na verdade, eu citei wow apenas para informar que jogo mmorpgs ha tempos. nao quis me referir a facilidade de upar, pois a dificuldade do wow esta nas raids pós lvmax (fazendo hardmodes e tal..) designs dos boss e capacidade de teamplay/teamwork nunca encontrei um mmorpg que tivesse igual wow. Claro que não podemos comparar a upagem de wow com aion.. pois aion seguem o modelo japones/chines de pensamento (grind intenso para upar e catar items) e wow não, já segue um pensamento ocidental.
wow tambem tem seus items exclusivos e suados.. não é qualquer um que consegue fazer os hardmodes de certos bosses e desfilar com certos itens.
o forte do aion, ao meu ver é o PVP, pois o PVE é fraquissimo (quesito dungeons, criatividade dos bosses/mobs, etc). cara, nunca vi boss mais dificil de matar, do que o hardmode do yoggsaron de wow.. é coisa de maluco, do tipo se um dos 25 players fizer alguma coisa errada durante algum segundo.. o boss (que demora em torno de 30-35min a luta toda, com varias fases diferentes.. 3 se n me engano...) não deita não!
então, são jogos diferentes, com formas diferentes de pensar hehe
um é focado mais no PVP (aion) e outro no PVE(wow)
Sim Manza nesse quesito boss de end game Aion ainda tem muito que evoluir, mas WOW tambem era tankspank no inicio salvo um ou outro boss que tinha de ter alguma estrategia, tal como stellrake no Aion tem certos boss que tem de ter estrategia senão e wipe na certa, se vc ler o que esta por vir no Aion no patch 2.0 vera que muita coisa esta mudando para o gosto ocidental, a ncsoft esta de parabens por ouvir os players, melhorando xp de quests acrecentando quests equilibrando o pvp, digamos que Aion so tem cerca de 7 a 8 meses no mercado ocidental se compararmos com a versao oriental tem diferenças gritantes a nivel de exp quests.
Acredito que o jogo tem bastante potencial e que num futuro proximo poderá agradar tando casual players como hardcore inclusive a galerinha do WOW. Uma coisa e certa wow so começa no end game quando pega lvl 80, agora ter
de pagar para poder competir com nego lvl 85 no cataclism em bg e tenso, vide quem tem BC sofre em BG por causa de GEAR a blizzard meio que te obriga a comprar as expanções.
Fato de atualmente Aion estar do jeito que esta basta comparar com L2 que praticamente todos os Boss do jogo sao Tankspank isso ja é tradição no mercado oriental de mmo.
Última edição: