20 anos após a Endeavour, americanos começam a construir nova nave espacial tripulada

San Andreas

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A nave espacial Orion (chamada tambem de Multi-Purpose Crew Vehicle – MCPV), que foi anunciada em maio de 2011 pela NASA, será lançada em uma missão não tripulada de testes pelo foguete Boeing Delta IV em 2014 durante o Exploration Flight Test 1 (EFT-1).


Exploration Flight Test 1 - Wikipedia, the free encyclopedia


Em 2017, durante o Exploration Mission 1 (EM-1), uma missão tripulada na Orion será enviada para dar a volta na Lua.


Exploration Mission 1 - Wikipedia, the free encyclopedia


Nessa missão tripulada, a Orion será lançada pelo Space Launch System (escolhido pela NASA em setembro de 2011), um foguete que usa o mesmo modelo de tanque, motores de combustível sólido e liquido do Ônibus Espacial.

A Orion está sendo construída pela Lockheed Martin.

A Orion terá capacidade para 4 astronautas em missões de até 21 dias. Com módulos extras a missão poderá ser estendida por muito mais tempo.

A Orion será usada para missões na órbita da Terra e fora da órbita como na Lua e passagens próximas a asteróides.






Orion (spacecraft) - Wikipedia, the free encyclopedia

NASA - Orion Multi-Purpose Crew Vehicle





FOTOS

NASA - Orion Multi-Purpose Crew Vehicle Gallery





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http://www.nasa.gov/pdf/663703main_flighttest1_fs_051812.pdf

http://www.nasa.gov/pdf/617409main_orion_overview_fs_33012.pdf

http://www.nasa.gov/pdf/617408main_fs_2011-12-058-jsc_orion_quickfacts.pdf






Supported by team members across the nation, the Lockheed Martin Space Systems Company in Colorado is leading the development effort as NASA’s prime contractor for the Multi Purpose Crew Vehicle.

NASA - A NASA-Industry Team Effort

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Rendering of Orion capsule and Delta 4 upper-stage during EFT-1

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15 de setembro de 2011


Teste em laboratorio da Orion


NASA - Ground Test Vehicle Testing


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22 de junho de 2012


Exploration Flight Test-1: Final Weld Complete on First Space-Bound MPCV


JSC2012-E-096822 (22 June 2012) --- The NASA team at the Michoud Assembly Facility in New Orleans has completed the final weld on the first space-bound Orion capsule. The Exploration Flight Test 1 (EFT-1) Orion will be shipped to the Kennedy Space Center for final assembly and checkout operations. The EFT-1 flight will take Orion to an altitude of more than 3,600 miles, more than 15 times farther away from Earth than the International Space Station. Orion will return home at a speed of 25,000 miles per hour, almost 5,000 miles per hour faster than any human spacecraft. It will mimic the return conditions that astronauts experience as they come home from voyages beyond low Earth orbit. As Orion reenters the atmosphere, it will endure temperatures up to 4,000 degrees Fahrenheit, higher than any human spacecraft since astronauts returned from the moon. Photo credit: NASA


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28 de agosto de 2012


Teste do para-quedas


NASA - Parachute Testing


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23 de agosto de 2012


Teste de impacto na água


NASA - Impact Basin Testing


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Teste do motor de foguete de combustível sólido que será usado para ejeção do modulo de comando em caso de emergência


NASA - Pad Abort Motor Test


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Boeing Delta IV Heavy

http://en.wikipedia.org/wiki/Delta_IV_Heavy


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O Space Launch System (escolhido pela NASA em setembro de 2011) usa o mesmo modelo de tanque, motores de combustível sólido (SRB) e motores de combustível liquido do Ônibus Espacial e terá capacidade de colocar de 70 até 130 toneladas de carga na órbita baixa da Terra, mais que o foguete Saturn V.

O Space Launch System lançara a missão tripulada da Orion em 2017.




http://en.wikipedia.org/wiki/Space_Launch_System

http://www.nasa.gov/exploration/systems/sls/index.html

http://www.nasa.gov/pdf/664158main_sls_fs_master.pdf





FOTOS

http://www.nasa.gov/exploration/systems/sls/multimedia/gallery/SLS_Gallery.html





O Space Launch System terá capacidade de carga máxima de 70 toneladas e 130 toneladas em órbita baixa

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13 de julho de 2012


Teste do motor de hidrogênio liquido J-2X que será usado no ultimo estagio do Space Launch System de 130 toneladas de carga

Esse motor J-2X é uma versão aperfeiçoada do motor J-2 usado no segundo e terceiro estágios do foguete Saturn V



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Teste do motor de foguete de combutivel sólido (SRB - Solid Rocket Booster) do mesmo modelo que era usado no Onibus Espacial, só que ao inves de 4 segmentos, terá 5 segmentos no Space Launch System


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O mesmo modelo de motor de hidrogênio liquido (Pratt & Whitney RS-25D) do Ônibus Espacial será usado no 1º estagio do Space Launch System


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Teste em túnel de vento do Space Launch System realizado no Marshall's Trisonic Wind Tunnel

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Fabricação e montagem


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In November 2011, NASA Administrator Charles Bolden toured the Thrust Vector Control Test Lab and the Hardware-in-the-Loop Simulation Lab at NASA's Marshall Space Flight Center in Huntsville, Ala., where engineers are developing and testing the Space Launch System's guidance, navigation and control software and avionics hardware.
 
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Projeto Apollo manda lembraças! hauhauhauha

Por melhor que tenham sido as Shuttles (e eu ainda vou descobrir para que que elas foram boas) esse sistema de retorno é mais o barato, prático e confiável até hoje.
Enquanto a gente não conseguir fazer aviões que entrem em órbita nada vai substituir isso!
 
Interessante. Vamos ver o que aguarda agora nessa nova temporada espacial.
 
Apollo program - Wikipedia, the free encyclopedia


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O motor de combustível liquido mais potente da historia


O motor de foguete “F1” foi usado no primeiro estagio (S-IC) do foguete Saturn V, que colocava as naves espaciais Apollo na órbita da Terra.

Havia cinco motores F1 no primeiro estagio (S-IC) e cada motor (que pesava 8.3 toneladas) queimava durante 165 segundos:

• 976 litros de querosene de aviação por segundo
• 1565 litros de oxigênio liquido (−184 °C) por segundo

Para se ter uma idéia da potencia desse motor, uma turbina com potencia de 55 mil HP (41 MW), acionava as bombas de querosene e oxigênio liquido.

O primeiro estagio (S-IC) queimava 4880 litros de querosene de aviação e 7825 litros de oxigênio liquido (−184 °C) por segundo.

O F1 produzia um empuxo de 690 toneladas, o equivalente a uma potência de mais de 30 milhões de HP, mais de duas vezes a potência da usina hidrelétrica de Itaipu.



http://en.wikipedia.org/wiki/F-1_(rocket_engine)













F-1 Engine Thrust Chamber

F-1 Engine Injector

F-1 Engine Injector Baffles





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Placa que injeta querosene e oxigenio na camara de combustão

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até as cores do Space Launch System lembram o Saturn V
 
Algum dia as crianças vão estudar o passado e ficarão espantadas quando souberem como era custoso e dificil chegar ao espaço...
 
Essa nave vai ser mais veloz que os onibus espaciais, ou a mesma coisa.
Se não me engano um onibus espacial viajava a 28 mil quilômetros por hora estou certo?
Essas naves chegam a que velocidade?
 
Inaceitável ser lançado só em 2030!Sera que vai ter que ter uma GUERRA NUCLEAR para acelerar o desenvolvimento espacial assim como no filme Star Trek-First Contact?
 
Os SRBs (Solid Rocket Boosters) separam-se do Onibus Espacial após 124 segundos, a 40 km de altitude

Os SRBs caem de para-quedas no Oceano Atlântico e são reutilizados



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Um dos 3 para-quedas do SRB

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Estranho afinal os programas espacias na Nasa foram cancelados por falta de orçamento...

Aliás isso foi um choque pra população americana, que agora ve nos Russos a possibilidade de parceria para dar andamento em projetos da Nasa
 
Acho que precisa de uma "nova" guerra fria para acelerar as coisas !
 
De passagem que cacetada esta, vir a 36km/h.
 
A empresa americana SpaceX (fundada em 2002) foi contratada em 2006 pela NASA para desenvolver uma nave espacial não tripulada que fizesse o abastecimento da estação espacial internacional.

A SpaceX desenvolveu a nave espacial Dragon, que foi usada em maio de 2012 para enviar suprimentos a estação espacial internacional.

A Dragon foi lançada pelo foguete Falcon 9 (capacidade de 10 toneladas de carga em órbita baixa), também desenvolvido pela SpaceX.

Uma versão modificada da Dragon será usada para transportar até 7 astronautas para a órbita baixa da Terra.

Com isso os astronautas americanos terão duas opções para entrar na órbita da Terra: Orion ou Dragon.

A SpaceX também está desenvolvendo um foguete maior, o Falcon Heavy, que terá capacidade de 53 toneladas de carga em órbita baixa.




http://en.wikipedia.org/wiki/SpaceX


http://en.wikipedia.org/wiki/Dragon_(spacecraft)


http://en.wikipedia.org/wiki/Commercial_Resupply_Services

http://en.wikipedia.org/wiki/Commercial_Crew_Development


http://en.wikipedia.org/wiki/COTS_Demo_Flight_2


http://en.wikipedia.org/wiki/Falcon_9

http://en.wikipedia.org/wiki/Falcon_Heavy



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Falcon 9

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CAPE CANAVERAL, Fla. – In a processing hangar at Space Launch Complex-40 on Cape Canaveral Air Force Station in Florida, Space Exploration Technologies technicians stow cargo in the Dragon capsule in preparation for its scheduled April 30 liftoff aboard a Falcon 9 rocket. Known as SpaceX, the launch will be the company's second demonstration test flight for NASA's Commercial Orbital Transportation Services program, or COTS. During the flight, the capsule will conduct a series of checkout procedures to test and prove its systems, including rendezvous and berthing with the International Space Station. The cargo includes food and provisions for the station’s Expedition crews, such as clothing, batteries, and computer equipment. Under COTS, NASA has partnered with two private companies to launch cargo safely to the station.







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The SpaceX Dragon commercial cargo craft approaches the International Space Station on May 25, 2012 for grapple and berthing. Expedition 31 Flight Engineers Don Pettit and Andre Kuipers grappled Dragon at 9:56 a.m. (EDT) with the Canadarm2 robotic arm and used the robotic arm to berth Dragon to the Earth-facing side of the station's Harmony node at 12:02 p.m. May 25, 2012. Dragon became the first commercially developed space vehicle to be launched to the station to join Russian, European and Japanese resupply craft that service the complex while restoring a U.S. capability to deliver cargo to the orbital laboratory. Dragon is scheduled to spend about a week docked with the station before returning to Earth on May 31 for retrieval.



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The SpaceX Dragon commercial cargo craft is grappled by the Canadarm2 robotic arm at the International Space Station. Expedition 31 Flight Engineers Don Pettit and Andre Kuipers grappled Dragon at 9:56 a.m. (EDT) and used the robotic arm to berth Dragon to the Earth-facing side of the station's Harmony node at 12:02 p.m. May 25, 2012. Dragon became the first commercially developed space vehicle to be launched to the station to join Russian, European and Japanese resupply craft that service the complex while restoring a U.S. capability to deliver cargo to the orbital laboratory. Dragon is scheduled to spend about a week docked with the station before returning to Earth on May 31 for retrieval.
 
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Os SRBs (Solid Rocket Boosters) são responsáveis por 80% do empuxo do Onibus Espacial.

Cada SRB pesa vazio 87 toneladas e carrega 502 toneladas de "pólvora", que são queimadas em apenas 124 segundos.

Os SRBs são montados pela ATK com componentes fabricados por outras empresas.


Parker-Abex Corp. of Kalamazoo, Michigan (hydraulic pumps)
Aerojet of Redmond, Washington (hydrazine gas generators)
Arde Inc. of Mahwah, New Jersey (hydrazine fuel supply modules)
Arkwin Industries Inc. of Westbury, New York (hydraulic reservoirs)
Aydin Vector Division of Newtown, Pennsylvania[disambiguation needed] (integrated electronic assemblies)
Bendix Corp. of Teterboro, New Jersey (integrated electronic assemblies)
Consolidated Controls Corp. of El Segundo, California (hydrazine)
Eldec Corp. of Lynnwood, Washington (integrated electronic assemblies)
Explosive Technology of Fairfield, California (CDF manifolds)
Gaco Western of Seattle, Washington (Hypalon Paint)
Lockheed Martin (formerly Martin Marietta) of Denver, Colorado (pyro initiator controllers)
Moog Inc. of East Aurora, New York (servoactuators, fuel isolation valves)
Motorola of Scottsdale, Arizona (range safety receivers)
Pioneer Parachute Company of Manchester, Connecticut (parachutes)
Sperry Rand Flight Systems of Phoenix, Arizona (multiplexers / demultiplexers)
Teledyne of Lewisburg, Tennessee (location aid transmitters)
ATK Launch Systems Corp. of Brigham City, Utah (separation motors)
Hamilton Sundstrand of Windsor Locks, Connecticut (auxiliary power units)
VACCO Industries of South El Monte, California (safe and arm device)
Voss Industries of Cleveland, Ohio (SRB Retention Bands)


Space Shuttle Solid Rocket Booster - Wikipedia, the free encyclopedia


Composição química das 502 toneladas de "pólvora" de cada SRB


● 16% Atomized aluminum powder (fuel)
● 69.8% Ammonium perchlorate (oxidizer)
● 12% Polybutadiene acrylic acid acrylonite (binder)
● 2% Epoxy curing agent
● 0.2% Iron oxide powder (catalyst)



Em 1988, a Pacific Engineering Production Company of Nevada (PEPCON), que produz perclorato de amonia (usado como oxidante do SRB) explodiu, ferindo 372 pessoas e causando prejuizos de US$ 100 milhões


PEPCON disaster - Wikipedia, the free encyclopedia








SRB

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Mais um excelente tópico .
 
Tópico fantástico :joia:
 
Space Shuttle External Tank


● O hidrogênio liquido (106 toneladas) é armazenado a - 252 ºC
● O oxigênio liquido (629 toneladas) é armazenado a - 183 ºC


Space Shuttle external tank - Wikipedia, the free encyclopedia



SLWT Specifications

Length: 153.8 ft (46.9 m)
Diameter: 27.6 ft (8.4 m)
Empty Weight: 58,500 lb (26,500 kg)
Gross Liftoff Weight: 1,680,000 lb (760,000 kg)

LOX tank

Length: 54.6 ft (16.6 m)
Diameter: 27.6 ft (8.4 m)
Volume (at 22 psig): 19,541.66 cu ft (146,181.8 US gal; 553,358 l)
LOX mass (at 22 psig): 1,387,457 lb (629,340 kg)
Operation Pressure: 20-22 psi (140-150 kPa)

Intertank

Length: 22.6 ft (6.9 m)
Diameter: 27.6 ft (8.4 m)

LH2 tank

Length: 97.0 ft (29.6 m)
Diameter: 27.6 ft (8.4 m)
Volume (at 29.3 psig): 52,881.61 cu ft (395,581.9 US gal; 1,497,440 l)
LH2 mass (at 29.3 psig): 234,265 lb (106,261 kg)
Operation Pressure: 32-34 psi (220-230 kPa) (absolute)
Operation Temperature: - 423 °F (- 252.8 °C)


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O Ônibus Espacial (orbitador) era gigantesco, maior e mais pesado que um B-737 ou A-320 :eek:





STS-135 - Atlantis


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ET X-rays
At NASA's Kennedy Space Center in Florida, technicians prepare to conduct Computed Radiography (CR) X-ray scans of 50 support beams, called stringers, on the shuttle-facing side of Atlantis' external tank at Launch Pad 39A.
The hi-tech images are being taken of the tops and bottoms of the 21-foot long beams, which are located on the tank's intertank section. The scans will confirm there are no issues with Atlantis' tank.
Photo credit: NASA/Jim Grossmann
June 20, 2011


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STS-133 - Discovery

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STS-132 - Atlantis

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STS-131 - Discovery

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melhor topico sobre isso que ja vi, muito bom
 

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