[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Alguém já atualizou para o windows versão 2004?
Sentiu alguma melhora ? ( com relação a jogos)

Não consegui baixar mais latência, acredito que somente com clocks maiores agora.

uW67u1D.png
Excelente!
Tô na guerra aqui pra reduzir também mas ainda estou nos 65.5ns, chegar nisso ai infelizmente é impensável kkk
Tá usando o memtest msm pra checar estabilidade?

Excelente!
Tô na guerra aqui pra reduzir também mas ainda estou nos 65.5ns, chegar nisso ai infelizmente é impensável kkk
Tá usando o memtest msm pra checar estabilidade?
Qual timmings esta usando no momento?

Acredito que não consegui baixar devido ao clock mas ainda vou fazer mais alguns testes..

Estava fazendo alguns testes stress e percebi que o PCH diodo fica em uma temperatura muito alta, não sei se isso é normal.
Tanto jogando quanto em idle a temperatura fica do mesmo jeito entre 85º - 90º.
vocês acham que devo me preocupar com essa temperatura elevada?
Configuração da assinatura.

Qual timmings esta usando no momento?

Acredito que não consegui baixar devido ao clock mas ainda vou fazer mais alguns testes..
Basicamente todos os timmings estão maiores, tua Corsair é Samsung B-Die né?
To usando uma Micron e-die aqui, pelo que percebi a diferença entre ambas no Trfc é bem grande
9lNJGC2.jpg

AMD adia processadores Zen 3 para 2021 devido à fraca concorrência

Algumas notícias da Boombastic da Ásia, são os Digitimes que afirmam que a AMD atrasará seus anúncios do ZEN2 em 2021, o motivo da falta de concorrência.

Agora, duvidamos que a AMD tenha dito isso em voz alta, então os créditos por 'falta de concorrência' como uma declaração vão para os Digitimes sempre respeitáveis, mas sim, é o que eles dizem que pode significar que não há ZEN3 este ano. Esperamos ver anúncios na CES 2021 em janeiro agora.

Na Europa, a AMD possui 85% do mercado e as placas-mãe B550 e A520 ainda não foram lançadas, tornando a geração atual mais forte do que nunca. A AMD continuaria logicamente a vender processadores atuais, fabricados com um processo já super maduro e otimizado, e os fabricantes de placas-mãe continuam a ter um alto nível de vendas e estão liberando seu estoque atual. A AMD sempre afirmou que esses processadores chegariam no final de 2020, por isso recomendamos que você leve essas informações com um pouco de bom senso e um pouco de sal.

Basicamente todos os timmings estão maiores, tua Corsair é Samsung B-Die né?
To usando uma Micron e-die aqui, pelo que percebi a diferença entre ambas no Trfc é bem grande
9lNJGC2.jpg
Sim B-die A2, vc esta com tempos bem apertados trfc bem no limite acredito que consiga 540 mas excelente timmings para e-die..

AMD adia processadores Zen 3 para 2021 devido à fraca concorrência
Nota: a frase da manchete não foi dita pela própria AMD, mas sim pelo site chinês do qual o Guru3D usou como fonte.
Tendo isso em mente, a leitura é essa mesmo (infelizmente). Adiando suas CPUs melhores, pegando chips binados e vendendo como produto a parte, retirando os coolers e mantendo o preço. Frutos de uma empresa que não tem concorrência.

As CPUs da Intel continuam sendo a melhor opção pra quem quer passar dos 100 fps mas o nicho deve ser pequeno demais pra fazer diferença no grosso das vendas.

O AMD Zen 3 está atrasado até 2021? Não
Não preste atenção a esses rumores.

Por Gordon Mah Ung
Editor Executivo, PCWorld

Não preste atenção nos rumores que dizem que os próximos processadores Zen 3 da AMD estão sendo adiados para o próximo ano, disseram fontes à PCWorld.

Os círculos de hardware estavam agitados nesta semana em que a AMD decidiu adiar o altamente esperado CPU Zen 3, aparentemente porque a empresa queria lucrar com a popularidade dos atuais CPUs Ryzen 3000 baseados em Zen 2.

As traduções diziam: "De acordo com os fabricantes de placas-mãe, as vendas da série Ryzen 3000 são quentes. Consequentemente, a AMD está estendendo seu ciclo de vida e definitivamente não lançará a próxima geração da série Ryzen 4000, baseada na arquitetura Zen 3 e usando os 7nm da TSMC Processo EUV, em setembro. A primeira série Ryzen 4000 entrará em produção em massa no final de 2020 e será lançada em janeiro de 2021 na CES. Ainda não está claro se será alterado para o processo EUV de 5 nm. "

Isso fez com que os fãs de PC torcessem a Internet, mas fontes dizem ao PCWorld para não se preocupar. Embora a fonte não tenha dito mais nada, isso aparentemente nos levaria de volta à última posição declarada em abril , quando Lisa Su, CEO da AMD, disse que a AMD estava "no caminho de lançar nossos processadores Zen 3 e GPUs RDNA 2 de próxima geração no final de 2020. "

O Zen 3, como o próprio nome indica, deve ser a terceira iteração dos núcleos usados nas populares CPUs da AMD. O respeitado site Wikichips.org diz que será baseado em um processo de 7nm +, oferece 20% a mais de densidade e 10% de redução de energia em comparação com o Zen 2. As principais versões para desktops e dispositivos móveis têm o nome de código Cezanne, com os desktops comuns e de alta qualidade com o nome de código. Vermeer. Uma versão para entusiasta e estação de trabalho é codinome Genesis Peak.

roadmap-teaser-100834550-large.jpg

AMD-Ryzen-3000XT-Series3.jpg

B550 >>>>> X570

Quanto às novas placas-mãe B550 com temperatura de VRM, a B550 Aorus Master é basicamente a mesma que a X570 Aorus Extreme e a MSI B550 Tomahawk é seguida de perto pela Gigabyte B550 Aorus Pro e a argamassa MSI B550M tem melhores temperaturas que a maioria das placas-mãe X570 testadas com uma cama de teste ao ar livre sem fluxo de ar sobre os VRMs no vídeo.

1NilwA4.jpg

HE60f5N.jpg

Escolhendo a placa-mãe B550 correta

Nota: a frase da manchete não foi dita pela própria AMD, mas sim pelo site chinês do qual o Guru3D usou como fonte.
Tendo isso em mente, a leitura é essa mesmo (infelizmente). Adiando suas CPUs melhores, pegando chips binados e vendendo como produto a parte, retirando os coolers e mantendo o preço. Frutos de uma empresa que não tem concorrência.

As CPUs da Intel continuam sendo a melhor opção pra quem quer passar dos 100 fps mas o nicho deve ser pequeno demais pra fazer diferença no grosso das vendas.

Acho que sem o cooler stock seria para o público entusiasta

Galera qual o VSoc máximo dos Zen+? É seguro deixar ele em 1.2V?

Consegui estabilizar aqui em 3466mhz 16-18-18-36 62ns.. Soc: 1.2V DRAM: 1.41V

Não consegui baixar mais latência, acredito que somente com clocks maiores agora.

uW67u1D.png

Estou na luta aqui com uma LPX 3200C16, o IC dela é Hynix AFR. É um kit 2x 16GB, ou seja, dual ranking.

O máximo que consegui foi 70.8 de latência e pouco mais de 50.000 MB/s no teste de leitura. O de escrita eu não sei, pq a versão do meu Aida é pobreware :)

Pra conseguir esses números, subi o clock pra 3533, com os timings primários em 16-18-20-40 1T. 1.4v

Só que por duas vezes aqui minha máquina ao voltar do sleep o clock da CPU ficou travado em 500 Mhz, por causa do multiplicador que fica travado em 5x, estou desconfiado que seja esse OC na memória que está causando isso , pois coincidentemente as duas vezes que aconteceu foi justamente logo depois de fazer o OC (eu faço o OC só pra testar, no dia-a-dia costumo ficar XMP mesmo).

Qual o IC da tua memória mesmo ?

Estou na luta aqui com uma LPX 3200C16, o IC dela é Hynix AFR. É um kit 2x 16GB, ou seja, dual ranking.

O máximo que consegui foi 70.8 de latência e pouco mais de 50.000 MB/s no teste de leitura. O de escrita eu não sei, pq a versão do meu Aida é pobreware :)

Pra conseguir esses números, subi o clock pra 3533, com os timings primários em 16-18-20-40 1T. 1.4v

Só que por duas vezes aqui minha máquina ao voltar do sleep o clock da CPU ficou travado em 500 Mhz, por causa do multiplicador que fica travado em 5x, estou desconfiado que seja esse OC na memória que está causando isso , pois coincidentemente as duas vezes que aconteceu foi justamente logo depois de fazer o OC (eu faço o OC só pra testar, no dia-a-dia costumo ficar XMP mesmo).

Isso geralmente acontece quanto é feito over por offset e no perfil de energia setado com desempenho minimo em 5%, ideal é dar um salvar o perfil atual na uefi ou em um pendrive e dar clear cmos e revisar todos os valores, e geralmente nessa faixa e comum ter esse buraco o que pode tornar um pouco trabalhoso estabilizar mas isso varia que fique claro, no mais tenta 3400 e roda uns 20 ciclos no TM5 para testar a estabilidade e depois vai refinando os secundários e terciários até encontrar a cfg ideal, e lembre-se faça sempre com atenção e cuidado!

Samsung B-die A2 fabricação 2019

fxRNWcM.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso geralmente acontece quanto é feito over por offset e no perfil de energia setado com desempenho minimo em 5%, ideal é dar um salvar o perfil atual na uefi ou em um pendrive e dar clear cmos e revisar todos os valores, e geralmente nessa faixa e comum ter esse buraco o que pode tornar um pouco trabalhoso estabilizar mas isso varia que fique claro, no mais tenta 3400 e roda uns 20 ciclos no TM5 para testar a estabilidade e depois vai refinando os secundários e terciários até encontrar a cfg ideal, e lembre-se faça sempre com atenção e cuidado!

Samsung B-die A2 fabricação 2019

Obrigado pela dica, é isso que estou fazendo mesmo. To seguindo aquele fluxograma do Tom's Hardware. A minha placa-mãe só tem a opção por offset, é X470GTN da Biostar e já vi alguns reviews onde o pessoal nao conseguiu fazer OC de memória nela. O lance do perfil de energia não é meu caso pq eu uso só power plans da AMD. Clear CMOS resolve. Esse lance de restaurar perfil nessa placa é meio zoado tb. Eu salvei um perfil bem estável, memoria setada no XMP, mas com diversas configuracoes de outros recursos de acordo com meu gosto, mas nenhum envolvia OC, é só um perfil default meu. Tentei restaurar um dia e a máquina parou de bootar, aí desisti de usar isso. Valeu a pena pq essa mobo é muito barata, mas tem algumas decisões dos fabricantes que não dá pra entender. Essa placa tem todo o marketing voltado pra entusiasta que vai justamente testar diversos setups, mas a placa não tem botão de clear cmos, é via jumper e os caras nem pra colocar aquele jumper mais alto pra facilitar. Eu vou fazer um botão, mas estou esperando o switch chegar da China.

Final de semana eu vou passar as memórias do meu setup Intel pro AMD e testar. É um kit LPX tb, 3.000 Mhz e C15, mas o IC é Micro E-Die.

A verdade é que com relação a memória eu dei mole mesmo. Meu último AMD foi Atlhon XP 2200 (sou velho mesmo rs), depois disso foram mais de 10 anos só de Intel. Acabei não comprando as memórias ideais. Pior que logo depois que comecei a estudar a arquitetura do Ryzen mais a fundo e vi que tinha esse detalhes da memória eu cheguei a procurar um kit mais adequado. Encontrei Dark Force Z Alpha da TeamGroup 3600C16 , li diversos reviews e apesar dela não ser das melhores pra OC, nesse profile stock ele conseguiu excelentes números. Cheguei a comprar na Pichau por R$ 800, mas dois dias depois eles me ligaram pedindo desculpas, pois não tinha em estoque :/

Belo overclock.
Infelizmente o meu não estabiliza com 1900 FLCK. ):

AMD desmente mais um rumor zen 3 vem esse ano sim como planejado.

AMD confirma que "Vermeer" Zen 3 não está atrasado, para ser lançado em 2020

AMD em uma entrevista oficial conosco confirmou que os processadores clientes "Zen 3" da empresa estão a caminho do lançamento em 2020. Isso refuta os rumores de que os processadores Ryzen baseados em "Zen 3" foram adiados para 2021 em favor de dar o próximo Ryzen 3000XT reinou durante o resto do ano. A ligação foi presidida pelos gerentes de produtos do segmento de clientes da AMD, que estavam falando puramente no contexto de seu segmento de produtos, e é assim que deduzimos que eles estavam se referindo a "Vermeer" e não apenas a "Milão". Eles estavam respondendo à especulação de que "Zen 3" foi adiado para 2021, forçando a AMD a atualizar seu IP existente.

Na ligação, a AMD nos disse que as informações sobre o lançamento do "Zen 3" em 2020 não estão sob embargo, e aqui estamos. Um porta-voz da AMD nos disse que "o boato sobre o atraso do Zen 3 é impreciso". A AMD também refutou recentemente os rumores de que o "Zen 3" é baseado em 5 nm, apresentando slides do roteiro de microarquitetura por ocasião de um evento recente de relações com investidores, que reafirmou o "Zen 3" como uma microarquitetura da classe 7 nm.

Pessoal, será q alguém pode me ajudar?

Instalei dois pentes de 16GB 3000MHz aqui e quando eu ligo o DOCP pras memórias irem para os 3000MHz o pc não liga.
Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Com apenas 1 pente de 16gb o DOCP estava ligado e funcionando normalmente. Mas com 2 pentes agora o pc não liga.
Só liga com elas estão setadas a 2666mhz automaticamente.

Instalei dois pentes de 16GB 3000MHz aqui e quando eu ligo o DOCP pras memórias irem para os 3000MHz o pc não liga.

Com apenas 1 pente de 16gb o DOCP estava ligado e funcionando normalmente. Mas com 2 pentes agora o pc não liga.

Instalou nos slots corretos conforme o manual da placa mãe?

Galera qual o VSoc máximo dos Zen+? É seguro deixar ele em 1.2V?

Consegui estabilizar aqui em 3466mhz 16-18-18-36 62ns.. Soc: 1.2V DRAM: 1.41V

As APUs aguentam 1.2V tranquilo, então como a arquitetura é exatamente a mesma, acredito que seja 100% seguro.

o clock da CPU ficou travado em 500 Mhz

Isso aí é mal de Biostar, todas que eu testei B350, B450, X370) tem o mesmo problema, em algumas ele se comporta de forma diferente, que é o clock começar a cair do nada como se fosse thermal throttling, e não volta mais. Vc consegue contornar isso ou desativando o Processor Hot na BIOS, ou a opção PROCHOT no Ryzen Master, mas deve ficar ciente de que isso desativa o thermal trottling, ou seja, terá que ficar sempre de olho nas suas temps, problemas como o fan do processador dar defeito e parar podem acabar matando a máquina se vc não notar.

Última edição:

Vi que seu ryzen é um 1600f considerado um zen+ essas cpus ainda eram muito complicadas de subir clocks da memoria , depende muito do chip em questão ,
subir um modulo é mais fácil que subir 2 , assim por diante , acredito que é essa a sua dificuldade que vem ocorrendo .
Oque eu faria , testaria individualmente os módulos , o primeiro modulo vejo se sobe 3000 ,pego o segundo e faço o mesmo teste .
Os dois confirmando que funcionam a 3000 , verificaria se o chip interno deles são iguais, pode ocorrer dentro de mesma marca e modelo se for de lotes diferentes vir com chips de marca diferente , ex micron/samsung.
se for iguais partiria para uma verificação de bios subiria a mais atual
mesmo assim se nada resolver partiria para um ajuste dos timings manuais
por ultimo se nada der certo buscar uma frequência intermediaria 2933 etc, se chegar a esse ponto seu kit de memorias infelizmente não teve uma compatibilidade boa com seu kit.

Galera, meu PC começou a fazer um zumbido, tipo de abelha, parece ser bem no processador, isso acontece quando coloco algum jogo. Sei que o processador não faz barulho, mas o que pode ser?

Galera, meu PC começou a fazer um zumbido, tipo de abelha, parece ser bem no processador, isso acontece quando coloco algum jogo. Sei que o processador não faz barulho, mas o que pode ser?
coil whine , 99% certeza que vem ou da GPU ou da fonte , basicamente é uma ressonância eletro magnética , bem comum , nao é um defeito porem passível de garantia.

As APUs aguentam 1.2V tranquilo, então como a arquitetura é exatamente a mesma, acredito que seja 100% seguro.
Show, valeu pela resposta!

W5uanxo.png

O que acharam? Acham que devo ajustar algo ou buscar melhores resultados?

Users who are viewing this thread

Voltar