• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Algumas ficam acima, outras ficam abaixo.

Mas dá pra usar placa PCIe x1 no slot x16 também (que quase sempre estará disponível, pois ninguém faz mais SLI ou Crossfire), e pouca gente sabe que isso é possível.
Eu sei, o problema aí é prejudicar o fluxo de ar para a VGA.



Tava na cara...
 
Vai ver preço de PS4 então, 3k um slim se loco mano

Vai ficar tudo encalhado... como diz, pedir qualquer um pede, agora alguém pagar quero ver.

Vendi no ML um 6700k + z170x por 1100 quando fui pro 3700x, no ML tem muita gente maluca vendendo processador usado com valor de lançamento, mas as vezes da pra garimpar alguma coisa boa...

Ontem vi PC "gamer" com Ryzen, 1700 uma RX 480, fonte 500W White e SSD 250GB SATA por 4900. Isso é verdadeira prova de fé, o cara acredita que vai conseguir vender... kkk

Nossa!
Pessoal sem noção mesmo!
Paguei R$ 1.400,00 no meu há 3 anos atrás.
Penso em vender, no máximo, por R$ 800,00. Com certeza não vale mais que isso.

Opa, se rolar me chama. ;)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Queria saber o que vão fazer com várias X570 que tem preço semelhantes a algumas destas B550. AMD tá bagunçada nesse aspecto, tem B550 aí melhor que X570 na mesma faixa de preço e outras piores custando uma x570 barata. Vai acabar as x570 subindo de preço.
 
@dayllann

E esses rumores sobre a AMD usando 5nm da TSMC já nos RYZEN 4000 ou nas APU's, em 2020 / 2021 ?
Sai catando esse rumor e seguindo até a fonte, depois perguntei a alguns que conseguem acesso ao conteúdo completo do Digitimes (e me disseram que não tem nada de interessante lá). Falei com o Chiakokhua e com o Uzzi38 e depois de várias ideias trocadas, essa foi minha conclusão:

É um rumor, o Digitimes tem uma taxa de acerto/erro de 50/50 mas a informação de ser os Ryzen 4000 esta errada (quase certeza). O que pode acontecer é o Zen3+ ser em 5nm no setor mobile, ponto. Lisa Su disse que a AMD está sim trabalhando com chips em 5nm e que sair nós menores em chips mobile é mais fácil e rápido (e ela cita Zen4 nas conversas dela, não Zen3), então dá a entender que se realmente os 5nm chegarem mais cedo que o planejado, será nos notebooks e em 2021.

Falando nisso, finalmente com o dinheiro entrando no bolso da AMD ela está começando a acelerar o desenvolvimento de seus CPUs. Pelo que estou vendo na primeira geração do AM5 teremos apenas uma uArch, um CPU com IGPU Navi sem ter que dividir o espaço com uma "APU mobile bombada", e os notebooks receberão APUs totalmente voltadas e desenvolvidas para eles. No caso, os CPUs (APUs) desktop seriam chiplets e as APUs mobile seriam monolíticos. Até onde sei, após o Renoir virão o Rembrandt (DDR5, Zen3+, RDNA2), o Cezanne (DDR4/LPDDR5, Zen3, Vega) e o VanGogh (DDR4, Zen2, RDNA1), não necessariamente nessa ordem e também não tenho certezas da IGPU de cada um (no roadmap "secreto" é listado apenas 'Navi' para se referir ao RMB/VGH).

Mas o que me chamou a atenção mesmo recentemente foi a coragem do MebiuW vazar uma imagem do roadmap de posse do GamersNexus mostrando o Warhol. Tanta coragem que ele apagou depois e só manteve um twitter com texto sobre o assunto. O Videocardz mostrou uma imagem completa do twitter apagado:

Nesse roadmap é dito que o Warhol será o codinome do Zen3+ Desktop, que se situará entre o Vermeer (Zen3 DT) e o Raphael (Zen4 DT). Nele também é dito que o Raphael está em fase de definição e que ele contará com chiplets Navi. Mas o interessante é que a AMD não fez distinção dos 7nm usados, ela simplesmente usou a nomenclatura simplificada atual a TSMC, que não faz distinção da geração do nó de 7nm (N7, N7P, N7+, N6). Além disso, esse roadmap informa indiretamente alguns pontos:
1) Segundo ele o socket AM4 durará mais um ano e receberá uma geração a mais de CPUs;
2) Essa informação se encaixa com o dito pelo GamersNexus, que existiria o Zen3+;
3) O Warhol faria então os 5nm serem adiados em um ano, amortizando o custo desse nó e permitindo que o DDR5 chegue a um custo mais acessível no desktop;
4) A existência desse Warhol faz se alinhar todos os vazamentos de APUs com o de CPUs, montando assim os pares "Veermer+Renoir" (R4000X/G), "Warhol+Cezanne" (R5000X/G) e "Raphael+Rembrandt";

Quanto à informação do Warhol ser em 7nm novamente, pode ser 7nm+ de novo ou pode ser 6nm, que é o último refinamento do nó de 7nm da TSMC (assim como os nós de 14nm e 12nm foram refinamentos do de 16nm). Eu chutaria o segundo caso mas dependerá do custo e tempo de produção. Por fim vem mesmo um refresh do Zen2 com chips mais maduros e clocks maiores, empurrando assim o Vermeer/Zen3/Ryzen4000 para o Q1'2021.
 
Última edição:
Vai ficar tudo encalhado... como diz, pedir qualquer um pede, agora alguém pagar quero ver.



Ontem vi PC "gamer" com Ryzen, 1700 uma RX 480, fonte 500W White e SSD 250GB SATA por 4900. Isso é verdadeira prova de fé, o cara acredita que vai conseguir vender... kkk



Opa, se rolar me chama. ;)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Queria saber o que vão fazer com várias X570 que tem preço semelhantes a algumas destas B550. AMD tá bagunçada nesse aspecto, tem B550 aí melhor que X570 na mesma faixa de preço e outras piores custando uma x570 barata. Vai acabar as x570 subindo de preço.
Acredito eu que vão lançar uma X590 muito em breve e end-game para X570...
 
Sai catando esse rumor e seguindo até a fonte, depois perguntei a alguns que conseguem acesso ao conteúdo completo do Digitimes (e me disseram que não tem nada de interessante lá). Falei com o Chiakokhua e com o Uzzi38 e depois de várias ideias trocadas, essa foi minha conclusão:

É um rumor, o Digitimes tem uma taxa de acerto/erro de 50/50 mas a informação de ser os Ryzen 4000 esta errada (quase certeza). O que pode acontecer é o Zen3+ ser em 5nm no setor mobile, ponto. Lisa Su disse que a AMD está sim trabalhando com chips em 5nm e que sair nós menores em chips mobile é mais fácil e rápido (e ela cita Zen4 nas conversas dela, não Zen3), então dá a entender que se realmente os 5nm chegarem mais cedo que o planejado, será nos notebooks e em 2021.

Falando nisso, finalmente com o dinheiro entrando no bolso da AMD ela está começando a acelerar o desenvolvimento de seus CPUs. Pelo que estou vendo na primeira geração do AM5 teremos apenas uma uArch, um CPU com IGPU Navi sem ter que dividir o espaço com uma "APU mobile bombada", e os notebooks receberão APUs totalmente voltadas e desenvolvidas para eles. No caso, os CPUs (APUs) desktop seriam chiplets e as APUs mobile seriam monolíticos. Até onde sei, após o Renoir virão o Rembrandt (DDR5, Zen3+, RDNA2), o Cezanne (DDR5, Zen3, RDNA1) e o VanGogh (DDR4, Zen2, Vega), não necessariamente nessa ordem e também não tenho certezas da IGPU de cada um (no roadmap "secreto" é listado apenas 'Navi' para se referir ao RMB/CZN).

Mas o que me chamou a atenção mesmo recentemente foi a coragem do MebiuW vazar uma imagem do roadmap de posse do GamersNexus mostrando o Warhol. Tanta coragem que ele apagou depois e só manteve um twitter com texto sobre o assunto. O Videocardz mostrou uma imagem completa do twitter apagado:

Nesse roadmap é dito que o Warhol será o codinome do Zen3+ Desktop, que se situará entre o Vermeer (Zen3 DT) e o Raphael (Zen4 DT). Nele também é dito que o Raphael está em fase de definição e que ele contará com chiplets Navi. Mas o interessante é que a AMD não fez distinção dos 7nm usados, ela simplesmente usou a nomenclatura simplificada atual a TSMC, que não faz distinção da geração do nó de 7nm (N7, N7P, N7+, N6). Além disso, esse roadmap informa indiretamente alguns pontos:
1) Segundo ele o socket AM4 durará mais um ano e receberá uma geração a mais de CPUs;
2) Essa informação se encaixa com o dito pelo GamersNexus, que existiria o Zen3+;
3) O Warhol faria então os 5nm serem adiados em um ano, amortizando o custo desse nó e permitindo que o DDR5 chegue a um custo mais acessível no desktop;
4) A existência desse Warhol faz se alinhar todos os vazamentos de APUs com o de CPUs, montando assim os pares "Veermer+Renoir" (R4000X/G), "Warhol+Cezanne" (R5000X/G) e "Raphael+Rembrandt";

Quanto à informação do Warhol ser em 7nm novamente, pode ser 7nm+ de novo ou pode ser 6nm, que é o último refinamento do nó de 7nm da TSMC (assim como os nós de 14nm e 12nm foram refinamentos do de 16nm). Eu chutaria o segundo caso mas dependerá do custo e tempo de produção. Por fim vem mesmo um refresh do Zen2 com chips mais maduros e clocks maiores, empurrando assim o Vermeer/Zen3/Ryzen4000 para o Q1'2021.
então quer dizer que a AMD ainda lançará: o Vermeer e o Warhol em AM4, antes de implemente o AM5? (o Raphael provavelmente será em AM5?)
 
Bom?

s8SD0Vv.png


Fiz esse teste tantas vezes que nem sei em quais valores confiar. Depois de muito insistir, descobri que minhas memórias não funcionavam em CL16-16-16 por causa da tensão da memória. Botei 1.36, continuou dando erros. Botei 1.37V, mesma coisa. Tentei subir o SoC voltage pra 1.1V (de 1.05V) e também não surtiu efeito. Pulei o VDIMM logo pra 1.4V e estabilizou, aí depois reduzi o SoC Voltage pra 1.025V e permaneceu estável; pelo visto era a memória pedindo mais "suquinho energético"...

Espero consegui estabilizar com 1.38V, pois se tiver que trabalhar em 1.4V assim, prefiro tentar latências mais arrochadas ou deixar do jeito que estava (tRCDRD em 17 ns e 1.35V na tensão).

Lembrando que só mexi nas latências e tensões da memória e SoC, o resto deixei automático, então não faço a menor ideia quais ajustes a placa-mãe acabou fazendo.

Falouws :cool:
 
 
O update 2004 já saiu pra geral? Ainda estou no 1909

Pra mim está assim:
1.png

Mas como Windows adora um bug e como utilizo CPU e GPU da AMD prefiro esperar uns 2 meses no mínimo. Assim garante que esta versão vai estar estável por parte da Microsoft e que a senhora AMD vai ter lançado drivers sem bugs pra minha GPU.
 
então quer dizer que a AMD ainda lançará: o Vermeer e o Warhol em AM4, antes de implemente o AM5? (o Raphael provavelmente será em AM5?)
Isso, exatamente. Antes o plano era "Matisse" (AM4, MAI'19/JUL'19) -> "Vermeer" (AM4, NOV'20/JAN'21) -> "Raphael" (AM5, Q2'2022), mas por algum motivo, seja custo/dsponibilidade do N5 ou da DDR5, a AMD decidiu ter um refresh do Zen3 e essa decisão não é recente (foi me dito que esse roadmap é do ano passado, após o Matisse-DT e antes do Renoir-NB), e por causa disso o "Warhol" apareceu, mudando o plano para "Matisse" (AM4, MAI'19/JUL'19) -> "Matisse Refresh" (AM4, Q3'2020) -> "Vermeer" (AM4, Q1'2021) -> "Warhol" (AM4, Q3'2021) -> "Raphael" (AM5, Q3'2022).

Como disse, o bom desse adiamento é que os CPUs em 5nm poderão vir no mesmo preço dos CPUs 7nm de hoje, e que as memórias DDR5 já estarão a quase 2 anos no mercado de servidores, deixando o custo bem mais acessível para quando chegar no desktop. O ruim é que isso tirará a pressão que a AMD está colocando na Intel, dando praticamente um ano para a concorrente tomar fôlego e vir com o DDR5 e o Meteorlake (7nm) antes do Raphael.
 
Testes do i3 10100 vs r3 3300x pelo HU:


Ao meu ver, a única CPU interessante dessa 10º geração é o 10600K (especialmente quando consideramos overclocking), mas para que ela se torne mais atrativa, você tem que investir numa placa-mãe Z, com memórias rápidas (algo válido também pro Ryzen 3600) e um cooler porreta pra domar a fera. Mesmo tendo a possibilidade de fazer upgrade futuro para uma CPU da 11ª geração (que a gente ainda não sabe como vai performar), se a pessoa precisa montar um PC agora (mesmo não sendo o momento mais propício para tal), o recomendável é ir de Ryzen mesmo que o foco seja apenas jogos.

Falouws :cool:
 
Não sei porque o IF da minha memória não fica redondo.
P3C0iei.jpg


Reparei também que minha latência aumentou 1 nano segundo. Antigamente acho que era 65.
 
Como os Ryzen se comporta usando 4x4gb? Melhora, mesma coisa ou piora em relação ao 2x8gb? Vi uns vídeos no youtube que melhorava.
 
Como os Ryzen se comporta usando 4x4gb? Melhora, mesma coisa ou piora em relação ao 2x8gb? Vi uns vídeos no youtube que melhorava.
tecnicamente quanto mais slots preenchidos, maior será sua dificuldade para alcançar frequências altas
 
Não sei porque o IF da minha memória não fica redondo.
P3C0iei.jpg


Reparei também que minha latência aumentou 1 nano segundo. Antigamente acho que era 65.

Vai ver é influência do capeta :haha3:

No meu caso no AIDA64:

rNtJ7ow.png
]

E no DRAM Calc:

AHY8xdk.png


Consegui estabilizar em 1.025V no SoC e 1.36V na RAM. Se eu tentar mudar o tRCD pra 16, nem com 1.40V na RAM e 1.1V no SoC o sistema estabiliza. Tenso demais... :chan:

Preferi deixar assim, até porque vou perder muito tempo pra conseguir atingir o fine tuning (queria IF a 1800 MHz também, mas da única vez que testei, tive que resetar a BIOS :feelbad: ), mas pelo menos conseguir as mesmas latências de antes, mas pulei de 3600 para 3733 MHz e aumentei apenas 0.1V na tensão da RAM. E pensar que podia ter feito essas memórias rodarem assim desde que montei esse PC 6 meses atrás... :bua:

Como os Ryzen se comporta usando 4x4gb? Melhora, mesma coisa ou piora em relação ao 2x8gb? Vi uns vídeos no youtube que melhorava.

Não sei se 4x4GB trazem ganhos de performance por si só, mas lembro de ter visto que o uso de memórias DR podem gerar ganhos positivos ao Ryzen, apesar de diretamente comprometer a capacidade de overclock da RAM.

Falouws :cool:
 
Boa tarde, pessoal

Venho em busca dos seus respectivos pontos de vista: Considerando todo o nosso contexto atual, vocês fariam o upgrade de um 2700 pra um 3800x?

O 3800x está atualmente por 2k na Kabum, mais barato que o 3700x até, e eu não vejo esse dolar caindo até fim do ano. Sei que o Zen 3 está pra chegar lá pra setembro/outubro, porém aqui deverá custar uma fortuna. Dito tudo isso, se vocês estivessem com o dinheiro, fariam o upgrade?

E ainda considerando que devo vender o 2700 por uns 600-700 reais, o preço total do up ficaria uns 1300-1400 reais.
 
Boa tarde, pessoal

Venho em busca dos seus respectivos pontos de vista: Considerando todo o nosso contexto atual, vocês fariam o upgrade de um 2700 pra um 3800x?

O 3800x está atualmente por 2k na Kabum, mais barato que o 3700x até, e eu não vejo esse dolar caindo até fim do ano. Sei que o Zen 3 está pra chegar lá pra setembro/outubro, porém aqui deverá custar uma fortuna. Dito tudo isso, se vocês estivessem com o dinheiro, fariam o upgrade?

E ainda considerando que devo vender o 2700 por uns 600-700 reais, o preço total do up ficaria uns 1300-1400 reais.
Tu podia considerar um up pra uma TUF X570 e pensar nos 4700X no ano que vem.
Mas no geral acho que seu PC ainda é bastante competente.
 
Boa tarde, pessoal

Venho em busca dos seus respectivos pontos de vista: Considerando todo o nosso contexto atual, vocês fariam o upgrade de um 2700 pra um 3800x?

O 3800x está atualmente por 2k na Kabum, mais barato que o 3700x até, e eu não vejo esse dolar caindo até fim do ano. Sei que o Zen 3 está pra chegar lá pra setembro/outubro, porém aqui deverá custar uma fortuna. Dito tudo isso, se vocês estivessem com o dinheiro, fariam o upgrade?

E ainda considerando que devo vender o 2700 por uns 600-700 reais, o preço total do up ficaria uns 1300-1400 reais.

Tudo depende da sua exigência, mas se eu tivesse grana pra fazer qualquer upgrade, faria de placa-mãe para garantir o upgrade certo pros Ryzen 4000 (que sim, chegarão caros graças ao dólar, mas a tendência é que os Ryzen 3000 tenham redução nos preços para limpar os estoques dos lojistas).

20v7AyX.png


O 2700 não está na lista, mas, caso estivesse, ele provavelmente ficaria entre o 2600 e o 3300X, ou seja, ele ainda entrega um bom desempenho para quem mira nos 60 FPS. Portanto, inicialmente faria o up da placa-mãe e depois de lançados os Ryzen 3000XT e 4000, é que decidiria a compra da nova CPU.

Falouws :cool:
 
Tu podia considerar um up pra uma TUF X570 e pensar nos 4700X no ano que vem.
Mas no geral acho que seu PC ainda é bastante competente.
Tudo depende da sua exigência, mas se eu tivesse grana pra fazer qualquer upgrade, faria de placa-mãe para garantir o upgrade certo pros Ryzen 4000 (que sim, chegarão caros graças ao dólar, mas a tendência é que os Ryzen 3000 tenham redução nos preços para limpar os estoques dos lojistas).

20v7AyX.png


O 2700 não está na lista, mas, caso estivesse, ele provavelmente ficaria entre o 2600 e o 3300X, ou seja, ele ainda entrega um bom desempenho para quem mira nos 60 FPS. Portanto, inicialmente faria o up da placa-mãe e depois de lançados os Ryzen 3000XT e 4000, é que decidiria a compra da nova CPU.

Falouws :cool:

Então, o meu target é 155fps graças ao monitor, daí o 2700 tem me deixado na mão em algumas ocasiões.
 
Então, o meu target é 155fps graças ao monitor, daí o 2700 tem me deixado na mão em algumas ocasiões.

Acredito que o 3800X não seria capaz de entregar essa carga de FPS em todos os cenários. Nesse caso, esperar o lançamento dos Ryzen 3000XT ou então trocar a placa-mãe agora e esperar o lançamento dos Ryzen 4000 seria o mais sensato a se fazer.

Falouws :cool:
 
Vai ver é influência do capeta :haha3:

No meu caso no AIDA64:

rNtJ7ow.png
]

E no DRAM Calc:

AHY8xdk.png


Consegui estabilizar em 1.025V no SoC e 1.36V na RAM. Se eu tentar mudar o tRCD pra 16, nem com 1.40V na RAM e 1.1V no SoC o sistema estabiliza. Tenso demais... :chan:

Preferi deixar assim, até porque vou perder muito tempo pra conseguir atingir o fine tuning (queria IF a 1800 MHz também, mas da única vez que testei, tive que resetar a BIOS :feelbad: ), mas pelo menos conseguir as mesmas latências de antes, mas pulei de 3600 para 3733 MHz e aumentei apenas 0.1V na tensão da RAM. E pensar que podia ter feito essas memórias rodarem assim desde que montei esse PC 6 meses atrás... :bua:



Não sei se 4x4GB trazem ganhos de performance por si só, mas lembro de ter visto que o uso de memórias DR podem gerar ganhos positivos ao Ryzen, apesar de diretamente comprometer a capacidade de overclock da RAM.

Falouws :cool:

Olha as diferenças aqui no benchmark, 3800 com 1.4v + CL18-19-19 tava fechando o pubg sozinho.

3200 CL14 porque apertei os timmings
3733
3800
TPLff1o.jpg

s8q2uNM.jpg

CRpzjrJ.jpg

Timming pelo dram calculator modo fast:
l7VFKgP.jpg

Z0f1VHF.jpg
 
Última edição:
Vai ver é influência do capeta :haha3:

No meu caso no AIDA64:

rNtJ7ow.png
]

E no DRAM Calc:

AHY8xdk.png


Consegui estabilizar em 1.025V no SoC e 1.36V na RAM. Se eu tentar mudar o tRCD pra 16, nem com 1.40V na RAM e 1.1V no SoC o sistema estabiliza. Tenso demais... :chan:

Preferi deixar assim, até porque vou perder muito tempo pra conseguir atingir o fine tuning (queria IF a 1800 MHz também, mas da única vez que testei, tive que resetar a BIOS :feelbad: ), mas pelo menos conseguir as mesmas latências de antes, mas pulei de 3600 para 3733 MHz e aumentei apenas 0.1V na tensão da RAM. E pensar que podia ter feito essas memórias rodarem assim desde que montei esse PC 6 meses atrás... :bua:



Não sei se 4x4GB trazem ganhos de performance por si só, mas lembro de ter visto que o uso de memórias DR podem gerar ganhos positivos ao Ryzen, apesar de diretamente comprometer a capacidade de overclock da RAM.

Falouws :cool:

Da muito trabalho fazer isso no DRAM Calculator que acabei desistindo e resolvi utilizar o XMP. No meu antigo Ryzen 1600 para utilizar minhas memórias em 3200 precisava fazer um monte de coisas e subir muito as voltagens. No meu atual Ryzen 3600 só liguei XMP e já foi direto pra 3200 com bem menos voltagem. Porem eu utilizo minhas memórias em 3200 padrão do Ryzen e também sua frequência de fábrica delas.
 
Isso, exatamente. Antes o plano era "Matisse" (AM4, MAI'19/JUL'19) -> "Vermeer" (AM4, NOV'20/JAN'21) -> "Raphael" (AM5, Q2'2022), mas por algum motivo, seja custo/dsponibilidade do N5 ou da DDR5, a AMD decidiu ter um refresh do Zen3 e essa decisão não é recente (foi me dito que esse roadmap é do ano passado, após o Matisse-DT e antes do Renoir-NB), e por causa disso o "Warhol" apareceu, mudando o plano para "Matisse" (AM4, MAI'19/JUL'19) -> "Matisse Refresh" (AM4, Q3'2020) -> "Vermeer" (AM4, Q1'2021) -> "Warhol" (AM4, Q3'2021) -> "Raphael" (AM5, Q3'2022).

Como disse, o bom desse adiamento é que os CPUs em 5nm poderão vir no mesmo preço dos CPUs 7nm de hoje, e que as memórias DDR5 já estarão a quase 2 anos no mercado de servidores, deixando o custo bem mais acessível para quando chegar no desktop. O ruim é que isso tirará a pressão que a AMD está colocando na Intel, dando praticamente um ano para a concorrente tomar fôlego e vir com o DDR5 e o Meteorlake (7nm) antes do Raphael.
mas de certa forma ganha venda em AM4. pq eu pensaria em n comprar nada agora em 2020, esperaria chegada do AM5 etc... mas com novos lançamentos em AM4, esse pensamento muda
Como os Ryzen se comporta usando 4x4gb? Melhora, mesma coisa ou piora em relação ao 2x8gb? Vi uns vídeos no youtube que melhorava.
queria achar memórias de 4gb com estética mais trabalhada atualmente. vc só acha 8gb com detalhes no acabamento etc rgb
 
Olha as diferenças aqui no benchmark, 3800 com 1.4v + CL18-19-19 tava fechando o pubg sozinho.

3200 CL14 porque apertei os timmings
3733
3800
TPLff1o.jpg

s8q2uNM.jpg

CRpzjrJ.jpg

Timming pelo dram calculator modo fast:
l7VFKgP.jpg

Z0f1VHF.jpg

Tentei usar o fast aqui, mas nem rolou. Talvez precise mexer em alguma outra tensão ou ajuste fino, mas tem alguns subtimings que ficaram muito agressivos pra memória mesmo rodando a 1.4V, então acabei ficando só no safe mesmo. Verei depois se consigo reduzir alguns subtimings do safe pra tentar melhorar um pouco mais a performance.

Teus resultados ficaram bons até, considerando que tua latência está maior que a minha. Teu 3600 tá em OC all cores pra 4200 MHz? Talvez seja isso a justificar a diferença nas latências e nas velocidades dos caches em comparação com meu resultado.

Da muito trabalho fazer isso no DRAM Calculator que acabei desistindo e resolvi utilizar o XMP. No meu antigo Ryzen 1600 para utilizar minhas memórias em 3200 precisava fazer um monte de coisas e subir muito as voltagens. No meu atual Ryzen 3600 só liguei XMP e já foi direto pra 3200 com bem menos voltagem. Porem eu utilizo minhas memórias em 3200 padrão do Ryzen e também sua frequência de fábrica delas.

Sim, dá trabalho mesmo, pois não é simplesmente copiar os valores e colar nos respectivos campos lá na BIOS. Tem alguns realmente que não ficam estáveis e, como você não sabe qual que causou a instabilidade devido o fato de você ter alterado vários de uma vez, teria que ajustar de um em um para descobrir o culpado. Tive um tempo livre hoje, mas não tive saco de tentar algo mais agressivo (como o próprio perfil fast).

A minha foi só também carregar o perfil XMP que meu 3600 reconheceu tudo de boa, exceto o tCL que subiu pra 18 ao invés de ficar em 17. Porém, consegui manter a frequência original dela e reduzi as latências aumentando ligeiramente a tensão, algo que gostaria de fazer desde o começo. Antes eu tinha reduzido a frequência pra 3600, usando as mesmas latências, e se manteve estável por um bom tempo, mas como perdi o perfil que havia feito graças à atualização de BIOS que fiz recente, fui obrigado a refazer e acabei descobrindo que podia rodar em 3733 MHz, com as mesmas latências, bastando aumentar um pouco o VDIMM da memória. Porém, se eu quiser algo mais arrochado do que isso, ai terei que partir para um aumento significativo nas tensões, algo que não estou disposto a fazer.

Falouws :cool:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo