[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Com essa baixa no dólar, já encontrando 3600 por 990 reais na China, valeria arriscar? Ou esperar a BF em novembro? Dicas?
Cpu e memória RAM acho que são a única coisa q vale a pena arriscar

Galera, me tira uma dúvida. Eu comprei um 3800X essa semana para substituir o meu 6700K.

O meu 6700K utilizava um cabo de alimentação de 8 pinos (que inclusive é fixo na minha fonte semi-modular). A TUF 570 que peguei tem suporte para ligar até 12 pinos.

Ai eu pergunto, existe alguma vantagem de ligar os 12 pinos? Porque eu tive que fazer uma gambiarra aqui pra ligar um outro cabo de energia da CPU, passar ele pela frente da VGA (aquela destruída no visual) pra poder ligar os 12.

Eu não faço OC no sistema, no máximo ligo aquele esquema de Desempenho da Mobo que joga o processador pra 4.2Ghz.
Nao é necessário 8 pinos da e sobra , essa configuração extra é para um Overclock extremo, pode usar só com 8 pinos tranquilamente.

Cpu e memória RAM acho que são a única coisa q vale a pena arriscar
Das melhores memórias 3200, recomendam a Adata XPG, Vengeance LPX, ou alguma outra de bom custo benefício? Queria evitar aquelas muito tranqueira de lá.

Cara, pelo visto vou ficar com o up só no 3800x mesmo:

A x570 melhorzinha e fora da faixa mediana-alta tá custando 1.8k a vista que é aquela TUF e, essa daí, por componente, perde pra essa x370 aqui e eu paguei 600 conto na época.

Espero que o 3800x se dê bem com ela pq senão o preju que eu vou ter nesse upgrade vai ser 100% na placa mãe.

Procurei aqui e achei no Aliexpress:

Porém, considerando o tempo de importação, com certeza vai ser mais rápido você devolver o cooler e, com o crédito, comprar o Gammax GTE :feelbad:

Falouws :cool:

Eu achei no Aliexpress, mas demoraria horrores pra chegar. Achei na Amazon US, porém com 47 usd de frete + taxas. Achei no MercadoLivre por 40 reais, mais 55 de frete... O que seria um absurdo.

Sabes se esse GTE, o encaixe não usa esses "brackets" do AM4? Se for, posso até devolver e cogitá-lo.

No mais, obrigado.

Eu achei no Aliexpress, mas demoraria horrores pra chegar. Achei na Amazon US, porém com 47 usd de frete + taxas. Achei no MercadoLivre por 40 reais, mais 55 de frete... O que seria um absurdo.

Sabes se esse GTE, o encaixe não usa esses "brackets" do AM4? Se for, posso até devolver e cogitá-lo.

No mais, obrigado.

O Gammax GTE não necessita desse bracket AM4...para colocá-lo é necessário remover o bracket pois ele tem o próprio backplate dele e o sistema de fixação dele é muito bom inclusive...também é um cooler excelente pelo preço cobrado nele.

Pode comprar sem medo que não vai se arrepender.

Aliás tem um post dele que eu mesmo fiz quando comprei ele:

Passando aqui para agradecer ao Open Game & Dev pela indicação do Gammax GTE:

Instalei ele ontem e as temperaturas desabaram em relação ao cooler box:

Prime95: caiu de 87° C (CPU 3725 MHz vcore 1.11) para 66° C.
Games: oscilava entre 62-67°C e agora não passa de 49° C.

Temperatura ambiente ~30°C

Achei excelente o sistema de fixação que dá de 1000 a zero no do Gammax 400...também achei a construção um pouco melhor: as aletas do GTE são um pouco mais grossas e firmes que a do Gammax 400.

Última edição:
  • Curtir
Reações: sLk
O Gammax GTE não necessita desse bracket AM4...para colocá-lo é necessário remover o bracket pois ele tem o próprio backplate dele e o sistema de fixação dele é muito bom inclusive...também é um cooler excelente pelo preço cobrado nele.

Pode comprar sem medo que não vai se arrepender.

Aliás tem um post dele que eu mesmo fiz quando comprei ele:

Um amigo próximo comprou um GTE para usar no Kit Intel dele, esse "prendedor" dele serviria para o dissipador do Gammaxx 400? Pq se sim, esse amigo me forneceria sem problemas...

Um amigo próximo comprou um GTE para usar no Kit Intel dele, esse "prendedor" dele serviria para o dissipador do Gammaxx 400? Pq se sim, esse amigo me forneceria sem problemas...

Acredito que não.

Porque mesmo que fossem iguais provavelmente o backplate(aquela parte que vai atrás da placa-mãe para segurar o cooler) já esteja sendo usado pelo seu amigo no Intel dele...entao não teria como prende-lo na placa mãe.

De qualquer forma te recomendo fortemente o Gammax GTE...não gosto do Gammax 400 pois o sistema de fixação para am4 dele é horrível...tem de exercer muita força na CPU para prender no bracket am4...já no GTE a fixação é por parafusos, muito mais tranquila e fácil.

Tá saindo por R$ 124,90 na terabyte e nessa faixa de preço não há nada que chegue perto dele.

Última edição:
  • Curtir

No mais, obrigado.

Eu tinha encontrado também no eBay US, mas todos com preços absurdamente caros. Descartei logo de cara a possibilidade e por isso nem postei o link da pesquisa. No ML eu cheguei a procurar, mas não consegui encontrar nada concreto, mas já vi que estão metendo a faca similar ao do eBay.

O encaixe do GTE é similar ao do Hyper 212 que uso, ou seja, por meio de parafusos. Você substitui o suporte traseiro do socket da placa-mãe pelo que acompanha o cooler e usa duas pecinhas de metal que são fixas na base do cooler para prendê-lo à esse suporte na traseira da placa-mãe por meio dos parafusos inclusos.

Até poderia ser possível usar o bracket AM4 do GTE no Gammax 400, caso este último tivesse os furos na base do cooler necessários para prender as pecinhas de metal; entretanto, considerando que a DeepCool tenha feito exatamente a mesma coisa que a Cooler Master nesse Hyper 212 que uso (ou seja, usado o mesmo suporte traseiro para instalar tanto o cooler na plataforma Intel quanto na AMD, mudando apenas o seu lado na instalação), a empreitada não seria possível porque você não teria como prender o Gammax 400 à placa-mãe sem o suporte traseiro que seu amigo já está usando.

Pelo visto a única opção aqui seria devolver o 400 e pagar a diferença no GTE :feelbad:

• Curtir
Acredito que não.

Porque mesmo que fossem iguais provavelmente o backplate já está sendo usando pelo seu amigo no Intel dele...entao não teria como prende-lo na placa mãe.

De qualquer forma te recomendo fortemente o Gammax GTE...não gosto do Gammax 400 pois o sistema de fixação para am4 dele é horrível...tem de exercer muita força na CPU para prender no bracket am4...já no GTE a fixação é por parafusos, muito mais tranquila e fácil.

Tá saindo por R$ 124,90 na terabyte e nessa faixa de preço não há nada que chegue perto dele.

Entendi. Pior que a diferença de preço seria mínima frente ao GTE, coisa de 20 reais. Mas só de pensar em todo o processo para devolução, já chateia :(

Eu tinha encontrado também no eBay US, mas todos com preços absurdamente caros. Descartei logo de cara a possibilidade e por isso nem postei o link da pesquisa. No ML eu cheguei a procurar, mas não consegui encontrar nada concreto, mas já vi que estão metendo a faca similar ao do eBay.

O encaixe do GTE é similar ao do Hyper 212 que uso, ou seja, por meio de parafusos. Você substitui o suporte traseiro do socket da placa-mãe pelo que acompanha o cooler e usa duas pecinhas de metal que são fixas na base do cooler para prendê-lo à esse suporte na traseira da placa-mãe por meio dos parafusos inclusos.

Até poderia ser possível usar o bracket AM4 do GTE no Gammax 400, caso este último tivesse os furos na base do cooler necessários para prender as pecinhas de metal; entretanto, considerando que a DeepCool tenha feito exatamente a mesma coisa que a Cooler Master nesse Hyper 212 que uso (ou seja, usado o mesmo suporte traseiro para instalar tanto o cooler na plataforma Intel quanto na AMD, mudando apenas o seu lado na instalação), a empreitada não seria possível porque você não teria como prender o Gammax 400 à placa-mãe sem o suporte traseiro que seu amigo já está usando.

Pelo visto a única opção aqui seria devolver o 400 e pagar a diferença no GTE :feelbad:

Entendi bem. É uma pena.
Lembrei de outro amigo que tem um kit AMD, porém, utilizando cooler box. Ele ficou de verificar se ele guardou esses "brackets"... Nesse caso, ele também poderia me dar sem problemas. Mas aí vem esse caso extra de talvez ser melhor devolver, pagar 20 e poucos reais na diferença pelo GTE.

Vim buscar uma solução pro problema e estou saindo com dúvidas, hahaha.

Obrigado de toda forma pelas respostas.

Entendi. Pior que a diferença de preço seria mínima frente ao GTE, coisa de 20 reais. Mas só de pensar em todo o processo para devolução, já chateia :(

Entendi bem. É uma pena.
Lembrei de outro amigo que tem um kit AMD, porém, utilizando cooler box. Ele ficou de verificar se ele guardou esses "brackets"... Nesse caso, ele também poderia me dar sem problemas. Mas aí vem esse caso extra de talvez ser melhor devolver, pagar 20 e poucos reais na diferença pelo GTE.

Se o teu amigo usa o cooler BOX da AMD que é parafusado, então é possível que ele tenha os suportes originais do AM4, desde que ele tenha guardado em algum lugar e se lembre dele :haha:

Outra coisa que precisa ser levada em consideração também é que se esse teu amigo comprou recentemente a placa-mãe e ele precisar acionar a garantia dela por qualquer motivo, o fabricante só vai aceitar a placa se ela tiver os brackers originais do socket.

Enfim, diante das circunstâncias, acho mais sensato devolver o cooler por desistência, explicar à loja o motivo disso e solicitar a compra do GTE no lugar do 400. É um saco ter que fazer isso em meio à uma pandemia, mas infelizmente são os ócios do ofício :feelbad:

• Curtir

Entendi bem. É uma pena.

Eu no seu caso como o pc esta funcionando com o cooler original faria o processo de troca , ja compraria o gte e devolveria em paralelo o gamaxx 400 pra acelerar o processo.

• Curtir

No mais, obrigado.
não tem no ml ?

Última edição:
Galera, me tira uma dúvida. Eu comprei um 3800X essa semana para substituir o meu 6700K.

O meu 6700K utilizava um cabo de alimentação de 8 pinos (que inclusive é fixo na minha fonte semi-modular). A TUF 570 que peguei tem suporte para ligar até 12 pinos.

Ai eu pergunto, existe alguma vantagem de ligar os 12 pinos? Porque eu tive que fazer uma gambiarra aqui pra ligar um outro cabo de energia da CPU, passar ele pela frente da VGA (aquela destruída no visual) pra poder ligar os 12.

Eu não faço OC no sistema, no máximo ligo aquele esquema de Desempenho da Mobo que joga o processador pra 4.2Ghz.
Então, importando as info do typhoon para o Rram de fato ele da lantencias maiores...
atualmente estou usando o perfil manual de 3533 só que ao invés dos 1.35v sugeridos só consigo estabilidade com 1.42v... 1.40v não passa no mentest....
o TRFC uso do dram também, ali da outra aba, adicional calculators...

esses 4 pinos extras são para OC extremo... pode usar só 8 tranquilo..
Nao é necessário 8 pinos da e sobra , essa configuração extra é para um Overclock extremo, pode usar só com 8 pinos tranquilamente.

Aqui é um R5 3600, e sem ligar esses 4 pinos extras, o PC não ligava, fui obrigado a conectar esses 4

Aqui é um R5 3600, e sem ligar esses 4 pinos extras, o PC não ligava, fui obrigado a conectar esses 4

:wat:

Tenho basicamente a mesma configuração que a sua, minha placa também possui 8+4 pinos para CPU e só precisei utilizar o conector EPS12V, que é o de 8 pinos e o principal da placa-mãe.

:wat:

Tenho basicamente a mesma configuração que a sua, minha placa também possui 8+4 pinos para CPU e só precisei utilizar o conector EPS12V, que é o de 8 pinos e o principal da placa-mãe.

Sim fora que nem toda fonte tem 8+4 disponível , não é um requisito obrigatório, essa configuração de cabos só esta disponível em fontes mais highend normalmente de 700w+ com classificação premium

Sim fora que nem toda fonte tem 8+4 disponível , não é um requisito obrigatório, essa configuração de cabos só esta disponível em fontes mais highend normalmente de 700w+ com classificação premium

Que é o caso da minha fonte. Apesar de eu poder usar 2 cabos desse, resolvi deixar apenas o principal mesmo, pois mesmo que eu fosse fazer OC nesse 3600, o conector de 8 pinos já seria mais que suficiente para atender a demanda energética dele.

Creio que ele tenha se confundido com o fato de que o conector EPS12V é formado por 2 conectores de 4 pinos, ou seja, ele tentou conectar metade desse conector e viu que a placa-mãe não ligou ao fazer isso, então foi obrigado a usar os "4 pinos extras" para fazê-la funcionar. Ao meu ver, é a única explicação plausível.

a320m + ryzen 2700+ um cooler por 1500 eh uma boa ou furada? achei esse kit pra vender e n sei se vale mais que um ryzen 1600AF +b450m que ficaria no mesmo preço

a320m + ryzen 2700+ um cooler por 1500 eh uma boa ou furada? achei esse kit pra vender e n sei se vale mais que um ryzen 1600AF +b450m que ficaria no mesmo preço
eu não parearia um CPU desses em uma mobo dessas
mas tem doido pra tudo

Users who are viewing this thread

Voltar