AMD Bulldozer - AM3+ - [TÓPICO DEDICADO]

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos naice
  • Data de Início Data de Início
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
claro que tem, tanto ela quanto a UD5, apenas a primeira revisão que veio sem. UD3 Ver 3.0 ta um lixo não comprem. peguem 1.0, 1.1, 1.2 ou 4.0.
Bom saber, ainda bem que a minha é 1.0

Pelo que pude perceber , me parece que no momento a melhor situação é aguardar até o fim do ano antes de trocar de PC. Gostaria de dar um up para um Vishera entretanto não sei se o ganho será grande e se o mesmo irá suportar pelo menos uns 3 anos , ainda mais com a próxima geração de games vindo aí. O que vcs acham , vale a pena ???

Tenho um 8120 numa Asus M5a78l Le e um cooler Hyper TX3 Evo Cooler Master. O meu problema é com relação a temperatura, para jogar deixo 4 cores habilitados e 4 desabilitados e então travo o clock em 4.2 Ghz. Para jogos pCars, F1 2012, rFactor 2, Dota 2, etc a temperatura fica na faixa dos 55 - 58 ºc. Mas se eu habilitar todos os cores do processador o over não passa + - de 3.2 - 3.4 Ghz. Se eu colocar mais do que isso a temperatura começa a chegar no 60 º e o vcore começa a baixar até o processador resfriar e fica nessa o tempo todo. Para terem uma ideia não tenho gabinete, deixo tudo pegando ar normalmente e a cada 15 dias limpo o cooler.

Tenho uma MB GigaByte GA-78LMT-S2, será que ela da conta do 8120?? Ou o meu problema é o Processador ou Placa mãe mesmo?

Tenho um 8120 numa Asus M5a78l Le e um cooler Hyper TX3 Evo Cooler Master. O meu problema é com relação a temperatura, para jogar deixo 4 cores habilitados e 4 desabilitados e então travo o clock em 4.2 Ghz. Para jogos pCars, F1 2012, rFactor 2, Dota 2, etc a temperatura fica na faixa dos 55 - 58 ºc. Mas se eu habilitar todos os cores do processador o over não passa + - de 3.2 - 3.4 Ghz. Se eu colocar mais do que isso a temperatura começa a chegar no 60 º e o vcore começa a baixar até o processador resfriar e fica nessa o tempo todo. Para terem uma ideia não tenho gabinete, deixo tudo pegando ar normalmente e a cada 15 dias limpo o cooler.

Tenho uma MB GigaByte GA-78LMT-S2, será que ela da conta do 8120?? Ou o meu problema é o Processador ou Placa mãe mesmo?

Teu problema é o cooler insuficiente, investe pelo menos num Hyper 212 EVO, que melhora a temperatura, vai conseguir pelo menos habilitar todos os nucleos a uns 3.8ghz (sendo muito humilde e dependendo de onde voce mora, se tem ar cond, etc).

Pra chutar a barraca tinha que investir num H60, h70, 80 ou 100. E talvez numa placa mãe um pouco mais parruda (pode ser a da minha assinatura, não esquenta tanto assim os vrms e consegue overclocks bem legais com ela, to operando aqui no momento a 4.6ghz, com a placa não chegando a mais de 55º sem nenhum incremento de ventilação nos vrms etc, só mesmo os fans do corsair 500r operando).

Se tiver com pouco dinheiro, vai pro cooler e mire overclocks mais sensatos, não tem como fazer mais de 4ghz em cooler a ar, dependendo da temperatura ambiente do local que voce vive. E lembre-se sempre que isso depende de chip pra chip, tem chips dentro de um lote que overclockam melhores que outros.

Abraços.

Teu problema é o cooler insuficiente, investe pelo menos num Hyper 212 EVO, que melhora a temperatura, vai conseguir pelo menos habilitar todos os nucleos a uns 3.8ghz (sendo muito humilde e dependendo de onde voce mora, se tem ar cond, etc).

Pra chutar a barraca tinha que investir num H60, h70, 80 ou 100. E talvez numa placa mãe um pouco mais parruda (pode ser a da minha assinatura, não esquenta tanto assim os vrms e consegue overclocks bem legais com ela, to operando aqui no momento a 4.6ghz, com a placa não chegando a mais de 55º sem nenhum incremento de ventilação nos vrms etc, só mesmo os fans do corsair 500r operando).

Se tiver com pouco dinheiro, vai pro cooler e mire overclocks mais sensatos, não tem como fazer mais de 4ghz em cooler a ar, dependendo da temperatura ambiente do local que voce vive. E lembre-se sempre que isso depende de chip pra chip, tem chips dentro de um lote que overclockam melhores que outros.

Abraços.

Valeu DonxD pelas informações / dicas. Moro em São José dos Campos, temperatura a noite esta na faixa dos 20º em casa. Mas vou programar um upgrade no cooler pra breve.

Dá pra voce conseguir sim uns 4ghz no ar, SP é bem mais fria que o RJ, e eu conseguia aqui pelo menos no inverno, no verão é impraticavel, eu deixava em stock com medo de dar *****. Depois que comprei o h100 que melhorou bastante, no verão eu deixo a 4.0~4.2ghz e não passa de 50ºC os nucleos do processador. O que está excelente pra mim, no inverno eu deixo um pouco mais, pq a temperatura ajuda.

Compre um cooler bacana, se der pra voce fazer, invista mesmo num H100 (hoje em dia acho que substituiram ele pelo h100i), vale cada centavo, mesmo sendo caro rapaz, nunca mais vai ter dor de cabeça com esse cooler a nivel normal de overclock.

Abraços.

TX3 era pra estar melhor.. verifica fixação, qualidade e aplicação da pasta, ventilação do gabinete. Isso e temp de cooler box...
Btw, qual o Vcore setado e o registrado?? se estiver alto ou dando picos elevados, esquenta valendo...
Galera de FX-8 pode indicar o Vc médio pra esse clock. Daí você testa.

.

TX3 era pra estar melhor.. verifica fixação, qualidade e aplicação da pasta, ventilação do gabinete. Isso e temp de cooler box...
Btw, qual o Vcore setado e o registrado?? se estiver alto ou dando picos elevados, esquenta valendo...
Galera de FX-8 pode indicar o Vc médio pra esse clock. Daí você testa.
Dalai Brahma, obrigado por tentar ajudar também. Fixação OK, a pasta eu apliquei a que veio com o TX3. Não uso gabinete, uso tudo aberto mesmo. Temp box era mais alta, eu deixava o over em 3.1 para que ficasse estável.

Como esta nesse momento:
vcore.jpg

Core 31ºC, cpu 43ºc... idle? Aí, você se baseia pela temp. 'cpu'. Essa diferença sempre dá com AMD, ~ 11-13ºC.
Se lembro bem, o TX3 tem contato direto de 3 heatpipes. Obeservou se a pasta preencheu toda a área de contato? Neste tipo de contato é comum as frestas entre tubos e bloco atrapalharem.
É melhor aplicar a pasta no cooler e não na cpu. Se usar só uma gota no centro, não vai espalhar corretamente. Aplique uma 'linha fina' ao longo de cada tubo na base e espalhe de forma que preencha estas frestas e na base fique 'ensebado'.
Se der invista numa pasta melhor, mesmo que pegue outro cooler.

.

Última edição:
vcorepCars.png

Essa imagem é após alguns minutos jogando o Project Cars.

então o meu rolou esse programa durante 18 minutos.... 8 núcleos em full load
temp ficou boa....

g1t6.jpg

(FX8120 do carlos)
]Também achei que o TX3 faria um pouco melhor, se bem que com over não está longe do que eu esperava.
Não rola 3.6ghz com os 8 cores ativos ?

O bulldozer é bem esquentadinho mesmo. Aqui ele fica em idlle com 37º.

(FX8120 do carlos)
]Também achei que o TX3 faria um pouco melhor, se bem que com over não está longe do que eu esperava.
Não rola 3.6ghz com os 8 cores ativos ?
senhorxxx, ontem no final do dia comecei a fazer um monte de testes, e para jogar consegui deixar sem queda do vcore/potencia em 3.6 Ghz. Fiz uns benchmarks, no Project CARS, comparando 4 cores a 4.0 Ghz e os 8 cores a 3.6 Ghz e compensa deixar os 8 cores ativos, conforme os resultados abaixo:

2013-08-12 23:31:37 - pCARS
Frames: 6128 - Time: 120000ms - Avg: 51.067 - Min: 21 - Max: 75 - 8 Cores - 4.0 Ghz - Não ficou bom, porque quando chega na faixa dos 55º o vcore baixa para 0.900 e a velocidade cai para 1.4 ghz até esfriar.

2013-08-12 23:38:00 - pCARS
Frames: 8547 - Time: 120000ms - Avg: 71.225 - Min: 28 - Max: 87 - 8 Cores - 4.0 Ghz - Não ficou bom, porque quando chega na faixa dos 55º o vcore baixa para 0.900 e a velocidade cai para 1.4 ghz até esfriar.

2013-08-12 23:45:55 - pCARS
Frames: 8898 - Time: 120000ms - Avg: 74.150 - Min: 58 - Max: 86 - 8 Cores - 3.6 Ghz

2013-08-12 23:53:50 - pCARS
Frames: 8076 - Time: 120000ms - Avg: 67.300 - Min: 35 - Max: 84 - 4 Cores - 4.0 Ghz

2013-08-12 23:57:30 - pCARS
Frames: 8028 - Time: 120000ms - Avg: 66.900 - Min: 41 - Max: 84 - 4 Cores - 4.0 Ghz

2013-08-13 00:12:07 - pCARS
Frames: 8942 - Time: 120000ms - Avg: 74.517 - Min: 52 - Max: 87 - 8 Cores - 3.6 Ghz

Obrigado pelas ajudas e dicas que vocês me deram, qualifiquei os posts.

Putz! já cai clock com 55°C?!! Mas, o Tmáx dele é pra 61,5°C... 55°C de núcleo ou 'cpu'??? 'cpu' ~ núcleo + 13°C

http://www.cpu-world.com/CPUs/Bulldozer/AMD-FX-Series FX-8120.html

Tudo bem que TX3 é mínimo recomendável pra manter stock 'frio' ou um overzinho. Mas, 4.0HGz é a frequência de turbo dele, que o cooler box deve dar conta já que é projetado pra isso. Sabe-se - por reviews - que o TX3 é melhor, poderia baixar uns 8-10°C isso aí.

Então, tem algo errado, ou na instalação, ou no cooler, ou na leitura.
Está com BIOS atualizado? A fan do TX3 está funcionando normal? reviu o que recomendei antes?

.

Última edição:
Putz! já cai clock com 55°C?!! Mas, o Tmáx dele é pra 61,5°C... 55°C de núcleo ou 'cpu'??? 'cpu' ~ núcleo + 13°C

Tudo bem que TX3 é mínimo recomendável pra manter stock 'frio' ou um overzinho. Mas, 4.0HGz é a frequência de turbo dele, que o cooler box deve dar conta já que é projetado pra isso. Sabe-se - por reviews - que o TX3 é melhor, poderia baixar uns 8-10°C isso aí.

Está com BIOS atualizado? A fan do TX3 está funcionando normal? reviu o que recomendei antes?

.

Uma coisa eh turbo que quase nunca funciona e quando funciona funciona em 1 ou 2 cores, nunca vi ele funcionar direito. Outra coisa eh manter 8 núcleos ativos nesta frequência. Este eh o unico jeito de garantir 100% de estabilidade.

Um 8350 não aguenta 4.2GHZ com cooler box, talvez em países nórdicos, alaska ou siberia.

296kg08.jpg

2nunhqb.jpg

Bem lembrado... Valeu, Barril!

.

Dalai Brahma, exato com 55º (as vezes até um pouco menos) o clock já cai. Com o cooler box caia muito mais rapidamente, porque eu me lembro quando troquei o cooler ficou muito melhor, mas mesmo assim ainda esquentando. A temperatura máxima do processador, segundos as informações é de 61º. BIOS atualizada, 1601. Fan do TX3 normal. Sim, fiação, encaixe tudo OK. O que ainda não fiz foi tirar o Cooler, limpar a pasta que vem junto e reaplicar.

Estava pensando em testar esse processador numa GigaByte GA-78LMT-S2, será que ela da conta do 8120??

Última edição:
Olá, tenho grana para comprar a seguinte configuração de Mobo + Processador, será uso básico, mas terei um Raid. Ficará boa a config?

Mobo: GIGABYTE GA-970A-D3 AM3+
Ou Mobo: GIGABYTE GA-990XA-UD3
Processador: FX4300

Em relação a temperatura, devo trocar o processador original por outro?

Obrigado

Última edição:
Eu uso um TherMax Eclipse II aqui e ele sofre bastante com o 6300, realmente não tem a menor condição do TX3 aguentar um 8310/8350.

Inclusive caso alguém possua ele também fica a dica, ultimamente uso ele mutretado, consegui meter aquela presilha do cooler box no meio daqueles pinos que ele tem na base sem ocorrer mudanças de temperatura, ficou muito mais prático assim, dá pra tirar e botar a vontade :megusta:

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar