AMD Phenom e FX - Guia do Overclock | Tweaks and Pics

Vou tentar aqui, vamos ver no que da.
 
Para testar a estabilidade do meu overclock abaixo como eu tenho que botar a config do Linx?

e como eu sei que o teste foi um sucesso e meu sistema esta estavel?
 
Última edição:
Olá,
possuo o pc da assinatura
processador BL-C3
memória patriot ddr3 1600mhz que utilizava no meu i7
placa mae asus m4a88t-m
cooler hyper tx3

Fiz as seguintes configurações na bios

http://img155.imageshack.us/img155/4650/20110110004605.jpg
http://img249.imageshack.us/img249/1194/20110110004617.jpg

Extreme Memory Profile
Nome do perfil Enthusiast (Certified)
Velocidade da memória DDR3-1600 (800 MHz)
Voltagem 1.65 V
@ 800 MHz 9-9-9-24 (CL-RCD-RP-RAS) / 38-88-2-5-12-6-6 (RC-RFC-CR-RRD-WR-WTR-RTP)
@ 622 MHz 7-7-7-19 (CL-RCD-RP-RAS) / 29-69-2-4-10-5-5 (RC-RFC-CR-RRD-WR-WTR-RTP)
@ 533 MHz 6-6-6-16 (CL-RCD-RP-RAS) / 25-59-2-4-8-4-4 (RC-RFC-CR-RRD-WR-WTR-RTP)

tentei tb colocando a memoria com os dados coletados no everest @800.
Mas nunca passei da tela de boot do windows!
Tem algo que estou fazendo errado? oc no i7 era tao simples :(

abs
 
Mas com o HT em 250, suas memórias devem estar a quase 2000MHZ, já que o divisor de memórias sobe quando você altera o HT.

Deixe as memórias em 667 e veja dentro do windows (everest, CPU-ID) como estão as suas memórias.
 
Olá,
possuo o pc da assinatura
processador BL-C3
memória patriot ddr3 1600mhz que utilizava no meu i7
placa mae asus m4a88t-m
cooler hyper tx3

Fiz as seguintes configurações na bios

http://img155.imageshack.us/img155/4650/20110110004605.jpg
http://img249.imageshack.us/img249/1194/20110110004617.jpg

Extreme Memory Profile
Nome do perfil Enthusiast (Certified)
Velocidade da memória DDR3-1600 (800 MHz)
Voltagem 1.65 V
@ 800 MHz 9-9-9-24 (CL-RCD-RP-RAS) / 38-88-2-5-12-6-6 (RC-RFC-CR-RRD-WR-WTR-RTP)
@ 622 MHz 7-7-7-19 (CL-RCD-RP-RAS) / 29-69-2-4-10-5-5 (RC-RFC-CR-RRD-WR-WTR-RTP)
@ 533 MHz 6-6-6-16 (CL-RCD-RP-RAS) / 25-59-2-4-8-4-4 (RC-RFC-CR-RRD-WR-WTR-RTP)

tentei tb colocando a memoria com os dados coletados no everest @800.
Mas nunca passei da tela de boot do windows!
Tem algo que estou fazendo errado? oc no i7 era tao simples :(

abs

recomendo fazer o seguinte, primeiro pegue o CPU-Tweaker, assim veja quais são as latencias que sua memo usa para 1600mhz anote todas, e tb as sub timings

ok na sua bios, coloquei todas as latencias, isso mesmo todas... deixe a frequencia em 1066mhz ou 1333mhz (recomendo 1066mhz assim sobe mais o HTT)

voltagem processador e CPU_NB
não sei o nivel que quer chegar mas deixe em torno de 1.375v a 1.425v para chega a uns 3.6ghz a 3.8ghz (vcore)
no caso do NB frequence vc vai subir o CPU_NB deixe em 1.2 a 1.25v para deixar em torno de 2.6 a 2.8ghz (athlon 2 é muito mais facil subir o nb do que phenom2 c2)

o resto das voltagens deixe no padrão... (nunca automatico) e como descobrir as voltagens padronizadas, instale o AOD (amd overdrive) na parte de over dele deve mostrar as voltagens do SB essas coisas então deixe na bios essas voltagens. (não recomendo fazer over pelo AOD as vezes da pau no HTT)

com as voltagens arrumadas (não se esqueça de colocar primeiramente na voltagem padrão da sua memo ex: 1.65v) agora vamos aos multiplicadores...

abaixe o mult do seu processador HT e NB para assim ver quanto de HTT vc pega e também quanto que sua memoria pode chegar..

depois que achou o nivel maximo da memoria suba os multiplicadores e tente acchar o nivel certo do HT+NB e do seu processador

com esse combo creio que vc deve pegar facil acima de 1700mhz nas suas memorias e 3.7ghz no processador e 2.6ghz de nb

qualquer coisa estamos ae... abraços
 
então pode ser voltagem no processador, qual a voltagem que ta agora do seu processador?
quanto que ta seu HTT?

e sobre HT qual a sua duvida?
 
então pode ser voltagem no processador, qual a voltagem que ta agora do seu processador?
quanto que ta seu HTT?

e sobre HT qual a sua duvida?

Na bios está 1.425v, o máximo do range que vc pediu.
htt eh o fsb? 250
Como é feita a conta do multiplicador do ht?
 
Última edição:
é pq não da para abrir imagens aqui no meu trabalho... mas ele fica em torno stock fica em 10x ou 2000mhz o ht interfere em muita coisa como a estabilidade do overclock, provavelmente você deve ter 2 multiplicadores parecidos do CPU-NB e do HT

deixe os 2 em 1800mhz ou até mesmo 1600mhz então a 9x ou 8x não sei como é a opção da sua mobo... a principio também abaixe mais esse seu multiplicador do processador e tente subir o HTT (fsb é pra intel se não me engano mas é a mesma coisa hehehehehehe)

veja se também tem voltagem do cpu_nb na sua mobo... coloque 1.25v

faça isso com os multiplicadores, deixe baixo mesmo... assim verifique se ta subindo legal suas memorias... pq o interessante é chegar aqui pelo menos a 1600mhz, sabemos que seu processador ta pegando de boa 3.5ghz então temos primeiramente que arrumar as memorias, depois subimos todos os multiplicadores para melhorar assim as frequencias do ht nb e cpu...
 
o nb eh multiplicador ex. 8x
o ht eh speed ex. 1800mhz
cpu_nb ta 1.25v

as memorias eu seto o valor que eu quero e as opcoes de agora sao: 1000mhz, 1333mhz, 1667mhz

vou baixar todos os multiplicadores e estabilzar a memoria em 1600mhz
 
isso deixe então as memos em 1333mhz, deixe o nb mult em 8x, automaticamente o maximo do ht vai para 1600mhz

como sua mobo da opção de 1000mhz ao invez de 1066mhz deixe suas memos em 1333mhz, nisso agora é so subir o HTT provavelmente deve passar dos 250HTT

quando chegar em 250, entre no windows faça um test drive... abra um jogo sei la e veja se vai dar tela azul
depois como seu limite era 250 comece a subir de 10 em 10 vai demorar pra caramba porem é mais certo de obter bom resultado...

quando vc chegar em um nivel bom da memoria ae vc começa a subir os multiplicadores.

começa com 11x o seu mult do cpu...

abraços
 
isso deixe então as memos em 1333mhz, deixe o nb mult em 8x, automaticamente o maximo do ht vai para 1600mhz

como sua mobo da opção de 1000mhz ao invez de 1066mhz deixe suas memos em 1333mhz, nisso agora é so subir o HTT provavelmente deve passar dos 250HTT

quando chegar em 250, entre no windows faça um test drive... abra um jogo sei la e veja se vai dar tela azul
depois como seu limite era 250 comece a subir de 10 em 10 vai demorar pra caramba porem é mais certo de obter bom resultado...

quando vc chegar em um nivel bom da memoria ae vc começa a subir os multiplicadores.

começa com 11x o seu mult do cpu...

abraços

Vou fazer esses passos agora pq eu travei legal nos 250!
depois te informo mais!

edit:
1o round!
mult11x
nb8x
mem 1387
htt260

2o round:
mult11x
nb8x
mem 1440
htt270
NAO LIGOU

3o round
mult13x
nb8x
mem 1387
htt260

jaja volto com mais
 
Última edição:
Vcs fazem over com o coll'n quiet ligado?
 
eu nao 10 char

@DaviF
mult13x
nb8x
mem 1387
htt260

Nao consigo sair daqui, se subo mult pra 14 trava no boot do windows!
 
Última edição:
ae pessoal, precisando d ajuda, estava tdo ok ate começarem algums problemas com minha TA890GXE:

Problema 01:
Após montar e mexer pela 1ª na BIOS para configurar a memória (Latência e freqüência) o CPU não funcionou mais em modo "Power Now" ou "Cool ´n Quiet", alterando o clock conforme necessidade de processamento. Esta situação começou a acontecer com a bios configurada em "stock, totalmente zerada" ou com overclock no CPU/NB.
Já atualizei a bios para a mais recente conforme site oficial Biostar, dei "load default", retirei a pilha por alguns instantes e também já tirei o "jumper".
Mesmo assim o clock do CPU fica estático.

Problema 02:
O controle de HT Link indiferente da configuração de parâmetros da BIOS simplesmente não gera imagem quando se tenta setar algum valor manualmente, como padrão(AUTO) é 2000Mhz, se colocar desde 1600~2000MHz o problema é o mesmo.
Este problema acontece utilizando a BIOS totalmente em Stock, setando manualmente o HT LINK indiferente do uso do LINK WIDTH(8&16 bits), conforme imagem abaixo
http://www.lejabeach.com/Biostar/TA890GXE/bios/TA890GXEbios-26.jpg

Problema 03:
O overclock ficou problemático, congelando de vez em quando:
Screens da bios:
http://www.rebelshavenforum.com/sis-bin/ultimatebb.cgi?ubb=get_topic;f=45;t=000743

Overclock:


As configurações gerais estão assim:
200*18 3.6 x4
DDR 1600 9-9-9-24
HT 2000
NB 2800

VCORE 1.392
CPU-NB 1.390
VDIMM 1.656
HT VOLT 1.224
NB VOLT 1.380
NB IO 1.851
NB 1.1 1.164
SB VOLT 1.162
SIDE PORT 1.558

CPU CONFIGURATION
CONFIGURATION em AUTO travou nos testes, na 4 passou "OK" conforme screen acima, mas travou 2 dias depois enquanto jogava Dirt 2,
a 5 aguentou alguns dias somente sem travar, as restantes travaram também.

LINK SPEED & WIDTH = AUTO (Não da para alterar)

C1E & POWER NOW = DISABLED

A bios está +- conforme as screens exceto as modificações de multiplicador do cpu, cpu configuration da tela Advanced, frequencia do NB, memoria, latencia q estão em manual & stock, e as voltagens em geral.


Bom é isso, aguardo opiniões, vlw .......
 
Pessoal me ajudem eu comprei esse 1055t, estou tentando fazer over e tenho duvidas..
eu vi que o NB importa bastante tambem no 1055t

a frequencia do HT LINK é diferente de NB FREQUENCY.
ht link deve ficar no maximo 2,5? o maximo que consegui foi 2,5ghz no ht :S ta certo?

e as voltagens do cpu nb id control é de quanto?
nb voltag control
eu to muiito confuso nisso.. qual seria o limite delas? e quanto mais ou menos eu usaria pra chegar a 3ghz no NB ?

agradeço!
 
ae acredito q vc pode se basear nas voltagens q eu postei acima no spoiler, usá-las como base, e depois q conseguir um ponto de estabilidade, ir afinando até achar o mínimo necessário pra rodar 24/7 estável......
o ht link pode ser deixado em 2000..... a voltagem do vdda também pode receber um pequeno acrescimo....
 
voltagem do vdda ? wtf hehuaehuae
 
Pessoal, tenho uma dúvida que pelo que eu pude ler não está explicado aqui no post. Vou usar meu proc. apenas como exemplo, mas acho que vale para quase td mundo.
Quando se trabalha com a "configuração avançada de CPU" "Desativada", o processador reduz a voltagem e o multiplicador quando ociso. No meu caso p. ex.: Phenom II X4 955. Voltagem padrão 1,350, HT 200 e multi em 16x. Quando ocioso ele vai para: Vcore: 0,975, HT 200 e multi 4X. Na prática, meu processador estabiliza tranquilo com Vcore de 1,275, mas não compensa pois ele fica o tempo todo com esse Vcore e o multi em 16X, ele não reduz em momento algum. Existe alguma maneira de mudar isso. Ajudaria bastante inclusive para o uso diário em overclock.

Abraços.
 
eu nao 10 char

@DaviF
mult13x
nb8x
mem 1387
htt260

Nao consigo sair daqui, se subo mult pra 14 trava no boot do windows!

vc ta parando no htt 260, de duas coisas uma ou a memoria não ta deixando por algum motivo de multiplicador ou a mobo ta complicando tudo...

engraçado que vc postou uma vez e mostrou quer com o cpu-tweaker naum mostras as frequencias XMP
... estou pensando em algo que pode te ajudar... ae posto aqui denovo... abraços

voltagem do vdda ? wtf hehuaehuae

essa voltagem ajuda a deixar estabilidade do vcore... sem dar instabilidade na voltagem, tanto pra cima quando pra baixo na hora que vc entra no sistema.
ex: vc coloca 1.375v, mas quando esta no sistema mostra 1.35v 1.368v essas coisas... com o cpu vdda isso pode ser arrumado

abraços

Pessoal, tenho uma dúvida que pelo que eu pude ler não está explicado aqui no post. Vou usar meu proc. apenas como exemplo, mas acho que vale para quase td mundo.
Quando se trabalha com a "configuração avançada de CPU" "Desativada", o processador reduz a voltagem e o multiplicador quando ociso. No meu caso p. ex.: Phenom II X4 955. Voltagem padrão 1,350, HT 200 e multi em 16x. Quando ocioso ele vai para: Vcore: 0,975, HT 200 e multi 4X. Na prática, meu processador estabiliza tranquilo com Vcore de 1,275, mas não compensa pois ele fica o tempo todo com esse Vcore e o multi em 16X, ele não reduz em momento algum. Existe alguma maneira de mudar isso. Ajudaria bastante inclusive para o uso diário em overclock.

Abraços.

pelo que eu entendi vc ta falando do CnQ, tem gente que consegue usar em overclock, eu nunca consegui...
tenta ver se se processador com over consegue rodar com CnQ ativo... se conseguir bem... quando estiver em idle fica com clocks e mults baixos em full com sua performance em over...

abraços
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo