• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Horizon Forbidden West

Cara, eu ia comentar isso. na minha C1 eu reprovaria num "teste cego" vendo o jogo em 2k ou 4k... impressionante mesmo. Acho que varia muito de game pra game, pois no Cyberpunk2077 já vejo boa diferença. Creio que ausência de linhas retas horizontais e verticais evitam bastante a quebra pela resolução sei lá.

sim, varia muito de game pra game, não é todo jogo q vai ter diferença

um q eu vi uma BOA diferença foi no assassin's creed odyssey, ali eu vi uma boa diferença dem 2k pra 4k

fora ele não me lembro de ter visto diferença em mais jogos de 2k pra 4k
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não curte deixar em 3840x1600/3840x1080 aí? Tenho uma QN90B como monitor também e praticamente só jogo em 3840x1600 nela kkkkkk, e as vezes uso 3840x1080 pra mouse+teclado quando fico mais próximo da tela, tenho acho difícil jogar em 16:9 depois de testar 21:9 e 32:9 aqui

nunca testei em 3840x1600, mas ai fica com bordas né?
 
nunca testei em 3840x1600, mas ai fica com bordas né?
Fica com bordas pretas em cima e embaixo sim, aí é uma questão pessoal também, a área útil da tela em 21:9 é 38x95cm (altura x largura), tenho um monitor 34" WQHD (3440x1440, 21:9) aqui em casa e a area útil dele é 35x81cm então a área útil é quase a mesma de um monitor, na prática usando mesmo eu nem percebo as barras pretas, aliás se for pra jogar no mouse/teclado (menos de 1m da tela) acho até mais confortável que usar em 16:9, questão de costume também mas eu acostumei tão bem que mantive em 3840x1600 permanentemente mesmo, quando quero assistir vídeo aí vou pro streaming/youtube do menu da TV e lá vai pra 16:9/4k normal, pra uso no desktop achei até mais confortável dar essa reduzida no espaço vertical

A minha é apenas 43", e a distância da cama até o quarto atual é quase 3m então jogar no controle em 21:9/32:9 nessa distância acho ruim por ficar pequeno, mas se fosse uma de 55"/65" usaria 21:9/32:9 mesmo de longe kkkk, e muitas vezes eu só boto o controle, deito a cadeira e ainda fico numa distância próxima da TV, na minha opinião o ganho de FoV dá uma imersão gigantesca e compensa bastante

21:9

D5bwj4i.jpeg

Ku5IS4E.jpeg

FiTJSM7.jpeg

PX313Gz.jpeg

qYV4B5x.jpeg




32:9
WAfB7R6.jpeg

enLdsct.jpeg

IeFwBjb.jpeg

FyCVrza.jpeg
 
Última edição:
Fica com bordas pretas em cima e embaixo sim, aí é uma questão pessoal também, a área útil da tela em 21:9 é 38x95cm (altura x largura), tenho um monitor 34" WQHD (3440x1440, 21:9) aqui em casa e a area útil dele é 35x81cm então a área útil é quase a mesma de um monitor, na prática usando mesmo eu nem percebo as barras pretas, aliás se for pra jogar no mouse/teclado (menos de 1m da tela) acho até mais confortável que usar em 16:9, questão de costume também mas eu acostumei tão bem que mantive em 3840x1600 permanentemente mesmo, quando quero assistir vídeo aí vou pro streaming/youtube do menu da TV e lá vai pra 16:9/4k normal, pra uso no desktop achei até mais confortável dar essa reduzida no espaço vertical

A minha é apenas 43", e a distância da cama até o quarto atual é quase 3m então jogar no controle em 21:9/32:9 nessa distância acho ruim por ficar pequeno, mas se fosse uma de 55"/65" usaria 21:9/32:9 mesmo de longe kkkk, e muitas vezes eu só boto o controle, deito a cadeira e ainda fico numa distância próxima da TV, na minha opinião o ganho de FoV dá uma imersão gigantesca e compensa bastante

21:9

D5bwj4i.jpeg

Ku5IS4E.jpeg

FiTJSM7.jpeg

PX313Gz.jpeg

qYV4B5x.jpeg




32:9
WAfB7R6.jpeg

enLdsct.jpeg

IeFwBjb.jpeg

FyCVrza.jpeg

fica bem foda mesmo, mas vc já é acostumado, eu já fico uns 1m e pouco da tv quando vou jogar ai nem me incomoda, e a minha tbm é de 43

depois me manda no pv a melhor configuração de imagem q vc conseguiu na tv
 
Fica com bordas pretas em cima e embaixo sim, aí é uma questão pessoal também, a área útil da tela em 21:9 é 38x95cm (altura x largura), tenho um monitor 34" WQHD (3440x1440, 21:9) aqui em casa e a area útil dele é 35x81cm então a área útil é quase a mesma de um monitor, na prática usando mesmo eu nem percebo as barras pretas, aliás se for pra jogar no mouse/teclado (menos de 1m da tela) acho até mais confortável que usar em 16:9, questão de costume também mas eu acostumei tão bem que mantive em 3840x1600 permanentemente mesmo, quando quero assistir vídeo aí vou pro streaming/youtube do menu da TV e lá vai pra 16:9/4k normal, pra uso no desktop achei até mais confortável dar essa reduzida no espaço vertical

A minha é apenas 43", e a distância da cama até o quarto atual é quase 3m então jogar no controle em 21:9/32:9 nessa distância acho ruim por ficar pequeno, mas se fosse uma de 55"/65" usaria 21:9/32:9 mesmo de longe kkkk, e muitas vezes eu só boto o controle, deito a cadeira e ainda fico numa distância próxima da TV, na minha opinião o ganho de FoV dá uma imersão gigantesca e compensa bastante

21:9

D5bwj4i.jpeg

Ku5IS4E.jpeg

FiTJSM7.jpeg

PX313Gz.jpeg

qYV4B5x.jpeg




32:9
WAfB7R6.jpeg

enLdsct.jpeg

IeFwBjb.jpeg

FyCVrza.jpeg
A alguns anos atrás troquei meu antigo monitor 16:9 por dois 21:9 (já que uso o PC pra programar e jogar) e não consigo mais conceber a ideia de pegar um monitor que não seja ultrawide. A diferença é gritante depois que se acostuma. É difícil voltar atrás. O problema é que está complicado achar monitores legais nesse formato que não custem um rim. Estou de olho num Dell S3422DWG, que tem 34" e é QHD e comprar um suporte pra colocar o meu atual LG de 29" em cima dele, que é FHD Ultrawide, como monitor secundário.

Felizmente quase a totalidade dos jogos que eu gosto ou que pretendo jogar tem suporte a resoluções 21:9. A tarja preta quebra muito a imersão. Tive que me acostumar com isso pra jogar Elden Ring. Paciência. Fora isso, qualquer resolução em ultrawide fica perfeito pra jogar.

Tanto o Forbidden West quanto o Zero Dawn ficam perfeitos em ultrawide. É de encher os olhos.
 
Estou vendo o pessoal falar apenas de gráficos, mas não vejo comentarem sobre o gameplay. Teve alguma melhoria/mudança na jogabilidade com relação ao HZD?
 
fica bem foda mesmo, mas vc já é acostumado, eu já fico uns 1m e pouco da tv quando vou jogar ai nem me incomoda, e a minha tbm é de 43

depois me manda no pv a melhor configuração de imagem q vc conseguiu na tv
Configuração de TV não sigo nada, faço de olho mesmo e vai variar muito de preferência pessoal então recomendo fazer na raça mesmo kkkkk mas eu nem mudo muita coisa não, só altero brilho/contraste/cor a depender da iluminação ambiente e de como eu quero a imagem, local dimming no alto, temperatura de cor eu uso quente1 geralmente mas a depender do jogo eu pessoalmente prefiro até usar o padrão, frio nunca uso e quente2 também muuuuito raramente uso, mas recomendo dar uma testada em 21:9/32:9 pra ver o que acha

A alguns anos atrás troquei meu antigo monitor 16:9 por dois 21:9 (já que uso o PC pra programar e jogar) e não consigo mais conceber a ideia de pegar um monitor que não seja ultrawide. A diferença é gritante depois que se acostuma. É difícil voltar atrás. O problema é que está complicado achar monitores legais nesse formato que não custem um rim. Estou de olho num Dell S3422DWG, que tem 34" e é QHD e comprar um suporte pra colocar o meu atual LG de 29" em cima dele, que é FHD Ultrawide, como monitor secundário.

Felizmente quase a totalidade dos jogos que eu gosto ou que pretendo jogar tem suporte a resoluções 21:9. A tarja preta quebra muito a imersão. Tive que me acostumar com isso pra jogar Elden Ring. Paciência. Fora isso, qualquer resolução em ultrawide fica perfeito pra jogar.

Tanto o Forbidden West quanto o Zero Dawn ficam perfeitos em ultrawide. É de encher os olhos.
Poisé, eu já usava TV (1080p FHD) como monitor desde 2013, aí troquei pra essa QN90B final de 2022 e foi só alegria, acaba sendo até mais barato que um monitor equivalente e tem a versatilidade de 4K 144hz ou 21:9/32:9 também, pra quem tem espaço na mesa eu recomendo demais ver se se adapta, a não ser que faça 100% questão de IPS, se a pessoa preferir OLED tem a C2/C3 que creio que dá pra fazer resolução ultrawide também e custa metade dos monitores OLED :haha:

Não jogo em 16:9 há muuuito tempo, a barra preta pra mim acaba sendo imperceptível porque ela se mescla com a borda da TV no escuro de qualquer forma então é como se só existisse a imagem de um monitor ultrawide mesmo, a diferença de imersão de 16:9 pra 21:9/32:9 é beeem grande, da até uma agonia usar 16:9 agora porque sei que poderia/deveria estar vendo muito mais coisa ao redor
 
Acabei de testar trocar o DLSS que vem no jogo (3.5.1) pela versão mais nova (3.6)

Ganhei mais de 12 FPS em média, foi de 90 pra 100-105.
Praticamente 15% de performance a mais.
 
Estou vendo o pessoal falar apenas de gráficos, mas não vejo comentarem sobre o gameplay. Teve alguma melhoria/mudança na jogabilidade com relação ao HZD?
Tbm percebi a mesma coisa kkkk. As melhorias gráficas são as que chamam mais atenção, sinceramente, mas tem melhorias sim na gameplay...as que cheguei a ver foram as variações de flechas (elementares), o planador à la zelda, um gancho que te ajuda a se locomover mais rápido e alcançar certas áreas (basicamente um gancho como o do Batman, mas bem mais ágil, obviamente) e foi isso. Também senti o combate melee mais fluido, mas claramente não é o foco do jogo e tbm fluidez nas escaladas, movimentação, essas coisas.

Não é de fato uma evolução absurda do primeiro, mas é nitidamente melhor nos quesitos básicos. O personagem realmente fala bastante (isso incomoda e com certeza usarei um mod se houver) e os diálogos são bem simplórios entre personagens e npcs...achei meio raso, assim como no primeiro (comparar os diálogos e missões desse jogo com the witcher foi uma piada de mal gosto). Sobre a história não dá pra opinar, nem arranhei, mas assim como o primeiro, acredito ser algo básico (talvez com um plot bom que o primeiro teve).

Acabei pedindo reembolso depois de jogar quase 2 horas, testei mais um pouco de navio e mesmo gostando de jogos assim de open world padrão, vou deixar pra depois...no momento não estou pra esse tipo de jogo. Acredito que o ghost of tsushima seja algo mais imersivo e pés no chão e vou deixar a grana que tinha gasto pra ele (e a DLC do Elden Ring, que já comprei e é o que realmente mais espero esse ano).
 
Última edição:
Tbm percebi a mesma coisa kkkk. As melhorias gráficas são as que chamam mais atenção, sinceramente, mas tem melhorias sim na gameplay...as que cheguei a ver foram as variações de flechas (elementares), o planador à la zelda, um gancho que te ajuda a se locomover mais rápido e alcançar certas áreas (basicamente um gancho como o do Batman, mas bem mais ágil, obviamente) e foi isso. Também senti o combate melee mais fluido, mas claramente não é o foco do jogo e tbm fluidez nas escaladas, movimentação, essas coisas.

Não é de fato uma evolução absurda do primeiro, mas é nitidamente melhor nos quesitos básicos. O personagem realmente fala bastante (isso incomoda e com certeza usarei um mod se houver) e os diálogos são bem simplórios entre personagens e npcs...achei meio raso, assim como no primeiro (comparar os diálogos e missões desse jogo com the witcher foi uma piada de mal gosto). Sobre a história não dá pra opinar, nem arranhei, mas assim como o primeiro, acredito ser algo básico (talvez com um plot bom o primeiro teve).

Acabei pedindo reembolso depois de jogar quase 2 horas, testei mais um pouco de navio e mesmo gostando de jogos assim de open world padrão, vou deixar pra depois...no momento não estou pra esse tipo de jogo. Acredito que o ghost of tsushima seja algo mais imersivo e pés no chão e vou deixar a grana que tinha gasto pra ele (e a DLC do Elden Ring, que já comprei e é o que realmente mais espero esse ano).
Sei como é o lance dos diálogos. Joguei HZD faz uns 3 anos e quase dropei porque, se não me engano, não dava para skipar diálogos e cutscenes. Agora estou rejogando ele e estou curtindo mais que da primeira vez. Inclusive agora acho que atualizaram o jogo e está dando para pular cenas. Diálogos longos acho meio cansativo, afinal não é série nem filme, e sim um jogo. Eu só levo isso a sério em jogos que gosto da história/roteiro, que não é o caso. Então, tendo a função de skipar diálogos que não interessam tanto, é uma boa.

Eu vou jogar mais HZD, e pensar com calma se compro agora ou se espero promoção melhor.
 
Sei como é o lance dos diálogos. Joguei HZD faz uns 3 anos e quase dropei porque, se não me engano, não dava para skipar diálogos e cutscenes. Agora estou rejogando ele e estou curtindo mais que da primeira vez. Inclusive agora acho que atualizaram o jogo e está dando para pular cenas. Diálogos longos acho meio cansativo, afinal não é série nem filme, e sim um jogo. Eu só levo isso a sério em jogos que gosto da história/roteiro, que não é o caso. Então, tendo a função de skipar diálogos que não interessam tanto, é uma boa.

Eu vou jogar mais HZD, e pensar com calma se compro agora ou se espero promoção melhor.
Quem gostou do primeiro, vai gostar desse segundo tranquilamente.
Mas os diálogos do começo do jogo não podem ser skipados, n sei se libera depois (ou só depois de zerar a primeira vez).
 
Os bonecos lá da tribo do céu são surreais de bem feitos!

Captura-de-Tela-366.png


A textura na neve na arvorezinha é a única coisa cagada até o momento, o game tá demais!

Captura-de-Tela-367.png




Meio que no começo do jogo tem uma mulher com a voz da Panam do Cyberpunk :) bem aqui
 
Apenas pra facilitar pra galera, vou deixar em spoiler um compilado de settings optimizados de vários canais

De0uo76.png


dlp4CAp.png


dU2o2zy.png


 
mano , peguei de volta meu controle do ps5 e mano, o jogo muda é muito bom joga no controle do ps5 ta maluco , vou ate zerar de novo no ng+
 
Estou vendo o pessoal falar apenas de gráficos, mas não vejo comentarem sobre o gameplay. Teve alguma melhoria/mudança na jogabilidade com relação ao HZD?
O core permanece o mesmo. O que mudou de forma acentuada (estou jogando no hard) é que o arco é bem menos efetivo e esse jogo tem bem mais opções para a lança, com uma árvore dedicada a isso.

Existem munições e armas diferentes, da mesma forma que armas/munições que existiam no HZD não existem no HFW, pelo menos até o ponto onde estou. Tenho mais de 50 horas e nem arranhei direito a campanha porque eu gosto de explorar cada canto do mapa antes de seguir com a história.

A parte das escaladas estão mais interessantes por causa do gancho. De uma forma geral, a movimentação vertical melhorou muito como gancho e o planador. Sei que mais pra frente pode-se usar montarias voadoras, mas ainda não estou lá.

Os diálogos, de forma geral, são bem maçantes, principalmente nas quests secundárias. É aquela água com açúcar enjoativa. Todo personagem é bonzinho, virtuoso, cheio de mimimi, fora alguns que tem a fala tão arrastada e lenta que chega a dar náusea. Eu simplesmente pulo todo e qualquer diálogo do jogo que não seja relacionado a história principal. Esses, pelo menos, são interessantes e bem menos clichê que os outros.
 
mano , peguei de volta meu controle do ps5 e mano, o jogo muda é muito bom joga no controle do ps5 ta maluco , vou ate zerar de novo no ng+
Realmente. Dos jogos de PS até que joguei até agora, esse é a melhor implementação do Dualsense. Até o alto falante do controle funciona.
 
O core permanece o mesmo. O que mudou de forma acentuada (estou jogando no hard) é que o arco é bem menos efetivo e esse jogo tem bem mais opções para a lança, com uma árvore dedicada a isso.

Existem munições e armas diferentes, da mesma forma que armas/munições que existiam no HZD não existem no HFW, pelo menos até o ponto onde estou. Tenho mais de 50 horas e nem arranhei direito a campanha porque eu gosto de explorar cada canto do mapa antes de seguir com a história.

A parte das escaladas estão mais interessantes por causa do gancho. De uma forma geral, a movimentação vertical melhorou muito como gancho e o planador. Sei que mais pra frente pode-se usar montarias voadoras, mas ainda não estou lá.

Os diálogos, de forma geral, são bem maçantes, principalmente nas quests secundárias. É aquela água com açúcar enjoativa. Todo personagem é bonzinho, virtuoso, cheio de mimimi, fora alguns que tem a fala tão arrastada e lenta que chega a dar náusea. Eu simplesmente pulo todo e qualquer diálogo do jogo que não seja relacionado a história principal. Esses, pelo menos, são interessantes e bem menos clichê que os outros.
Valeu pela boa descrição do jogo.

Vou esgotar ao máximo o HZD, e aí decido com calma de compro já o HFW. A parte gráfica está bonita e bem otimizada, pelo que percebi, e pelo que contaram o jogo teve mudanças/melhorias de gameplay. Ou seja, entrou pra fila de compras. :bat:
 
Valeu pela boa descrição do jogo.

Vou esgotar ao máximo o HZD, e aí decido com calma de compro já o HFW. A parte gráfica está bonita e bem otimizada, pelo que percebi, e pelo que contaram o jogo teve mudanças/melhorias de gameplay. Ou seja, entrou pra fila de compras. :bat:
O combate do jogo realmente brilha. Achei bem mais dinâmico e rápido que o HZD. As habilidades especiais das árvores de skills abrem uma boa gama para dinamizar o combate de acordo com o seu estilo ou quando a situação pedir. Se você está curtindo o combate do HZD, é impossível não gostar ainda mais do combate do HFW. Pra mim foi assim. Agora no início, onde começa a liberar os diferentes tipos de armas e munições, precisa diversificar muito pra ser efetivo. Isso não existia no HZD de forma tão acentuada.

Fora que as máquinas novas são muito legais e interessantes de lutar contra.

A exploração também ficou mais interessante por poder mergulhar e locais no mapa que só podem ser acessados depois de pegar determinadas ferramentas com o desenrolar da campanha.
 
O jogo tá com problemas sérios de otimização, tem momentos que da umas travadas fortes, do nada, creio que seja algum tipo de loading de área.

Fora nas cutscenes que bateu 11 FPS na 3060... Se os devs tiverem vergonha na cara, devem corrigir com patches futuros, mas por enquanto, tá uma experiência um pouco estranha...

 
O jogo tá com problemas sérios de otimização, tem momentos que da umas travadas fortes, do nada, creio que seja algum tipo de loading de área.

Fora nas cutscenes que bateu 11 FPS na 3060... Se os devs tiverem vergonha na cara, devem corrigir com patches futuros, mas por enquanto, tá uma experiência um pouco estranha...


Diminui as texturas que as quedas de frames param, apesar do jogo muitas vezes mostrar que o consumo está "ok", ele tem um vazamento que ainda não foi resolvido, e diminuindo as texturas esse problema é resolvido.
 
Uma coisa eu eu fiz no HZD e repeti a dose no HFW é desligar completamente o Auto Aim se estiver jogando com teclado e mouse. O Auto Aim do jogo transforma os projéteis em mísseis teleguiados, sempre visando pontos fracos ou peças das máquinas. Se vc desligar o auto aim e uma máquina se mexer só um pouquinho, a flecha passa entre dois componentes da máquina e se perde, ou seja, os disparos tem que ser precisos. Por esse motivo as batalhas que vejo em vídeos são ridiculamente mais fáceis.

Absolutamente nada contra quem usa o auto aim. O importante é se divertir com o jogo da forma que achar melhor. Eu realmente me incomodo em ver flechas fazendo curvas de 45 graus pra acertar um alvo que eu com certeza errei. Pra quem joga no controle não tem opção mesmo. Sem auto aim acho que seria impossível acertar componentes.

Mas é isso. Fica a dica de aumento da dificuldade das batalhas para os caçadores de teclado e mouse.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Diminui as texturas que as quedas de frames param, apesar do jogo muitas vezes mostrar que o consumo está "ok", ele tem um vazamento que ainda não foi resolvido, e diminuindo as texturas esse problema é resolvido.
Pois é. Ontem eu joguei pelo menos umas 4 horas seguidas, com todas as configs gráficas no máximo e os 16GB de VRAM realmente fazem a diferença. Nem mesmo 1 FPS de queda durante toda a jogatina.
 
Uma coisa eu eu fiz no HZD e repeti a dose no HFW é desligar completamente o Auto Aim se estiver jogando com teclado e mouse. O Auto Aim do jogo transforma os projéteis em mísseis teleguiados, sempre visando pontos fracos ou peças das máquinas. Se vc desligar o auto aim e uma máquina se mexer só um pouquinho, a flecha passa entre dois componentes da máquina e se perde, ou seja, os disparos tem que ser precisos. Por esse motivo as batalhas que vejo em vídeos são ridiculamente mais fáceis.

Absolutamente nada contra quem usa o auto aim. O importante é se divertir com o jogo da forma que achar melhor. Eu realmente me incomodo em ver flechas fazendo curvas de 45 graus pra acertar um alvo que eu com certeza errei. Pra quem joga no controle não tem opção mesmo. Sem auto aim acho que seria impossível acertar componentes.

Mas é isso. Fica a dica de aumento da dificuldade das batalhas para os caçadores de teclado e mouse.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pois é. Ontem eu joguei pelo menos umas 4 horas seguidas, com todas as configs gráficas no máximo e os 16GB de VRAM realmente fazem a diferença. Nem mesmo 1 FPS de queda durante toda a jogatina.
Exatamente!
 
Diminui as texturas que as quedas de frames param, apesar do jogo muitas vezes mostrar que o consumo está "ok", ele tem um vazamento que ainda não foi resolvido, e diminuindo as texturas esse problema é resolvido.
No caso eu testei no médio e eu acho que é o recomendado pra 3060 de 6gb...
Mas se tem um leak de memória, aí num tem o que fazer mesmo, só esperar a boa vontade dos Devs...
 
Eu comecei meu teste com essas settings, mas não ficou muito legal na 3060 6gb....
Pra mim a diferença entre o alto e o ultra é 2%.



Eu uso tudo no ultra menos sombras e qualidade das nuvens que reduzi pro médio.
Dá quase 25% mais FPS e nem fica tão feio.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo