[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Estava fazendo alguns testes e percebi que o PCH diodo fica em uma temperatura muito alta, não sei se isso é normal.
Tanto jogando quanto em idle a temperatura fica do mesmo jeito entre 85º - 90º.
Atualmente está com clock 4.3mhz a 1.20v, mas mesmo em stock continua a mesma temperatura.
vocês acham que devo me preocupar com essa temperatura elevada?
Configuração da assinatura.
Segue imagem da temperatura:

Vi que seu ryzen é um 1600f considerado um zen+ essas cpus ainda eram muito complicadas de subir clocks da memoria , depende muito do chip em questão ,
subir um modulo é mais fácil que subir 2 , assim por diante , acredito que é essa a sua dificuldade que vem ocorrendo .
Oque eu faria , testaria individualmente os módulos , o primeiro modulo vejo se sobe 3000 ,pego o segundo e faço o mesmo teste .
Os dois confirmando que funcionam a 3000 , verificaria se o chip interno deles são iguais, pode ocorrer dentro de mesma marca e modelo se for de lotes diferentes vir com chips de marca diferente , ex micron/samsung.
se for iguais partiria para uma verificação de bios subiria a mais atual
mesmo assim se nada resolver partiria para um ajuste dos timings manuais
por ultimo se nada der certo buscar uma frequência intermediaria 2933 etc, se chegar a esse ponto seu kit de memorias infelizmente não teve uma compatibilidade boa com seu kit.
Testei individualmente e é uma delas mesmo.

São dois pentes idênticos XPG Hunter 3000MHz CL16 AX4U3000316G16A-SBHT.
Única coisa diferente é Serial Number la no CPU-Z.

Uma comprei semana passada e outra chegou hoje.

A que chegou hoje que não está chegando aos 3000MHz. O max que deu boot nela foi em 2800MHz. Mas com as duas juntas só 2666 mesmo.

Ela veio bichada então? Não sabia isso ser possível, pensava q algum problema ela não funcionaria de vez.

A que chegou hoje que não está chegando aos 3000MHz. O max que deu boot nela foi em 2800MHz. Mas com as duas juntas só 2666 mesmo.

Ela veio bichada então? Não sabia isso ser possível, pensava q algum problema ela não funcionaria de vez.
Eu também tenho um R5 1600 AF e tenho problemas com dois pentes Crucial Ballistix 3000MHz: quando eu ativo o XMP, o PC começa a ter hard lockups à torto e à direito.
Ultimamente estou sem paciência para setar os timings manualmente, então estou rodando os pentes a 2666, mas creio que o empecilho possa ser o IMC da CPU. Provavelmente irei conseguir resolver o problema da RAM, mas os timings deverão ser mais frouxos em relação aos que vêm como padrão no perfil XMP.

Estava fazendo alguns testes e percebi que o PCH diodo fica em uma temperatura muito alta, não sei se isso é normal.
Tanto jogando quanto em idle a temperatura fica do mesmo jeito entre 85º - 90º.
Atualmente está com clock 4.3mhz a 1.20v, mas mesmo em stock continua a mesma temperatura.
vocês acham que devo me preocupar com essa temperatura elevada?
Configuração da assinatura.
Segue imagem da temperatura:

Esse chipset é meio quente mesmo. mas a maioria que vejo por ai, fala de temperaturas entre 60º e 75º. A sua passou bastante disso.

Pode ser erro de leitura, como pode realmente estar a essa temperatura. Consegue verificar se o fan está mesmo girando na placa? Se souber como desmontar o dissipador do chipset, pode olhar se o thermal pad dela está colocado corretamente também.

Se tudo isso estiver OK, pode ser que tenha pego uma placa com chipset meio zoado.

Esse chipset é meio quente mesmo. mas a maioria que vejo por ai, fala de temperaturas entre 60º e 75º. A sua passou bastante disso.

Pode ser erro de leitura, como pode realmente estar a essa temperatura. Consegue verificar se o fan está mesmo girando na placa? Se souber como desmontar o dissipador do chipset, pode olhar se o thermal pad dela está colocado corretamente também.

Se tudo isso estiver OK, pode ser que tenha pego uma placa com chipset meio zoado.
Então como a placa de vídeo fica praticamente em cima do cooler, retirei a placa de coloquei na parte de baixo já que o mesmo não liga sem placa externa.
E realmente o cooler está girando, tentei dar umas seguradas no cooler só de leve para ver se o RPM do aplicativo iria diminuir para assim eu ter certeza que o aplicativo está lendo corretamente e realmente quando segurei de leve o cooler o aplicativo também mostrou que o RPM diminuiu.
Agora desmontar o dissipador não realizei, pois vou ter que tirar a placa mãe do gabinete e não sei se tem algum lacre lah que possa fazer que eu perca a garantia já que estou apenas 1 mês com ela.

kuin5871ji551.png

Screenshot_2020-05-07-PowerPoint-Presentation-Ryzen-3_B550_Press-Deck_NDA-Until-May-7th1-pdf-1536x845.jpg

As APUs aguentam 1.2V tranquilo, então como a arquitetura é exatamente a mesma, acredito que seja 100% seguro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso aí é mal de Biostar, todas que eu testei B350, B450, X370) tem o mesmo problema, em algumas ele se comporta de forma diferente, que é o clock começar a cair do nada como se fosse thermal throttling, e não volta mais. Vc consegue contornar isso ou desativando o Processor Hot na BIOS, ou a opção PROCHOT no Ryzen Master, mas deve ficar ciente de que isso desativa o thermal trottling, ou seja, terá que ficar sempre de olho nas suas temps, problemas como o fan do processador dar defeito e parar podem acabar matando a máquina se vc não notar.

Eu desconfiei da placa-mãe tb, mas encontrei muita gente com diversas fabricantes e com esse problema no fórum da AMD, aí fiquei na dúvida. Mas pode ser o tipo de problemas que tem várias causas possíveis. A propósito, estou na máquina AMD agora, ficou o dia todo em sleep, mexi o mouse e voltou com clock normal. Como ontem voltei minha uefi pro setup de fábrica mudando apenas o profile da memoria pro modo XMP, tudo indica que no meu caso o OC alem do XMP parece ter influência no problema.

Não sei se foi nessa thread que falavamos de temperatura do 3800X, eu tinha comentado que iria aumentar a rotação do Wraith Prism. Até 65º eu usava 20% do pwm, isso dava +/- 900~1.000 rpm. Dobrei, agora até 65, fica entre 1800~2000 rpm. A temperatura média caiu bem. Antes ficava variando entre 52 e 61 graus e agora fica entre 43 e 51. Eu achei que nao fosse cair tanto, pq depois que a temperatura passava dos 65, mesmo colocando o fan fixo em 100%, a temperatura demora muito pra começar a cair... Esse cooler stock é bom demais, mesmo a 2.000 rpm ele é silencioso.

Boa noite, estou tentando atualizar a minha placa mãe X470 Aorus UG para versão F50, atualmente estou na versão da bios F31, eu já fui até F50 só que ela volta ou para F31 ou ela volta para bios F2, meu motivo para atualizar a bios seria duas coisa, uma eu comprei a Ryzen 5 3600, e também fazer funcionar minhas memórias em 3200mhz. Alguém tem alguma sugestão do que pode está ocorrendo.

Obs.: eu estou atualizando uma por uma até chega na F50. Não estou pulando

Hoje, cheguei a seguinte conclusão: sou um dos caras mais azarados do mundo.

Tenho um Ryzen 5 3600 que não chega a 4175MHz em nenhum core (mesmo com watercooler 240mm); o mesmo Ryzen só fica estável a 4.05 GHz all core com 1,35v; o PBO tem se mostrado inútil e pega sempre 1.502v quando ativo.

Minhas memorias XPG da ADATA D60G de 3000mhz não sobem para 3266, o limite delas é 3200 cl 14...

Acho que só dei sorte com minha gtx 1060 de 5(?) anos.

@editado

Até minha placa-mãe esta no azar, ainda estou com a BIOS Agesa 1.0.0.4 do ano passado e não tem nada de update pra ela (asus tuf b450m plus)

Última edição:
Então como a placa de vídeo fica praticamente em cima do cooler, retirei a placa de coloquei na parte de baixo já que o mesmo não liga sem placa externa.
E realmente o cooler está girando, tentei dar umas seguradas no cooler só de leve para ver se o RPM do aplicativo iria diminuir para assim eu ter certeza que o aplicativo está lendo corretamente e realmente quando segurei de leve o cooler o aplicativo também mostrou que o RPM diminuiu.
Agora desmontar o dissipador não realizei, pois vou ter que tirar a placa mãe do gabinete e não sei se tem algum lacre lah que possa fazer que eu perca a garantia já que estou apenas 1 mês com ela.
Mesmo que não tenha "lacre" nos parafusos do dissipador, é quase certo que ele vai ficar marcado da chave ao tentar tirar ele. Talvez seja caso de acionar a garantia, alegando superaquecimento do chipset. EU acho muito 90ºC.

Situação complicada...

Boa noite, estou tentando atualizar a minha placa mãe X470 Aorus UG para versão F50, atualmente estou na versão da bios F31, eu já fui até F50 só que ela volta ou para F31 ou ela volta para bios F2, meu motivo para atualizar a bios seria duas coisa, uma eu comprei a Ryzen 5 3600, e também fazer funcionar minhas memórias em 3200mhz. Alguém tem alguma sugestão do que pode está ocorrendo.

Obs.: eu estou atualizando uma por uma até chega na F50. Não estou pulando
Essa solução de dual bios da Gigabyte é uma porcaria. Tem muitos relatos na internet de bios retornado pra versão anterior após atualização. Eu mesmo escolhi pagar um pouco mais caro e pegar essa Aorus M no lugar da DS3H (que é praticamente a mesma placa) só por causa da dual-bios e vi que é quase inútil.

Provavelmente o que está ocorrendo é que a placa detecta algum "mal funcionamento" e da boot com a bios de backup.

Desligue o PC da tomada e retire a bateria da placa mãe por alguns minutos (para resetar a bios para os padrões de fabrica) e deixe só um pente de memoria no slot. Coloque a bateria de novo, plugue na tomada o PC e ligue. Quando der o boot, entre direto no sistema (se você não for levado pra bios direto) e veja o que acontece.

Se estiver na ultima versão (F50 pelo que você falou) então a bios principal continuou gravada, e o sistema forçou um boot anterior na bios de backup. Se estiver numa bios antiga, tente atualizar de novo, e nunca ative o XMP (se o sistema setar automaticamente pra ativar o XMP, não sei o que pode ser feito) e veja se fica com bios nova.

Vários problemas de bios resetando que vi reclamarem na internet, tinha relação com o XMP das memórias. Vai que é esse o seu problema...

Tenho um Ryzen 5 3600 que não chega a 4175MHz em nenhum core (mesmo com watercooler 240mm); o mesmo Ryzen só fica estável a 4.05 GHz all core com 1,35v; o PBO tem se mostrado inútil e pega sempre 1.502v quando ativo.

Minhas memorias XPG da ADATA D60G de 3000mhz não sobem para 3266, o limite delas é 3200 cl 14...

@editado

Até minha placa-mãe esta no azar, ainda estou com a BIOS Agesa 1.0.0.4 do ano passado e não tem nada de update pra ela (asus tuf b450m plus)
relaxa que teu ryzen 3600 não é pior do mundo, o meu aqui por exemplo máximo que vejo é 4150mhz ,e jogando fica sempre 4100 pra baixo. Porém o detalhe é que comprei no lançamento, obviamente a binagem naquela epóca não era tão boa como está agora, onde por exemplo vi lá no forum overclock.net os R5 3600 da galera com batch de 2020 , tem gente pegando até 4600mhz no over.

Mesmo que não tenha "lacre" nos parafusos do dissipador, é quase certo que ele vai ficar marcado da chave ao tentar tirar ele. Talvez seja caso de acionar a garantia, alegando superaquecimento do chipset. EU acho muito 90ºC.

Situação complicada...

Essa solução de dual bios da Gigabyte é uma porcaria. Tem muitos relatos na internet de bios retornado pra versão anterior após atualização. Eu mesmo escolhi pagar um pouco mais caro e pegar essa Aorus M no lugar da DS3H (que é praticamente a mesma placa) só por causa da dual-bios e vi que é quase inútil.

Provavelmente o que está ocorrendo é que a placa detecta algum "mal funcionamento" e da boot com a bios de backup.

Desligue o PC da tomada e retire a bateria da placa mãe por alguns minutos (para resetar a bios para os padrões de fabrica) e deixe só um pente de memoria no slot. Coloque a bateria de novo, plugue na tomada o PC e ligue. Quando der o boot, entre direto no sistema (se você não for levado pra bios direto) e veja o que acontece.

Se estiver na ultima versão (F50 pelo que você falou) então a bios principal continuou gravada, e o sistema forçou um boot anterior na bios de backup. Se estiver numa bios antiga, tente atualizar de novo, e nunca ative o XMP (se o sistema setar automaticamente pra ativar o XMP, não sei o que pode ser feito) e veja se fica com bios nova.

Vários problemas de bios resetando que vi reclamarem na internet, tinha relação com o XMP das memórias. Vai que é esse o seu problema...
Entendi, então comparando com outras pessoas na internet a minha fica muito alta mesmo a refrigeração do meu gabinete não sendo ruim. Problema é a empresa alegar que está normal e avisar que o chipset aguenta até 95º. Não sei se entro direto com a asus ou o site que comprei.
Você sabe como é o RMA da ASUS?

Não diria bichada , mas certamente os chips de memoria dela estão inferiores ao outro modulo ,não sei lhe dizer se isso é passível de garantia, por isso não sou muito fã de comprar módulos separados , veja se essa memoria passa em testes de estabilidade , se der algum erro manda pra garantia.
chegou ver se os chips internos são iguais com o thaiphoon burner?

Última edição:

@editado

Você comprou seu 3600 novo ou usado?

Não diria bichada , mas certamente os chips de memoria dela estão inferiores ao outro modulo ,não sei lhe dizer se isso é passível de garantia, por isso não sou muito fã de comprar módulos separados , veja se essa memoria passa em testes de estabilidade , se der algum erro manda pra garantia.
chegou ver se os chips internos são iguais com o thaiphoon burner?
Não cheguei a testar em programas. Fiquei cabreiro em usar o memtest pois diz q tem q ir no pen drive e tals.... não entendi direito e fiquei com medo de fazer cagada kkkk.

Só sei q mesmo em 2666MHz com ela tive instabilidade do sistema depois de um tempo.

Abri protocolo na Kabum e umas das opções q eles dão lá é se a memória não chega na frequência que é pra chegar. Acho q consigo a garantia.

Esse thaiphoon burner é tranquilo de usar? Vou baixar pra ver.

Não cheguei a testar em programas. Fiquei cabreiro em usar o memtest pois diz q tem q ir no pen drive e tals.... não entendi direito e fiquei com medo de fazer cagada kkkk.

Só sei q mesmo em 2666MHz com ela tive instabilidade do sistema depois de um tempo.

Abri protocolo na Kabum e umas das opções q eles dão lá é se a memória não chega na frequência que é pra chegar. Acho q consigo a garantia.

Sim tranquilo ,mostra todas informações da memoria , agora se até nessa frequência baixa a memoria deu instabilidade pode mandar pra RMA que ta com problemas.

C

Cara pra testar a estabilidade da RAM eu não uso esse que vai no Pen Drive não (memtest86) uso o memtest comum da hcidesign com 13 instâncias de 1GB cada e deixo rodando até completar 2000% +-

Cara pra testar a estabilidade da RAM eu não uso esse que vai no Pen Drive não (memtest86) uso o memtest comum da hcidesign com 13 instâncias de 1GB cada e deixo rodando até completar 2000% +-
Algum motivo pra não rodar menos instâncias com valores maiores?

C

Nunca que faço um teste tanto tempo assim, o máximo que deixo e 10 minutos, passo um R20 e o restante dos teste faço em jogos ou no cotidiano mesmo.

Última edição:
Eu rolo o memtest 200% e olhe lá, nunca tive problema, leva uns 40 min e pronto. Teste de CPU é 10 min de aida64 e o resto vai no dia a dia

Eu deixo o memtest virando a noite quando chego num valor que tô satisfeito.

Entendi, então comparando com outras pessoas na internet a minha fica muito alta mesmo a refrigeração do meu gabinete não sendo ruim. Problema é a empresa alegar que está normal e avisar que o chipset aguenta até 95º. Não sei se entro direto com a asus ou o site que comprei.
Você sabe como é o RMA da ASUS?
Então, pode acontecer isso, deles alegarem que está dentro do "aceitável". O problema ai seria a durabilidade. Componente trabalhando muito próximo do limite, é sinônimo de tempo de vida reduzido. Pode durar 15 anos funcionando assim, ou não... Ai vai de você querer correr atrás disso já, ou deixar rolar mais tempo pra ver o que acontece.

Quanto a garantia da Asus, não sei como funciona. Achismo meu, mas é possível que peçam primeiro para você entrar em contato com a revenda onde você comprou.

Pra galera das X570...a ventoinha do chipset da placa de vocês também são ruidosas?

Users who are viewing this thread

Voltar