[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Tinha um 3700x que fixei 4200 com 1,28v. Estava meio q decepcionado devido a ele não alcançar a frequência prometida em nenhum dos núcleos (4400mhz) mesmo ativando o over automático em minha x570 hero.
Vendi e peguei um 3800x. Me surpreendi. Com os mesmo 1,28v eu consegui fixar em 4400mhz e o estou usando em 4500mhz e 1,33v.
Como uso WC custom, as temperatura in game não chegam a 40º e em stress test ficou em torno de 69º.
Cuidado com essa tensão alta aí, sua CPU pode se degradar ao longo dos meses.
 
Galera tenho um 2700 que aparentemente não funciona mais em stock. Estou tentando abrir um RMA pelo link https://www.amd.com/pt/support/kb/warranty-information/rma-form
Estou tentando preencher o formulário mas não consigo inserir um " Número de Serial do Produto " que o formulário aceite, tem um S/N na nota fiscal (que e da loja que explode) que o campo não aceita, tem um S/N na caixa que o site tbm não aceita (que não bate com o S/N da NF), vou ter que tirar o processador pra olhar o S/N que está nele? Não era pra ser o msm que esta na caixa? Valeu!
 
Galera tenho um 2700 que aparentemente não funciona mais em stock. Estou tentando abrir um RMA pelo link https://www.amd.com/pt/support/kb/warranty-information/rma-form
Estou tentando preencher o formulário mas não consigo inserir um " Número de Serial do Produto " que o formulário aceite, tem um S/N na nota fiscal (que e da loja que explode) que o campo não aceita, tem um S/N na caixa que o site tbm não aceita (que não bate com o S/N da NF), vou ter que tirar o processador pra olhar o S/N que está nele? Não era pra ser o msm que esta na caixa? Valeu!

Não, S/N tem que ser o do PROCESSADOR.
 
Cuidado com essa tensão alta aí, sua CPU pode se degradar ao longo dos meses.

Não entendo toda a neura sobre o vcore dos ryzen.
Usei meu 4790k por anos com vcore acima do padrão e nunca tive problema. Continua rock solid até hoje.
Neste 3800x estou usando somente 1,33v. Ou seja, muito abaixo do vcore padrão dos ryzen e o pessoal fica todo medroso.
Não sei oq tem de verdade em toda essa preocupação. Alguém aqui neste forum perdeu algum ryzen por causa de vcore?
Creio que mantendo as temperaturas controladas e não abusando dos testes de stress (os quais nunca fui adepto), não há problema de usar até mesmo 1,4+v.
Agora, se o cara sobe o vcore e deixa as temperaturas beirando os 100º e ainda abusa dos avx da vida, aí tá pedindo mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não, S/N tem que ser o do PROCESSADOR.

Na minha opinião teria que ser o mesmo da nota e do processador. No meu, pelo menos, o número que está no processador é o mesmo da caixa e da nota fiscal.
 
Última edição:
Não entendo toda a neura sobre o vcore dos ryzen.
Usei meu 4790k por anos com vcore acima do padrão e nunca tive problema. Continua rock solid até hoje.
Neste 3800x estou usando somente 1,33v. Ou seja, muito abaixo do vcore padrão dos ryzen e o pessoal fica todo medroso.
Não sei oq tem de verdade em toda essa preocupação. Alguém aqui neste forum perdeu algum ryzen por causa de vcore?
Creio que mantendo as temperaturas controladas e não abusando dos testes de stress (os quais nunca fui adepto), não há problema de usar até mesmo 1,4+v.
Agora, se o cara sobe o vcore e deixa as temperaturas beirando os 100º e ainda abusa dos avx da vida, aí tá pedindo mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Na minha opinião teria que ser o mesmo da nota e do processador. No meu, pelo menos, o número que está no processador é o mesmo da caixa e da nota fiscal.
Tem bastante relato de gente que usou CPU Zen 2 por meses com 1.325V e sofreu degradação ao longo dos meses no Reddit. Aqui do fórum, não sei de nenhum usuário.
Tomara que o seu processador continue funcionando normal ao longo do tempo.
 
Tem bastante relato de gente que usou CPU Zen 2 por meses com 1.325V e sofreu degradação ao longo dos meses no Reddit. Aqui do fórum, não sei de nenhum usuário.
Tomara que o seu processador continue funcionando normal ao longo do tempo.

Como falei, precisa ver o uso. Os caras pegam para fazer overclock e querem torrar a cpu com testes para provar não sei o que nem para quem e muitas vezes com refrigeração inapropriada para a situação.
 
Tem bastante relato de gente que usou CPU Zen 2 por meses com 1.325V e sofreu degradação ao longo dos meses no Reddit. Aqui do fórum, não sei de nenhum usuário.
Tomara que o seu processador continue funcionando normal ao longo do tempo.

Degradação com 1.325? impossível kkkk, pra degradar um processador com 1.51 teria que ser ANOS assim com 100% de carga 24/7 e é capaz da placa mãe abrir o bico antes, REDDIT tem muito fake ou cara que fez caca e joga a culpa no produto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não entendo toda a neura sobre o vcore dos ryzen.
Usei meu 4790k por anos com vcore acima do padrão e nunca tive problema. Continua rock solid até hoje.
Neste 3800x estou usando somente 1,33v. Ou seja, muito abaixo do vcore padrão dos ryzen e o pessoal fica todo medroso.
Não sei oq tem de verdade em toda essa preocupação. Alguém aqui neste forum perdeu algum ryzen por causa de vcore?
Creio que mantendo as temperaturas controladas e não abusando dos testes de stress (os quais nunca fui adepto), não há problema de usar até mesmo 1,4+v.
Agora, se o cara sobe o vcore e deixa as temperaturas beirando os 100º e ainda abusa dos avx da vida, aí tá pedindo mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Na minha opinião teria que ser o mesmo da nota e do processador. No meu, pelo menos, o número que está no processador é o mesmo da caixa e da nota fiscal.

no processador tem numero de série que só nele fica escrito, mais em nenhum lugar.
 
Degradação com 1.325? impossível kkkk, pra degradar um processador com 1.51 teria que ser ANOS assim com 100% de carga 24/7 e é capaz da placa mãe abrir o bico antes, REDDIT tem muito fake ou cara que fez caca e joga a culpa no produto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



no processador tem numero de série que só nele fica escrito, mais em nenhum lugar.
S/N é um só. Não existem dois S/N para um mesmo produto. Tenho 3 processadores aqui e fui ver a numeração deles.
A8 9600, 2700x e 3800x. Todos com o mesmo S/N na nota, na caixa e no processador.
Se o teu não está desta maneira, deve ter algo errado aí.
Não existe serial number diferente só no processador. Todos eles têm somente um S/N e é sempre o mesmo da nota.
 
Não, S/N tem que ser o do PROCESSADOR.

A propria AMD mostra que o S/N pode ser tanto da caixa quanto o do processador. Acabei conseguindo, devia ser algum bug pq tinha preenchido errado da primeira vez.

Não entendo toda a neura sobre o vcore dos ryzen.
Usei meu 4790k por anos com vcore acima do padrão e nunca tive problema. Continua rock solid até hoje.
Neste 3800x estou usando somente 1,33v. Ou seja, muito abaixo do vcore padrão dos ryzen e o pessoal fica todo medroso.
Não sei oq tem de verdade em toda essa preocupação. Alguém aqui neste forum perdeu algum ryzen por causa de vcore?
Creio que mantendo as temperaturas controladas e não abusando dos testes de stress (os quais nunca fui adepto), não há problema de usar até mesmo 1,4+v.
Agora, se o cara sobe o vcore e deixa as temperaturas beirando os 100º e ainda abusa dos avx da vida, aí tá pedindo mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Na minha opinião teria que ser o mesmo da nota e do processador. No meu, pelo menos, o número que está no processador é o mesmo da caixa e da nota fiscal.

Então eu só fui reparar nisso da nota agora que talvez precise do RMA. Na NF da loja, ta assim GARANTIA 12 MESES - N.SERIE OU IMEI XXXXXXXXXX (10 digitos) e o S/N da caixa XXXXXXXXXXXXX (13 digitos). Até onde sei o S/N da caixa é o que deve estar no processador. Só faltava a loja que explode ter me feito m*.
Agora vou esperar a AMD responder pra ver o que acontece =(
 
Última edição:
Não era pra ser o msm que esta na caixa? Valeu!

Se o número da nota for diferente do que tá no processador eles podem até negar a garantia. Que bom que achou o correto.

Não entendo toda a neura sobre o vcore dos ryzen.
Usei meu 4790k por anos com vcore acima do padrão e nunca tive problema. Continua rock solid até hoje.
Neste 3800x estou usando somente 1,33v. Ou seja, muito abaixo do vcore padrão dos ryzen e o pessoal fica todo medroso.

A questão ainda tá em disputa. Não é que o processador queima. Mas as pessoas notaram que um processador que ia até X Mhz depois de um tempo com voltagem acima de um tal valor passa a atingir apenas X mhz menos 25, 50 mhz. Esse é o relato. Eu fico pensando na consistencia dessa perda, variação de bios e outros fatores, mas a queixa é essa.
 
Melhor coisa mesmo é over a abaixo de 1.325v
 
Se é isso, acho que vale a pena testar.
De repente se começar a ver que não aceita mais o mesmo clock e perceber degradação, passa a deixar em stock ou uma voltagem menor e continua de boa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se o número da nota for diferente do que tá no processador eles podem até negar a garantia. Que bom que achou o correto.



A questão ainda tá em disputa. Não é que o processador queima. Mas as pessoas notaram que um processador que ia até X Mhz depois de um tempo com voltagem acima de um tal valor passa a atingir apenas X mhz menos 25, 50 mhz. Esse é o relato. Eu fico pensando na consistencia dessa perda, variação de bios e outros fatores, mas a queixa é essa.

Só para acrescentar. Dois destes meus processadores foram comprados na Kabum.
 
Acho que qualquer valor abaixo de 1.4V é safe pros CPUs. Obviamente que se o intuito for que o processador dure "pra sempre", quanto mais amena as tensões usadas nele, melhor pra longevidade.
Porém se for levar "a risca" isso, os processadores em stock poderiam durar até menos. Aqui por exemplo, meu r5 1600 em full stock, passa de 1.4V em testes de stress e jogos. Até dentro do windows ele passa dos 1.4V as vezes. Rodando ele com 3,7~3,8Ghz (que são valores de overclock) com offset de 0,066V ele não passa de 1.38V, ou seja, teoricamente melhor que deixa-lo em stock com as tensões oscilando a "bel-prazer" do sistema.
 
Degradação com 1.325? impossível kkkk, pra degradar um processador com 1.51 teria que ser ANOS assim com 100% de carga 24/7 e é capaz da placa mãe abrir o bico antes
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso aí é coisa pensamento do tempo de Phenom II. Não é uma ciência fixa, varia de acordo com as gerações, mesmo quando elas têm a mesma base. Por exemplo, os Sandy Bridge são relativamente tolerantes a tensão, mas os Haswell degradam com certa facilidade. Os Zen são relativamente bem tolerantes, os Zen+ são mais tolerantes ainda, mas o Zen 2 é não é nada tolerante, isso muita gente já comprovou.
 
Acho que qualquer valor abaixo de 1.4V é safe pros CPUs. Obviamente que se o intuito for que o processador dure "pra sempre", quanto mais amena as tensões usadas nele, melhor pra longevidade.
Porém se for levar "a risca" isso, os processadores em stock poderiam durar até menos. Aqui por exemplo, meu r5 1600 em full stock, passa de 1.4V em testes de stress e jogos. Até dentro do windows ele passa dos 1.4V as vezes. Rodando ele com 3,7~3,8Ghz (que são valores de overclock) com offset de 0,066V ele não passa de 1.38V, ou seja, teoricamente melhor que deixa-lo em stock com as tensões oscilando a "bel-prazer" do sistema.
O seu R5 1600 foi feito com litografia de 14nm. As regras não são as mesmas dos Zen 2, o qual é uma arquitetura diferente numa litografia menor.
Sua tensão está completamente segura pelo que leio online.
Degradação com 1.325? impossível kkkk, pra degradar um processador com 1.51 teria que ser ANOS assim com 100% de carga 24/7 e é capaz da placa mãe abrir o bico antes, REDDIT tem muito fake ou cara que fez caca e joga a culpa no produto.
Bem, precisaria ser um esforço coordenado muito grande pra youtubers e diferentes pessoas no Reddit constantemente relatarem que suas CPUs não conseguem mais estabilizar nos mesmos clocks de antes. Uma busca por "degradation" mostra que surgem tópicos com esse tema praticamente toda semana. Alguns eram relatos de que os seus processadores não são mais estáveis (quando eram meses antes), e a maioria é de usuários novos fazendo perguntas.
Seria muito bom se tensões mais altas fossem seguras no Zen 2 porque dá pra alcançar clocks mais altos. Mas, pelo menos pra mim, os relatos indicam ser inseguro pra uso diário prolongado e esses processadores são caros demais pra arriscar.
Tomara que sua CPU continue normal e estável com os mesmos valores daqui há 1 ano. Mas infelizmente, a maioria dos relatos de terceiros indica o contrário.
 
Última edição:
Vai demorar um pouco, mas vou descobrir. KKK.
Até lá, vou aproveitando da minha cpu da maneira que gosto.
Agora bem satisfeito com os clocks e beeem frio. Vamos ver se é problema de voltagem ou temperatura.
 
Seria muito bom se tensões mais altas fossem seguras no Zen 2 porque dá pra alcançar clocks mais altos. Mas, pelo menos pra mim, os relatos indicam ser inseguro pra uso diário prolongado e esses processadores são caros demais pra arriscar.
É ... Esse é o ponto. Não vejo vantagem em arriscar.
 
Tinha um 3700x que fixei 4200 com 1,28v. Estava meio q decepcionado devido a ele não alcançar a frequência prometida em nenhum dos núcleos (4400mhz) mesmo ativando o over automático em minha x570 hero.
Vendi e peguei um 3800x. Me surpreendi. Com os mesmo 1,28v eu consegui fixar em 4400mhz e o estou usando em 4500mhz e 1,33v.
Como uso WC custom, as temperatura in game não chegam a 40º e em stress test ficou em torno de 69º.
O meu sweetspot é 4.3GHz com 1.22v. Uso cooler box e não passa de 70°. Em stock chegava fácil nos 90° em jogos.
 
Basicamente oq eu tenho visto de parâmetro em relaçao a tensão nessas andanças por fóruns nacionais e internacionais

O keep safe onde você não corre nenhum risco de degradar o processador por tensão

Zen: 1.4v
Zen+ : 1.435v
Zen2: 1.35v
 
Finalmente consegui driblar o problema do windows 10 na nova mobo asus x570 plus.
O windows 10 não iniciava e o pc só ficava na tela da bios.
O problema era no boot.
Peguei meu outro HD, enviei os programas pra outro HD (tenho 1 SSD e 2 HDs 1tb).
Aí formatei ele, instalei o w10 e usei um programa pra consertar boot.
Fiz isso setando o w10 do SSD no boot inicial.
Bingo.
Foi de boa.
Não precisei formatar.
:freddy:
 
Não tem como ter ZEN3+ em 5nm para desktop

Em 5nm o design é outro, a AMD precisaria fazer o ZEN 3 do zero

Em 7nm e 7nm+ é o mesmo design

AMD já divulgou o ROAD MAP

5nm só no ZEN 4 em 2022
7nm no ZEN 3 em 2020 e tudo indica refresh em 2021

Ent_Roadmap2_678x452.png


Epyc_Roadmap_575px.png


CPU_Roadmap_575px.png
Sera que AMD desistiu de utilizar os 7nm EUV nos ryzen de 4 gen?
 
Sera que AMD desistiu de utilizar os 7nm EUV nos ryzen de 4 gen?

7nm+ = 7nm EUV = compatível com 7nm

Se é compatível com 7nm, logo o design permanece o mesmo

Eu só estou dizendo que para colocar o ZEN 3 no 5nm, você teria que começar do zero, porque o design do 7nm não é compatível com 5nm

Se a AMD vai lançar o ZEN 4 em 5nm, para que começar o trabalho do zero, se o ZEN 3 já estava sendo feito com base nos 7nm

Não faz sentido
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo