Não sei se é um sinal dos tempos, mas eu já tenho ido cada vez menos no cinema, e quando vou, sempre me arrependo por motivos dos mais diversos...
A situação atual de Hollywood reflete a crise criativa desta geração. A originalidade foi substituída por uma avalanche de sequências intermináveis e forçadas. Um festival recorrente de reciclagens vazias, sem algo verdadeiramente novo e marcante.
Esse novo filme da franquia morimbuda Alien exemplifica bem essa decadência.
O que tornou os dois primeiros filmes tão marcantes foi justamente a capacidade deles de inovar e subverter expectativas, e cada um com sua própria identidade.
O problema não é especificamente com Alien, é em geral também com todas essas outras franquias ressurgentes por aí, que sempre vêm recheadas de easter eggs ou referências, mas com nada novo para de fato termos uma continuidade real da série. No fim, nada mais são que versões enfraquecidas da fórmula original, praticamente fanfics desprovidas de brilho, da ousadia e da profundidade que fizeram dos clássicos algo único e memorável.
Prefiro ver um filme ruim, tipo Aliens 3 ou 4 (mal lembro do roteiro deles) do que alguma tentativa medíocre de repetição de fórmula, pois cada tentativa frustrada dessas de ressuscitar uma série por meio de reboots ou remakes indiretos e insossos, apenas reforça o quão morta a franquia realmente está ou deveria permanecer.