AMD Ryzen 5000 'Cezanne' APU descoberto, chips Zen 3 e 7nm Vega para manter o suporte ao AM4 até 2021
AMD's next-generation Ryzen 5000 APUs codenamed Cezanne have once again been spotted with Zen 3 CPU and enhanced Vega GPU cores.
wccftech.com
A próxima geração de
Ryzen 5000 APUs da AMD, codinome Cezanne , foi identificada mais uma vez e, desta vez, o ID do dispositivo para os referidos chips foi confirmado juntamente com detalhes do que esperar do lado da CPU e da GPU, que usará uma mistura de ambos os novos e tecnologias refinadas na forma de Zen 3 e Vega.
Confirmado o ID do dispositivo de APUs AMD Ryzen 5000 'Cezanne', os APUs com tecnologia Zen 3 e Vega manterão o suporte ao AM4 até 2021
Já sabemos um pouco sobre a família Cezanne APU, que fornecerá energia às Ryzen 5000 APUs nas plataformas de desktop e notebook no próximo ano. A família Cezanne substituirá a família Renoir Ryzen 4000 APU da AMD, lançada em notebooks desde abril e fará sua estreia na plataforma AM4 para desktop nos próximos meses.
Ontem,
Komachi pôde confirmar que as APUs AMD Cezanne se enquadram na ID do dispositivo 1638 e que existem pelo menos 13 IDs PCI para a família específica já identificada pela
Rogame . A família Renoir da AMD usa os 1636 PCI IDs, enquanto a linha de APUs personalizada Van Gogh de baixa potência usará os 163F PCI IDs.
Komachi também aponta que as APUs de Cezanne ainda são baseadas na arquitetura GFX9, o que significa que mais uma vez veremos uma versão aprimorada do Vega nas APUs de próxima geração. O interessante é que as APUs Cezanne apresentarão um novo núcleo de CPU, exatamente como as APUs Renoir, mas farão com uma revisão aprimorada de um núcleo existente de GPU. Também é relatado que as APUs Cezanne chegarão à plataforma AM4, o que significa que o soquete durará até 2021 e podemos esperar que a AMD atualize para a AM5 por volta de 2022. Isso parece muito provável, considerando que
os chips de desktop Zen 3 'Vermeer' são lançamento ainda este ano e haverá mais peças lançadas em 2021 para preencher os espaços finais da programação.
APUs AMD Cezanne 'Ryzen 5000' com CPU Zen 3 e núcleos Vega GPU
Já mencionamos alguns detalhes das APUs 'Ryzen 5000' da Cezanne em nosso
post anterior, mas parece que há mais informações para falar. Para iniciantes, como a programação deste ano, a família Cezanne seria dividida em dois segmentos para laptops, o Cezanne-H de alto desempenho e o Cezanne-U de baixa potência.
Os processadores apresentarão o pacote FP6 / AM4, que é o mesmo que os chips existentes. É uma plataforma BGA e ajudará definitivamente os fabricantes de laptops, pois mantém o mesmo design, enquanto os usuários de desktop podem atualizar seus processadores existentes para os novos sem precisar trocar de placa-mãe.
A GPU real que alimenta a APU Cezanne será uma versão aprimorada da GPU Vega existente, que também é sua forma mais refinada até o momento. Relatórios anteriores disseram que as APUs da Cezanne serão fabricadas no nó do processo TSMC N7. Pelo que parece, o lado da CPU será novamente a principal atualização, enquanto o lado da GPU terá aprimoramentos semelhantes aos que vimos na refinada GPU Vega de 7nm da família Renoir APU. Com isso dito, os
núcleos de CPU Zen 3 oferecerão um enorme salto de desempenho por watt e eficiência sobre a arquitetura Zen 2, de modo que manterá o público interessado no chip de próxima geração.
É relatado que a linha de APU Cezanne 'Ryzen 5000' da AMD deve chegar ao mercado em 2021. Podemos ouvir um anúncio na CES 2021 com o lançamento planejado em torno da Computex 2021.