5G SA (Standalone) - N77, N78 (3500/3700 Mhz)

Meu celular é compaível com 5G SA, possuo chip 5G e moro em região que possui 5G SA.

  • VIVO - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 4 6.3%
  • VIVO - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 14 22.2%
  • VIVO - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 14 22.2%
  • TIM - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 3 4.8%
  • TIM - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 5 7.9%
  • TIM - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 6 9.5%
  • CLARO - [5G SA funciona] e não tive que solicitar habilitação

    Votes: 8 12.7%
  • CLARO - [5G SA funciona], mas tive que solicitar habilitação

    Votes: 2 3.2%
  • CLARO - [5G SA NÃO funciona]

    Votes: 7 11.1%

  • Total de votos
    63
Se seu dispositivo é homologado pela operadora pra ter o suporte ao 5G SA, você obrigatoriamente vai precisar de um chip 5G pra poder usar o 5G SA, se não nem ativar a opção vc vai conseguir, pelo menos no iOS se seu chip é 4G, a opção 5G Standalone fica sempre desativada.
O chip físico era novo, 5G desenhado, fabricado em janeiro/23
 
Bom dia galera! Inciando aqui!
É o seguinte, tenho um Samsung M14 5G aqui. O telefone é mais simples que um Moto G62. M14 tem o n77/78e funciona o 5G sem tantos problemas de velocidade. Já o Motorola já tem o n78 e na Vivo não entra de jeito nenhum o 5G SA. Pois percebi que a Vivo parece estar somente no n77 para 5G Puro. Agora o DSS e NSA o Motorola já aceita com limitações, apesar de entregar velocidades 600 a 800 com uns 19ms. Samsung já entregou 1200 com latência de 16ms.
O que acontece com a Vivo?
Obs: Via Netmonster mostra n77 (3700) no M14 e LTE 700+1800+2600+2600 NSA • Disconnected ⚠️ no Moto G62.
Estou na região de Barueri e Osasco, SP (Resido em Carapicuíba, SP) DDD 11. Na capital se mantem da mesma forma a conexão.

Não sei subir print aqui ainda 😞
 
Última edição:
O chip físico era novo, 5G desenhado, fabricado em janeiro/23
então sim o chip é 5G mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estava usando o celular e percebi que estava carregando quase que instantâneo, fiz dois speed test...



Pelo visto estão capando o up em 100mb

Qual seria o limite "teórico" da tecnologia?

Falando em velocidade teórica, esse site diz que pode chegar até 20Gbps maaaaas, ai dependeria de muita coisa pra poder chegar nisso kkkk certo que podemos ver velocidades gigantescas assim no futuro quando quem sabe, as operadoras agregarem mais frequências 5G no celular, por hora não vi nada além de 1.6Gbps.
 
Última edição:
Alguém poderia postar aqui uma foto do simcard Claro 5g?

Queria levar a foto na loja da Claro daqui do sertão para não ter de ficar explicando para o pobre atendente do que se trata...
 
Alguém poderia postar aqui uma foto do simcard Claro 5g?

Queria levar a foto na loja da Claro daqui do sertão para não ter de ficar explicando para o pobre atendente do que se trata...
E porventura tem 5G aí no sertão onde tu mora? Se não tem, vai dar viajem perdida.

Outra coisa: a Claro só vende o chip 5G pra quem tem o plano pós que dá suporte ao 5G SA.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

então sim o chip é 5G mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Falando em velocidade teórica, esse site diz que pode chegar até 20Gbps maaaaas, ai dependeria de muita coisa pra poder chegar nisso kkkk certo que podemos ver velocidades gigantescas assim no futuro quando quem sabe, as operadoras agregarem mais frequências 5G no celular, por hora não vi nada além de 1.6Gbps.
Até 20Gbps é no MmWave, não SA ou NSA. O máximo que pode chegar no SA é por volta de 3Gbps e uns quebrados, mas pra isso precisa da agregação de 4x bandas ou um total de 225MHz de espectro pra isso.

A AT&T até postou sobre isso: https://www.t-mobile.com/news/netwo...eliver-faster-speeds-and-enhanced-performance
 
Última edição:
E porventura tem 5G aí no sertão onde tu mora? Se não tem, vai dar viajem perdida.

Outra coisa: a Claro só vende o chip 5G pra quem tem o plano pós que dá suporte ao 5G SA.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Até 20Gbps é no MmWave, não SA ou NSA. O máximo que pode chegar no SA é por volta de 3Gbps e uns quebrados, mas pra isso precisa da agregação de 4x bandas ou um total de 225MHz de espectro pra isso.

A AT&T até postou sobre isso: https://www.t-mobile.com/news/netwo...eliver-faster-speeds-and-enhanced-performance
Sim, a Claro (e a Vivo) já ativaram o 5g por aqui...

https://www.cellmapper.net/map?MCC=...pe=roadmap&darkMode=false&imperialUnits=false

Inclusive estou com o Vivo Chip 5g e tentando ativar o SA...

Tenho linha Claro Empresas como principal.

Sei lá se já comercializam o plano 5g SA para o meu plano empresarial, mas como o objetivo do fórum e compartilhar conhecimento, estava disposto a passar perrengue nos atendimentos da vida para verificar isto...
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: wwt
Sim, a Claro (e a Vivo) já ativaram o 5g por aqui...

Claro 5g

Inclusive estou com o Vivo Chip 5g e tentando ativar o SA...

Tenho linha Claro Empresas como principal.

Sei lá se já comercializam o plugin 5g SA para o meu plano empresarial, mas como o objetivo do fórum e compartilhar conhecimento, estava disposto a passar perrengue nos atendimentos da vida para verificar isto...
Não existe plugin na Claro. Isso é apenas na Tim.
 
Sim, a Claro (e a Vivo) já ativaram o 5g por aqui...

https://www.cellmapper.net/map?MCC=...pe=roadmap&darkMode=false&imperialUnits=false

Inclusive estou com o Vivo Chip 5g e tentando ativar o SA...

Tenho linha Claro Empresas como principal.

Sei lá se já comercializam o plano 5g SA para o meu plano empresarial, mas como o objetivo do fórum e compartilhar conhecimento, estava disposto a passar perrengue nos atendimentos da vida para verificar isto...

Não vi nada sobre plano 5G no Claro Empresas. Até onde sabemos, só dá pra ter acesso ao SA nos planos Claro Pós+ 5G de 200 e 400GB, assinados em loja (existem os planos Claro Pós+, com mesma quantidade de dados, mas sem 5G no nome, que não dão acesso ao SA).

Quanto a Vivo, para ativar o SA você vai ter que reclamar na Anatel/consumidor.gov, é a forma que o pessoal está tendo mais sucesso.
 
Não vi nada sobre plano 5G no Claro Empresas. Até onde sabemos, só dá pra ter acesso ao SA nos planos Claro Pós+ 5G de 200 e 400GB, assinados em loja (existem os planos Claro Pós+, com mesma quantidade de dados, mas sem 5G no nome, que não dão acesso ao SA).

Quanto a Vivo, para ativar o SA você vai ter que reclamar na Anatel/consumidor.gov, é a forma que o pessoal está tendo mais sucesso.
A Claro é mesmo confusa... Vide o VoLTE/VoWifi...

Até agora a info oficial é quero VoLTE só está disponível para planos Claro Conta nos DDD 11, 21 e 22.

E o VoWifi apenas em planos Claro Conta.

Sempre que ligava para o 1052 esta era a informação.

Mas solicitando o roaming internacional e informando que a viagem será para os EUA, ativaram o VoLTE e o VoWiFi na hora.

O VoLTE não funciona no meu DDD, mas basta chegar no DDD 11 ele sobe na hora.

Já o VoWifi funciona direitinho em qualquer buraco do queijo suíço... RS

Vou tentar comprar um chip 5g se estiver disponível e ver o que acontece...

Um problema é que por aqui o VoLTE Claro não funciona, o que é um impedimento para o 5g SA.
 
Labuta para solicitação da ativação do 5G SA na Vivo em um Samsung Galaxy S23 Ultra.

Aqui está "Serving PLMN(724-23) - LTE".

Ligação para *8486: o atendente não entendeu. Disse que a ativação era no smartphone em [ configurações / Conexões / etc ]

...fui para...

Ouvidoria Vivo: a resposta foi que na Vivo o 5G SA está liberado apenas para aparelhos iPhone.

:rolleyes:
Amigo, conseguiu ativar? Eu também estou com problema. Falei no suporte, loja, ouvidoria e etc e nada...

Embaçado essa Vivo pqp...

Edit.: Vi que abriu uma reclamação na Anatel, deu certo?
Aproveitei e abri uma aqui, vamos ver...
 
Última edição:
Amigo, conseguiu ativar? Eu também estou com problema. Falei no suporte, loja, ouvidoria e etc e nada...

Embaçado essa Vivo pqp...

Edit.: Vi que abriu uma reclamação na Anatel, deu certo?
Aproveitei e abri uma aqui, vamos ver...

Não deu certo! Continuo sem o 5G SA.

Abri chamado na Vivo, na Ouvidoria da Vivo, na Anatel, fui até loja física e pedi o sugerido pelo @eduthk :


E sem sucesso!

Abri a segunda reclamação na Anatel. Desta vez ainda nem fizeram contato comigo!
 
Ja
Não deu certo! Continuo sem o 5G SA.

Abri chamado na Vivo, na Ouvidoria da Vivo, na Anatel, fui até loja física e pedi o sugerido pelo @eduthk :


E sem sucesso!

Abri a segunda reclamação na Anatel. Desta vez ainda nem fizeram contato comigo!
Já Falei com OUVIDORIA, INSTA , TWITTER, CONSUMIDOR e Agora estou na Reclamação da ANATEL.. depois de quase 7 dias entraram em contato comigo e me pediram 5 dias pra ativar esse SA, confesso que estou sem esperanças.. vamos ver e esperar!
 
Ja



Já Falei com OUVIDORIA, INSTA , TWITTER, CONSUMIDOR e Agora estou na Reclamação da ANATEL.. depois de quase 7 dias entraram em contato comigo e me pediram 5 dias pra ativar esse SA, confesso que estou sem esperanças.. vamos ver e esperar!
Também estou nessa luta para ativar o SA na vivo, sou cliente V e lá ngm conseguiu também. Em loja me mostraram uma tela do next e realmente o serviço está ativo, porém não funciona. Dos vários atendimentos, o último informou que todo esse problema.a pode estar sendo causado pq o sistema não reconhece meu chip como 5G, por isso não tá funcionando. Abriram um chamado de rede para verificarem se o problema tá aí. Tenho dependentes na mesma situação, um deles cheguei até a migrar para o pré e seguir a orientação de pedir p ativar no NGIN, porém o sistema acusou que o chip não era 5g, mesmo sendo. Do chamado aberto, do chip não aparecer 5g no sistema, caso tenha sucesso volto aqui p relatar.
 
Ja

Já Falei com OUVIDORIA, INSTA , TWITTER, CONSUMIDOR e Agora estou na Reclamação da ANATEL.. depois de quase 7 dias entraram em contato comigo e me pediram 5 dias pra ativar esse SA, confesso que estou sem esperanças.. vamos ver e esperar!
Fiquei quase 2 meses tentando ativar 5G com vários chamados na Anatel e consumidor. Já troquei chip 2 vezes, coloquei e-sim, nada! Eles insistem em repetir que eu preciso de chip 5G e telefone compatível. No S22 e S23 trocando duas vezes o chip a pedido deles e nada. Desisti de tenter habilitar. Minha teoria é que há regiões que não foi habilitado o SA ainda de propósito. Como a Vivo não ganha dinheiro com planos na rede Standalone, eles não se sentem obrigados a disponibilizar
 
Fiquei quase 2 meses tentando ativar 5G com vários chamados na Anatel e consumidor. Já troquei chip 2 vezes, coloquei e-sim, nada! Eles insistem em repetir que eu preciso de chip 5G e telefone compatível. No S22 e S23 trocando duas vezes o chip a pedido deles e nada. Desisti de tenter habilitar. Minha teoria é que há regiões que não foi habilitado o SA ainda de propósito. Como a Vivo não ganha dinheiro com planos na rede Standalone, eles não se sentem obrigados a disponibilizar
Cheguei a pensar isso, de na minha região não estar habilitado o SA, porém conheço pessoas da minha cidade usando o SA, porém no pré pago, o que levar a crer q o preblema realmente e a falta de preparo dos funcionários da vivo, sem contar na dificuldade que é o next, p quem e controle pós.
 
Alguma novidade sobre celulares da XAIOMI, não tem jeito nenhum se pegar o Volte e 5g SA. Sou Tim, tenho todos os requisitos possível pra ter o 5G SA, e infelizmente nada. Quem usar XAIOMI sofre em relação a isso...quem não entende do assunto, vai nem notar!
 
Ja

Já Falei com OUVIDORIA, INSTA , TWITTER, CONSUMIDOR e Agora estou na Reclamação da ANATEL.. depois de quase 7 dias entraram em contato comigo e me pediram 5 dias pra ativar esse SA, confesso que estou sem esperanças.. vamos ver e esperar!
Eu continuo nessa labuta!

Recebi retorno da segunda reclamação na Anatel com a famosa "atualização nos serviços da linha".

😡

Por favor, alguém daqui tem Samsung com 5G SA, qualquer operadora?
 
Aqui na minha região, embora tanto o VoNR da TIM e da Vivo registrem, nenhum dos dois funciona, caindo pra 4G ao fazer e receber uma ligação, após uma falha na alocação do bearer dedicado de chamadas.

Quanto a sua pergunta dos equipamentos, em geral, não há diferença entre os vendors. Uma AAU da Huawei e da Ericsson vão atingir a mesma velocidade de pico, e são capazes da mesma potência.

Aqui no Brasil a grande maioria dos equipamentos 5G é Ericsson e Huawei, com a exceção da Claro que usa 5G Nokia em alguns estados do Norte e Sergipe.

Se quiser consultar mais informações a respeito, pode olhar o meu site https://erbs.tech, lá mostra as estações licenciadas na anatel e se você clicar na antena consegue ver os equipamentos usados no local.
Parabéns pelo seu site! Mantenha sempre atualizado.
 
Eu continuo nessa labuta!

Recebi retorno da segunda reclamação na Anatel com a famosa "atualização nos serviços da linha".

😡

Por favor, alguém daqui tem Samsung com 5G SA, qualquer operadora?
Eu tenho um a33 e tenho SA da Tim
 
Eu continuo nessa labuta!

Recebi retorno da segunda reclamação na Anatel com a famosa "atualização nos serviços da linha".

😡

Por favor, alguém daqui tem Samsung com 5G SA, qualquer operadora?
Um colega tem o S23 Ultra e tem o SA ativo.
O meu é o S23+ e não tem.
Temos o mesmo plano.. Ele não fez absolutamente nada pra ter o SA ativo na linha dele. Ficamos lado a lado.. é nítida a estabilidade da rede SA.. Fora que ele tem mais cobertura 5G do que eu.. Mesmo essa frequência sendo bem mais alta.
 
Minha teoria é que há regiões que não foi habilitado o SA ainda de propósito

Está ativo sim, experimenta forçar NR Only, abra o cellmapper e verá que entra no SA. Porém não navega nem recebe ligações.

pode estar sendo causado pq o sistema não reconhece meu chip como 5G

Um dos contatos que fiz com a ouvidoria reportaram a mesma coisa.
 
Um colega tem o S23 Ultra e tem o SA ativo.
O meu é o S23+ e não tem.
Temos o mesmo plano.. Ele não fez absolutamente nada pra ter o SA ativo na linha dele. Ficamos lado a lado.. é nítida a estabilidade da rede SA.. Fora que ele tem mais cobertura 5G do que eu.. Mesmo essa frequência sendo bem mais alta.

Esta terça eu solicitei a ativação do SA numa linha da vivo que está num S23+ pela Anatel, ontem a Vivo me ligou dizendo que tinha concluído a ativação, e de fato, verifiquei que estava ativado. Então quanto ao s23+, não há problemas.
 
Enfim consegui ativar o 5G SA da vivo, através do consumidor.gov.br. Tenho um plano pós, incialmente ativaram na linha titular, quando deu certo pedi que ativassem nas linhas dependentes e também obtive êxito. Havia passado numa loja anteriormente e me mostraram uma tela do sistema Next e tava marcado que o 5G SA estava ativo, porém mesmo assim não conseguia usar. Depois de tantos atendimentos, tudo indicava q não estava conseguindo usar o SA pq o sistema não reconhecia meus chips como 5G e foi justamente isso q relatei a analista q me atendeu. Ela pediu a área técnica a correção disso no sistema e após isso fez a ativação novamente do SA no Next. Ela não muitas informações sobre o q foi feito no sistema interno, mas nesse caminho deu certo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo