Tentei usar o fast aqui, mas nem rolou. Talvez precise mexer em alguma outra tensão ou ajuste fino, mas tem alguns subtimings que ficaram muito agressivos pra memória mesmo rodando a 1.4V, então acabei ficando só no safe mesmo. Verei depois se consigo reduzir alguns subtimings do safe pra tentar melhorar um pouco mais a performance.
Teus resultados ficaram bons até, considerando que tua latência está maior que a minha. Teu 3600 tá em OC all cores pra 4200 MHz? Talvez seja isso a justificar a diferença nas latências e nas velocidades dos caches em comparação com meu resultado.
Sim, dá trabalho mesmo, pois não é simplesmente copiar os valores e colar nos respectivos campos lá na BIOS. Tem alguns realmente que não ficam estáveis e, como você não sabe qual que causou a instabilidade devido o fato de você ter alterado vários de uma vez, teria que ajustar de um em um para descobrir o culpado. Tive um tempo livre hoje, mas não tive saco de tentar algo mais agressivo (como o próprio perfil fast).
A minha foi só também carregar o perfil XMP que meu 3600 reconheceu tudo de boa, exceto o tCL que subiu pra 18 ao invés de ficar em 17. Porém, consegui manter a frequência original dela e reduzi as latências aumentando ligeiramente a tensão, algo que gostaria de fazer desde o começo. Antes eu tinha reduzido a frequência pra 3600, usando as mesmas latências, e se manteve estável por um bom tempo, mas como perdi o perfil que havia feito graças à atualização de BIOS que fiz recente, fui obrigado a refazer e acabei descobrindo que podia rodar em 3733 MHz, com as mesmas latências, bastando aumentar um pouco o VDIMM da memória. Porém, se eu quiser algo mais arrochado do que isso, ai terei que partir para um aumento significativo nas tensões, algo que não estou disposto a fazer.
Falouws![]()
Aqui acho que ficou legal, depois vou ver modo fast com a ram em 3600mhz.
Até que ficou legal mesmo já que em 3200 a latencia ficou acima de 70
Até 1.4v é safe pelo que dizem