[TÓPICO OFICIAL] A Plague Tale: Requiem

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Galera, uma dúvida sobre o episódio 7

Aquele cara que comeca a andar com a gente (um guerreiro de escudo, que salva a amicia)... quem é?
Tipo, quando ela acorda parece que eles ja se conhecem... eu que perdi alguma coisa e nao lembro dele?
ou é para eu nao saber nesse momento ainda mesmo?
ps: nao joguei o primeiro jogo... sera que é por isso?

Ele está de armadura. Não vai lembrar dele mesmo. Ele persegue a garota por um desfiladeiro.

Juro que também não sabia quem era esse cara.
Ainda mais porque toda vez que ele apareceu antes estava de armadura. Só me liguei que era ele quando o Hugo chamou ele de Arnaud.
 
E a passada de pano, tá como?

Uma coisa não justifica a outra. Foram competentes na parte gráfica, mas incompetentes na otimização. Por que é difícil admitir isso?

Preciso mesmo citar outros jogos com gráficos muito próximos e que tem performance MUITO superior? Ok, vou citar apenas um. RDR 2 pode não ser tão bonito assim, mas chega muito perto. É um jogo de mundo aberto, repleto de elementos e detalhes diferentes acontecendo ao mesmo tempo (coisa que A Plague Tale não é).

Definitivamente não justifica esse desempenho ruim. Talvez justificaria se tivesse as características do RDR 2... Mas não é o caso. Assim como o Flight Simulator, que é uma aberração em termos de CPU. Como os caras lançam um jogo em 2020 e até mesmo um i9-12900K não dá conta dele?
Exatamente. O jogo está bonito sim, mas não é pra tanto. Jogos da própria Rockstar e Naught Dog como tlou 2 superam e rodam "liso". Um Ryzen 9 5900 aqui quase fritando pra segurar o framerate do jogo, que está mto mal otimizado, embora esteja conseguindo rodar aqui na maior parte do tempo acima de 60fps. As quedas de fps em transições de cenas que irritam bastante, sem justificativa.

Enfim, acabei de chegar na metade do capítulo 4. Estou gostando bastante do jogo, principalmente da ambientação.
 
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Hoje em dia é sintomático. A pessoa não pode querer colocar tudo no máximo. Tem alguns efeitos que não mudam quase nada da aparência a acabam com os frames.

Calibrando um pouco a pessoa já deixa o jogo liso e bonito, desde que tenha hardware compatível, claro.
 
Cheguei no capitulo 8, gostando bastante do game
 
E a passada de pano, tá como?

Uma coisa não justifica a outra. Foram competentes na parte gráfica, mas incompetentes na otimização. Por que é difícil admitir isso?

Preciso mesmo citar outros jogos com gráficos muito próximos e que tem performance MUITO superior? Ok, vou citar apenas um. RDR 2 pode não ser tão bonito assim, mas chega muito perto. É um jogo de mundo aberto, repleto de elementos e detalhes diferentes acontecendo ao mesmo tempo (coisa que A Plague Tale não é).

Definitivamente não justifica esse desempenho ruim. Talvez justificaria se tivesse as características do RDR 2... Mas não é o caso. Assim como o Flight Simulator, que é uma aberração em termos de CPU. Como os caras lançam um jogo em 2020 e até mesmo um i9-12900K não dá conta dele?
O jogo tem os melhores gráficos dos últimos anos. Estão comparando uma empresa do porte da Rockstar com budget infinito, com uma empresa que tem 250 funcionários. A otimização poderia ser melhor? Claro que podia, mas comparar ela com a Rockstar é covardia.

Com um setup intermediário é possivel conseguir 60 fps no jogo com gráfico no alto. (RTX 2060 com DLSS e Ryzen 3600 por ex). Nada absurdo.

Melhor se prepararem para a nova geração, e aposentar a guerreira GTX 1060.
 
Não tive nenhum bug até agora no jogo. Em alguns pontos a gente acha que bugou, mas em geral estamos fazendo algo de errado.

Aqui mostra em detalhes cada ponto do jogo, se precisar:



Mas se de fato tiver bugado o save, aí complica.


Então, eu fui atrás de um detonado em vídeo na hora e o cara só manda o Hugo segurar a catraca lá, fiz igual e a funda não ativava. Não tentei jogar de novo ainda para ver se resolveu.
 
Wopa, para quem precisar escolher a resolução, segue o benchmark de cada definição:




Este vídeo utiliza como base o prólogo do capítulo 6.

O mod para FSR 2.1 está aplicado, você pode obtê-lo aqui:



As definições recomendadas foram feitas por mim e possuem uma qualidade de desempenho entre o médio e o alto, e uma qualidade que eu achei equiparável ao alto e ultra.

Seguem as definições recomendadas:
DLSS - Balanceado
Ultra - Texture Quality
Baixo - Draw Distance
Alto - Shadow Maps
Alto - Volumetric Light
Médio - Ambient Occlusion
Alto - Depth of Field
Ultra - Contact Shadows
Ultra - Light Shafts
Alto - Screen-space Reflections


Cena 1:

Recomendado:
0a-Recomendado.png


Baixo:
0b-Baixo.png


Médio:
0c-M-dio.png


Alto:
0d-alto.png


Ultra:
0e-ultra.png


Cena 2:
Recomendado: https://i.ibb.co/CMwYgXS/1a-recomendado.png
Baixo: https://i.ibb.co/PD0Gkqv/1b-baixo.png
Médio: https://i.ibb.co/ph1SxpJ/1c-medio.png
Alto: https://i.ibb.co/G3QKvW0/1d-alto.png
Ultra: https://i.ibb.co/kgzGMQD/1e-ultra.png

Cena 3:
Recomendado: https://i.ibb.co/g4b3LQd/2a-recomendado.png
Baixo: https://i.ibb.co/RgmVd68/2b-baixo.png
Médio: https://i.ibb.co/4JpK2hQ/2c-medio.png
Alto: https://i.ibb.co/Pr6jmCR/2d-alto.png
Ultra: https://i.ibb.co/P1fjX0S/2e-ultra.png
 
Editado por um moderador:
Terminei hoje, muito bom como o 1 também. Recomendo. Valeu muito pelo game pass.
 
Wopa, para quem precisar escolher a resolução, segue o benchmark de cada definição:




Este vídeo utiliza como base o prólogo do capítulo 6.

O mod para FSR 2.1 está aplicado, você pode obtê-lo aqui:



As definições recomendadas foram feitas por mim e possuem uma qualidade de desempenho entre o médio e o alto, e uma qualidade que eu achei equiparável ao alto e ultra.

Seguem as definições recomendadas:
DLSS - Balanceado
Ultra - Texture Quality
Baixo - Draw Distance
Alto - Shadow Maps
Alto - Volumetric Light
Médio - Ambient Occlusion
Alto - Depth of Field
Ultra - Contact Shadows
Ultra - Light Shafts
Alto - Screen-space Reflections


Cena 1:

Recomendado:
0a-Recomendado.png


Baixo:
0b-Baixo.png


Médio:
0c-M-dio.png


Alto:
0d-alto.png


Ultra:
0e-ultra.png


Cena 2:
Recomendado: https://i.ibb.co/CMwYgXS/1a-recomendado.png
Baixo: https://i.ibb.co/PD0Gkqv/1b-baixo.png
Médio: https://i.ibb.co/ph1SxpJ/1c-medio.png
Alto: https://i.ibb.co/G3QKvW0/1d-alto.png
Ultra: https://i.ibb.co/kgzGMQD/1e-ultra.png

Cena 3:
Recomendado: https://i.ibb.co/g4b3LQd/2a-recomendado.png
Baixo: https://i.ibb.co/RgmVd68/2b-baixo.png
Médio: https://i.ibb.co/4JpK2hQ/2c-medio.png
Alto: https://i.ibb.co/Pr6jmCR/2d-alto.png
Ultra: https://i.ibb.co/P1fjX0S/2e-ultra.png


O DLSS nesse jogo eu não curti nem no modo qualidade. Balanceado fica ligeiramente pior... Não sei se é algum bug específico, mas com ele ativado a imagem perde uma nitidez considerável, coisa que não é tão perceptível em outros jogos (como o RDR 2 por exemplo). Talvez ele tenha sido mal implementado nesse jogo ou seja algo relacionado ao último driver da Nvidia.

No Uncharted notei a mesma perda de nitidez com o DLSS em modo qualidade.
 
O DLSS nesse jogo eu não curti nem no modo qualidade. Balanceado fica ligeiramente pior... Não sei se é algum bug específico, mas com ele ativado a imagem perde uma nitidez considerável, coisa que não é tão perceptível em outros jogos (como o RDR 2 por exemplo). Talvez ele tenha sido mal implementado nesse jogo ou seja algo relacionado ao último driver da Nvidia.

No Uncharted notei a mesma perda de nitidez com o DLSS em modo qualidade.
Alguns games tem uma barrinha de nitidez quando ha aplicação do DLSS/FSR, o que não é o caso aqui. A nitidez do jogo sobrescrever a definição do driver da AMD, deve fazer o mesmo quando utilizado o driver nativo da Nvidia.
Sem esse cara ativado, meu game rodava a 45~49 FPS, com ele ativado em BALANCEADO consigo jogar a sólidos 60FPS com vsync ligado para salvar energia da renderização de quadros que eu não preciso.
 
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Até o capitulo 8 estava jogando com 50-60 de media com o dlss qualidade, depois vi o post da galera ai com as configs segui e pulou para 72-80. Esses fps ai fazem diferença. E realmente parece que nao mudou nada o gráfico então de fato não adianta querer deixar estralando no ultra, negócio é encontrar o que fica melhor no seu pc.
 
O DLSS nesse jogo eu não curti nem no modo qualidade. Balanceado fica ligeiramente pior... Não sei se é algum bug específico, mas com ele ativado a imagem perde uma nitidez considerável, coisa que não é tão perceptível em outros jogos (como o RDR 2 por exemplo). Talvez ele tenha sido mal implementado nesse jogo ou seja algo relacionado ao último driver da Nvidia.

No Uncharted notei a mesma perda de nitidez com o DLSS em modo qualidade.

Verdade e acho que aberração cromática deixou mais embaçado ainda, mas tbm deixou mais colorido...
 
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Estou jogando em 4K também, como a CX tem o VRR/Gsync, mesmo com quedas para 45~50FPS continua a jogatina fluida.
Notei que o jogo parece mais bonito sem o HDR, com a HDR a iluminação foca aberrante.

Estranho, chegou a configurar o HDR no jogo?
Coisa que achei estranha é o chromatic aberration, barbaridade, desativei e ficou bem melhor.
 

A Plague Tale Requiem - Parte 5 - Em novo encalço​

Ryzen 3600X + 6800XT @ 4K



O grupo está a cruzar o rio a caminho de Marselha. No meio do caminho o barco se prende a escombros, Amícia e Lucas descem e soltam o barco, no entanto, o barco segue a correnteza e ambos precisam correr para se reagrupar.
Depois de uma breve corrida, você chega a uma espécie de porto com uma série de armadilhas e... ratos. Hugo não os controla e você precisa desvendar alguns quebra-cabeça, eu morri algumas vezes nessa parte.
Por fim, você consegue soltar o barco e segue o caminho do rio, alguns guardas aparecem e você agora opera uma metralhadora .50 semi-automática (assim que chamo a balestra!), após matar alguns guardas, correntes são presas ao barco, você precisa correr e soltar o barco, é então que um guarda grandão aparece e dá uma pancada na cabeça de Amícia.
Hugo desce correndo do barco para ajudar a irmã, o cavaleiro acha graça naquilo mas Hugo invoca os ratos e o cavaleiro sai correndo.
O barco se solta, nele ficam a mãe e Lucas, rumo a Marselha. Hugo e Amícia estão a sós novamente, em busca da ilha dos sonhos da criança...


FidelityFX para placas AMD:

Teste definitivo: A definição ideal para A Plague Tale: Requiem
Veja o teste e as definições aqui!
 
A-Plague-Tale-Requiem-Windows-24-10-2022-21-30-17.png



A-Plague-Tale-Requiem-Windows-24-10-2022-21-30-49.png


A-Plague-Tale-Requiem-Windows-24-10-2022-20-52-40.png
 
Poucos jogos me fizeram derramar uma manly tear :pepe2:

Compararam com HFW, acompanho o relator e acrescento que aquela história é muito fraca perto dessa.
 
Estou no capítulo 13 e está sendo uma das melhores experiências do ano, senão a melhor.

Gráficos absurdos, historia envolvente e ambientação excelente tbm
 
Ae!!!! + 1 q "zerou" essa p**a obra prima do kr*** :yeah::yeah::yeah::yeah::yeah:!!!!!! Como os outros q mencionaram alguns posts atrás, baita jogão, tvz não seja um dos + realistas mas ainda assim mto bonito, pelo - pra mim o melhor jogo de 2022 s/ dúvidas. Sim, de fato Amicia é uma nova protagonista q surge através desta franquia. Joguei o 1 em inglês, mas o Requiem em FR e até q ficou bonzão.

Já estava na expectativa bem antes de surgirem os rumores da continuação do 1 (q fechei na época do lançamento), tava super ansioso dsd o começo deste ano. Mesmo sabendo q não deveria hypar mto esses jogos ultimamente, mas esse eu tava bem alto e não me decepcionei nd. Vou cometer um ultraje da vida, mas esse de fato me fez prender mto + q um Elden Ring da vida tão aclamado pela maioria. Podem falar q gosto é pessoal de cada um, só q o Requiem me fez prender bem + na jogatina.

Nota: 9,0.

Gráficos são uma obra de arte, história bem caprichada. Embora não tenha um boa vga pra rodar bem esse jogo (1070 ti), se não fosse a má otimização, quem sabe um 9,5 😍😍.
 
Acabei de zerar.

Adorei o primeiro apesar dos seus defeitos mas este nem de perto me causou a mesma sensação.

O problema? No primeiro você se sentia um nada em meio a um apocalipse. Neste a sensação de overpowered chega a ser constante.

Um game legal, acima da média mas nada woah.

Quanto aos gráficos... Nunca vi um jogo ter cenas tão bonitas e tão fracas em um mesmo pacote. Há momentos que parece que são dois jogos costurados tamanha a diferença gráfica de um capítulo/área para outrom

Agora... As partes gráficas mais legais são um show a parte, teve uma em que fiquei babando de verdade.

Ah.. também achei o final bem fraco.



Quanto ao peso do game: ele claramente sofre em áreas com muitos npcs e a vegetação também pesa bastante.. experimentei tacar fogo em toda a vegetação de uma área que os frames estavam mais baixos e o game ia ficando consideravelmente mais liso conforme o cenário ia sendo limpo.

O jogo tem muitos altos e baixos. Alguns capítulos agradam muito enquanto alguns são bem chatinhos.



* Alguns personagens são absurdamente bobinhos (tal como no primeiro). Cheguei a me sentir assistindo um filme infanto juvenil da sessão da tarde em alguns momentos.

* Muitas cutscenes... Pqp plz less

* Algumas áreas dão uma sensação de tensão muito legais e sao acompanhadas de uma trilha sonora muito bacana.

* Dubladores excelentes (dublado de dublar, não de ptbr). A da Amicia está de parabéns

* Ótima OST

Bom game, mas nada demais. Apenas bom.
 
Digital Foundry destrinchou os gráficos e a análise reforça o que eu disse. É ruim o jogo ser tão pesado, mas ele não é pesado sem dar nada em troca, é uma experiência next gen de verdade. Os trechos do vídeo que mostram Innocence e logo em seguida o Requiem mostram bem como a diferença de fidelidade é enorme, e Innocence já era um jogo bem bonito.

 

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