[TÓPICO OFICIAL] A Plague Tale: Requiem

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Catos
  • Data de Início Data de Início
Comecei a jogatinha, rumo ao fim dos ratos!

A Plague Tale Requiem - Parte 1 - Sob um novo sol

O jogo anterior acaba [aqui] com Amicia, Hugo e sua mãe em uma carroça rumo a algum lugar próximo ao mar, já estava esquecendo... o jovem alquimista Lucas! Ele também está com a família.
A segunda parte da trama inicia com as crianças brincando, há uma breve introdução aos comandos e não demora muito para os problemas aparecerem.
No capitulo 1 aparentemente o grupo ainda não tem residência definida e estão de viagem para algum lugar a fim de buscar a cura para a macula. No meio de uma brincadeira Amicia e Hugo chegam a um vilarejo onde há uns caras com protetores de abelha na cabeça a matar todos residentes. É estranho pq as crianças brincavam ao redor e parecia tudo muito calmo e feliz.
Como diz o ditado depois da calmaria vem o caos... é assim que A Plague Tale Requiem inicia.
Ainda estou confuso se tudo que se passa nesse episódio foi um sonho, é um sonho ou é a realidade, está complexo de entender.
Por enquanto, sem ratos.
O jogo é tão bonito quanto o primeiro, só que por algum motivo a desenvolvedora abusou na falta de otimização o que coloca esse jogo como o mais pesado do seu tempo, ficando atrás apenas de Cyberpunk 2077.

Seguem as definições recomendadas:
Ultra - Texture Quality
Baixo - Draw Distance
Alto - Shadow Maps
Alto - Volumetric Light
Médio - Ambient Occlusion
Alto - Depth of Field
Ultra - Contact Shadows
Ultra - Light Shafts
Alto - Screen-space Reflections

FidelityFX para placas AMD:

Perda de desempenho para cada item das configurações:

Hardware:
CPU: AMD Ryzen 5 3600X - 1.1925V @ 4.3GHz
Cooler: Lanshuo 2 fans 100 real do AliExpress
GPU: Red Devil Radeon RX 6800 XT
RAM: 16GB RAM 3200Mhz CL16
Mobo: Gigabyte B550M Aorus Elite
PSU: CoolerMaster 650W

Ta rodando bacaninha aqui 4k@DLSS Desempenho eu acho, rola aquelas quedas pontuais para ~40+, mas no geral ta indo bem, jogo bonito e formoso, CPU da uns spikes 60%+ faziatempo que não via esse uso. :limo:
Estou jogando em 4K também, como a CX tem o VRR/Gsync, mesmo com quedas para 45~50FPS continua a jogatina fluida.
Notei que o jogo parece mais bonito sem o HDR, com a HDR a iluminação foca aberrante.

Mod do FSR deu uma baita folga aqui. Estou conseguindo jogar em estáveis 60-70 fps no modo balanceado na maioria do tempo com o jogo no high e draw distance no low em 1440p. Para quem tem AMD é uma boa até(se) lançarem o FSR oficial.

Joguei ontem e consegui manter 60fps em QHD com o DLSS ligado em modo Balanceado. Deixei tudo no preset Alto.

Acabei de chegar no Capítulo 5. Jogo sensacional até o momento.

Só achei que deram uma viajada nas partes da cidade. Você come o pão que o kapirotu amassou pra chegar no lugar que precisa, é rato pra todo lado, guarda patrulhando, portão fechado e o escambau. Aí a Amícia fala "Beleza, agora vamo lá levar isso de volta pra minha mãe" e pronto, ela e o Lucas já aparecem abrindo a porta da casa, como se tivessem só ido ali na feira e voltado. Seria bacana se tivessem mostrado que deram essa volta toda mas no final abriram um atalho pra que eles voltassem.

Mas sou só eu sendo pentelho. O jogo é bom demais.

Ele está de armadura. Não vai lembrar dele mesmo. Ele persegue a garota por um desfiladeiro.

Eu lembro perfeitamente dele perseguindo a gente, só que eu não entendi de jeito nenhum o que fez ele mudar de lado, foi totalmente repentino.

Encontrei um bug que me impediu de avançar.

No capítulo 6,
logo depois que a Amícia desmaia,
tem uma parede invisível me impedindo de chegar até onde eu deveria colocar a tocha na parede pra poder abrir a porta e avançar.

Tô com preguiça de tentar recarregar o capítulo inteiro
porque achei aquela parte dentro das minas um saco e não quero passar por isso de novo
.

Comecei 4ª agr. Os gráficos tão animal d+, isso pq só estou rodando no médio em qhd a 30~35 fps. Tinha tirado uns SS's mas não salvou na pasta de documentos do jogo :pepe2:.

Fui pesquisar a desenvolvedora do jogo e descobri: Asobo Studio (o mesmo do Microsoft Flight Simulator).

Tá explicado o motivo da péssima otimização. :facepalm:
Tá explicado o motivo dos excelentes gráficos nos dois.

Na moral, tô jogando isso num Series S, em full hd (possivelmente dinâmico), a 40 fps não estáveis, mas tudo isso é secundário pq esse jogo tem o melhor gráfico e a melhor ambientação que eu já vi, sem hipérbole. Totalmente justificado o sacrifício de frames.

A Plague Tale Requiem - Parte 2 - Recém chegados​

Ryzen 3600X + 6800XT @ 4K

Sabe... ainda não sei o que houve em sonho e o que houve dentro da realidade na parte 1, mas por fim o grupo chega a uma cidade, neste local há uma feira, com festa, muitas pessoas, músicas, eventos, etc e tal, ou seja, uma típica festividade da época.
É aqui neste lugar próspero que fica a casa onde todos permanecerão. Depois da euforia, Hugo fica cansado, nesse momento a macula se apresenta, a mãe ordena que Amícia e Lucas procurem por um alquimista local, durante essa busca inicia-se o caos.
Dentro desta cidade próspera há outra cidade caótica com mortos e muita doença, e com certeza o alquimista fica no meio da baderna toda.
Os ratos voltam a aparecer, pretos, aos montes. Por enquanto eles ainda temem a luz e ainda não fazem redemoinhos.
Depois de muita treta, muita gente morta, vc encontrará o alquimista que vai ao encontro de Hugo.

Ultra - Texture Quality
Baixo - Draw Distance
Alto - Shadow Maps
Alto - Volumetric Light
Alto - Depth of Field
Ultra - Contact Shadows
Ultra - Light Shafts

Editado por um moderador:

Na moral, tô jogando isso num Series S, em full hd (possivelmente dinâmico), a 40 fps não estáveis, mas tudo isso é secundário pq esse jogo tem o melhor gráfico e a melhor ambientação que eu já vi, sem hipérbole. Totalmente justificado o sacrifício de frames.

rossgeller-friends.gif

Comecei 4ª agr. Os gráficos tão animal d+, isso pq só estou rodando no médio em qhd a 30~35 fps. Tinha tirado uns SS's mas não salvou na pasta de documentos do jogo :pepe2:.
tecla windows+printscreen, se vc tem windows 10 ou maior, é a salvação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Plague Tale Requiem - Parte 3 - Fardo de sangue​

"Hugo está a ser tratado pelo alquimista, mas parece que isto está deixando o menino com alguns problemas.
Algumas ervas são necessárias, Amícia e Lucas tem que ir até o esposo da florista, ele lida com ervas, lembra? No caminho, muita chuva.
Os guardas parecem estar fechando a cidade por alguns problemas, os cidadãos estão bem descontentes.
O caminho passa pelo distrito do açougue da cidade, um local podre por natureza, mas agora, podre e com ratos. Você aprenderá o feitiço da fumaça, isso permite que você apague as tochas dos soldados.
Depois de muita correria tanto a florista quanto seu esposo estão mortos. Amícia passa mal e decide que Lucas deve voltar sozinho, no entanto, ele é pego pelos guardas. Amícia salva Lucas e tem um ataque de fúria, depois de atirar e matar vários guardas ambos acabam presos. Vocês dão um jeito e escapam da prisão, e, para deixa o local onde estão presos acabam usando uma engenhosidade em uma balestra de combate, quebram uns portões, fazem algum barulho e por fim fogem, voltando até a casa onde Hugo está sendo tratado.

Depois de passar por muita merda, Amícia toma uma mijadinha básica de mãe "por que demorou tanto".
Minha mãe era igual a mãe de Amícia.

Ultra - Texture Quality
Baixo - Draw Distance
Alto - Shadow Maps
Alto - Volumetric Light
Alto - Depth of Field
Ultra - Contact Shadows
Ultra - Light Shafts

Editado por um moderador:
.

Última edição:
Comecei a jogar pelo Xcloud, mas estou achando a imagem borrada e parece que está em baixa resolução, estou numa conexão boa, 400mb, nenhum jogo ficou ruim até agora, só esse. 😪

Última edição:
Fiz um vídeo, será que é assim mesmo?

sao quantos capitulos ao todo?
acabei de chegar no 4...

no 3 eu tentei muito, muitas vezes mesmo deixar o herbalista vivo kkkkkkk :pepe:

E a passada de pano, tá como?

Uma coisa não justifica a outra. Foram competentes na parte gráfica, mas incompetentes na otimização. Por que é difícil admitir isso?

Preciso mesmo citar outros jogos com gráficos muito próximos e que tem performance MUITO superior? Ok, vou citar apenas um. RDR 2 pode não ser tão bonito assim, mas chega muito perto. É um jogo de mundo aberto, repleto de elementos e detalhes diferentes acontecendo ao mesmo tempo (coisa que A Plague Tale não é).

Definitivamente não justifica esse desempenho ruim. Talvez justificaria se tivesse as características do RDR 2... Mas não é o caso. Assim como o Flight Simulator, que é uma aberração em termos de CPU. Como os caras lançam um jogo em 2020 e até mesmo um i9-12900K não dá conta dele?

Comecei a jogar pelo Xcloud, mas estou achando a imagem borrada e parece que está em baixa resolução, estou numa conexão boa, 400mb, nenhum jogo ficou ruim até agora, só esse. 😪

xCloud utiliza hardware do Series X, porém os jogos rodam no perfil do Series S, que está sofrendo para rodar o A Plague Tale.
E além disso, esses jogos que rodam a 30 fps ficam horríveis através de Streaming.

São 17.

15 são grandes e dois finais bem curtos.
Então tem final alternativo, ou você diz os dois últimos capítulos que são curtos?

Então tem final alternativo, ou você diz os dois últimos capítulos que são curtos?
Acho que não tem final alternativo. Apenas me referi à duração deles.

Aqui tem todos os capítulos, pra quem quiser mais detalhes:

No fim das contas são 16 capítulos e um epílogo, pra esmiuçar melhor.

E a passada de pano, tá como?

Uma coisa não justifica a outra. Foram competentes na parte gráfica, mas incompetentes na otimização. Por que é difícil admitir isso?

Preciso mesmo citar outros jogos com gráficos muito próximos e que tem performance MUITO superior? Ok, vou citar apenas um. RDR 2 pode não ser tão bonito assim, mas chega muito perto. É um jogo de mundo aberto, repleto de elementos e detalhes diferentes acontecendo ao mesmo tempo (coisa que A Plague Tale não é).

Definitivamente não justifica esse desempenho ruim. Talvez justificaria se tivesse as características do RDR 2... Mas não é o caso. Assim como o Flight Simulator, que é uma aberração em termos de CPU. Como os caras lançam um jogo em 2020 e até mesmo um i9-12900K não dá conta dele?

Não posso opinar sobre otimização pra CPU de PC pq tô jogando no Series S master race.

Mas nele eu sustento minha opinião. Framerate flutuando entre 30 e 40 fps, o que no vácuo é uma tristeza, mas nesse jogo funciona e os gráficos justificam, são animais.

Mesma coisa o Flight Sim. É pesado demais, mas é pesado pq é avançado demais, então tá né. E assim como em Plague Tale, não é um jogo em que um framerate menor comprometa tanto a experiência, então não é má ideia priorizar os gráficos.

xCloud utiliza hardware do Series X, porém os jogos rodam no perfil do Series S, que está sofrendo para rodar o A Plague Tale.
E além disso, esses jogos que rodam a 30 fps ficam horríveis através de Streaming.
Pois, achei estranho ... mas se é assim, paciência.
Foda desse jogo é que ele consegue apelar pro lado emocional da pessoa, caíram algumas lagrimas no primeiro. Kkkkkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vc pode comparar com a versão de PC... eu joguei no series S para ver como ficava... e... Na minha opinião a versão do Xcloud está bem pior.
A do xcloud parece estar em ultrabaixa resolução kkkkkkk (nem tanto), mas tá esquisita, cheia de serrilhado e tal em alguns momentos.

A Plague Tale Requiem - Parte 4 - Fardo de sangue​

Hugo precisa sair da cidade, para isso, você e Lucas tem que ir até as docas, avisar um barco que o Alquimista e a criança estão a caminho.
Amícia já não morre de amores pelo sacerdote alquimista, e nesse episódio ela demonstra bem isso.
No caminho até as docas, soldados estão a acionar o toque de recolher, ninguém pode sair para a rua.
Ratos infestam o caminho, você corre de ratos e de soldados, por fim, o barco está lá.
Amícia volta correndo para buscar Hugo, a mãe e o tal alquimista, no caminho ratos atacam em frenesi.
Você corre muito de ratos, isso porque Hugo está tendo pesadelos, por fim você chega a casa, que desaba parcialmente, nesse fato, o alquimista morre.
Hugo acorda mais calmo, Amícia o leva no colo até o barco, voltando pela cidade destruída pelo caos causado pela mácula.
Por fim o grupo está em um barco, em direção a Marselha.

Ps. nesse retorno o game se arrasta, não entendi se é meu processador que não empurrou os 60fps... a VGA estava com baixo uso e o CPU parecia ser o problema, mas pra mim, é a má otimização porca do game.

Ultra - Texture Quality
Baixo - Draw Distance
Alto - Shadow Maps
Alto - Volumetric Light
Alto - Depth of Field
Ultra - Contact Shadows
Ultra - Light Shafts