[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Recebi ontem o 3800x que eu tinha pego na Kabum com a grana do rma do 3700x aparentemente veio com defeito, não chega nem a dar post da um erro de inicializar pch, com o 1700 da minha noiva da boot sem problemas...

Pela sua descrição de nem dar post, muito provavelmente você não atualizou a BIOS.

Não acho que seja o custo, trocando a micron e-die pela b-die para ganhar 1 de fps ou 2?
A diferença fica nessa faixa mesmo pra cada pequena subida no clock e cada reduzida nos timings.
O teste mais completo que já vi foi foi esse aqui. Pra mim, a conclusão dele é de que o overclock de memória traz ganhos consideráveis (mais de 15% em alguns casos) nos Zen 2. A Samsung B-Die vai te deixar no topo do gráfico com 100% de garantia, mas se a pessoa quer custo x benefício as Ballistic LT 3000Mhz são uma boa opção.

A diferença fica nessa faixa mesmo pra cada pequena subida no clock e cada reduzida nos timings.
O teste mais completo que já vi foi foi esse aqui. Pra mim, a conclusão dele é de que o overclock de memória traz ganhos consideráveis (mais de 15% em alguns casos) nos Zen 2. A Samsung B-Die vai te deixar no topo do gráfico com 100% de garantia, mas se a pessoa quer custo x benefício as Ballistic LT 3000Mhz são uma boa opção.

A micron vai subir aos 3600 do mesmo jeito. Quis dizer se procura custo beneficio não vale a pena pagar mais pelas b-die. Se quiser mais fps a diferença da preço entre as duas investe numa placa de vídeo melhor.

A micron vai subir aos 3600 do mesmo jeito. Quis dizer se procura custo beneficio não vale a pena pagar mais pelas b-die. Se quiser mais fps a diferença da preço entre as duas investe numa placa de vídeo melhor.
Isso só é possível se a pessoa já não está no seu limite pra placa de vídeo, ou se o gargalo não é na CPU.
Se a pessoa já tem uma RTX 2080 Ti, não tem muito o que fazer do lado da placa de vídeo. E mesmo na faixa das 5700 XT/2060 Super, o custo pra pegar uma placa melhor (2070 Super/2080) passa de R$1300 de diferença hoje em dia.
Mesmo que a pessoa possa pagar, também não ajuda se o objetivo for 144fps e a placa de vídeo estiver subutilizada, tornando o investimento nas memórias mais interessante.

lxpai disse:
Um pouco mais não, quase o dobro do preço.

hqdefault.jpg

Última edição:
Isso só é possível se a pessoa já não está no seu limite pra placa de vídeo, ou se o gargalo não é na CPU.
Se a pessoa já tem uma RTX 2080 Ti, não tem muito o que fazer do lado da placa de vídeo. E mesmo na faixa das 5700 XT/2060 Super, o custo pra pegar uma placa melhor (2070 Super/2080) passa de R$1300 de diferença hoje em dia.
Mesmo que a pessoa possa pagar, também não ajuda se o objetivo for 144fps e a placa de vídeo estiver subutilizada, tornando o investimento nas memórias mais interessante.

Acho que só vale investir na memória se tiver com dinheiro sobrando mesmo...
Comprei a micron e-die na época... vi os testes na internet a samsung... ganharia 2 de fps... no MELHOR dos casos.

Placa de video superior não vai fazer diferença caso a CPU não esteja entregando mais performance.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Recebi ontem o 3800x que eu tinha pego na Kabum com a grana do rma do 3700x aparentemente veio com defeito, não chega nem a dar post da um erro de inicializar pch, com o 1700 da minha noiva da boot sem problemas...

Estranho, a BIOS atualizada para o Zen 2 não remove o suporte da primeira geração? Você nem deveria conseguir dar boot com um 1700. Certeza que atualizou a BIOS?

Edit: Erro meu, vi no site da AsRock que o 1700 roda com todas as BIOS até a x470. Jurava que a partir do Zen 2 o suporte pra primeira geração era perdido. The more you know...

Última edição:
Placa de video superior não vai fazer diferença caso a CPU não esteja entregando mais performance.

Estranho, a BIOS atualizada para o Zen 2 não remove o suporte da primeira geração? Você nem deveria conseguir dar boot com um 1700. Certeza que atualizou a BIOS?
Sim, certeza, entrei na BIOS e tava lá a versão 3.90 até fui pra 3.77 que apesar de ser beta era a que era mais estável no meu 3700x, acho que não tira suporte porque é uma x470 Taichi, só adiciona a série 3000.

Sim, certeza, entrei na BIOS e tava lá a versão 3.90 até fui pra 3.77 que apesar de ser beta era a que era mais estável no meu 3700x, acho que não tira suporte porque é uma x470 Taichi, só adiciona a série 3000.

Peguei o 3800x da Kabum também. Rezar para que não seja problema de lote.

Ai quer dizer que um 3700x ou 3800x vai da gargalo na placa de vídeo por causa da memória? rsrs
Desisto... você devia ta trabalhando na AMD...

Ai quer dizer que um 3700x ou 3800x vai da gargalo na placa de vídeo por causa da memória? rsrs

Obviamente o nosso amigo aqui não saiu dos 60fps ainda.

4_tomb-raider_ryzen-3000-memory-benchmarks.png

Amigo, recomendo dar uma olhada nessa análise. É possível ver uma diferença considerável ao sair de 3000Mhz@CL15 pra 3600@CL14. Essa é a melhor análise de velocidade de memória que já vi online dada a variedade e escalada de velocidade e timings. Mostra bem como o gargalo vai sumindo aos poucos conforme você melhora esses dois. Imagino que ele não testou configurações como 3800Mhz@CL15, 3800Mhz@CL14 sincronizado porque o 3600 do teste não conseguiu bootar com IF em 1:1 nessas frequências.

Amigo, recomendo dar uma olhada nessa análise. É possível ver uma diferença considerável ao sair de 3000Mhz@CL15 pra 3600@CL14. Essa é a melhor análise de velocidade de memória que já vi online dada a variedade e escalada de velocidade e timings. Mostra bem como o gargalo vai sumindo aos poucos conforme você melhora esses dois. Imagino que ele não testou configurações como 3800Mhz@CL15, 3800Mhz@CL14 sincronizado porque o 3600 do teste não conseguiu bootar com IF em 1:1 nessas frequências.

Amigão, compartilhe do seu expertise:

Com qual dessas duas eu teria mais chances de não enfrentar problemas? Vou tentar buscar, pelo menos, 3600 c16 com elas.

Obviamente o nosso amigo aqui não saiu dos 60fps ainda.

4_tomb-raider_ryzen-3000-memory-benchmarks.png

Já tou no 3 monitor de 144hz... Agora me diz ai onde mostra a diferença de um micron e-die a 3600 e uma samsung b-die?

Amigão, compartilhe do seu expertise:

Com qual dessas duas eu teria mais chances de não enfrentar problemas? Vou tentar buscar, pelo menos, 3600 c16 com elas.
Difícil dizer sem ver testes delas especificamente, mas eu assumiria que a de baixo tem binagem melhor por ser vendida com especificações melhores.
3600@CL16 você alcança tranquilamente com Micron E-Die pelos relatos dos outros. Se seu Ryzen bootar com 1900 FLCK, tu pode pensar em 3800C15.

Bom site para saber quais modelos vem com chips Samsung b-die.

não é pra so games,maior uso seria pra simulações em que 8 cores seriam vantajosas e também não pretendo fazer over,por isso n sei se deveria gastar com uma mobo melhor se uma mais barata n vai mudar nada pra mim
pega o 2700 mesmo ue fica muito tempo com ele e quando não der mais troca
mob não pega uma muito cara

Já tou no 3 monitor de 144hz... Agora me diz ai onde mostra a diferença de um micron e-die a 3600 e uma samsung b-die?

Qual a latência que você conseguiu?
Os problemas dos Ryzen e tudo por causa de latências altas, deixando o IF em 1900 1/1 com bons timings nas mem vc tira todo o gargalo, as e-die são boas mais você não vai conseguir o mesmo que as b-dies, mas é o melhor CxB

Bom site para saber quais modelos vem com chips Samsung b-die.

Puts, na lista consta a HyperX HX436C17PB3K2/16

Na Kabum tem a HX436C17FB3K2/16.

Aposto que é justamente essa letra que define se o kit é Samsung ou Micron :mil:

Aposto que é justamente essa letra que define se o kit é Samsung ou Micron :mil:

Com certeza.

Teste da Placa Mãe MSI X570 Tomahawk
Possivelmente a melhor placa-mãe AMD X570 de US $ 200

PBO.png

OC.png

200.png

A nova Tomahawk da MSI é a mais impressionante placa-mãe X570 que testamos por esse preço. Como acabamos de dizer, é uma pena que tivemos que esperar tanto tempo. A MSI certamente não acertou na primeira vez, mas até agora a renovação com alguns preços diferentes está funcionando muito bem.

O Asus TUF Gaming X570-Plus WiFi é a nossa escolha por esse preço há quase um ano - atualmente está disponível por cerca de US $ 190. O Tomahawk tem a vantagem de ser a oferta mais nova e mais sofisticada agora, e funcionou 16 graus mais frio em nossos testes de OC, mas com o TUF chegando a apenas 78 graus, não há como você enfrentar problemas de VRM neste quadro.

Resumindo, se você está comprando uma placa-mãe X570 hoje e tem o Tomahawk disponível por US $ 200, essa é a escolha óbvia, a menos que as alternativas Asrock, Asus ou Gigabyte estejam à venda a preços mais baixos. Agora só precisamos esperar e ver o Tomahawk à venda, o que deve acontecer no início do próximo mês.
vai chegar aqui por 4K ja que e melhor que muitas outras

Pelo que me lembro, quando pesquisei nesse site, a única HyperX que tinha Samsung B-die era a Predator 3600MHz. Se for qualquer outra Predator, ou qualquer outra 3600MHz da HyperX, não é Samsung B-Die. As minhas são Predator RGB 3200MHz e são Hynix Cjr.

Users who are viewing this thread

Voltar