[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
É viável sair de um Ryzen 2600 pra um Ryzen 3300x ? Levando em conta o preço atual e o setup da assinatura ?

É viável sair de um Ryzen 2600 pra um Ryzen 3300x ? Levando em conta o preço atual e o setup da assinatura ?

Não

Vai sair de um 6 core / 12 threads para 4 core / 8 threads

Tudo indica que além dos RYZEN 4000 para o socket AM4, ainda teremos o RYZEN 5000 refresh do ZEN 3

Boa tarde , qual seria as placas mães tops do ryzen? X570 e a mais nova ? Vi que lançaram a b550 , ela é a melhor ? Desculpa to perdido nesse mundo amd!

Boa tarde , qual seria as placas mães tops do ryzen? X570 e a mais nova ? Vi que lançaram a b550 , ela é a melhor ? Desculpa to perdido nesse mundo amd!
siga esta lista:

voces recomendariam um ryzen 2700 ainda hoje ou melhor ja partir pra um 3600?
pra multitarefas e pensando em longevidade(8c vs 6c)

voces recomendariam um ryzen 2700 ainda hoje ou melhor ja partir pra um 3600?
pra multitarefas e pensando em longevidade(8c vs 6c)
3600 a 4.4 vai praticamente empatar com 2700 em produtividade e dar uns 20% em jogos
não vejo motivo para recomendá-lo atualmente a não ser q estivesse custando na faixa de 1k

Tem previsão de mudar ? Com novos processadores chegando ?! Estilo Intel , que toda hora muda !!
Ano que vem mudará o socket. A sugestão é vc comprar um cpu pra vários anos, tipo 3700x, 3800x, 3900x

Galera, alguém sabe a opção do SOC voltage na steel legends?
to vendo aqui no hwinfo e ele ta em 1.2v, sendo que a maioria está em automático menos o cpu vcore que está em 1.22

Galera, alguém sabe a opção do SOC voltage na steel legends?
to vendo aqui no hwinfo e ele ta em 1.2v, sendo que a maioria está em automático menos o cpu vcore que está em 1.22
acho q o padrão em qualquer placa AM4 é 1.10v

Galera, eu comprei um Gammaxx 400 pro meu kit, e pra instalar precisa daquele "bracket" que vem na placa-mãe (socket AM4), e não estou achando o meu.
Alguém aqui teria sobrando para me vender? Ou indicar algum lugar que eu consiga comprar? :(

Galera, eu comprei um Gammaxx 400 pro meu kit, e pra instalar precisa daquele "bracket" que vem na placa-mãe (socket AM4), e não estou achando o meu.
Alguém aqui teria sobrando para me vender? Ou indicar algum lugar que eu consiga comprar? :(

Já olhou na caixa ou no manual onde está escrito AM4 ?

Já olhou na caixa ou no manual onde está escrito AM4 ?

O problema é um pouco mais trágico: a caixa da placa-mãe ficou na casa de uma pessoa que não tenho mais acesso. Por isso estou procurando comprar outro, ou então devolver o cooler que comprei.

Ano que vem mudará o socket. A sugestão é vc comprar um cpu pra vários anos, tipo 3700x, 3800x, 3900x

Tem previsão de mudar ? Com novos processadores chegando ?! Estilo Intel , que toda hora muda !!
Tem mais uma gen confirmada para as placas serie 500 , os ryzen zen 3 4000 , 2021/2022 esta previsto uma mudança de socket e acreditamos que o ultimo CPU suportado pela atual gen de placas mãe serão os ryzen 4000 .
Porem deixar bem claro oque vou sitar agora não existe nada confirmado , começou surgir fortes rumores da existência de um zen3+ ainda no AM4 , então existe uma pequena chance de termos mais 1 CPU alem do esperado um ryzen 5000 zen3+ ainda no AM4.

alguém está sendo bem sucedido em Overclock em memórias Corsair chip Hynix CJR??? tenho 4 modulos..

XMP é 3000 CL15-17-17-35 1.35v (mobo arrendonda o CL15 para CL16 como já esperado) se eu simplesmente setar 3200mhz mantendo XMP e 1.35v as vezes falha no POST.... tentei relaxar as latency para 3200 16-18-18-36 1.36v e ainda falha no POST... vejo tanto review onde galera seta XMP vai subindo voltagem até atingir o limite das memórias (digo limite a 3733 e etc...)
O mais alto e melhor Overclock manual 100% estável que consegui foi 3533MHZ CL16-19-20-21-40-64 a 1.42v e TRFC 618-459-283 se eu tentar 1.40v estraga o overclock e falha no Mentest... 3600Mhz é impossível, mesmo a 1.45v e latency relaxada não rola....
engraçado que quando leio sobre CJR galera rasga elogios, fala que muitas vezes chegam bem perto das b-die.... mas não é experiencia que tenho tido...
será que é por ter 4 modulos toda essa dificuldade e voltagem...

Última edição:
alguém está sendo bem sucedido em Overclock em memórias Corsair chip Hynix CJR??? tenho 4 modulos..

XMP é 3000 CL15-17-17-35 1.35v (mobo arrendonda o CL15 para CL16 como já esperado) se eu simplesmente setar 3200mhz mantendo XMP e 1.35v as vezes falha no POST.... tentei relaxar as latency para 3200 16-18-18-36 1.36v e ainda falha no POST... vejo tanto review onde galera seta XMP vai subindo voltagem até atingir o
O mais alto e melhor Overclock manual 100% estável que consegui foi 3533MHZ CL16-20-20-40 a 1.42v se eu tentar 1.40v estraga o overclock e falha no Mentest... 3600Mhz é impossível, mesmo a 1.45v e latency relaxada não rola....
engraçado que quando leio sobre CJR galera rasga elogios, fala que muitas vezes chegam per perto das b-die.... mas não é experiencia que tenho tido...
será que é por ter 4 modulos toda essa dificuldade e voltagem...

Testou o Ryzen DRAM Calculator?
Você pode conferir esse guia pra apertar os timings.

O problema é um pouco mais trágico: a caixa da placa-mãe ficou na casa de uma pessoa que não tenho mais acesso. Por isso estou procurando comprar outro, ou então devolver o cooler que comprei.

Procurei aqui e achei no Aliexpress:

Porém, considerando o tempo de importação, com certeza vai ser mais rápido você devolver o cooler e, com o crédito, comprar o Gammax GTE :feelbad:

Falouws :cool:

Galera, me tira uma dúvida. Eu comprei um 3800X essa semana para substituir o meu 6700K.

O meu 6700K utilizava um cabo de alimentação de 8 pinos (que inclusive é fixo na minha fonte semi-modular). A TUF 570 que peguei tem suporte para ligar até 12 pinos.

Ai eu pergunto, existe alguma vantagem de ligar os 12 pinos? Porque eu tive que fazer uma gambiarra aqui pra ligar um outro cabo de energia da CPU, passar ele pela frente da VGA (aquela destruída no visual) pra poder ligar os 12.

Eu não faço OC no sistema, no máximo ligo aquele esquema de Desempenho da Mobo que joga o processador pra 4.2Ghz.

Sim, acompanho cada nova versão no Dram e acompanho no techpowerup também, mas não tem sido muito útil para min não viu...
3600mhz a CL16 1.35v como dram sugere é impossível para min...
No meu caso, reparei que ele era bastante conservador nas tensões recomendadas. Importar as infos do typhoon também fazia os valores recomendados mudar.
Você chegou a testar com uma tensão mais alta? Deve ficar ok não passando de 1.4V.

No meu caso, reparei que ele era bastante conservador nas tensões recomendadas. Importar as infos do typhoon também fazia os valores recomendados mudar.
Você chegou a testar com uma tensão mais alta? Deve ficar ok não passando de 1.4V.

Então, importando as info do typhoon para o Rram de fato ele da lantencias maiores...
atualmente estou usando o perfil manual de 3533 só que ao invés dos 1.35v sugeridos só consigo estabilidade com 1.42v... 1.40v não passa no mentest....
o TRFC uso do dram também, ali da outra aba, adicional calculators...

Galera, me tira uma dúvida. Eu comprei um 3800X essa semana para substituir o meu 6700K.

O meu 6700K utilizava um cabo de alimentação de 8 pinos (que inclusive é fixo na minha fonte semi-modular). A TUF 570 que peguei tem suporte para ligar até 12 pinos.

Ai eu pergunto, existe alguma vantagem de ligar os 12 pinos? Porque eu tive que fazer uma gambiarra aqui pra ligar um outro cabo de energia da CPU, passar ele pela frente da VGA (aquela destruída no visual) pra poder ligar os 12.

Eu não faço OC no sistema, no máximo ligo aquele esquema de Desempenho da Mobo que joga o processador pra 4.2Ghz.

esses 4 pinos extras são para OC extremo... pode usar só 8 tranquilo..

Com essa baixa no dólar, já encontrando 3600 por 990 reais na China, valeria arriscar? Ou esperar a BF em novembro? Dicas?

Users who are viewing this thread

Voltar