[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
O pessoal tem discutido over de memória nesse tópico mesmo.

Blz, valeu. Então, uso essas memórias em over desde que comprei, usando a calculadora, ou seja, timmings padrão para estabilidade. De uns tempos pra cá comecei a acompanhar uns fóruns e algumas pessoas utilizam metodos diferentes que da calculadora, e aparentemente é possivel sim chegar a esses timmings sem adição de voltagem, digo, da voltagem que a calculadora já passa.

Aqui foi onde cheguei, acredito que vá mais, porém estou vendo com um gringo o que ele tá achando, porque tem timming correlacionados, então nem sempre menor latência é maior perfomance.

Alguns links que olhei pra me basear nos timmings:

https://www.systemverilog.io/ddr4-basics

Aqui o último resultado, com timmings fora do especificado pela calculadora, mas com melhores resultados.

Memória B-die Rev A2 3600mhz
Vram: 1.47v
VSoc: 1.025v
VDDP CLDO 0.915v
procODT 53
RTT_PARK 48
CAD_BUS 20-20-20-20

94YPG38.png

lll8wJg.png

A placa mãe ajuda, consigo ir até 3667mhz com a memórias, porém a perda de perfomance porque não consigo manter os timmings tão apertados.

Se alguém tiver sugestões, seria legal, possivelmente para quem tem Ryzen 3000 daria de ir a 3800mhz com bons timmings.

Ainda acho que dá de melhorar um pouco mais, existe uma relação entre o tRCDRW e tRRDRD, e eles juntos com outros timmings, mas ainda to verificando.

Excelente latência. Tá top!
Eu aqui em 3800 CL16 tô com 65 se não me engano.

Excelente latência. Tá top!
Eu aqui em 3800 CL16 tô com 65 se não me engano.

O Ryzen 3000 tem uma latência um pouco maior, mas tem bem mais cache. hehehe
Em 3667mhz ja cheguei na casa dos 58ns, porém só consegui boa estabilidade aumentando o FSB, e aí na partida a frio sempre dava problema. hehehe
Mas etendo um melhor melhor o funcionamento em 3600, vou tentar ir pra 3667 sem FSB.

yR8jdS9.png

É paranoia minha imaginar que o novo recurso do Windows Defender xeretando no UEFI cotidianamente é um risco para quem usa AM4?

A plataforma é conhecida pelo seu excelente custo x benefício mas não por sua solidez e ausência de bugs...

Blz, valeu. Então, uso essas memórias em over desde que comprei, usando a calculadora, ou seja, timmings padrão para estabilidade. De uns tempos pra cá comecei a acompanhar uns fóruns e algumas pessoas utilizam metodos diferentes que da calculadora, e aparentemente é possivel sim chegar a esses timmings sem adição de voltagem, digo, da voltagem que a calculadora já passa.

Aqui foi onde cheguei, acredito que vá mais, porém estou vendo com um gringo o que ele tá achando, porque tem timming correlacionados, então nem sempre menor latência é maior perfomance.

Alguns links que olhei pra me basear nos timmings:

https://www.systemverilog.io/ddr4-basics

Aqui o último resultado, com timmings fora do especificado pela calculadora, mas com melhores resultados.

Memória B-die Rev A2 3600mhz
Vram: 1.47v
VSoc: 1.025v
VDDP CLDO 0.915v
procODT 53
RTT_PARK 48
CAD_BUS 20-20-20-20

A placa mãe ajuda, consigo ir até 3667mhz com a memórias, porém a perda de perfomance porque não consigo manter os timmings tão apertados.

Se alguém tiver sugestões, seria legal, possivelmente para quem tem Ryzen 3000 daria de ir a 3800mhz com bons timmings.

Ainda acho que dá de melhorar um pouco mais, existe uma relação entre o tRCDRW e tRRDRD, e eles juntos com outros timmings, mas ainda to verificando.

Timings fantásticos e excelente latência!

Edit: se puder, deixar virar a noite no memtest e vê os resultados.
Aqui ele pegou várias vezes erros quando o testmem5 passou limpo.

Última edição:
É paranoia minha imaginar que o novo recurso do Windows Defender xeretando no UEFI cotidianamente é um risco para quem usa AM4?

A plataforma é conhecida pelo seu excelente custo x benefício mas não por sua solidez e ausência de bugs...

Eu desativei ele pelo regedit, se for ele o problema seria interessante fazer isso, e instalar outro Antivirus.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Timings fantásticos e excelente latência!

Edit: se puder, deixar virar a noite no memtest e vê os resultados.
Aqui ele pegou várias vezes erros quando o testmem5 passou limpo.

Então cara, nem sempre erros pontuais podem ser considerados erros, podem ser falso positivo. O que geralmente eu faço é testar no TM5 por 20 rodadas e no y-cruncher por 5 rodadas. E claro, o uso diario do PC que é o que realmente importa. O PC aqui fica dias ligado direto, poque uso pra jogar e uso pro F@H. Até agora nenhuma tela azul ou travamentos estranhos no jogos. Jogos que geralmente aqui dão problema com over são Metro Exodus e Forza Horizon 4.

Última edição:
Gente, um r5 1600AF vai rodar em uma tuf x570 gaming plus ?
PS : sei que a placa é overkill para esse tipo de processador, comprei uma msi b450 gaming plus na pichau e estavam sem estoque então me ofereceram essa sem adição de custos

Gente, um r5 1600AF vai rodar em uma tuf x570 gaming plus ?
PS : sei que a placa é overkill para esse tipo de processador, comprei uma msi b450 gaming plus na pichau e estavam sem estoque então me ofereceram essa sem adição de custos
Bem provável que sim. E vale a pena pelos preços a X570 mesmo, alem de já ter uma boa placa para upgrade.

Saiu uma ótima matéria hoje no Guru3D, falando sobre o ganho de desempenho em jogos nos Ryzen 3000 e memórias mais rápidas. É uma ótima matéria pra se pensar até quanto vale a pena quebrar a cabeça pra conseguir um bom timming nas memórias e o quanto vale gastar nelas.

Saiu uma ótima matéria hoje no Guru3D, falando sobre o ganho de desempenho em jogos nos Ryzen 3000 e memórias mais rápidas. É uma ótima matéria pra se pensar até quanto vale a pena quebrar a cabeça pra conseguir um bom timming nas memórias e o quanto vale gastar nelas.

Pensei que a diferença era maior, visto que é uma RTX 2080 TI..., ou seja, uma placa mais fraca a tendencia é ser menor a diferença.

Bacana o artigo, resultado dentro do esperado.
Lembrando que o ponto base dele já é uma memória razoavelmente high-end (3200CL14). Achei interessante também que 4000CL18, dessincronizado com o IF, rodou melhor que 3600CL16 (por uma margem bem pequena).
Pelos relatos que vejo, 3800 com IF em 1900 é onde tem os melhores ganhos, mas só 12% dos Zen 2 chegam lá.

Última edição:
Obrigado pela dica, é isso que estou fazendo mesmo. To seguindo aquele fluxograma do Tom's Hardware. A minha placa-mãe só tem a opção por offset, é X470GTN da Biostar e já vi alguns reviews onde o pessoal nao conseguiu fazer OC de memória nela. O lance do perfil de energia não é meu caso pq eu uso só power plans da AMD. Clear CMOS resolve. Esse lance de restaurar perfil nessa placa é meio zoado tb. Eu salvei um perfil bem estável, memoria setada no XMP, mas com diversas configuracoes de outros recursos de acordo com meu gosto, mas nenhum envolvia OC, é só um perfil default meu. Tentei restaurar um dia e a máquina parou de bootar, aí desisti de usar isso. Valeu a pena pq essa mobo é muito barata, mas tem algumas decisões dos fabricantes que não dá pra entender. Essa placa tem todo o marketing voltado pra entusiasta que vai justamente testar diversos setups, mas a placa não tem botão de clear cmos, é via jumper e os caras nem pra colocar aquele jumper mais alto pra facilitar. Eu vou fazer um botão, mas estou esperando o switch chegar da China.

Final de semana eu vou passar as memórias do meu setup Intel pro AMD e testar. É um kit LPX tb, 3.000 Mhz e C15, mas o IC é Micro E-Die.

A verdade é que com relação a memória eu dei mole mesmo. Meu último AMD foi Atlhon XP 2200 (sou velho mesmo rs), depois disso foram mais de 10 anos só de Intel. Acabei não comprando as memórias ideais. Pior que logo depois que comecei a estudar a arquitetura do Ryzen mais a fundo e vi que tinha esse detalhes da memória eu cheguei a procurar um kit mais adequado. Encontrei Dark Force Z Alpha da TeamGroup 3600C16 , li diversos reviews e apesar dela não ser das melhores pra OC, nesse profile stock ele conseguiu excelentes números. Cheguei a comprar na Pichau por R$ 800, mas dois dias depois eles me ligaram pedindo desculpas, pois não tinha em estoque :/

No caso do perfil isso ocorre por exemplo em algumas placas da asus se vc salvar um perfil de config na uefi que contenha a memoria setada em 3800 ela não ira bootar porem em 3733mhz o perfil sobe tranquilo, neste caso vc pode dividir em dois perfis de config, exemplo no perfil 1 vc salva suas preferencias PBO, voltagens, fans, e por ai vai, depois configura os timmings da memoria e IF em cima do perfil 1 porem a 3000mhz e salva como perfil 2, então caso precise dar um clear cmos por ventura vc da load no perfil 1 com cfgs básicas, e depois da load no perfil 2 que contem as configurações do perfil 1 + ajuste da memoria para boot a frio, então depois é só mudar o clock da memoria e IF para sua preferencia seja 3400/3600/3733.. os perfis sao uma mão na roda melhor que ter que configurar tudo novamente.

É só aumentar o clock do processador que vc vai conseguir na casa dos 61.... 61.4 foi o maximo que consegui 14 14 14 24 3800mhz... 3700x @ 4500mhz...

Então o problema é que o meu proc é das primeiras levas ele atinge o boost 4.2 em 2 núcleos porem nos demais fica 4150mhz o que ocasiona de a latência estacionar e não dropar mais, parece que os novos 3600 com processo de fabricação amadurecido tem alcançando clocks maiores e com menor exigência de voltagem para "clocks fixos", alias voltagem esta que para 4.1 exige 1.261v no LLC1 da asus no proc não uso fixo pois os 3xxx tem bastante relatos de degradação devido a voltagem incorreta e de boatos de 1.325 ser uma voltagem segura para os mesmo, até o presente momento fala-se em 1.2v para uma margem "segura" em clocks fixos, e devido ao amadurecimento do processo de fabricação tem aparecido muito proc que alcançando 4.2 com 1.1x-1.20v, lembrando que os ryzen 3xxx alcançam até 1.4xv nas configurações em auto devido ao sensor FIT que eleva as voltagens por milésimos de segundos para que o proc alcance clocks maiores.

sultado, com timmings fora do especificado pela calculadora, mas com melhores resultados.

Excelentes timmings muito apertados, eu tenho alguns secundários e terciários ainda para apertar mas da trabalho e tempo ir baixando e estabilizando no mais sua cfg esta monstruosa.

É algo que penso há tempos... pra quem tem gargalo na GPU, seja por ser fraca ou jogar em alta resolução/gráfico, não compensa quebrar cabeça afinando ou gastar muito com RAM. Precisou 2080 Ti em 1080p pra mostrar bons resultados... em 4K desaparece. Tenho Crucial Ballistix 3000 CL15 e nem perdi tempo porque jogo em 4K. Entendo quem faça mesmo, legal a sensação de tirar máximo "teórico" da máquina mas as vezes é só teoria mesmo, na prática muda quase nada e ainda corre risco de perder hardware forçando a barra. Já perdi uma placa mãe assim, tirei até última gota do Ryzen sendo que jogo 4K (CPU rindo sem trabalho, nem precisava). Ah, tesão aquele clock batendo alto... até que veio preju. E com esse dólar não ando muito afim de arriscar ter que recomprar algo.

É algo que penso há tempos... pra quem tem gargalo na GPU, seja por ser fraca ou jogar em alta resolução/gráfico, não compensa quebrar cabeça afinando ou gastar muito com RAM. Precisou 2080 Ti em 1080p pra mostrar bons resultados... em 4K desaparece. Tenho Crucial Ballistix 3000 CL15 e nem perdi tempo porque jogo em 4K. Entendo quem faça mesmo, legal a sensação de tirar máximo "teórico" da máquina mas as vezes é só teoria mesmo, na prática muda quase nada e ainda corre risco de perder hardware forçando a barra. Já perdi uma placa mãe assim, tirei até última gota do Ryzen sendo que jogo 4K (CPU rindo sem trabalho, nem precisava). Ah, tesão aquele clock batendo alto... até que veio preju. E com esse dólar não ando muito afim de arriscar ter que recomprar algo.
Feliz quem gastou pouco e comprou a ballistix. Não sei como tem tanta gente que ainda insiste em gastar mais que o dobro comprando b die.

Reforçando os comentários acima, não vale a dor de cabeça se o seu gargalo está na GPU (99% dos casos, exceto pra quem joga a 144fps).

O Ryzen 3000 tem uma latência um pouco maior, mas tem bem mais cache. hehehe
Em 3667mhz ja cheguei na casa dos 58ns, porém só consegui boa estabilidade aumentando o FSB, e aí na partida a frio sempre dava problema. hehehe
Mas etendo um melhor melhor o funcionamento em 3600, vou tentar ir pra 3667 sem FSB.

Carai, 1.375v é o que preciso para 3.9GHz :(
Não tive sorte com o meu 2600 mesmo

Quanto a essa questão das memórias e ryzen 3000, o JayZTwoCents postou um vídeo essa semana, comparando DDR4 2133, 3000 e 3800. Três parâmetros bem distantes.

Pelo visto, acima de 3000 MHz nem vale a pena esquentar a cabeça pra games.

Quanto a essa questão das memórias e ryzen 3000, o JayZTwoCents postou um vídeo essa semana, comparando DDR4 2133, 3000 e 3800. Três parâmetros bem distantes.

Pelo visto, acima de 3000 MHz nem vale a pena esquentar a cabeça pra games.

Aqui de 3000 para 3600, posso dizer que senti diferença no fps... mas pode ter sido.. algo psicológico, principalmente no cod e pubg.

Aqui de 3000 para 3600, posso dizer que senti diferença no fps... mas pode ter sido.. algo psicológico, principalmente no cod e pubg.
Eu tive um ganho legal nos mínimos do Dota 2 também, depois vou fazer o benchmark direitinho pra ter os números exatos.
Por outro lado, em jogos que tava completamente GPU bound (por exemplo, Crysis 3), não teve diferença significativa.

acabei de sair de um Ryzen 2600 stock para um 3600 OC, quem tiver duvida só chamar
ta sentindo diferença em jogos e multifunções?
to entre um 1600af ou um 3600 final do ano

Users who are viewing this thread

Voltar