O Xtrafalo tem baixa pressão? Quero saber qual o melhor dessas ventoinhas até uns 40 reais, para poder comprar dois e colocar no ANTEC H2O 620.
Acima de 40 reais cada ventoinha, não vale a pena, melhor pegar um corsair H80. Aqui no RJ eu acho o ANTEC 620 por 169 reais.
EDIT:
Fan de Gabinete Cougar Vortex CF-V12HP PWM 120mm - www.justshop.com.br
Esse é o cooler que eu to pensando em pegar, 2 no caso, pra substituir o cooler do Antec 620. Mas acho que ele tem fluxo de ar até 119CFM, e pressão de 2.2mmh20 (seja lá o que queira dizer). Enquanto o Xtrafalo vai até 94CFM e tem pressão de 0.43mm até 3.3mm (seja lá o que queira dizer). Ao seu ver, qual seria a melhor aquisição amigo? Abraços.
Amizade, eu me corrigi quando falei do Xtraflo. Pareceu-me melhor que o CM Blade Master que peguei. Mas, a questão foi CxB porque não queria comprar 2, apenas um semelhante ao original Corsair e frete que não precisei pagar. Pra comprar 2, eu irira de Excalibur (silencioso) ou Xtraflo (potente) que estão na mesma faixa de pressão estática.
Sobre a pressão estática (mmH2O): é a pressão do ar gerado pelas pás do fan, é inversamente proporcional ao fluxo. Importante para vencer a resistência à passagem (escoamento) do ar através do radiador, consequentemente, trocar calor. Quanto maior melhor. Não adianta alto fluxo se não tem 'força' pra vencer esta resistência.
Nunca a pressão máxima está relacionada com a vazão máxima. Mas, é exatamente assim que eles anunciam pra você achar que é o melhor. cuidado!
Veja no anuncio do Cougar, há gráficos mostrando este desempenho. Repare no P-Q Curve (curva Pressão x vazão), para uma determinada rotação fixa, ele mostra a tendência de queda do fluxo com o aumento da pressão (devido ao aumento da resistência). Quanto mais à direita (altas pressões) e/ou menos inclinada (menor variação da pressão) melhor. O ideal seria pressão constante (reta rozintal), mas, não encontraríamos barato devido ao nível tecnológico embarcado.
Você pode ter um fan de 2,2mmH20 variando pouco com o fluxo (exemplo mín. 1,0 mmH20) melhor do que outro de 3,0mmH2O que cai à 0,5mmH2O, a depender da rotação. No gráfico citado, seria o caso da curva azul ser mais suave e cruzar o vermelho. A partir da vazão deste ponto, o azul teria maior pressão. Antes do ponto (vazão menor), o vermelho.
Pra gabinetes, vale o fluxo maior, já que não tem tanta resistência a vencer.
Pra cooler (ar ou água), é mais complexo porque tem ver o comportamento deste gráfico variando com a rotação. À grosso modo, eu pegaria um c/ melhor vazão à alta pressão. O ruído é relevância de cada um. Acredito que considera-se 'alta pressão' P > 2,70mmH2O, que é encontrada na maioria dos fans de bons coolers. Então, dentre os citados, ficaria entre Excalibur (600rpm -> 26,4cfm, 3,53mmH2O, 13dB) ou Xtraflo (800rpm -> 34,02cfm, 3,3mmH2O, 15db). O Blade 120 que peguei está nesta faixa também - mais barato. Claro, são todos do mesmo conceito, da Cooler Master. E é utilizado no Hyper 212, 612...
Se você quer deixar os fans rodando no máximo, então, faça o inverso, pegue o que tem maior pressão mínima para o fluxo máximo, correspondente à rotação máxima.
O Cougar não tem 119cfm, tem 70cfm, é só ver o gráfico.
E 70cfm (pé³/min) ~ 119mch (m³/h). aí, eles nos confudem novamente.
Pena não termos estas informações em todos os coolers para comparação.
.
.