A iluminação + atmosfera + grain filter + motion blur realmente mas pra frente no game, fica incrível e como eu disse, é um jogo que tem como elemento e foco principal a LUZ e narrativa então, a Remedy foi atrás do que tinha de melhor e se dedicou muito neste quesito, fica claro e foi um trabalho espetacular! Vai ficar um espetáculo ai nesse monstro de PC e TV Oled, quem dera...
Só na moral, não justifica essa baboseira de shaders e bla bla bla pra entregar estes gráficos, vários games cinematográficos ai tão lindos quanto AW2, muito mais complexos e abrangentes como Horizon Zero Dawn por exemplo e muito bem otimizado e polido. Ai vem AW2 totalmente pequeno e linear só com Trigger events e cenários estáticos me pesar isso tudo? Fala sério... Inadmissível um game em 2023 não ter reflexos bem feitos e novamente preciso citar TLOU2 que entrega um reflexo absurdamente real e lindo sem precisar da baboseira de RT. Industria, vamos estudar com a Naughty hein!
Sério, quem defende que justifica o peso e todo peso de AW2 pra esses gráficos merece ganhar um prêmio...
GAME TERMINADO AGORA POUCO 37h E POSSO DIZER QUE ...
- Remedy está de parabéns, com certeza não pelo que eu disse acima
mas pela obra e por construir um game tão envolvente
- Por acreditar que ainda é possível fazer um game hardcore, sem firula e conquistar a toda indústria mostrando que ousar, faz parte do jogo!
- Pela criatividade em alguns aspectos que, com certeza, eu nunca havia visto em outro game antes
Parte final do game achei bem bosta e não aguentava mais, doido pra terminar logo ... Lugar mental Meu Deus ... estava é acabando com a minha mente já ...
Acho que joguei um jogo diferente do seu, aqui eu vi um jogo incomparável graficamente com qualquer coisa lançada anteriormente. Esse papo de julgar um gráfico com olhar simplista de "ah é jogo linear, nao PARECE ter complexidade por trás mas tu já foi ler sobre a northlight engine da Remedy? o nível de coisas sendo renderizada e calculadas pela GPU é absurda e extremamente complexa. O cenário nao é estatico, a vegetação mexe, os efeitos volumétricos são muito densos, os efeitos de clima são muito bem trabalhados também, a iluminação é soberba e por ai vai.
As pessoas tem a errada mania de afirmar coisas com achismo E superficialidade sobre tudo, argumentando que tem x coisa em tal jogo, com uma engine totalmente diferente que se comporta de outra maneira.
The last of us part 2 é superior em alguns quesitos como inteligencia artificial, expressao facial e manda muito bem em nivel de detalhes em interiores, porém alan wake é outro patamar, a densidade e detalhamento da vegetaçao de AW2 é bastante superior a de tlou2, assim como a iluminação, os efeitos no geral, as texturas e etc. Eu joguei ambos os jogos na mesma TV inclusive, AW2 é um jogo que me fez parar de jogar diversas vezes pra ficar mexendo a câmera incrédulo. Por mais que eu não acredite que as coisas sejam "crus" assim e que só de bater o olho no gráfico, eu vou conseguir conceber a complexidade técnica da engine e o peso disso na gpu renderizando, pra afirmar se "justifica" ou não o desempenho que estou tendo, a grosso modo, pra mim justificou sim.
Alem desse âmbito bem técnico, eu acredito que AW2 tem trilha sonora melhor e a narrativa tá no msm patamar e é questao de gosto. Achei curioso vc exaltar o combate de AW2, pois pra mim, é o ponto mais fraco do jogo e acredito que é por isso que não tem muito o pq comparar com TLOU2. Alan wake é um game mais focado no survival horror com aventura (investigação e exploração), bem cadenciado e com muito foco na narrativa, já TLOU2 é um gênero mais voltado pra ação e aventura, é mais shooter com foco em narrativa e menos survival horror, com muito mais ênfase em combates e tiroteio, propostas diferentes apesar de certas semelhanças.
Talvez você não tenha gostado da parte de ter muita "nota" e essa quebra de ritmo justamente por essas diferenças de gênero cruciais em relação a ambos os jogos, o que pra mim torna a comparação sem sentido.
Apesar de tudo, TLOU2 é um 10/10 pra mim e AW2 é um 9.5/10, só quis apresentar um contraponto.