[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Chegaram semana passada a minha placa mãe Asus Tuf x570 Plus Br e o processador ryzen 3600 que comprei no sábado retrasado, que vão substituir a Biostar 350b gt5 e o ryzen 1700.
Galera...
O projeto desta mobo da Asus é horrível.
O cooler do ryzen fica quase em cima do primeiro slot da memória e o pior, a placa de vídeo praticamente estrangula o chipset, jogando calor em cima dele.
Ontem fui instalar o conjunto, seguro que não precisaria formatar, pois na mudança do pc anterior, um fx 8350 e placa mãe am3+ pro ryzen 1700 não houve necessidade disso, foi de primeira.
Deu tudo errado.
Tentei preparar o w10 pros hardwares novos, usando o sysprep, mas deu erro, não ia. Então fui no msconfig e setei pra inicialização seletiva, desligando os drivers e montei o sistema com as peças novas, mas o pc não saiu da tela da bios nem deu boot.
Desliguei na bios o secure boot, mas nem assim o w10 entrava. Só dava tela da bios.
Desisti e voltei pro sistema antigo onde estou agora.
Não adianta que não vou formatar o hd.
De jeito nenhum.
Depois vejo o que faço.

Brabo! Quando conseguir, conta como foi a solução com o sysprep. Pretendo trocar em breve e tb não estou podendo formatar! Boa sorte!

Brabo! Quando conseguir, conta como foi a solução com o sysprep. Pretendo trocar em breve e tb não estou podendo formatar! Boa sorte!
Ih, aqui deu bode com o sysprep.
Acionei o app, mas ele diz que houve um problema e gera um relatório quilométrico que entendo bulhufas.
Nas gringas dizem que um dos problemas acontece quando o administrador desinstala uns apps da microsoft, o windows conflita e buga tudo.
Mas pra maioria é sussa.

Pessoal estou com um Ryzen 3600 na B350 da Gigabyte. Utilizei por muito tempo um Ryzen 1600 com está B350 e nele fazia undervolt e overclock, mas com o 3600 está bem difícil de chegar em um valor estável que não dê nenhum tipo de tela azul. Alguém com BIOS da Gigabyte poderia mandar prints para ter um norte?

Vocês fazem undervolt e overclock em all core ou per ccx?

Pessoal, peguei um 3600 no Ali, tem como saber visualmente/codificação se é um sample 2019 ou 2020? Pois reza a lenda que de dez/19 a AMD arrumou uns bugs que eram crônicos na primeira leva.

Pessoal estou com um Ryzen 3600 na B350 da Gigabyte. Utilizei por muito tempo um Ryzen 1600 com está B350 e nele fazia undervolt e overclock, mas com o 3600 está bem difícil de chegar em um valor estável que não dê nenhum tipo de tela azul. Alguém com BIOS da Gigabyte poderia mandar prints para ter um norte?

Vocês fazem undervolt e overclock em all core ou per ccx?
Não possuo essa BIOS nem essa CPU, mas já tentou deixar em stock com offset negativo pra ver como fica?

Pessoal, peguei um 3600 no Ali, tem como saber visualmente/codificação se é um sample 2019 ou 2020? Pois reza a lenda que de dez/19 a AMD arrumou uns bugs que eram crônicos na primeira leva.

Que bugs? nunca ouvi falar disso, e tem que pegar os codigos impresso no Processador

dEkW59C.jpg

pTNzYQq.png

Essa X570 Gaming Edge da MSI é uma tranqueira hein...

Comparação entre alguns modelos de B550.

Última edição:
Não possuo essa BIOS nem essa CPU, mas já tentou deixar em stock com offset negativo pra ver como fica?

Quando deixei o clock travado e diminui a voltagem da tela azul por offset. Já quando tentei sem setar o clock e desta forma não da tela azul, mas em testes notei queda de desempenho. Fiz testes no cinebench 3dmark já que eles dão uma nota especifica ao teste. Acha que estes softwares não são adequados? Vejo o pessoal tudo testando com esses programas de benchmark só estou começando a achar que não demonstram a performance em games.

Estou pesquisando isso por questão de curiosidade, meu CPU stock em games bate 88°C com o cooler box wraith spire.

Última edição:
Quando deixei o clock travado e diminui a voltagem da tela azul por offset. Já quando tentei sem setar o clock e desta forma não da tela azul, mas em testes notei queda de desempenho. Fiz testes no cinebench 3dmark já que eles dão uma nota especifica ao teste. Acha que estes softwares não são adequados? Vejo o pessoal tudo testando com esses programas de benchmark só estou começando a achar que não demonstram a performance em games.

Estou pesquisando isso por questão de curiosidade, meu CPU stock em games bate 88°C com o cooler box wraith spire.
Testou com quanto de offset?
Recomendo começar do mínimo offset possível e ir abaixando enquanto o desempenho continuar constante (ou dentro do que você deseja).

Testou com quanto de offset?
Recomendo começar do mínimo offset possível e ir abaixando enquanto o desempenho continuar constante (ou dentro do que você deseja).

Com -0.102V, achei bem confusa a BIOS da Gigabyte em relação as outras. Pelo menos o PC liga normal quando deixo o clock variável, só da tela azul se travar o clock.

Com -0.102V, achei bem confusa a BIOS da Gigabyte em relação as outras. Pelo menos o PC liga normal quando deixo o clock variável, só da tela azul se travar o clock.
Vê com -0,05V.

Aqui meu 3700x roda com -0,0875

Que bugs? nunca ouvi falar disso, e tem que pegar os codigos impresso no Processador
Uma das situações é pra OC/desempenho, muitos relatos que nos 2019 é sofrível deixar acima de /4.150 all cores. Na binagem 2020, com a evolução do processo, os chips estão bem melhores, tanto q tiveram q soltar esses XT aí de tanto chip "premium" q está saindo ultimamente.

Olhando aqui na BIOS, descobrir que a FAN AIO PUMP pode ter controle de velocidade sim, o padrão de fábrica da BIOS é que ela venha com essa opção desativada, então a FAN sempre vai estar 100%

Pessoal fiz um overclock no meu processador para deixar todos os núcleos em 3,7Ghz, e na voltagem eu deixei assim:
Queria saber qual a temperatura limite para o Ryzen 7 1700. Aqui com cooler box bateu 83ºC.
2020-06-22.png

Pessoal fiz um overclock no meu processador para deixar todos os núcleos em 3,7Ghz, e na voltagem eu deixei assim:
Queria saber qual a temperatura limite para o Ryzen 7 1700. Aqui com cooler box bateu 83ºC.
2020-06-22.png
Under load? Se sim, usando o cooler box, temperatura normal.

Quanto à temp. máxima, segundo a AMD, é 95C.

Vendo VRM e temperaturas dessas B550 fico imaginando o que vai puxar de energia os Ryzen 3... até modelos simples tão superando alguma X570, B450 nem se fala.

Sobre o mercado de HPC - High Performance Computing

Supercomputadores Exascale alimentados pela AMD

241198-amd-exascale-supercomputer-frontier-1260x709.png

Frontier
A AMD, em colaboração com o Departamento de Energia dos EUA, com o Oak Ridge National Laboratory e com a Cray Inc., desenvolveu o supercomputador Frontier, que deverá oferecer mais de 1.5 exaflops de pico de poder de processamento. Proposto para ficar online em 2021. O Frontier foi desenvolvido com:
  • Processadores personalizados AMD EPYC™, otimizados para HPC e IA
  • Placas gráficas Radeon Instinct™ feitas sob medida e habilitadas para HBM
O Frontier ampliará os limites das descobertas científicas, aumentando dramaticamente o desempenho da inteligência artificial (IA) e da inteligência e simulação análitica em escala, ajudando os cientistas a implementar mais cálculos, identificar novos padrões de dados e desenvolver métodos inovadores de análise de dados para acelerar o ritmo das descobertas científicas.

434474-amd-exascale-supercomputer-el-capitan-1260x709.png

El Capitan
Para possibilitar poder de processamento de dupla precisão maior que 2 exaflops, o Departamento de Energia dos EUA, o Lawrence Livermore National Laboratory e a HPE se uniram com a AMD para projetar o El Capitan, que deverá ser o supercomputador mais rápido do mundo, com entrega esperada nos primeiros meses de 2023. O El Capitan usará produtos de última geração que incorporam melhorias do projeto personalizado de processador no Frontier.
  • A próxima geração dos processadores AMD EPYC, de codinome “Genoa”, estarão equipados com núcleo de processador “Zen 4", oferecendo compatibilidade com memórias e subsistemas I/O de última geração para trabalho com IA e HPC.
  • O próxima geração das placas gráficas Radeon Instinct, baseadas em uma nova arquitetura otimizada para computação para trabalho com HPC e IA, usarão memória de última geração com alta largura de banda para desempenho otimizado para deep learning.
Este projeto será excelente para análise de dados com IA e aprendizagem de máquina para criar modelos mais rápidos, mais precisos, e capazes de quantificar a incerteza de suas previsões.

top500-june-2020-performance-over-time.jpg

A supercomputação há muito caiu da curva exponencial.

top500-june-2020-top10.jpg

Conversamos com Erich Strohmaier, cientista sênior e líder do grupo de pesquisa de desempenho e algoritmos do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley e um dos co-criadores da lista Top500, em uma entrevista que será exibida hoje mais tarde na Next Platform TV , e ele nos diz que, com apenas 51 máquinas novas na lista, esse é o nível mais baixo de rotatividade que ele vê desde que os rankings foram iniciados em 1993. Não está claro se essa pausa está sendo causada pelo COVID-19, mas provavelmente existem algumas pressões orçamentárias na metade inferior da lista. Mas também não podemos culpar totalmente a pandemia do vírus corona. (Também temos uma entrevista com Wu Feng, da Virginia Tech, que reúne a lista Green500, que chegará hoje mais tarde na Next Platform TV . Portanto, fique atento a isso.)

O desempenho agregado na lista Top500 é de 2,23 exaflops, um aumento de 35,2% em relação à lista de novembro de 2019 e quase exclusivamente devido à adição do sistema Fugaku. Agora você precisa de 1,24 petaflops para fazer a lista. Em termos de desempenho agregado - que estamos começando a considerar uma métrica melhor do que a contagem do sistema para avaliar a propensão a investir em supercomputação por nações - os Estados Unidos tiveram 644 petaflops em comparação com a China com 565 petaflops e agora o Japão com 530 petaflops.

Existem muitas máquinas na lista das 500 principais enviadas por hiperscalers e criadores de nuvens, que dominam o meio da lista e que têm pouco a ver com HPC ou AI, para usar a classificação de país ou fornecedor para dizer o que é significativo em relação ao HPC ou AI. Nós reclamamos muito disso e não vamos nos repetir. A lista precisa ser os supercomputadores Top500 , não os clusters Top500 que executaram o Linpack desta vez e enviaram resultados.

Dado tudo isso - sistemas reais de HPC e AI empilhados com sistemas de nuvem e hiperescala que simplesmente executaram o teste para se gabar corretamente de fornecedores e países - não é surpresa que os sistemas que usam processadores X86 dominem a lista, com 481 das 500 máquinas baseadas no X86.

Desses, 469 usam processadores Intel Xeon ou Xeon Phi (ou um mix), 11 inteiros usam processadores AMD Epyc e o último usa um clone Epyc do Hygon da China. Existem quatro máquinas baseadas na arquitetura Arm da lista, três delas baseadas no AFX64 da Fujitsu e uma delas no processador ThunderX2 da Marvell.

Um total de 144 máquinas possui aceleradores de alguma forma fornecendo seu poder de ponto flutuante, e a maioria destes - 135 sistemas - está usando aceleradores de GPU Nvidia.

Panasas-HPC-drivers.png

Panasas-HPC-challenges.png

Cada dia de inatividade custa às empresas de menos de US $ 100.000 a mais de US $ 1 milhão.

Panasas-HPC-storage-growth.png

Um ponto do estudo foi que, enquanto 82% das organizações disseram estar relativamente satisfeitos com o atual fornecedor de armazenamento de HPC, uma "minoria substancial" disse que provavelmente trocaria de fornecedor na próxima vez em que atualizar seus sistemas principais de HPC, com a "implicação aqui é que um número razoável de compradores de armazenamento de HPC está examinando os fornecedores em busca de competências e preços. ”

Achados como esse foram um dos motivos pelos quais o Panasas - que atende empresas que estão abaixo dos principais laboratórios nacionais e instituições similares em tamanho e necessidades - encomendou o estudo, que pesquisou organizações com receitas anuais que variam de menos de US $ 5 milhões a mais de US $ 10 bilhões.

Em conjunto com o estudo, Panasas colocou uma nova calculadora de TCO em seu site para ajudar as organizações a descobrirem melhor seus próprios custos operacionais. Usando a calculadora, Panasas tirou a média de vários custos operacionais das respostas da pesquisa e calculou a média em cinco anos e depois comparou-os com os custos associados à sua tecnologia, com o resultado em quase US $ 12 milhões em economia de custos ao longo dos cinco anos.

Panasas-HPC-costs.png

Como mostra o gráfico da Statista abaixo, a quantidade de dados gerados em todo o mundo em 2020 deverá atingir 50,5 zettabytes. Em 2025, serão criados 175 zettabytes.

data-growth.png

@user101 @dayllann

Última edição:
Fico imaginado o preço aqui.
Estou pensando em trocar a X470-F strix por alguma B550

Fiz continhas/chute de olho na MSI B550-A-PRO, imagino na faixa de 1000. Boa mas uma das mais simples da MSI. As melhores nem vou perder meu tempo, facada. Tão caras mas por outro lado estão tão completinhas que "simples" já tá de bom tamanho pra maioria. Essa B550 Tomahawk é placa pra uns 1500, hein.

Users who are viewing this thread

Voltar