[TÓPICO OFICIAL] Alan Wake II

A parte da véia foi sacanagem, suei frio :bem:

Eu to com a sensação de que após um tempo de gameplay, a performance sofre um impacto. To jogando com fps travado em 30 daí começa a dar uns stutterings, quedas abaixo de 30 e só de eu reiniciar e voltar na mesma parte volta a ficar 30 liso.

Rapaziada, meu processador da assinatura tá chegando a 100° com AW2. Isso só acontece com ele. Estou jogando no médio. Alguma sugestão ou comentário?

Rapaziada, meu processador da assinatura tá chegando a 100° com AW2. Isso só acontece com ele. Estou jogando no médio. Alguma sugestão ou comentário?

Relaxa e joga. Até pq o limite indicado pela própria fabricante certamente é maior do que esse.

Terminei AW2. Jogaço! Mas tenho ressalvas. Vc ficar no “lugar mental” montando as provas para avançar o enredo fica bem tedioso, assim como o jogo não ter um mapa detalhado (no control ainda era pior) ou um “direcionamento”, se torna bem cansativo. Ex.: As perseguições da presença obscura. Fica chato demais vc ter q descobrir o caminho, muitas vezes na sorte, pq o jogo/ambiente/cenário, não te dá pistas nem auxílios visuais pra onde seguir (não digo ter uma seta gigante mostrando o caminho, mas da maneira q fizeram não ficou intuitivo).

Terminei AW2. Jogaço! Mas tenho ressalvas. Vc ficar no “lugar mental” montando as provas para avançar o enredo fica bem tedioso, assim como o jogo não ter um mapa detalhado (no control ainda era pior) ou um “direcionamento”, se torna bem cansativo. Ex.: As perseguições da presença obscura. Fica chato demais vc ter q descobrir o caminho, muitas vezes na sorte, pq o jogo/ambiente/cenário, não te dá pistas nem auxílios visuais pra onde seguir (não digo ter uma seta gigante mostrando o caminho, mas da maneira q fizeram não ficou intuitivo).

Acho que isso é bem uma questão de gosto pessoal, eu gostei dessa parte da Saga, ficou num pique muuuuito True Detective (que eu curto demais). Mas, sim, o gameplay com a Saga tem uma pegada diferente ao do Alan Wake.

Eu particularmente não achei difícil de entender o mapa, pois prestando atenção no diálogo fica tudo bem explícito no que você tem que fazer ou ir. Agora no Control, sim, os mapas são muitíssimos mais complexos e você precisa prestar muita atenção nos diálogos ou documentos pra saber (e lembrar) onde precisa ir. Pra alguns isso pode até tornar um pouco chato, mas eu particularmente gosto. Acho melhor do que os jogos entregarem mastigado a direção, como ocorre com os jogos de hoje em dia.

Acho que isso é bem uma questão de gosto pessoal, eu gostei dessa parte da Saga, ficou num pique muuuuito True Detective (que eu curto demais). Mas, sim, o gameplay com a Saga tem uma pegada diferente ao do Alan Wake.

Eu particularmente não achei difícil de entender o mapa, pois prestando atenção no diálogo fica tudo bem explícito no que você tem que fazer ou ir. Agora no Control, sim, os mapas são muitíssimos mais complexos e você precisa prestar muita atenção nos diálogos ou documentos pra saber (e lembrar) onde precisa ir. Pra alguns isso pode até tornar um pouco chato, mas eu particularmente gosto. Acho melhor do que os jogos entregarem mastigado a direção, como ocorre com os jogos de hoje em dia.
Tipo, não é nem localizar o objetivo ou se situar no mapa, mas em momentos específicos como as perseguições da presença obscura, vc vai tentando até achar o caminho certo. E no final o jogo se prende muito a vc desenrolar o enredo para o final no lugar mental. Maçante demais.

Eu já achei tudo bem intuitivo. Dá pra basicamente platinar sem ajuda de videos ou guias.

Sem tempo pra jogar, tô só no chapter 2.

O gráfico é muito lindo, mas no preset do PS5, as sombras me incomodam, pixeladas demais. O problema é que com a minha placa não tem como tirar a sombra do low, senão o framerate fica insuportavelmente baixo.

Até agora, eu só atirei em dois inimigos, em duas cenas scriptadas, então talvez seja muito cedo pra fazer julgamentos, mas até o momento o jogo é um walking simulator, não teve gameplay. Nesse ponto, todos os outros jogos da Remedy começam bem mais rápido, e uma comparação negativa com o gameplay sensacional de Control tá inevitável.

Tô achando um tédio esse negócio de lugar mental também.

Mas a ambientação tá foda. Aí esse setup mais lento tá sendo até legal no sentido de me deixar com medo mesmo, bem sinistrão o clima.

Apesar dos pesares, mantenho boas expectativas pro decorrer do jogo, pq eu sei que a Remedy entrega.

Sem tempo pra jogar, tô só no chapter 2.

O gráfico é muito lindo, mas no preset do PS5, as sombras me incomodam, pixeladas demais. O problema é que com a minha placa não tem como tirar a sombra do low, senão o framerate fica insuportavelmente baixo.

Até agora, eu só atirei em dois inimigos, em duas cenas scriptadas, então talvez seja muito cedo pra fazer julgamentos, mas até o momento o jogo é um walking simulator, não teve gameplay. Nesse ponto, todos os outros jogos da Remedy começam bem mais rápido, e uma comparação negativa com o gameplay sensacional de Control tá inevitável.

Tô achando um tédio esse negócio de lugar mental também.

Mas a ambientação tá foda. Aí esse setup mais lento tá sendo até legal no sentido de me deixar com medo mesmo, bem sinistrão o clima.

Apesar dos pesares, mantenho boas expectativas pro decorrer do jogo, pq eu sei que a Remedy entrega.
O jogo tem pouca ação no geral. Diria que metade do RE4 Remake.

Enfim terminei, que jogaço! 40 horas, não fiz 100%, mesmo tendo explorado bem e aproveitado bem o jogo.

Eu gostei do ritmo, talvez poderiam colocar mais um combate aqui e ali e preencher mais algumas lacunas, mas não gostaria nem um pouco que fosse um estilo RE4 remake, isso decepcionou algumas pessoas, muitos estavam esperando um RE4 com história de Alan Wake. O combate é bom, graficamente é fantástico, toda a parte técnica, de direção e trilha sonora é fantástico. A narrativa é lenta, mas não vi como algo ruim, pois a historia, os diálogos são muito bons, e como tudo conecta, como conseguiram surpreender na historia mesmo tendo mostrado tantas coisas no Alan Wake 1 e principalmente no Control. Ambientação, como o jogo é recheado de detalhes, é muito caprichado.

De pontos negativos:

Poderiam ter deixado o jogo mais desafiador, com a saga eu já estava jogando coisa fora de tanto item de curar que eu tinha, os upgrades era algo que dispensaria no jogo também, talvez ajudasse a não deixar o jogo facil mesmo no Hard. Tem alguns bugs zoados, mexer nas opção gráficas fazendo decair performance, obrigando a reiniciar, quando isso não acontece sozinho. Na reta final a chuva desaparecia/diminuía ao mexer a câmera, é um bug gráfico, o inimigo lobo também é bem bugado.

Não sei se vai ser goty, não sei se seria o meu Goty, fico muito na duvida entre ele e Baldur Gate 3, os dois são merecidos, fora esse dois, não acho que nenhum dos outros mereçam ganhar.

Sobre a historia
Desde a dlc do primeiro jogo eu já achei estranho um dialogo que o Alan tem com o Thomas, pois no final do jogo base, Thomas disse que o Scratch iria ficar no lugar do Alan no mundo real enquanto ele estivesse no lugar escuro, Thomas teve essa ideia/escreveu isso/induziu ao Alan escrever.

Nas dlcs, o Thomas, se eu não me engano, diz que o Scratch ficou maligno [ou descobrimos de algum jeito], e o Alan indignado fala que foi ele [Thomas] que criou o Scratch, e o Thomas diz que a historia não está sendo escrita por ele, e sim pelo Alan, ali já mostrava que tinha algo muito errado com isso.

Só descobrimos que o Thomas era um diretor no Control, em uma entrevista que a Jesse está tendo com uma psicóloga, ela até recita um poema dele e a psicóloga fala que não existe um Thomas Poeta, e sim o Diretor, e ela não sabia disso [algo a se pensar, e como a Jesse pode está envolvida/ter sido envolvida pelo Thomas de alguma forma]

Toda essa confusão de Tom/Alan é muito discutível, um dialogo que diz se o Alan realmente é um personagem escrito por outra pessoa, pode ser muito real, principalmente com essa confusão, e sendo o Thomas Zane ser tão parecido com o Alan Wake.

Foi uma historia que ao mesmo tempo é confusa, mas dão respostas, o grosso da historia é muito entendível, mas esse plot twist que revira a historia junto a perguntas que terão que ser respondidas dá essa embaralhada, teremos duas dlcs, e vejo que resolverão isso por lá e terá o gancho para Control 2 com a dlc Lake House, talvez até jogaremos com a agente Estevez? Aquele final dá brecha para muita coisa.

Alias, sobre o Control, tinha ficado na duvida se uma imagem de video que aparece na campanha do Alan era realmente a Jesse Faden, e os créditos comprovaram isso, ela está creditada nos créditos finais [no primeiro credito, na verdade].

Sobre Mr. Door e QB

Ficou nítido para mim [para a maioria, creio eu] que ele é o pai da Saga no ultimo encontro com o Alan. E novamente, uma pena todo esse imbróglio com o QB, mas talvez não fosse diferente do que foi mostrado, e toda essa referencia ao QB envolvente o Tim, Door e até a Jesse poderão ser explorado futuramente, da mesma forma que a Remedy comprou a Ip do Alan Wake com a Microsoft, eles podem comprar do QB, ou convencer a Microsoft a fazer um QB2 com o sucesso do AW2. Tem muitas perguntas para serem respondidas, e no fim, Alan está firme e forte no lugar escuro, mas agora descobriu que é uma espiral e não um ciclo kkk.

Tem muita coisa para teorizar, quero rejogar em breve, mas vou esperar a atualização desse new game+, e das coisas inéditas que vai ter, e eles podem brincar, acho que vão brincar, com esse lance do looping e talvez mudar um pouquinho alguns diálogos no new game plus, disseram também que tem filmagens do DR Darling que está nos arquivos mas não apareceram no jogo, esperemos.
Quando eu joguei o AW2, eu ainda não tinha jogado o primeiro, só visto alguns resumos da história. Mas, depois que entendi quem ela era, fiquei com dó da velhinha também.

Por conta do AW2, reinstalei o Control (pra fuçar nos arquivos e vídeos que eu já tinha encontrado quando zerei a campanha e o DLC AWE) e comecei a jogar o AW Remastered.

O Control + AWE é realmente um prelúdio do AW2. Toda a base da história do AW2 tá mencionada lá nos vários arquivos: as entrevistas com Alice no FBC, menções à Freya, mãe da Saga, ao Alex Casey (agente do FBI), relatórios de Bright Falls escritos pela agente do FBC que aparace no AW2. Muito legal essa interligação!

Sobre o AW Remastered, tô achando bem interessante, mas, o jogo denuncia a sua idade em vários momentos (o que me serve de alerta pra nunca deixar um jogo tanto tempo no backlog kkkkk). Tô gostando por poder ver de onde tudo veio, e poder ver mais detalhes de coisas que são apenas mencionadas no segundo. Acho que tô no início do Episódio 5.

E, pelo que vi até aqui, reforça o meu achismo de que o grande vilão/causador da porra toda em Bright Falls é o Thomas Zane. Tudo o que apareceu no segundo jogo (as conversas dele com Alan, o que é mostrado no filme dele lá no cinema) causa essa impressão, de que ele esteve manipulando/enganando Alan, Rose, Cinthia, os Anderson, esse tempo todo. No primeiro, o Alan encontra um NPC que foi ferido mortalmente pelo seu melhor amigo, que foi possuído pela sombra, e ele fala algo como "em uma história de terror, quando você descobre que o seu melhor amigo que esteve te apoiando o tempo todo, é na verdade o teu pior inimigo". E, foi justamente isso que o Thomas Zane fez no primeiro jogo, e que meio que foi desmascarado no segundo, quando ele afirma que o Mergulhador era apenas um personagem dele.

Ainda nessa pegada de investigação/achismo, o Alan questiona o Zane em certo momento porque eles tem o mesmo rosto. E se, assim como o Sr. Scratch era apenas uma versão da espiral do próprio Alan, o Alan for também uma versão do Zane, que tomou um rumo diferente na espiral? Da mente louca do Sam Lake a gente pode esperar qualquer coisa, e só nos resta especular hehe

Exatamente, tive a impressão de que o Alan é um personagem do Zane, que fugiu, ou como você disse, tomou um rumo diferente por eles serem idênticos, confundirem o Alan com o Thomas [tanto Odin e Thor quanto o próprio Ahti, que acaba sendo mais entranho ainda], ou, Alan é o Thomas, de uma escrita do próprio Thomas tentando resolver tudo, mas acabou se sacrificando para tentar fazer a história dar certo, e separou dois Thomas, esse do mal e o Alan, algo parecido com o Alan e o SR. Scratch, mas ai é doideira para pensar, mas se o Sam Lake pode pirar na maionese, eu também posso kkk.

sério mesmo que o final é tão impactante?
Final é aberto com gosto de quero mais.

Termina o jogo e nós como jogadores ficamos do outro lado ... e agora ... eu quero saber o resto !!!

Aí é de ferrar, ano que vem tem DLC, porém aguardar 13 anos para um AW3 vai ser foda, pois tem muitos misterios, tipo o Mr.Door

que é na verdade o pai desaparecido da Saga, ele foi levado para o fundo do lago.

Quando eu joguei o AW2, eu ainda não tinha jogado o primeiro, só visto alguns resumos da história. Mas, depois que entendi quem ela era, fiquei com dó da velhinha também.

Por conta do AW2, reinstalei o Control (pra fuçar nos arquivos e vídeos que eu já tinha encontrado quando zerei a campanha e o DLC AWE) e comecei a jogar o AW Remastered.

O Control + AWE é realmente um prelúdio do AW2. Toda a base da história do AW2 tá mencionada lá nos vários arquivos: as entrevistas com Alice no FBC, menções à Freya, mãe da Saga, ao Alex Casey (agente do FBI), relatórios de Bright Falls escritos pela agente do FBC que aparace no AW2. Muito legal essa interligação!

Sobre o AW Remastered, tô achando bem interessante, mas, o jogo denuncia a sua idade em vários momentos (o que me serve de alerta pra nunca deixar um jogo tanto tempo no backlog kkkkk). Tô gostando por poder ver de onde tudo veio, e poder ver mais detalhes de coisas que são apenas mencionadas no segundo. Acho que tô no início do Episódio 5.

E, pelo que vi até aqui, reforça o meu achismo de que o grande vilão/causador da porra toda em Bright Falls é o Thomas Zane. Tudo o que apareceu no segundo jogo (as conversas dele com Alan, o que é mostrado no filme dele lá no cinema) causa essa impressão, de que ele esteve manipulando/enganando Alan, Rose, Cinthia, os Anderson, esse tempo todo. No primeiro, o Alan encontra um NPC que foi ferido mortalmente pelo seu melhor amigo, que foi possuído pela sombra, e ele fala algo como "em uma história de terror, quando você descobre que o seu melhor amigo que esteve te apoiando o tempo todo, é na verdade o teu pior inimigo". E, foi justamente isso que o Thomas Zane fez no primeiro jogo, e que meio que foi desmascarado no segundo, quando ele afirma que o Mergulhador era apenas um personagem dele.

Ainda nessa pegada de investigação/achismo, o Alan questiona o Zane em certo momento porque eles tem o mesmo rosto. E se, assim como o Sr. Scratch era apenas uma versão da espiral do próprio Alan, o Alan for também uma versão do Zane, que tomou um rumo diferente na espiral? Da mente louca do Sam Lake a gente pode esperar qualquer coisa, e só nos resta especular hehe

Sobre Zane, a minha opinião:

Acho que ele foi uma vitima, entendo que ali em Caldron Lake é um lugar de poder igual Oldets House e etc, da acesso para outra dimesão que pode ser habitada por entidades paranaturais, porém este local em Caldron Lake esta ligado as artes e as entidades se alimentam de artes, por isto tantos artistas são levados para aquela região e um deste foi Thomas Zane, interessante parece que Zane foi baseado no Polanski que teve a esposa morta por Manson.

Entendo que este local de poder atrai artistas, a entidade que habita este local seria a Dark Presence que se alimenta da arte produzidas por estas pessoas, ai entra um ponto chave Alan Wake pode ser um personagem de Zane, pois Mr.Scratch é um personagem de Zane, então entendo que a historia do AW2 onde AW botou a Saga como heroina da historia para derrotar Mr.Scratch, pode ter acontecido com Zane, Zane como cineasta se viu preso no Dark Place e servindo a Dark Presence, ele criou um heroi para salvar ele, este heroi é Alan Wake.

Durante o jogo parece que Thomas Zane do darkplace esta trabalho para Mr.Scratch ou é só a propria Dark Presence(Mr.Scratch) se passando por Zane para conduzindo Wake a fazer o que precisava ser feito, ponto interessante é a espiral, se parte desta visão a questão da espiral faz sentido, primeiro Zane, depois Alan e agora Saga, todos repetindo a mesma situação e ficando presos dentro do dark place, fazendo uma nova historia e botando uma nova figura heroica no jogo e o ciclo se repete virando uma espiral.

Final é aberto com gosto de quero mais.

Termina o jogo e nós como jogadores ficamos do outro lado ... e agora ... eu quero saber o resto !!!

Aí é de ferrar, ano que vem tem DLC, porém aguardar 13 anos para um AW3 vai ser foda, pois tem muitos misterios, tipo o Mr.Door

que é na verdade o pai desaparecido da Saga, ele foi levado para o fundo do lago.

Foi o Odin que mandou ele para aquele lugar, por isso a musica de perdão, o motivo da Freya ter ficado tão furiosa com ele e ido embora com a Saga. Mas realmente, ainda tem muito mistério quanto a ele, e acho que só vai ser explicado no Control 2, até porque, Mr Door foi introduzido no Control de uma forma bem misteriosa também.

Não acho que vai haver um Alan Wake 3, não sei, se cada porta com símbolos que vimos no Cassino Oceanview e no Hotel Oceanview for um universo diferente, podem explorar outros jogos sendo uma das portas, e isso deve ser explorado no Control também, lá o palco já é armado para esse tipo de doideira.

Tô com un problema no jogo. Aqui o jogo tá rodando tranquilamente entre 70-80fps mas sinto que não tá "liso", mais alguém com o problema? Ao mexer a câmera as vezes sinto uns leves stuttering, não sei dizer. Não é algo do jogo estar rodando mal, só não tá liso.

O começo, a floresta foi suave. Mas nas transições tô sentindo uns stuttering como se estivesse compilando shader, não sei.

Não acho que vai haver um Alan Wake 3, não sei, se cada porta com símbolos que vimos no Cassino Oceanview e no Hotel Oceanview for um universo diferente, podem explorar outros jogos sendo uma das portas, e isso deve ser explorado no Control também, lá o palco já é armado para esse tipo de doideira.
Nomes dos símbolos nos arquivos do jogo:

5p9cz9hplci41.png

fonte: Reddit

Tô com un problema no jogo. Aqui o jogo tá rodando tranquilamente entre 70-80fps mas sinto que não tá "liso", mais alguém com o problema? Ao mexer a câmera as vezes sinto uns leves stuttering, não sei dizer. Não é algo do jogo estar rodando mal, só não tá liso.

O começo, a floresta foi suave. Mas nas transições tô sentindo uns stuttering como se estivesse compilando shader, não sei.
Abria sobreposição de desempenho da Nvidia e tô tendo uma latência meionalta no jogobsendo que meu FPS tá sempre 60+. Alguém sabe o pq? latência tem ficado em 44ms

Estou aqui, no ps5, ambientação maravilhosa

:yeah:

Alguém?

Percebi que a latência do jogo é um pouco alta, 40-47ms. Há como forçar o reflex sem framegen?

Muito fod@, né? Eu tinha (re)visto esses dias e só depois me caiu a ficha de que na verdade esse era quase um teaser do que viria a ser o Alan Wake 2. Basicamente a diferença é de alguns detalhes e personagens (a Saga virou negra) mas percebe-se que a essência do jogo já parecia existir dali...

Ah, outro trocadilho interessante é que, apesar da IP Quantum Breaker pertencer à Microsoft, eles fizeram uma grande alusão ao Jack Joyce (Shawn Ashmore) do QB através do policial do AW2, Tim Breaker - também interpretado pelo Shawn Ashmore.

"(Quan)Tim Breaker"

Também em alguns trechos de conversa com o Tim Breaker no AW2 ele menciona algumas coisas sobre "lembrar de ser outra pessoa" - como se ele de alguma forma conseguisse resgatar pequenos trechos de memórias do Jack Joyce (?).

Enfim, muito legal essas pequenas brincadeiras que a Remedy consegue fazer.

Pra quem joga com PC usando a TV como monitor externo, seta a resolução nativa do monitor ? Só no AW2 estou notando uma certa diferença aqui na resolução…

Falta +- quanto tempo pra terminar?

Com Alan fui até a parte que coloca as fotos na caixa de sapato na praça.

Com Saga acabei de matar aquela velha na sobreposição.

Users who are viewing this thread

Voltar