[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Nem fodendo que eu troco uma x470 por uma B550, ainda mais com o dólar nas alturas do jeito que esta.
E outra assim que lançarem a geração 4 dos ryzem vai dar pra pega um 3800 ou um 3900 da vida com preços bem mais baixos, e vai casar como uma uva nas x470.

Under load? Se sim, usando o cooler box, temperatura normal.

Quanto à temp. máxima, segundo a AMD, é 95C.
Na verdade essa placa só mostra o quando a mais vc está colocando na voltagem. No Ryzen master mostra a voltagem stock de 1,1875v então se eu somar +0,102 = 1,289v o que é bem próximo do que setei do Ryzen Master e deu estabilidade (1,3v). Bom, se a temperatura é 95ºC eu estou de boa.
Vou colocar um novo air cooler bem modesto só pra baixar mais, não pretendo fazer overclock acima dos 3,7 até porque está me atendendo tranquilamente até em stock.
Alguém mais conseguiu mesmo clock com voltagem menor?
CoolerMaster hyper411r
OIP.423TgSv2lT7ur3yEf7qmlgHaHa

AMD Ryzen 5000 'Cezanne' APU descoberto, chips Zen 3 e 7nm Vega para manter o suporte ao AM4 até 2021

A próxima geração de Ryzen 5000 APUs da AMD, codinome Cezanne , foi identificada mais uma vez e, desta vez, o ID do dispositivo para os referidos chips foi confirmado juntamente com detalhes do que esperar do lado da CPU e da GPU, que usará uma mistura de ambos os novos e tecnologias refinadas na forma de Zen 3 e Vega.

Confirmado o ID do dispositivo de APUs AMD Ryzen 5000 'Cezanne', os APUs com tecnologia Zen 3 e Vega manterão o suporte ao AM4 até 2021

Já sabemos um pouco sobre a família Cezanne APU, que fornecerá energia às Ryzen 5000 APUs nas plataformas de desktop e notebook no próximo ano. A família Cezanne substituirá a família Renoir Ryzen 4000 APU da AMD, lançada em notebooks desde abril e fará sua estreia na plataforma AM4 para desktop nos próximos meses.

Ontem, Komachi pôde confirmar que as APUs AMD Cezanne se enquadram na ID do dispositivo 1638 e que existem pelo menos 13 IDs PCI para a família específica já identificada pela Rogame . A família Renoir da AMD usa os 1636 PCI IDs, enquanto a linha de APUs personalizada Van Gogh de baixa potência usará os 163F PCI IDs.

Komachi também aponta que as APUs de Cezanne ainda são baseadas na arquitetura GFX9, o que significa que mais uma vez veremos uma versão aprimorada do Vega nas APUs de próxima geração. O interessante é que as APUs Cezanne apresentarão um novo núcleo de CPU, exatamente como as APUs Renoir, mas farão com uma revisão aprimorada de um núcleo existente de GPU. Também é relatado que as APUs Cezanne chegarão à plataforma AM4, o que significa que o soquete durará até 2021 e podemos esperar que a AMD atualize para a AM5 por volta de 2022. Isso parece muito provável, considerando que os chips de desktop Zen 3 'Vermeer' são lançamento ainda este ano e haverá mais peças lançadas em 2021 para preencher os espaços finais da programação.

j8G5KE2.png

APUs AMD Cezanne 'Ryzen 5000' com CPU Zen 3 e núcleos Vega GPU
Já mencionamos alguns detalhes das APUs 'Ryzen 5000' da Cezanne em nosso post anterior, mas parece que há mais informações para falar. Para iniciantes, como a programação deste ano, a família Cezanne seria dividida em dois segmentos para laptops, o Cezanne-H de alto desempenho e o Cezanne-U de baixa potência.

Os processadores apresentarão o pacote FP6 / AM4, que é o mesmo que os chips existentes. É uma plataforma BGA e ajudará definitivamente os fabricantes de laptops, pois mantém o mesmo design, enquanto os usuários de desktop podem atualizar seus processadores existentes para os novos sem precisar trocar de placa-mãe.

A GPU real que alimenta a APU Cezanne será uma versão aprimorada da GPU Vega existente, que também é sua forma mais refinada até o momento. Relatórios anteriores disseram que as APUs da Cezanne serão fabricadas no nó do processo TSMC N7. Pelo que parece, o lado da CPU será novamente a principal atualização, enquanto o lado da GPU terá aprimoramentos semelhantes aos que vimos na refinada GPU Vega de 7nm da família Renoir APU. Com isso dito, os núcleos de CPU Zen 3 oferecerão um enorme salto de desempenho por watt e eficiência sobre a arquitetura Zen 2, de modo que manterá o público interessado no chip de próxima geração.

É relatado que a linha de APU Cezanne 'Ryzen 5000' da AMD deve chegar ao mercado em 2021. Podemos ouvir um anúncio na CES 2021 com o lançamento planejado em torno da Computex 2021.

Uma das situações é pra OC/desempenho, muitos relatos que nos 2019 é sofrível deixar acima de /4.150 all cores. Na binagem 2020, com a evolução do processo, os chips estão bem melhores, tanto q tiveram q soltar esses XT aí de tanto chip "premium" q está saindo ultimamente.

Mas isso não é BUG, é melhoria, algo normal na informática ........

Se a APU é Zen 3, a nomenclatura deveria seguir a mesma dos restos do Zen 3. Parece que teremos APUs Zen 3 no socket AM4 (Ryzen 5xxxG) mas o resto dos 5000 vão ser outro socket (AM5?).
Não é nem um pouco intuitivo que o 3300X é um processador muito melhor que o 3400G.

Se a APU é Zen 3, a nomenclatura deveria seguir a mesma dos restos do Zen 3. Parece que teremos APUs Zen 3 no socket AM4 (Ryzen 5xxxG) mas o resto dos 5000 vão ser outro socket (AM5?).
Não é nem um pouco intuitivo que o 3300X é um processador muito melhor que o 3400G.

Mas a AMD faz isso desde os 2400G, toda linha G é baseada na geração anterior.

Socket AM4 continua até 2021
Socket AM5 só em 2022

Mas a AMD faz isso desde os 2400G, toda linha G é baseada na geração anterior.
Sim, ela sempre fez isso.
Creio que usar o número da série nova com hardware da geração anterior é confuso pro consumidor - não teria mal algum em nomear as CPUs com integradas de acordo com a geração delas.
Socket AM4 continua até 2021
Socket AM5 só em 2022
Tô ligado. Tomara que já venha em 5nm com DDR5.

Pessoal, comprei um 1600 AF na Kabum, na caixa diz que o modelo é YD1600BBAFBOX, porém no processador está como YD1600BBM6IAF. Alguém saberia dizer pq?

Pessoal, comprei um 1600 AF na Kabum, na caixa diz que o modelo é YD1600BBAFBOX, porém no processador está como YD1600BBM6IAF. Alguém saberia dizer pq?

acho que está tudo normal cara.. BOX já diz tudo o que significa.

Talvez o YD1600BBM6IAF seja o código do seu processador

na verdade não ó BOX e sim "AF" que é o mais importante(12nm):bat:

BOX é por ser um processador na caixa, com cooler, manual e garantia.................... quando não tem BOX é OEM, processador vendido pra DELL por exemplo :fanboys:

Pra alertar quem não sabe, BOX tem 3 anos de garantia e OEM 1 ano. Não compro OEM a menos que preço fosse muito vantajoso e nunca vi, é sempre um pouquinho a menos.

Outro detalhe: Está marcado como 2017. O AF não é mais novo não?
Olha no processador o que esta escrito na segunda linha.
por exemplo o meu é 1941PGT onde 19 = ano; 41 = semana; PGT/SUT = local que foi produzido(China/Malásia).
BOX é por ser um processador na caixa, com cooler, manual e garantia.................... quando não tem BOX é OEM, processador vendido pra DELL por exemplo :fanboys:
Sim, mas o AF é que identifica o processo de fabricação(12nm) vc pode muito bem comprar o 14nm(sem AF) BOX.

Olha no processador o que esta escrito na segunda linha.
por exemplo o meu é 1941PGT onde 19 = ano; 41 = semana; PGT/SUT = local que foi produzido(China/Malásia).

Sim, mas o AF é que identifica o processo de fabricação(12nm) vc pode muito bem comprar o 14nm(sem AF) BOX.

Não existe mais 1600 a venda NOVO sem AF, ainda não to entendendo a duvida do pessoal :oops:

Existe grandes possibilidade de um zen 3 + ano que vem com processo de fabricação de 5nm encerrando o siclo AM4.

Existe grandes possibilidade de um zen 3 + ano que vem com processo de fabricação de 5nm encerrando o siclo AM4.

Chances são maiores com 7nm

ZEN 3 em 5nm, é praticamente começar do zero

Já que o 5nm em design não é compatível com o 7nm

Mais fácil manter os 7nm e fazer algumas alterações

E o 5nm vim de fato com o ZEN 4

E aí pessoal, queria saber opiniões dos donos de 3700x e 3800x:

Moro em Cuiabá e aqui é quente pra *****. Daí com o cooler stock e com as configurações em stock, meu 3800x bate, no máximo, 4.1ghz quando estabilizado. No peak ele vai até 4.4, mas nem adianta pq ele não consegue se manter. Passa dos 85c fácil fácil em full load.

Setei a frequência em 4.2ghz em todos os cores e coloquei 1.2v, segue abaixo imagem dele se comportando com essas config no R20:

eXmT4mf.png

Ele fica girando em torno de 4950-5050pts desse jeito, o que já achei bem decente, diminuindo as temperaturas e um pouco o consumo. O que achei estranho é que, dessa forma, em stress, ele tá lendo 1,116v, daí não sei se é erro de leitura, mas com tudo em stock em full load, ele lê 1.25-1.325.

Daí resolvi setar 1.280v e 4.3ghz na bios e resultou nisso aqui:

w7VaXmU.png

Desse jeito ele conseguiu fazer 5112pts, uns 150 a mais que os 4.2ghz 1.2v, e na leitura ele pega 1.23v. Eu creio que essa leitura não esteja errada pq idle o valor fica em torno dos 1.25v.

Percebi que, em jogos, não vai fazer diferença significativa já que, em 4.2ghz, o bicho já consegue me entregar os 155 frames que desejo por conta do meu monitor e, como não tô afim de gastar com cooler, creio que vou ficar nessa configuração mesmo.

Como estão os de vocês? Estão bom esses valores que mostrei? Vão me dizendo aí.

Chances são maiores com 7nm

ZEN 3 em 5nm, é praticamente começar do zero

Já que o 5nm em design não é compatível com o 7nm

Mais fácil manter os 7nm e fazer algumas alterações

E o 5nm vim de fato com o ZEN 4
Seria mais provável mesmo .
Mas acredito que nada impede a AMD de portar o zen 3 para 5nm dar uma alavancada nos clocks sobre o ryzen 4000 e chamar de zen3+ ,muito parecido com que fez no zen+ diminuiu a arquitetura deu um tapa nos clocks e conseguiu bons números e daria uma sobrevida boa ao AM4, porem dessa vez deixando claro o suporte somente a placas mais novas como b550/x570 , seguraria tranquilamente mais um ano até um provável AM5 estar maduro.
Ainda mais com a intel toda perdida no seu roadmap.

Seria mais provável mesmo .
Mas acredito que nada impede a AMD de portar o zen 3 para 5nm dar uma alavancada nos clocks sobre o ryzen 4000 e chamar de zen3+ ,muito parecido com que fez no zen+ diminuiu a arquitetura deu um tapa nos clocks e conseguiu bons números e daria uma sobrevida boa ao AM4, porem dessa vez deixando claro o suporte somente a placas mais novas como b550/x570 , seguraria tranquilamente mais um ano até um provável AM5 estar maduro.
Ainda mais com a intel toda perdida no seu roadmap.
Eu também acho que será isso. Terá o um Zen3+ em 5nm para melhorar o nó e depois vem AM5 com as CPUs mais maduras.

Eu também acho que será isso. Terá o um Zen3+ em 5nm para melhorar o nó e depois vem AM5 com as CPUs mais maduras.

Não tem como ter ZEN3+ em 5nm para desktop

Em 5nm o design é outro, a AMD precisaria fazer o ZEN 3 do zero

Em 7nm e 7nm+ é o mesmo design

AMD já divulgou o ROAD MAP

5nm só no ZEN 4 em 2022
7nm no ZEN 3 em 2020 e tudo indica refresh em 2021

Ent_Roadmap2_678x452.png

Epyc_Roadmap_575px.png

CPU_Roadmap_575px.png

Tinha um 3700x que fixei 4200 com 1,28v. Estava meio q decepcionado devido a ele não alcançar a frequência prometida em nenhum dos núcleos (4400mhz) mesmo ativando o over automático em minha x570 hero.
Vendi e peguei um 3800x. Me surpreendi. Com os mesmo 1,28v eu consegui fixar em 4400mhz e o estou usando em 4500mhz e 1,33v.
Como uso WC custom, as temperatura in game não chegam a 40º e em stress test ficou em torno de 69º.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar