Sai catando esse rumor e seguindo até a fonte, depois perguntei a alguns que conseguem acesso ao conteúdo completo do Digitimes (e me disseram que não tem nada de interessante lá). Falei com o Chiakokhua e com o Uzzi38 e depois de várias ideias trocadas, essa foi minha conclusão:
É um rumor, o Digitimes tem uma taxa de acerto/erro de 50/50 mas a informação de ser os Ryzen 4000 esta errada (quase certeza). O que pode acontecer é o Zen3+ ser em 5nm no setor mobile, ponto. Lisa Su disse que a AMD está sim trabalhando com chips em 5nm e que sair nós menores em chips mobile é mais fácil e rápido (e ela cita Zen4 nas conversas dela, não Zen3), então dá a entender que se realmente os 5nm chegarem mais cedo que o planejado, será nos notebooks e em 2021.
Falando nisso, finalmente com o dinheiro entrando no bolso da AMD ela está começando a acelerar o desenvolvimento de seus CPUs. Pelo que estou vendo na primeira geração do AM5 teremos apenas uma uArch, um CPU com IGPU Navi sem ter que dividir o espaço com uma "APU mobile bombada", e os notebooks receberão APUs totalmente voltadas e desenvolvidas para eles. No caso, os CPUs (APUs) desktop seriam chiplets e as APUs mobile seriam monolíticos. Até onde sei, após o Renoir virão o Rembrandt (DDR5, Zen3+, RDNA2), o Cezanne (DDR5, Zen3, RDNA1) e o VanGogh (DDR4, Zen2, Vega), não necessariamente nessa ordem e também não tenho certezas da IGPU de cada um (no roadmap "secreto" é listado apenas 'Navi' para se referir ao RMB/CZN).
Mas o que me chamou a atenção mesmo recentemente foi a coragem do MebiuW vazar uma imagem do roadmap de posse do GamersNexus mostrando o Warhol. Tanta coragem que ele apagou depois e só manteve um twitter com texto sobre o assunto. O Videocardz mostrou uma imagem completa do twitter apagado:
A new leak appears to indicate that Zen3 Desktop architecture will be codenamed “Warhol”. AMD Warhol Posted by @MebiuW on Twitter (now deleted), the picture appears to be from some kind of an internal roadmap. It not only mentions “Warhol”, so far an unknown codename, but also two letters from a...
videocardz.com
Nesse roadmap é dito que o Warhol será o codinome do Zen3+ Desktop, que se situará entre o Vermeer (Zen3 DT) e o Raphael (Zen4 DT). Nele também é dito que o Raphael está em fase de definição e que ele contará com chiplets Navi. Mas o interessante é que a AMD não fez distinção dos 7nm usados, ela simplesmente usou a nomenclatura simplificada atual a TSMC, que não faz distinção da geração do nó de 7nm (N7, N7P, N7+, N6). Além disso, esse roadmap informa indiretamente alguns pontos:
1) Segundo ele o socket AM4 durará mais um ano e receberá uma geração a mais de CPUs;
2) Essa informação se encaixa com o dito pelo GamersNexus, que existiria o Zen3+;
3) O Warhol faria então os 5nm serem adiados em um ano, amortizando o custo desse nó e permitindo que o DDR5 chegue a um custo mais acessível no desktop;
4) A existência desse Warhol faz se alinhar todos os vazamentos de APUs com o de CPUs, montando assim os pares "Veermer+Renoir" (R4000X/G), "Warhol+Cezanne" (R5000X/G) e "Raphael+Rembrandt";
Quanto à informação do Warhol ser em 7nm novamente, pode ser 7nm+ de novo ou pode ser 6nm, que é o último refinamento do nó de 7nm da TSMC (assim como os nós de 14nm e 12nm foram refinamentos do de 16nm). Eu chutaria o segundo caso mas dependerá do custo e tempo de produção. Por fim vem mesmo um refresh do Zen2 com chips mais maduros e clocks maiores, empurrando assim o Vermeer/Zen3/Ryzen4000 para o Q1'2021.