• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Um exemplo de configuração enxuta e com um ótimo desempenho 2.5G , é o utilizado por @RanduMixs
Vou compartilhar aqui meu case de sucesso na Vivo Fibra com uma Mikrotik e o modulo SFP da ODI DFP-34G-2C2, compartilhei esse sucesso no topico dedicado da Banda Larga VIVO e queria compartilhar aqui também pra quem tá em duvida de como fazer esse setup rodar!

Obs.: Tentei antes com uma VSOL V2802H mas sem sucesso (ainda consegui brickar a VSOL trocando o MAC)

Lembre-se de comprar um conversor de APC pra UPC (especialmente em regiões com sinal mais baixo) por que o conector padrão do modulo SFP não é o mesmo da fibra, apesar de servir e até funcionar... eu comprei no Mercado Livre um cabo APC pra UPC por 15 reais e desmontei a RTF7000 usando o acoplador/extensor pra unir transformar o APC em UPC
sRRzmJ6.jpeg

Meu plano: Vivo Fibra - 700/350 megas (R$ 149,90)

qv8WN4C.jpeg


Sempre tive a curiosidade se dava pra passar de 1 gb/s no pico que acontece aqui na região de SP (não encontrei informação sobre isso aqui no forum e já morei na região metropolitana de Belo Horizonte e também tinha Vivo, mas já percebi que em todos os estados fora de SP, entregam a banda contratada com o valor exato e em SP existe um pico de 2~4s de 1 gb), e enfim veio a resposta...

NÃO :bem:

Mas... consegui uma velocidade de pico de 970 megas (ou 1.0 gbps exatamente de acordo com o gerenciador de tarefas)
2xfZ701.png

Segue um Speedtest completo com o setup acima, lembrando que a placa de rede do computador é 2.5 GB/s da propia Z790 da MSI
234cnpJ.gif

Por algum motivo, eu só conseguia o codigo O3 copiando as informações do modem da Mitrastar GPT-2742GX4X5 e só consegui obter o codigo O5 pra autenticar depois de pegar o meu Askey RTF7000 da estante, autenticar ele na rede e depois clonar as informações de hardware e etc... (Descobri também que a VLAN certa não era a 10 depois de rodar o omcicli), além disso o GPON SN ficou com o valor EDCR12345678 e o SLID no PLOAM Password, vou deixar aqui um print da configuração direto no painel web da ODI com as informações que tirei do meu Askey RTF7000 pra fazer subir!

FyjDGcg.png

Todo o processo foi dificil, mas consegui habilitar sem nenhum problema o modulo SFP em 2.5G na Mikrotik e pra acessar a Web do ODI apenas declarei o IP 192.168.1.2/24 no Address da Mikrotik deixando ele acessivel pelo meu PC :)

0mCZQjv.png

Qualquer dúvida a mais posso tentar ajudar, espero que alguem fique motivado com esse sucesso... gastei mais ou menos 2 mil reais no setup inteiro (roteador, mikrotik e o modulo sfp da odi)

Com um sw Mikrotik CRS310-8g+2s+in, pode utilizar as ONU xpon e os módulos SFP Xpon no seu limite de banda.
No lugar do Router, compraria um mini Pc estilo o nuc com duas portas 2.5G ou SFP+ para usar o PROXMOX e criar as VM's do OPNsense/Pfsense + OMV para ser o servidor de arquivos/gerenciar de containers docker.
Tudo isso com 35w do sw + 15w do mini Pc= 50w no total Full load. Se quiser somar o AP Xiaomi BE3600 WI-FI 7 de 18w. Não passa de 68w de energia.

Na minha humilde opinião, a mais equilibrada em Desempenho/Utilidade/Preço/Consumo.

*Só um lembrete quanto a agregação de link, o sw Mikrotik só aceita LACP e XOR com HW offloading. Caso contrário a CPU vai subir muito.
 
Última edição:
O meu deu o falso 05 porque não tinha gerado o Mac Key. Não sei se é o seu caso.

echo -n "hsgq1.9aMAC_ADDR_UPPERCASE" | md5sum

Ex:
Mac exemplo - FFFFFF000000
echo -n "hsgq1.9aFFFFFF000000" | md5sum
Resultado:
46f4ea2e3f18ba3bc1f2671b5f7e1f62
Daí é só gravar:
flash set MAC_KEY 46f4ea2e3f18ba3bc1f2671b5f7e1f62

Reboot.
OI conseguiu fazer o set do mac_key com o firmware original?
O meu é um V1.
Obrigado
 
Vamos lá, aqui tenho Claro Fibra e está com CGNAT e estou usando DFP-34X-2C2.
O DFP-34X-2C2 está ligado em um Routerboard RB 4011. Não tenho muito conhecimento sobre os MK.
Consegui 05 e os comandos omcicli via telnet são respondidos.


BusyBox v1.12.4 (2022-09-23 19:33:44 CST) built-in shell (ash)
Enter 'help' for a list of built-in commands.

# omcicli mib get 84
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
=================================
EntityID: 0x101
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 10
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x102
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 11
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x103
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 12
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x104
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 13
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x105
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 14
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x1ff
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 4073
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
=================================
=================================
EntityID: 0x2081
FwdOp: 0x00
NumOfEntries: 0
=================================
=================================
EntityID: 0x2082
FwdOp: 0x00
NumOfEntries: 0
=================================
=================================
EntityID: 0x2083
FwdOp: 0x00
NumOfEntries: 0
=================================
=================================
EntityID: 0x2084
FwdOp: 0x00
NumOfEntries: 0
=================================
=================================
EntityID: 0xa101
FwdOp: 0x00
NumOfEntries: 0
=================================

Só não consigo ip da operadora.
Dúvidas:

Tenho que pedir pra tirar CGNAT e usar ip público dinâmico da operadora ?

Aqui em WANConfiguration teria que aparecer o ip da operadora ?

odi1.png


odi2.jpg


Agradeço qualquer luz que alguém possa dar.
eu consigo te ajudar
 
Vou só fazer uns ajustes na BIOS e downgrade de cpu para um e5-2620v3 ou v4 para baixar o consumo, por enquanto tá sendo domado em 20% :fire: :fire::fire: de utilização.
Mas a tendencia é só piorar conforme vai aumentando o hardware e a internet. Tô num caminho sem volta já...
:pepe:
giphy.gif

(não é minha usina essa gif)

tendo telhado ou area para instalar, utilize financiamento enviesado com ESG dos bancos, financia uma usina energia solar propria, pague o valor da conta minima de disponibilidade da concessionaria, e o restante que vc pagava em energia elétrica, pague o financiamento da usina.
tu literalmente só vai redirecionar o dinheiro que já gasta com energia elétrica, com o fim do financiamento vai ter folga braba no financeiro e energia pra gastar.

a minha se pagou em 2 anos e meio, e agora so me preocupo em pagar a taxa mínima e a taxa de iluminação publica, produzindo ~1300kW/h por mes :limo:
é bom de mais ligar o botão do F pra consumo de energia
image.png
 
giphy.gif

(não é minha usina essa gif)

tendo telhado ou area para instalar, utilize financiamento enviesado com ESG dos bancos, financia uma usina energia solar propria, pague o valor da conta minima de disponibilidade da concessionaria, e o restante que vc pagava em energia elétrica, pague o financiamento da usina.
tu literalmente só vai redirecionar o dinheiro que já gasta com energia elétrica, com o fim do financiamento vai ter folga braba no financeiro e energia pra gastar.

a minha se pagou em 2 anos e meio, e agora so me preocupo em pagar a taxa mínima e a taxa de iluminação publica, produzindo ~1300kW/h por mes :limo:
é bom de mais ligar o botão do F pra consumo de energia
image.png
Pior que não dá pra fazer aqui, tem sobrado dos dois lados de casa, sol só meio dia... Além disso, a casa nem é minha
:isquero::isquero::isquero:
 
(não é minha usina essa gif)

tendo telhado ou area para instalar, utilize financiamento enviesado com ESG dos bancos, financia uma usina energia solar propria, pague o valor da conta minima de disponibilidade da concessionaria, e o restante que vc pagava em energia elétrica, pague o financiamento da usina.
tu literalmente só vai redirecionar o dinheiro que já gasta com energia elétrica, com o fim do financiamento vai ter folga braba no financeiro e energia pra gastar.

a minha se pagou em 2 anos e meio, e agora so me preocupo em pagar a taxa mínima e a taxa de iluminação publica, produzindo ~1300kW/h por mes :limo:
é bom de mais ligar o botão do F pra consumo de energia
Tem quantas placas?
 
Um exemplo de configuração enxuta e com um ótimo desempenho 2.5G , é o utilizado por @RanduMixs


Com um sw Mikrotik CRS310-8g+2s+in, pode utilizar as ONU xpon e os módulos SFP Xpon no seu limite de banda.
No lugar do Router, compraria um mini Pc estilo o nuc com duas portas 2.5G ou SFP+ para usar o PROXMOX e criar as VM's do OPNsense/Pfsense + OMV para ser o servidor de arquivos/gerenciar de containers docker.
Tudo isso com 35w do sw + 15w do mini Pc= 50w no total Full load. Se quiser somar o AP Xiaomi BE3600 WI-FI 7 de 18w. Não passa de 68w de energia.

Na minha humilde opinião, a mais equilibrada em Desempenho/Utilidade/Preço/Consumo.

*Só um lembrete quanto a agregação de link, o sw Mikrotik só aceita LACP e XOR com HW offloading. Caso contrário a CPU vai subir muito.
Me responda uma coisa pra que usar o promox e nao usar diretamente um pfsense ou ate mesmo um openwrt
 
Me responda uma coisa pra que usar o promox e nao usar diretamente um pfsense ou ate mesmo um openwrt
simples, pra usar mais eficiente o hardware do pc.

adianta de nada tu ter um monstro de cpu e memoria, pra rodar pfsense e openwrt, e não usar nem 10% da capacidade total, e ficar com o resto ocioso.
virtualizando, tu usa o pfsense ou openwrt, e sobe quantas vms e dockers quiser pra usar a potencia ociosa do pc sem comprometer no desempenho.

fora a principal vantagem pra mim, e que já me salvou algumas vezes, a função snapshot(no hyper-v chama checkpoint), é bom de mais tu ta la configurando o firewall e do nada tudo para e vc perde acesso ao pfsense/openwrt, simplesmente foda-se tu aciona o snapshot e volta no tempo com memoria quente em questão de segundos e tudo volta a funcionar, com downtime mínimo :yeah:
 
30 placas de 335w cada
ai sim da pra deixar o ar condicionado ligado tranquilo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

simples, pra usar mais eficiente o hardware do pc.

adianta de nada tu ter um monstro de cpu e memoria, pra rodar pfsense e openwrt, e não usar nem 10% da capacidade total, e ficar com o resto ocioso.
virtualizando, tu usa o pfsense ou openwrt, e sobe quantas vms e dockers quiser pra usar a potencia ociosa do pc sem comprometer no desempenho.

fora a principal vantagem pra mim, e que já me salvou algumas vezes, a função snapshot(no hyper-v chama checkpoint), é bom de mais tu ta la configurando o firewall e do nada tudo para e vc perde acesso ao pfsense/openwrt, simplesmente foda-se tu aciona o snapshot e volta no tempo com memoria quente em questão de segundos e tudo volta a funcionar, com downtime mínimo :yeah:
Certo entendi o seu ponto de vista mas um nuc por exemplo nao tem tanto pode de processamento assim eu tenho um desses o meu veio com o processador n100 ele é 4/4 tem 2 nic 2.5
nao vejo muito sentido em virtualizar e a questao do downtime nada que um bkp de config para voltar tudo o que era antes eu uso tanto o pfsense quanto openwrt e é bem rapido o restore
 
Última edição:
ai sim da pra deixar o ar condicionado ligado tranquilo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Certo entendi o seu ponto de vista mas um nuc por exemplo nao tem tanto pode de processamento assim eu tenho um desses o meu veio com o processador n100 ele é 4/4 tem 2 nic 2.5
nao vejo muito sentido em virtualizar e a questao do downtime nada que um bkp de config para voltar tudo o que era antes eu uso tanto o pfsense quanto openwrt e é bem rapido o restore
pior que tem poder de processamento sim, processador x86 tem muito mais potencia do que os mips de roteadores tudo em um.

minipc meu é um N5105, cpu mais velho que o teu, e to com proxmox instalado nele e com pfsense virtualizado, se liga, praticamente não a uso de CPU:
media de uso:
image.png

image.png

pico maximo de uso:
image.png

image.png


nem no ataque ddos que tomei no meu ip fixo dia 30 agora, e o pfsense + pfblocker que barraram tudo e nem senti o ataque, o uso de cpu ficou na casa dos 8%
só uso cpu quando ligo vm do ubuntu desktop e de um win11
for rodar só pfsense, minipc vai ta la completamente subutilizado.

e a questão do restore, cara se vc acha rapido voltar o xml de bk do pfsense numa instalação nova, o que vc acha de voltar tudo a funcionar em menos de 5 SEGUNDOS? :limo:
tem nem comparação.
 
pior que tem poder de processamento sim, processador x86 tem muito mais potencia do que os mips de roteadores tudo em um.

minipc meu é um N5105, cpu mais velho que o teu, e to com proxmox instalado nele e com pfsense virtualizado, se liga, praticamente não a uso de CPU:
media de uso:


pico maximo de uso:



nem no ataque ddos que tomei no meu ip fixo dia 30 agora, e o pfsense + pfblcker que barraram tudo e nem senti o ataque, o uso de cpu ficou na casa dos 8%
só uso cpu quando ligo vm do ubuntu desktop e de um win11
for rodar só pfsense, minipc vai ta la completamente subutilizado.

e a questão do restore, cara se vc acha rapido voltar o xml de bk do pfsense numa instalação nova, o que vc acha de voltar tudo a funcionar em menos de 5 SEGUNDOS? :limo:
tem nem comparação.
Dê a dica para os leigos como colocar as temps do pc que nem vc fez no Proxmox.
 
Dê a dica para os leigos como colocar as temps do pc que nem vc fez no Proxmox.
depois eu posto exatamente o que fiz, mas usei como base esse post do reddit


fiz umas alterações, pra considerar quantidade de cores do cpu do meu minipc, questão de temperatura do nvme tb foi custom e a parada do UPS foi completamente custom com uso do pacote NUT e umas edições no JS do proxmox baseadas na questão da temperatura.

fora que tem um problema ainda, a cada update na GUI do proxmox, tem que editar os arquivos dele pra mostrar os dados de novo.
 
Opa consegui aqui.
1319 a vlan. No windows ele tá pegando IP porém via edgerouter ele não pega IP. Sabe o que pode ser ?

Fala Vinicius, tudo bem? estou com uma ODI aqui também tentando subir com a Oi mas ainda sem sucesso, pode me detalhar tudo o que vc fez?
Aqui quando dou o comando pra ver qual é a VLAN correta no telnet, não me reporta nada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso, postei acima as duas configs
Vc conseguiu resolver tudo?
 
Última edição:
como eu faço pra inserir a mac key no tp link xx230v? não consigo encontrar uma opção alem de colocar o mac do hgu da vivo. mas isso não tira do fake o5. eu também não consigo conectar ele via putty. não sei qual é o login padrão dos equipamentos da tp link para tentar fazer o flash manualmente. alguem consegue dar uma luz?
 
Fala Vinicius, tudo bem? estou com uma ODI aqui também tentando subir com a Oi mas ainda sem sucesso, pode me detalhar tudo o que vc fez?
Aqui quando dou o comando pra ver qual é a VLAN correta no telnet, não me reporta nada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Vc conseguiu resolver tudo?
te mandei uma msg no privado
 
O meu deu o falso 05 porque não tinha gerado o Mac Key. Não sei se é o seu caso.

echo -n "hsgq1.9aMAC_ADDR_UPPERCASE" | md5sum

Ex:
Mac exemplo - FFFFFF000000
echo -n "hsgq1.9aFFFFFF000000" | md5sum
Resultado:
46f4ea2e3f18ba3bc1f2671b5f7e1f62
Daí é só gravar:
flash set MAC_KEY 46f4ea2e3f18ba3bc1f2671b5f7e1f62

Reboot.
Fez isso em qual ont/onu?
 
Pessoal, estou lendo o tópico a tempos aqui! Obrigado muito pelas experiências!

Consegui conectar hoje a VSOL V2802RH com a Vivo Fibra, região 1. Usei a firmware 1.9.4 custom.

Meu roteador da Vivo é um Askey RTF8115VW-SV.

Configurei com todas as informações do próprio Askey e coloquei a WAN em modo Bridge, com discagem pelo meu outro roteador. Não consegui, entretanto, deixar a parte de VLAN com o próprio roteador, não conectava. Tive que já especificar a VLAN 10 direto na VSOL.

Melhorou um pouco de latência, nos meus testes. Velocidade não muda nada.
 
Última edição:
Olá turma, alguém já conseguiu substituir o ASKEY RTF8225VW ( VIVO RJ) ?? Esse modelo, conforme o técnico comentou, é muitíssimo novo.

A tabela no primeiro post não consta esse roteador, só os modelos anteriores consta lá.

Vlw abraços.
 
Pelo que vi aqui, ela não negocia 2,5GbE no SFP+, então não valeria a pena com o ODI.

Estava pesquisando switch 2,5GbE pra usar com a VSOL mesmo, minha dúvida seria se ele realmente aguenta manter todas as portas em 2,5GbE.

Amigo, chegou a comprar este SW? Estou interessado nele tb agora.
Mas pelas especificações ele funciona como switch plug-and-play. se ligar direto na porta 2.5 da v-sol deve distribuir o sinal para as demais portas. Não precisa ter o ODI pra funcionar.
Sera q a ODI nao funciona msm? Nesse SW
 
Oi galera estou batendo a cabeça com Xpon da Tp link o XZ000-G7 e com a VIVO2.
Alguem me sabe informar se a vivo está fazendo bloqueio pelo MAC?
Ou se a Vivo2 usa outras vlan para alem da 600?
O gpon XZ000-G3 faz varredura da vlan este não tem essa opção.
Só estou conseguindo falsos O5.
Tenho TX mas não tenho RX.
Obrigado
Esquece. G7 não dá pra setar os campos 'OMCI software version' e 'HW Version'..
à menos que futuramente apareça um firmware custom que dê (igual o TripleOxigen fez com o tx-6610)
digo isso com os bloqueios que fazem aqui na Vivo1 (SP Capital) por conta testes dois campos aí que precisamos definir além do GPON SN/SLID..
não sei se aí é diferente, mas aqui até a VLAN não é a que diz ser no equipamento (VLAN 10)
 
OI estou achando que até bloqueio do mac adress estão fazendo a minha região é vivo2.
O G7 é muito ruim já o G3 o era mas o G7 ficou pior por conta de terem retirado as opções de varredura. Aconselho a ninguem comprar ele nem mesmo o G3.
É dinheiro mal gasto. Comprem o Vsol vão ter menos dor de cabeça.
A tplink devia pensar mais no usuario final e ter mais opcoes no software visto que quem compra este tipo de produto não é o consumidor final.
O ideal era criar neste forum Grupos defenidos modelos e em que os usuarios colocassem configs que estão funcionando para cada modelo.
Obrigado
 
Ola pessoal, segue mais um sucesso

Oi Vtal - RJ
ODI DFP-34X-2C2 - FW version V1.7.1-220916 - M114_sfp_ODI_hybrid_220916.tar
mikrotik RB760igs hEX S

com esse firmware funcionou tanto em modo bridge como habilitando ipoe direto na ODI

usando os passos desse mas habilitando dhcp na interface sfp

e mais os passos do topico e atualizei a vlan para a retornada pelo comando
omcicli mib get 84



 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo