AMD Bulldozer - AM3+ - [TÓPICO DEDICADO]

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos naice
  • Data de Início Data de Início
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
ADEUS AO STEAMROLLER (CPU AM3+) ???Amd updates product roadmap for 2014-2015"... Em 2014 socket AMD AM3 vai se aposentar depois de uma corrida de 5 anos no mercado, como seria a sua primeira tomada de APU, FM1. Até o final de 2013, APUs equivaleria a 70 por cento dos processadores AMD, enquanto que os processadores (chips desprovidas de gráficos on-die), será de 30 por cento. Em 2015, a AMD planeja lançar "Carrizo", uma APU que usa núcleos de CPU baseada na próxima geração "escavadeira" da AMD micro-arquitetura...."(Techpowerup.com / by Tradutor Google)Isso e mais a sacanagem de troca de soquete a cada ano pela Intel, vou viver feliz com FX-6 por muito tempo - ou até a mobo 'morrer'. E uma margem para o 8300, até ver essas APU's 'Topeiras'...Mas, 2014 vai até dezembro.. então, 'Rolo-de-massa' pode ser o último AM3/AM3+ realmente. O texto não diz o contrário, não falou neles.Já disse antes, os núcleos 'Rolos' estão em produção para as APU's. Seria perder dinheiro - e uma burrice - deixar de aproveitá-los em CPU's.Exceto, se fizeram uma graannde... estrumeira..
Pqp não acredito, peguei minha 990fxa tem 3 meses apostando nos Steamroler e eles não vem. Paciência vou escalar até o 8350 e manter meu combo por no minimo mais uns 3 anos, sem chance de acompanhar essas trocas de soquete.

+1

Dohko, foi você quem perguntou ($) pelo meu H60?
Recebi V2.0 2013 do RMA e o outro 1.0 vai sobrar... manda MP

------------
O cara fez over de 3.9 @ 4.8 GHz usando um cooler a ar como esse:

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16835214023

4.8Ghz Overclock on Air
Pros: 4.8 Ghz overlock running at 55C max with ets-t40 cooler

Cons: none
Onde será que ele mora???? Picos/PI? Patos/PB? Ararripina/PE? com 5-10ºC no ambiente qualquer um consegue.. Criminal fez 5.1GHz @ 1,3V no FX-8300 c/ TPC812.. no inverno do Japão...rs

Que ele fale pela boca de um anjo... ou queime no mármore do inferno!:lol2::haha3:

.

Última edição:
cara eu estou com um 8350 pode ser besteira mas pra tarefas do dia-a-dia esta comparavel ao meu 3770.

cara eu estou com um 8350 pode ser besteira mas pra tarefas do dia-a-dia esta comparavel ao meu 3770.

Não é besteira, é fato. Benchmark, em geral, só tem utilidade mesmo como propaganda. Exceto em jogos, onde os Vishera sofrem mais, no dia a dia raramente você vai perceber a diferença. Por exemplo, suponha uma tarefa que um Intel faça em 100 segundos e o AMD em 125 segundos, fica claro que o primeiro é mais rápido, mas no decorrer de suas atividades é muito difícil notar.

O grande problema é que muitas vezes uma análise ou opinião em que você diz que A é mais veloz que B, a turma de fanboy, de ambos os lados, deturpa tudo e já vira motivo para começar os insultos. Em resumo, ninguém em sã consciência vai negar que hoje os FX são inferiores, mas isso também não significa que são ruins.

Última edição:
Não é besteira, é fato. Benchmark, em geral, só tem utilidade mesmo como propaganda. Exceto em jogos, onde os Vishera sofrem mais, no dia a dia raramente você vai perceber a diferença. Por exemplo, suponha uma tarefa que um Intel faça em 100 segundos e o AMD em 125 segundos, fica claro que o primeiro é mais rápido, mas no decorrer de suas atividades é muito difícil notar.

O grande problema é que muitas vezes uma análise ou opinião em que você diz que A é mais veloz que B, a turma de fanboy, de ambos os lados, deturpa tudo e já vira motivo para começar os insultos. Em resumo, ninguém em sã consciência vai negar que hoje os FX são inferiores, mas isso também não significa que são ruins.

exatamente qualificado

Se o fato acima for verdade, com certeza os Excavator vem em APU. :(

é ruim pra quem apostou que viriam pro mesmo socket(AM3+) mas o lado bom é que ja vão vir com vídeo integrado,que na minha opinião demorou pra amd lançar cpus bons com vídeo integrado

Pqp não acredito, peguei minha 990fxa tem 3 meses apostando nos Steamroler e eles não vem. Paciência vou escalar até o 8350 e manter meu combo por no minimo mais uns 3 anos, sem chance de acompanhar essas trocas de soquete.

o 8350 vai durar sem duvidas um bom tempo ainda.

cara eu estou com um 8350 pode ser besteira mas pra tarefas do dia-a-dia esta comparável ao meu 3770.

não é besteira não.

concordo!
qualifiquei tb!

O FX6300 é mais forte apesar de ter 2 núcleos a menos.

Eu sou suspeito pra falar
Eu realmente não entendo como um FX 6300 pode ser melhor do que um FX8150.Se formos comparar o FX8150, será com o FX8350 que por stock: vem a ser míseros 400Mhz mais rápido. Na prática de 9 a 10% mais eficaz.
Então a AMD faz um ajuste fino (e poe fino nisso), coloca 3 instruções novas e nada mais e muda o nome da arquitetura por outro. Lançando na verdade um "FX8150 versão 1.2"
E a mesma comparação pode ser feita com 4100 x 4300, 6100 x 6300.
Bulldozer x Piledriver.
Em relação ao fato de a CPU ter 125W, não necessariamente ela gastará isso logo que liga o PC. Na verdade a CPU tem 95W + 30W dedicados ao overclock. E a placa mãe AM3+ TOP em muitos casos aguenta 140W.
É por isso que o AMD FX 9590 terá TDP de 220W que é para aguentar os seus 4,7 Ghz em stock

Há uma explicação no CdH explicando que o FX: cada par de núcleo compartilha a mesma unidade de entrada e que cada par de núcleo da CPU faz parte do mesmo módulo. Desda formula os FX8000 série são 4 módulos ( 4 núcleos reais). Será então os FX6000 um triple core?

Eu realmente não entendo como um FX 6300 pode ser melhor do que um FX8150.Se formos comparar o FX8150, será com o FX8350 que por stock: vem a ser míseros 400Mhz mais rápido. Na prática de 9 a 10% mais eficaz.
Então a AMD faz um ajuste fino (e poe fino nisso), coloca 3 instruções novas e nada mais e muda o nome da arquitetura por outro. Lançando na verdade um "FX8150 versão 1.2"
Bulldozer x Piledriver.
Em relação ao fato de a CPU ter 125W, não necessariamente ela gastará isso logo que liga o PC. Na verdade a CPU tem 95W + 30W dedicados ao overclock. E a placa mãe AM3+ TOP em muitos casos aguenta 140W.
É por isso que o AMD FX 9590 terá TDP de 220W que é para aguentar os seus 4,7 Ghz em stock

Há uma explicação no CdH explicando que o FX: cada par de núcleo compartilha a mesma unidade de entrada e que cada par de núcleo da CPU faz parte do mesmo módulo. Desda formula os FX8000 série são 4 módulos ( 4 núcleos reais). Será então os FX6000 um triple core?

o 8150 só leva vantagem em programas que utilizam os 8 núcleos,no resto incluindo jogos que não usam os 8 ele perde pro 6300 pq a performance do 6300 por core é maior que a do 8150

Bulldozer x Piledriver.

, não não,o clube do hardware explicou errado como funciona a arquitetura modular,existem 2 núcleos reais em cada modulo,tanto que o Cache L1 é individual entre eles a AMD ja cansou e Cansou de explicar isso,por que se não fosse seria enganação e ela não ia se dar bem em paises como europa e EUA que tem leis bem rigidas contra isso,o que ele compartilha são as unidades FMAC de 128bits e o cache L2 que é para cada modulo Dual core,um breve olhada no CPU z ja lhe mostra isso

Deixa eu entender uma coisa ...quer dizer que ano que vem não vai vim o Steamroller ?? E a AMD vai lançar algum processador com novo soquete ???

Está se conjecturando esta hipótese pelas lacunas deixadas nas informações sobre CPU 2014. Mas, o arrombado do Chefe de Designer foi categórico. Este roadmap não fala de CPU, apenas de APU 'entry level'. Os 'Rolos' já estão prontos pra saírem em APU's Kaveri. Por que não sairiam em CPU's? Como FX-y4yy - 44xx, 64xx, 84xx - assim como foram os 'Pílulas' que saíram APU's Trinity e em seguida CPU's Vishera.

E, depois, vem os 'Kabinis' e 'Beema' (entry-level) que não entendi em que soquete....
Agora, para a partir de 2015, o raodmap fala " Em 2015, a AMD planeja lançar "Carrizo", uma APU que usa núcleos de CPU baseada na próxima geração "escavadeira" da AMD micro-arquitetura " como sucessores dos Kaveri. Vide "Related News", no rodapé da página.

Related News

Kaveri - Steamroller

G1 Sniper A88X: Pronta para o Kaveri no Soquete AMD FM2+

A placa-mãe GIGABYTE G1.Sniper A88X possui o novo soquete FM2+ e é projetada para obter o máximo da geração ‘Kaveri” de APUs AMD, enquanto mantem a compatibilidade com os atuais APUs AMD FM2 ‘Trinity’ e ‘Richland’.

As APUs AMD FM2+ oferecem nativamente 8 GT/s PCI Express gen 3.0, assim como suporte DX11.1. As APUs FM2+ também oferecem suporte para resolução 4K através de HDMI e DisplayPort.

Não foram revelados ainda preços nem data de lançamento para a G1 Sniper A88X.

Fonte: Baboo

Podem chamar o soquete de "Zé do Boga" ou do que desejar... não impede retrocompatibilidade.

.

Última edição:
tenhamos fé vai ter streamroller para o AM3+

+1Dohko, foi você quem perguntou ($) pelo meu H60?Recebi V2.0 2013 do RMA e o outro 1.0 vai sobrar... manda MP.
Foi eu sim Dalai, mas em comparação ao meu A70 vao ser trocar 6 por meia duzia. Vou segurar mais um pouco e mais pra frente pego um mais parrudo, mesmo assim vlw!

Foi eu sim Dalai, mas em comparação ao meu A70 vao ser trocar 6 por meia duzia. Vou segurar mais um pouco e mais pra frente pego um mais parrudo, mesmo assim vlw!
São parelhos mesmos. A vantagem do H60 é espaço, silêncio e gera menos calor dentro do gabinete. Perguntei porque tem outro usuário interessado, mas, você estava na fila.

Estou testando o H60 2013 no topo em 'pull'. Depois, testarei outros fans - CM Blade e Corsair 1.0 são mais fortes - e outras posições. Tentarei repetir em 'push' e push'n'pull.
Por enquanto, "2013 pull topo" dá 2ºC acima (59ºC) no BF3 MP em relação ao "1.0 p'n'p topo". O que projeta melhora considerável com os 2 fans em p'n'p. Volto a ressaltar que 4-5ºC são contribuição da esquentadinha HD6970.

FX-6350 4.5GHz 1,36V (+LLC = 1,38V) NB 2600 1,262V
HD 6970 880/1375 + Gelid Icy Vision Rev.2 - idle 39ºC / Folding 61ºC / BF3 mp 67ºC
CM690II Adv. 6 fans + H60 2013 pull topo

IDLE - cpu 37ºC / cores 15-23ºC
Folding vga - cpu - 49ºC (3 cores usados ~25%) / cores 44ºC
BF3 mp - cpu 59ºC / cores 55ºC

.

Última edição:
é ruim pra quem apostou que viriam pro mesmo socket(AM3+) mas o lado bom é que ja vão vir com vídeo integrado,que na minha opinião demorou pra amd lançar cpus bons com vídeo integrado

o 8350 vai durar sem duvidas um bom tempo ainda.

não é besteira não.

concordo!
qualifiquei tb!

Vc não acha que toda a história da Intel, ela matou mais cedo muitos mais sockets do que a AMD? O socket AM3+ vai morrer ano que vem, mas quanto tempo durou e vai durar até fim do ano...:awesome:

São parelhos mesmos. A vantagem do H60 é espaço, silêncio e gera menos calor dentro do gabinete. Perguntei porque tem outro usuário interessado, mas, você estava na fila.Estou testando o H60 2013 no topo em 'pull'. Depois, testarei outros fans - CM Blade e Corsair 1.0 são mais fortes - e outras posições. Tentarei repetir em 'push' e push'n'pull.Por enquanto, "2013 pull topo" dá 2ºC acima (59ºC) no BF3 MP em relação ao "1.0 p'n'p topo". O que projeta melhora considerável com os 2 fans em p'n'p. Volto a ressaltar que 4-5ºC são contribuição da esquentadinha HD6970.FX-6350 4.5GHz 1,36V (+LLC = 1,38V) NB 2600 1,262VHD 6970 880/1375 + Gelid Icy Vision Rev.2 - idle 39ºC / Folding 61ºC / BF3 mp 67ºCCM690II Adv. 6 fans + H60 2013 pull topoIDLE - cpu 37ºC / cores 15-23ºCFolding vga - cpu - 49ºC (3 cores usados ~25%) / cores 44ºCBF3 mp - cpu 59ºC / cores 55ºC.
Tendi, pode me tirar da fila então.Essas suas temps estão excelentes, principalmente considerando que ta com um over bem forte.Mas vai postando ai os testes do h60 2013 pra gente ver se realmente ta melhor.

Vc não acha que toda a história da Intel, ela matou mais cedo muitos mais sockets do que a AMD? O socket AM3+ vai morrer ano que vem, mas quanto tempo durou e vai durar até fim do ano...:awesome:

Concordo com o amigo, unico soquete da Intel que durou um bom tempo foi o 775, pq de resto.... Mas a AMD tbm pisou na bola na época do 754/939/am2.
Não sei se a galera lembra mas quando a AMD lançou o Athlon64 esse processador+mobo não saía por menos de 1000 reais no Paraguai.

Concordo com o amigo, unico soquete da Intel que durou um bom tempo foi o 775, pq de resto.... Mas a AMD tbm pisou na bola na época do 754/939/am2.
Não sei se a galera lembra mas quando a AMD lançou o Athlon64 esse processador+mobo não saía por menos de 1000 reais no Paraguai.

Eu acho que não dá para analisar dessa forma. A Intel, durante bom tempo, travou real batalha com a AMD e isso refletia diretamente na manutenção de uma certa padronização por mais tempo. Por outro lado, a AMD cobrava mais caro porque realmente podia, já que não havia uma clara superioridade, até que vieram os dual core (X2), aí ela realmente enfiou a faca.

o 8150 só leva vantagem em programas que utilizam os 8 núcleos,no resto incluindo jogos que não usam os 8 ele perde pro 6300 pq a performance do 6300 por core é maior que a do 8150

Sid, isso só acontece porque o clock base do 8150 é 3,6GHz/3,9GHz. Já no 6300, o clock mesmo sendo base menor 3,5/4,1GHz, tem frequência final levemente maior e menos dissipação térmica.

Se você setar manualmente os dois processadores em clocks iguais acredito que vão ficar idênticos.
------------
Está se conjecturando esta hipótese pelas lacunas deixadas nas informações sobre CPU 2014. Mas, o arrombado do Chefe de Designer foi categórico. Este roadmap não fala de CPU, apenas de APU 'entry level'. Os 'Rolos' já estão prontos pra saírem em APU's Kaveri. Por que não sairiam em CPU's? Como FX-y4yy - 44xx, 64xx, 84xx - assim como foram os 'Pílulas' que saíram APU's Trinity e em seguida CPU's Vishera.

E, depois, vem os 'Kabinis' e 'Beema' (entry-level) que não entendi em que soquete....
Agora, para a partir de 2015, o raodmap fala " Em 2015, a AMD planeja lançar "Carrizo", uma APU que usa núcleos de CPU baseada na próxima geração "escavadeira" da AMD micro-arquitetura " como sucessores dos Kaveri. Vide "Related News", no rodapé da página.

Related News

Kaveri - Steamroller

G1 Sniper A88X: Pronta para o Kaveri no Soquete AMD FM2+

A placa-mãe GIGABYTE G1.Sniper A88X possui o novo soquete FM2+ e é projetada para obter o máximo da geração ‘Kaveri” de APUs AMD, enquanto mantem a compatibilidade com os atuais APUs AMD FM2 ‘Trinity’ e ‘Richland’.

As APUs AMD FM2+ oferecem nativamente 8 GT/s PCI Express gen 3.0, assim como suporte DX11.1. As APUs FM2+ também oferecem suporte para resolução 4K através de HDMI e DisplayPort.

Não foram revelados ainda preços nem data de lançamento para a G1 Sniper A88X.

Fonte: Baboo

Podem chamar o soquete de "Zé do Boga" ou do que desejar... não impede retrocompatibilidade.

.

O melhor custo benefício de todos os tempos. FM2. O processamento pode ser baixo para áreas específicas, mas em todo o resto é fantástico e por um preço fantástico.

Sid, isso só acontece porque o clock base do 8150 é 3,6GHz/3,9GHz. Já no 6300, o clock mesmo sendo base menor 3,5/4,1GHz, tem frequência final levemente maior e menos dissipação térmica.

Se você setar manualmente os dois processadores em clocks iguais acredito que vão ficar idênticos.

Mas se for pensar dessa maneira, se reduzirmos o clock de todos os Bulldozers(8150,8120,6100....) para o mesmo clock dos velhos Phenom X6,X4, acredito que os Phenoms ganhariam de lavada, pois o IPC é muito superior.

Mais uma pergunta o fx 6300 vale 395? Ele com. Coler boox funciona legal?lembrando que vim de phenon X4 945 que vendi por 230 liquidos.

acho que durou bastante até esse socket e foi uma transição mto leve do AM2+ pro AM3 e até pra AM3+ foi mto bom a compatibilidade dos processadores mais novos em mobos um pouco mais antigas e vice versa tb com mobos novas e processadores mais antigos.

------------

O melhor custo benefício de todos os tempos. FM2. O processamento pode ser baixo para áreas específicas, mas em todo o resto é fantástico e por um preço fantástico.

entendo,e acredito que o 6300 é o C&B da vez,processador com bom desempenho em jogos,bom poder de over e apenas 95w.

Mais uma pergunta o fx 6300 vale 395? Ele com. Coler boox funciona legal?lembrando que vim de phenon X4 945 que vendi por 230 liquidos.

vale sim!
to loko pra pegar um,pra fazer uns testes aqui e calar a boca de alguns fanboys da Intel..rsrs

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar