[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 90 32.8%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 57 20.8%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 99 36.1%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 28 10.2%

  • Total de votos
    274
Sem_t%C3%ADtulo.png

Já esperava que o 7900x iria aterrissar na banania por 4k, as mobos que não tenho coragem de dar palpite..
pega as X570 como base e acrescenta :salario: :alan:
 
MOBO x670 eu acho que é 1,8~2k
 
Essa loja não serve nem de parâmetro, tudo nessa loja é caro, não sei como não faliu ainda.

Faço a mesma pergunta. Nunca tem nada com preço competitivo nessa loja...
 
Tô falando que não existe chip Samsung ou Micron ou etc que esteja fazendo OC tão bem quanto as SK Hynix, em DDR5.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então antes de sair pagando fortuna em par de RAM DDR5, não cometa esse erro, agora se pretender usar XMP e não fazer OC vai fundo, agora se pretende fazer OC e afinar os timings, saiba que Samsung, etc é tudo porcaria atualmente. SK Hynix >>>> all.
Aliás usar DDR5 no XMP seja qual for é bem ruim, latência fica bem alta.
sim mais eu mostrei as memos como exemplo
no inicio mau batia 2800mhz as DDR4 e olha hoje
essas DDR estão tudo no inicio mais pra frente vai ser tudo 10000MHZ+
 
A X570 que eu uso, era uns 3.400+ até uns meses atrás. As X670E deve vir por aí.
 
Plataforma nova, memórias engatinhando... A chance de gastar uma bela grana e passar raiva é grande... Só acho que o bom mesmo é esperar a segunda geração... Até lá as memórias estarão mais maduras e processadores, bios e etc melhores... Só acho né...
 
7600X por R$ 2549,99 …uauauahhah

E eu achei que viria nos R$ 2100,00 chutando caro
 
Plataforma nova, memórias engatinhando... A chance de gastar uma bela grana e passar raiva é grande... Só acho que o bom mesmo é esperar a segunda geração... Até lá as memórias estarão mais maduras e processadores, bios e etc melhores... Só acho né...
concordo.....
 
7600X por R$ 2549,99 …uauauahhah

E eu achei que viria nos R$ 2100,00 chutando caro
Eu tenho a mesma lembrança do @Zz_FSN_zZ de que o Ryzen 5600X chegou aqui no BR por volta dos R$ 2300,00... Então acho que tá no mesmo padrão. :naza:
 



Está sendo reconhecido oficialmente no aplicativo, logo ou é um QS ou é um Retail.
7950X 27% mais rápido em MT que o 5950X, pontuação melhor que o último vazamento do 13900K.
Quanto ao ST, pontuação 9% pior em relação ao intel citado. E esse ganho todo com apenas 1% de IPC no CPU-Z... ou seja, é o poder do clock xD
 
Que dor ver este 7900X por R$ 4599..... Maldito dólar. :mesa:
Engraçado ver na Performance + barato que na waz...
 
Culpa do dólar porque era para ser menos que isso!
Quero é ver quando os youtubers começarem a mostrar que "em jogos" esses 7xxx vão empatar com o 5800X3D.
 



Está sendo reconhecido oficialmente no aplicativo, logo ou é um QS ou é um Retail.
7950X 27% mais rápido em MT que o 5950X, pontuação melhor que o último vazamento do 13900K.
Quanto ao ST, pontuação 9% pior em relação ao intel citado. E esse ganho todo com apenas 1% de IPC no CPU-Z... ou seja, é o poder do clock xD

Não sei por qual razão perdem tempo avaliando single thread em um procesador 16/32 . Se for para jogos ou office mais comum, em um processador básico, até tem lógica visto muitos software serem orientados a poucos threads e alto clock, mas no 7950x não né ...
 
Não sei por qual razão perdem tempo avaliando single thread em um procesador 16/32 . Se for para jogos ou office mais comum, em um processador básico, até tem lógica visto muitos software serem orientados a poucos threads e alto clock, mas no 7950x não né ...
Geralmente esses modelos high end são os q tem melhor binning e maiores clocks, então são os modelos que conseguem ter os melhores números de single thread.
Fora que, mesmo sendo voltado pra certas tarefas que usem muitas threads, single thread não deixa de ser importante.
 

CPU AMD Ryzen 9 7950X Benchmarked em CPU-Z, CCD0 a 5,2 GHz e CCD1 a 5,1 GHz Com Temps a 91C em estoque.​


WRpu0RA.png



CPU AMD Ryzen 9 7950X oferece até 5,2 GHz All-Core Boost Clocks, atinge 91C em estoque​

O último resultado foi descoberto por TUMLAPISAK e nos mostra outro benchmark CPU-z para o CPU AMD Ryzen 9 7950X. Esta definitivamente não é a melhor pontuação para o carro-chefe Zen4 que vimos até agora mas desde que o resultado foi validado, podemos ver como serão as velocidades do clock na CPU de varejo.


VWeNP6W.png



CPU de desktop AMD Ryzen 9 7950X 16 núcleos "Zen 4"

Começando com o carro-chefe de todos eles, temos o AMD Ryzen 9 7950X, que mantém sua contagem saudável de 16 núcleos e 32 threads das duas gerações anteriores. A CPU apresentará uma impressionante frequência base de 4,5 GHz e um clock de até 5,7 GHz, o que deve torná-lo 200 MHz mais rápido que o Alder Lake Core i9-12900KS da Intel, que possui uma frequência de aumento de 5,5 GHz em um único núcleo. Parece que a AMD está extraindo cada grama de Hertz que poderia dentro desse TDP de 170W (230W PPT) para os chips Ryzen 9. Quanto ao cache, a CPU vem com 80 MB do que inclui 64 MB de L3 (32 MB por CCD) e 16 MB de L2 (1 MB por núcleo).


Especificações da CPU de desktop AMD Ryzen 7000 'Raphael' (oficiais):​


mGH77Pg.png



Os benchmarks nos mostram uma pontuação de 787 pontos em single-core e 15824 pontos em multi-core. Agora temos que apontar que o CPU-z é o pior benchmark para o Zen 4, já que a arquitetura produz apenas 1,0% de melhoria de IPC dentro do aplicativo. Mas não são as pontuações que são importantes aqui, mas as velocidades do relógio.


hws2ROl.png



DdOwZlL.png



A CPU AMD Ryzen 9 7950X compreende dois CCDs Zen 4 e cada um dos CCDs estava operando em diferentes velocidades de todos os núcleos. O CCD0 com 8 núcleos estava operando com um clock de impulso de todos os núcleos de 5,2 GHz, enquanto o CCD1, que também possui 8 núcleos, operava a 5,1 GHz. Os clocks de impulso máximo ou clocks OOB (Out-Of-Box) são classificados em 5,7 GHz, enquanto o chip pode atingir uma frequência de picos ou classificação fMAX de até 5.85Ghz, o que é evidenciado por um multiplicador de clock máximo de 58,5, conforme relatado pela CPU -z. A CPU estava funcionando em estoque com um TDP de 170W, uma potência de pacote (PPT) de 230W e 1.308V.


ORYM3qv.png




A CPU atingiu o pico de 91,5C, o que definitivamente está no lado alto, mas não sabemos que tipo de resfriamento foi usado para essa configuração. Pode ser um resfriamento a ar, mas não sabemos ao certo, no entanto, espera-se que os CPUs Ryzen 7000 da AMD funcionem a quente . O que sabemos é que uma placa X670E AORUS Master foi usada e 64 GB de memória DDR4-4800 rodando em DDR5-3600 CL30 (30-29-29-58-87) foram utilizados. Como são quatro DIMMs, as CPUs Ryzen 7000 "Zen 4" reduzirão as taxas de transferência DDR5 abaixo das velocidades jEDEC nativas de de DDR5-5200 que são suportadas pelos mesmos chips. As velocidades nativas serão classificadas em:


  • 1x1R - 5200 MT/s
  • 1x2R - 5200 MT/s
  • 2x1R - 3600 MT/s
  • 2x2R - 3600 MT/s
O AMD Ryzen 9 7950X e o resto da família serão lançados juntamente com a plataforma AM5 de última geração e as placas-mãe X670E em 27 de setembro.
 
Aguardando o valor "brl"das Strix pra ver o porrete :bem:.
 

CPU AMD Ryzen 9 7950X Benchmarked em CPU-Z, CCD0 a 5,2 GHz e CCD1 a 5,1 GHz Com Temps a 91C em estoque.​


WRpu0RA.png



CPU AMD Ryzen 9 7950X oferece até 5,2 GHz All-Core Boost Clocks, atinge 91C em estoque​

O último resultado foi descoberto por TUMLAPISAK e nos mostra outro benchmark CPU-z para o CPU AMD Ryzen 9 7950X. Esta definitivamente não é a melhor pontuação para o carro-chefe Zen4 que vimos até agora mas desde que o resultado foi validado, podemos ver como serão as velocidades do clock na CPU de varejo.


VWeNP6W.png



CPU de desktop AMD Ryzen 9 7950X 16 núcleos "Zen 4"

Começando com o carro-chefe de todos eles, temos o AMD Ryzen 9 7950X, que mantém sua contagem saudável de 16 núcleos e 32 threads das duas gerações anteriores. A CPU apresentará uma impressionante frequência base de 4,5 GHz e um clock de até 5,7 GHz, o que deve torná-lo 200 MHz mais rápido que o Alder Lake Core i9-12900KS da Intel, que possui uma frequência de aumento de 5,5 GHz em um único núcleo. Parece que a AMD está extraindo cada grama de Hertz que poderia dentro desse TDP de 170W (230W PPT) para os chips Ryzen 9. Quanto ao cache, a CPU vem com 80 MB do que inclui 64 MB de L3 (32 MB por CCD) e 16 MB de L2 (1 MB por núcleo).


Especificações da CPU de desktop AMD Ryzen 7000 'Raphael' (oficiais):​


mGH77Pg.png



Os benchmarks nos mostram uma pontuação de 787 pontos em single-core e 15824 pontos em multi-core. Agora temos que apontar que o CPU-z é o pior benchmark para o Zen 4, já que a arquitetura produz apenas 1,0% de melhoria de IPC dentro do aplicativo. Mas não são as pontuações que são importantes aqui, mas as velocidades do relógio.


hws2ROl.png



DdOwZlL.png



A CPU AMD Ryzen 9 7950X compreende dois CCDs Zen 4 e cada um dos CCDs estava operando em diferentes velocidades de todos os núcleos. O CCD0 com 8 núcleos estava operando com um clock de impulso de todos os núcleos de 5,2 GHz, enquanto o CCD1, que também possui 8 núcleos, operava a 5,1 GHz. Os clocks de impulso máximo ou clocks OOB (Out-Of-Box) são classificados em 5,7 GHz, enquanto o chip pode atingir uma frequência de picos ou classificação fMAX de até 5.85Ghz, o que é evidenciado por um multiplicador de clock máximo de 58,5, conforme relatado pela CPU -z. A CPU estava funcionando em estoque com um TDP de 170W, uma potência de pacote (PPT) de 230W e 1.308V.


ORYM3qv.png




A CPU atingiu o pico de 91,5C, o que definitivamente está no lado alto, mas não sabemos que tipo de resfriamento foi usado para essa configuração. Pode ser um resfriamento a ar, mas não sabemos ao certo, no entanto, espera-se que os CPUs Ryzen 7000 da AMD funcionem a quente . O que sabemos é que uma placa X670E AORUS Master foi usada e 64 GB de memória DDR4-4800 rodando em DDR5-3600 CL30 (30-29-29-58-87) foram utilizados. Como são quatro DIMMs, as CPUs Ryzen 7000 "Zen 4" reduzirão as taxas de transferência DDR5 abaixo das velocidades jEDEC nativas de de DDR5-5200 que são suportadas pelos mesmos chips. As velocidades nativas serão classificadas em:


  • 1x1R - 5200 MT/s
  • 1x2R - 5200 MT/s
  • 2x1R - 3600 MT/s
  • 2x2R - 3600 MT/s
O AMD Ryzen 9 7950X e o resto da família serão lançados juntamente com a plataforma AM5 de última geração e as placas-mãe X670E em 27 de setembro.
Nesse teste o 7950x perdeu em single e multi pro 13900k :pensa:
 
Apresento a vocês... a nova nomenclatura mobile da AMD!


ryzen-7000-mobile-new-naming_2.jpg


Apesar de ser uma mudança interessante do ponto de vista da clareza, é uma confusão pura na área da segmentação de mercado (segundo dígito), já que um produto "x8xx" pode ser Ryzen 7 ou 9... custava começar a contagem do zero e tirar essa unificação?
0&1 = Athlon
2&3 = Ryzen 3
4&5 = Ryzen 5
6&7 = Ryzen 7
8&9 = Ryzen 9

Mas fazer o quê, ter uma nomenclatura clara parece ser algo difícil para a AMD, e agora além disso temos um dígito inicial que só vai até 2025 e a inexistência da categoria "H" de TDP... Ah, nem falei do último número: Se tem dois produtos no mesmo segmento, o terminado em "5" é o mais forte, o terminado em "0" é o menos forte (Ex: Ryzen 7840 é Phoenix (Zen4+RDNA3), enquanto que o Ryzen 7845 é DragonRange (Zen4+RDNA2)).

ryzen-7000-mobile-new-naming_3.jpg



Vejam que lindo, na linha Ryzen 7000 teremos Mendocino, Refresh do Barcelo e Rembrandt, Phoenix e DragonRange, numa única geração... Vou dificultar ainda mais:
- Ryzen 5 7610U = Picasso Refresh (Zen+ & GCN4) [Teoria, chute, possibilidade]
- Ryzen 5 7620C = Mendocino (Zen2 & RDNA2)
- Ryzen 5 7630e = Barcelo Refresh (Zen3 & GCN5)
- Ryzen 5 7635U = Rembrandt Refresh (Zen3+ & RDNA2)
- Ryzen 5 7640HS = Phoenix (Zen4 & RDNA3)
- Ryzen 5 7645HX = Dragon Range (Zen4 & RDNA2)

ryzen-7000-mobile-new-naming_1.jpg



Como disse, nada a comentar, a AMD adora confusão nos seus produtos, vide a nova nomenclatura dos EPYC (nem dá para saber quando um EPYC é Zen4 ou Zen4c pelo nome, só dá para saber pela quantidade de núcleos) e a nomenclatura de sempre da linha embarcada :v
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo