AMD Bulldozer - AM3+ - [TÓPICO DEDICADO]

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos naice
  • Data de Início Data de Início
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Espero que esses steam roller finalmente consigam fazer frente a Intel, nem que seja em relação aos i5 e tals a principio.

Galera, não estou conseguindo fazer um overclock na minha máquina. A configuração é essa:

FX-8120
Placa-mãe: UD5
Cooler: H100 puss/pull.

Li em alguns sites que dava pra deixar esse processador a 4.6 e é isso que estou tentando.

Sempre que seto as informações para 4.6, não importa a voltagem que coloco, ela sempre dá tela azul.

O que será que está acontecendo? Onde estou errando? Alguém pode dar alguma dica?

cara, reparou se a mobo está salvando na bios a voltagem de cpu q vc coloca?

Agora a pouco fiz um teste e notei que eu coloco 1.5 na bios e no cpu-z aparece 1.4
Qual dos dois será que está correto?

entra na bios de novo e confere se ela fixou o vcore que vc setou....qual ud5 é a sua?

Acho que os Vishera só ganham dos i5 em aplicações multithread, digo isso pq andei encodando uns videos de jogatina aqui e tava batendo uns amigos no encode, mas são situaçoes bem especificas, não aplicaveis pra usuarios "normais", que só querem sentar e jogar. rs

entra na bios de novo e confere se ela fixou o vcore que vc setou....qual ud5 é a sua?

Já entrei na bios e confirmei que nela está a 1.5 e no cpu-z continua mostrando 1.4
Tentei várias versões do cpu-z e todos mostram a mesma informação.
A minha UD5 é 1.0
990FXA-UD5

Já entrei na bios e confirmei que nela está a 1.5 e no cpu-z continua mostrando 1.4
Tentei várias versões do cpu-z e todos mostram a mesma informação.
A minha UD5 é 1.0
990FXA-UD5

pega o OpenHardwareMonitor pra ver se la aparece 1.5v

Eu testei aqui e apareceu 1.456
Tá mais ou menos no que o cpu-z mostra.
Será se confere?
Será se posso subir mais o vcore? E tentar uma frequência mais alta?

coloca um teste de estress pra rodar e ve se fica em 1.45 mesmo, pra mim até 1.5v da pra usar no dia a dia tem gente que acha que é mto.

coloca um teste de estress pra rodar e ve se fica em 1.45 mesmo, pra mim até 1.5v da pra usar no dia a dia tem gente que acha que é mto.

Eu coloquei ontem o prime95 pra rodar por um momento e ficou variando entre 1.3 e 1.4 durante algumas horas e não deu problema nenhum.
Lembrando que ele está em 4.4, a frequência. Eu queria chegar em 4.6

1.5v no vcore só vai aumentar o calor e o consumo de energia, o que acaba por dificultar na estabilidade do overclock, pra usar um vcore assim tem que ter um cooler bruto, por exemplo meu H100 com 2 ventoinhas no verão não segura meus 4.6ghz abaixo de 73º, eu tenho que descer vcore e clock pra 4.2~4.4e setar a 1.4v pra poder operar o pc com um overclock acima de 4.0ghz (isso quando to a fim de jogar emulador, quando não to afim, eu deixo a 1.3vcore e 4ghz o processador). Ai ele fica sempre abaxo de 56º no verão do RJ.

Dados citados são amostras dos testes que fiz desde janeiro até agora com o meu FX 8320, acho que o seu 8120 vai ser parecido com o meu pelo menos.

Outras coisas pra se levar em consideração são sua placa mãe e se os VRM dela tem refrigeração propria, já que placas sem nenhum tipo de refrigeração nos VRM tendem a pegar menos overclock mesmo por causa da temperatura. Minha refrigeração aqui é feita passivamente, e é bem porquinha, porém eu não sei como remediar isso, tem gente que consegue adaptar umas ventoinhs loucas em cima e tal, mas eu não entendo desses procedimentos orientados a gambiarra não. rs

Abraços.

Minha placa é esta aqui:

http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=3891#ov

Estou procurando conselhos. Aqui quando subi pra 1.5 no bios e no cpu-z mostrou 1.4, e setando pra 4.4 giga, a temperatura não passou de 60 graus. Ficou na casa dos 57 graus.
Queria subir mais a frequência, mas fico com medo de mexer. Por isso, estou procurando conselhos. E tem vários fans mandando o ar pra fora e pra dentro. Abraços.

Cara se eu não me engano essa UD5 tem uns bugs insanos relativos a overclock, eu vou pesquisar aqui e me informar melhor.

É bem estranho pq no caso ela é uma versão de chipset e construção melhor que a minha, já que eu tenho a 970A-UD3.

Cara se eu não me engano essa UD5 tem uns bugs insanos relativos a overclock, eu vou pesquisar aqui e me informar melhor.

É bem estranho pq no caso ela é uma versão de chipset e construção melhor que a minha, já que eu tenho a 970A-UD3.

Ficarei muito agradecido com a sua ajuda.

Eu coloquei ontem o prime95 pra rodar por um momento e ficou variando entre 1.3 e 1.4 durante algumas horas e não deu problema nenhum.
Lembrando que ele está em 4.4, a frequência. Eu queria chegar em 4.6

o prime era só pra ver se o vcore não subia mais que 1.45v.
vamo ver o que o DonxD encontra sobre esses supostos bugs.

Pelo que eu lembro de cabeça as placas gigabyte UD5 não tinham opção de calibrar o vcore (Load Line Calibration), tem uma opção na minha UD3 (LLC) que voce pode escolher entre desligado, normal ou extreme, daí voce seta na bios qualquer vcore, e a propria placa calibra sozinha a falta de voltagem quando dá overclock, normalmente eu deixo desligado aqui na minha UD3 porque acaba aumentando muito o vcore ao inves de ser apenas uma calibrada.

Mas as UD5 a primeira geração é quase certeza que essa opção não funciona (no caso a load line calibration), e as mais atuais versoes da UD5 apesar de terem corrigido mesmo a queda de vcore normal (quando voce seta por exemplo 1,45vcore na bios, e mesmo assim quando liga o vcore cai um pouco, isso é normal nas placas gigabyte, acontece com todo mundo), parece não ter acrescentado tal função na placa, o foda é que eu não lembro o nome da opção de jeito nenhum e to com preguiça de reiniciar minha maquina pra ver =P

Enquanto isso vou procurar informaçoes mais embasadas a respeito da falha da UD5, mas é fato que ela existe, por isso eu nunca falo pra pegar essas UD5, é furada, ou pega a UD3 ou a UD7. =(

Última edição:
Na época que peguei minha ud3 eu pesquisei bastante e realmente existia esse problema de vdrop na ud5 e ud7, e a falta do llc, por isso resolvi pegar a ud3, excelente mb, não tenho do que reclamar.

Na época que peguei minha ud3 eu pesquisei bastante e realmente existia esse problema de vdrop na ud5 e ud7, e a falta do llc, por isso resolvi pegar a ud3, excelente mb, não tenho do que reclamar.

Pois é, eu paguei mais caro e agora estou nessa.
O curioso é que nas pesquisas que fiz em alguns sites gringos, eles não relatavam este tipo de problema. Vamos ver o feedback da galera sobre esta situação e ver o que acontece por aqui. Obrigado a todos pela força. :joia:

Lembrando amigo que é um problema da gigabyte, não apenas de placas isoladas. (Na real eu acho que vdrop existe em qualquer marca de placa mãe)

Só mesmo novas placas no mercado pelo menos pelo lado da gigabyte que iria corrigir isso, tem um pessoal até que prefere pegar as asus compativeis por terem o digivrm (o vrm da gigabyte é analogico). O LLC pra voce estabilizaria o seu overclock, aqui eu uso de vez em quando, nos dias que quero desbravar um pouco mais a placa, não é corriqueiro, mas eu uso sim, meu problema mesmo são com as temperaturas, eu odeio quando tu começa a descambar e não ter controle, o que me leva a naõ usar de modo rotineiro.

Nem tudo é perfeito e isso se aplica a area tecnologica, desculpe pela ausencia no topico, hoje tá pegado demais aqui to tendo de trabalhar no domingo pra dar conta do serviço do inicio da semana. Qualquer novidade na minha busca eu atualizo aqui. Mas creio que o Dohko já trouxe o que queriamos saber, a falta do LLC na UD5 e a UD7 (Eu nem sabia que a UD7 tambem não tinha LLC).

Abraços.

Valeu galera, por todas as dicas. Eu também não sabia que a UD7 não tinha LLC. Estranho. Abraço a todos.

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar