser que dependendo do CPU ou quantidade e velocidade de RAM prejudiquem o resultado prático entre um PS5 e um PC com uma RX 6600 XT

Mas acredito que um Ryzen 5700X + 3060Ti + 16GB 3600Mhz e um SSD decente já teriam um desempenho prático maior que o PS5.
 

GeForce Game Ready 546.65​


desktop

laptop

Destaques​


Y1HO3AG.jpg


LMtLJmL.jpg


Jogo pronto para GeForce RTX 4070 SUPER

Este novo driver Game Ready oferece a melhor experiência de jogo para os jogos mais recentes que suportam a tecnologia DLSS, incluindo Palworld, que oferece suporte para DLSS 2.

Tecnologia de jogos

  • Adiciona suporte para a GPU GeForce RTX 4070 SUPER
Atualizações da experiência GeForce

  • Festa do Apocalipse
  • Ecos de Cinzas
  • Fuga de Tarkov: Arena
  • Casa Flipper 2
  • Pioneiros da Pagônia

Problemas corrigidos​

Bugs de jogo corrigidos

  • Cyberpunk 2077: A otimização de 1 clique do GeForce Experience não funciona com a atualização do jogo v2.1. [4412456]
Erros gerais corrigidos

  • GPU Maxwell: Após várias tentativas de suspensão/desativação, o monitor pode não ativar. [4351702]

Problemas conhecidos​

  • [Netflix] Problemas de exibição de vídeos ao usar o navegador Edge. Recomendamos usar o aplicativo Netflix do Windows como solução alternativa. [4388454]

conteúdo do pacote​

  • Driver de áudio HD – 1.3.40.14
  • Software de sistema NVIDIA PhysX — 9.21.0713
  • Experiência GeForce – 3.27.0.120
  • CUDA-12.3
  • Painel de controle NVIDIA DCH — 8.1.964.0
 
Pessoal, uma dúvida aqui, uma 3060 seria ''mais ou menos'' equivalente a placa de video do PS5 (sei que tem a questão de gerenciamento de memória, etc) mas em termos comparativos é essa placa mesmo ou uma 3060ti?
PS5 = 2070 Super.

3060 12Gb pode se dizer que está acima em termos de capacidade e performance, o problema são as otimizações mal elaboradas quando um jogo de PS5/XBOX são portados para o PC.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo