[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Consegui levar minhas memórias apenas a 2800 num Ryzen 2600. Será que compensa trocá-las por uma de 3000 ou 3200? Vou ter um ganho de performance em jogos?

Consegui levar minhas memórias apenas a 2800 num Ryzen 2600. Será que compensa trocá-las por uma de 3000 ou 3200? Vou ter um ganho de performance em jogos?
Eu não faria esse up se não jogasse acima de 60 fps.
O que tu pode fazer, caso pense num Zen 3 no futuro, é pegar umas Ballistic LT 3000CL15 e vender suas Kingston. Elas sobem bem em over e podem dar um ganho de 6 a 10% em casos que o gargalo é a CPU. Mas esse cenário só faz sentido quando tu tá tentando alcançar os 144fps.

Eu gostaria de entender pq caralhos placas Mini-ITX precisam custar mais que placas Micro-ATX ou até msm ATX???!!!

Esse foi infelizmente um dos motivos pelos quais eu abandonei a ideia de comprar uma placa Mini-ITX pro meu sistema.

Pois é, meu sonho era montar um PC completo usando um gabinete como o NZXT H1, mas o preço das placas mães e gabinetes para os padrões Mini-ITX são proibitivos.

Muito provavelmente porque da mais trabalho colocar todos componentes numa placa reduzida, e porque é um mercado de nicho: pouca gente compra, logo, devido a baixa saída, eles compensam no preço elevado.

Bacana o artigo, resultado dentro do esperado.
Lembrando que o ponto-base dele já é uma memória razoavelmente high-end (3200CL14). Achei interessante também que 4000CL18, dessincronizado com o IF, rodou melhor que 3600CL16 (por uma margem bem pequena).
Pelos relatos que vejo, 3800 com IF em 1900 é onde tem os melhores ganhos, mas só 12% dos Zen 2 chegam lá.

Quando você sai da sincronia, você precisa subir bastante a frequência pra começar a valer a pena, porém o gasto com a memória seria bem maior. acredito que realmente o ponto de mais equilíbrio é manter uma frequência com CL 14 e sincronia 1:1, e aparentemente em 3600 é o mais fácil de chegar.

Quanto a essa questão das memórias e ryzen 3000, o JayZTwoCents postou um vídeo essa semana, comparando DDR4 2133, 3000 e 3800. Três parâmetros bem distantes.

Pelo visto, acima de 3000 MHz nem vale a pena esquentar a cabeça pra games.

Depende, pra quem joga em 60hz pouca diferença faz mas pra quem usa monitor com frequência alta sim. Acho o BFV o melhor jogo pra testar as memórias.
O jogo esta rodando em 1440P low, FOV 100, DX12 e FFR OFF.
Memória em 3200c14(perfil xmp)
Z9W8LIB.jpg

Memória em 3800c16 perfil fast do dram calculator.
s1j0DZ5.jpg

Excelentes timmings muito apertados, eu tenho alguns secundários e terciários ainda para apertar mas da trabalho e tempo ir baixando e estabilizando no mais sua cfg esta monstruosa.

Ainda to modificando aqui, consegui mais algumas dicas e melhorou um pouco. No site do MaxxPi sou o unico com Ryzen+ no top DDR4. hehehehe

wTBQoCJ.png

xXydCJk.png

Quando você sai da sincronia, você precisa subir bastante a frequência pra começar a valer a pena, porém o gasto com a memória seria bem maior. acredito que realmente o ponto de mais equilíbrio é manter uma frequência com CL 14 e sincronia 1:1, e aparentemente em 3600 é o mais fácil de chegar.
Concordo! Sosseguei aqui com 3600CL14. Meus timings estão um pouco piores que os seus, mas tô satisfeito. A RAM até pega 3800CL14 (a sua também deve pegar), mas a CPU não estabiliza, então paciência.

É algo que penso há tempos... pra quem tem gargalo na GPU, seja por ser fraca ou jogar em alta resolução/gráfico, não compensa quebrar cabeça afinando ou gastar muito com RAM. Precisou 2080 Ti em 1080p pra mostrar bons resultados... em 4K desaparece. Tenho Crucial Ballistix 3000 CL15 e nem perdi tempo porque jogo em 4K. Entendo quem faça mesmo, legal a sensação de tirar máximo "teórico" da máquina mas as vezes é só teoria mesmo, na prática muda quase nada e ainda corre risco de perder hardware forçando a barra. Já perdi uma placa mãe assim, tirei até última gota do Ryzen sendo que jogo 4K (CPU rindo sem trabalho, nem precisava). Ah, tesão aquele clock batendo alto... até que veio preju. E com esse dólar não ando muito afim de arriscar ter que recomprar algo.

Com certeza, sempre é bom ter em mente que overclock é um risco, então sempre conheça bem o equipamento para não passar do ponto. Placa mãe geralmente é algo que as pessoas esquecem, mas ela é determinante para um bom overclock e estabilidade. Se a placa mãe for simples, pesquise bem antes de meter voltagens a torto e direito.
Também jogo em 4K aqui, e realmente não há necessidade de forçar tanto, no meu caso, fico dentro do que acredito ter uma certa segurança, depois de pesquisar bastante, e a placa mãe que tenho nem esquenta, mesmo no over ela tá rindo aqui. VRM em jogos não passa de 55c, CPU se for só pra uso diario normal e jogos na casa dos 60c, e as memórias perto dos 40c... Para as memórias eu uso uma fan dedicada apontada pra ela.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Concordo! Sosseguei aqui com 3600CL14. Meus timings estão um pouco piores que os seus, mas tô satisfeito. A RAM até pega 3800CL14 (a sua também deve pegar), mas a CPU não estabiliza, então paciência.

Aqui não chega a 3800, é Ryzen de segunda geração. Já consegui ir até 3733, mas acima de 3600 estável só aumentando FCLK, e aí tem outros problemas quando faz isso, Vou depois se em 3667 dá, mas só pra brincar.

Acredito que pouco, já que você tem um monitor 75hz e uma 1660. Só forçar a VGA que o limitador vai ser ela. O que podes é tentar afinar um pouco mais elas, usando a calculadora pra manter estável e diminuir alguns timmings pra melhor a latencia e a velocidade de leitura, principalmente da cópia.

Você faz over no processador? pra usar ele a 3900 por exemplo, que é o boost dele em stock não se usa muita voltagem, isso pode ajudar um pouco nas minimas.

Carai, 1.375v é o que preciso para 3.9GHz :(
Não tive sorte com o meu 2600 mesmo

Que estranho cara, geralmente os processadores de segunda geração chegam a 4.2 perto de 1.4v, um pouco mais as vezes, claro que muito não estabilizam por causa da binagem, mas pra 3.9 é estranho...

Ainda to modificando aqui, consegui mais algumas dicas e melhorou um pouco. No site do MaxxPi sou o unico com Ryzen+ no top DDR4. hehehehe

wTBQoCJ.png

xXydCJk.png

Meu chipset tb é X470, mas a mobo é a biostar X470GTN (mini-itx). Hoje eu consegui uma performance de leitura parecida com a sua, porém a latência está 10 ns mais lenta. Eu não consigo mais descer os timings e com as sugestões de timing do DRAM calculator não obtive bons resultados. Aí passei a ajustar no "feeling" mesmo, mas apenas clock e timings primários. O IC da minha RAM é Hynix A-Die (AFR). Consegui subir o clock de 3.200 para 3.600 mantendo o tCL original em 16, mas afrouxando um pouco os demais timings. Em comparação ao profile XMP da minha memória, o ganho de velocidade de leitura é de 25% e redução da latência em 10%. Em relação a estabilidade, esse setup passou no testmem, mas no PassMark às vezes dá BSOD, não se ié um problema do PassMark, mas só nele que ocorre e é intermitente. No UserBenchmark e naquele teste de estabilidade do Aida nao tenho problemas.

O IC e a minha mobo não são dos melhores pra OC e o fato da minha RAM ser dual ranking creio que atrapalhe um pouco, então acho que não dê pra ir muito mais além. Entretanto, pra fechar ainda vou tentar alguns ajustes no tRAS e tRC. Segundo um usuário de um forum alemao que tem o mesmo IC da minha RAM, esses dois timings seria o caminho das pedras pro Hynix A-Die.

Único print que tirei do meu aqui foi do Aida (vou passar a printar os testes tb):

CWKqIXb.png

Eu gostaria de entender pq caralhos placas Mini-ITX precisam custar mais que placas Micro-ATX ou até msm ATX???!!!

Esse foi infelizmente um dos motivos pelos quais eu abandonei a ideia de comprar uma placa Mini-ITX pro meu sistema.

Olha qdo montei o meu setup com Intel em 2018, optei pelo modelo da ASRock Z370, em relação as placas ATX similares da época foi bem mais cara mesmo. Mas de lá pra cá eu vinha acompanhando desde essa época e percebi que os preços vinham se igualando. Antes de começar a pandemia, por exemplo, a Aorus X570 I Pro Wifi por 1K, esse era +/- o preço da versão atx na época. Última vez que vi uns dias atrás, essa mesma placa estava mais de 2.5K no ML e a versão atx dessa placa era menos de 2K, nao sei se foi +/- nessa época que viu os preços. Mas agora o mercado tá muito insano por conta não só do câmbio mas tb da pandemia, está até difícil de encontrar certos produtos.

Eu estou pensando em abandonar o formato ITX tb, mas por outro motivo. O formato acaba te limitando tem apenas um slot pcie, 1 m.2 e ainda por cima no lado traseiro da placa, etc.

Última edição:
Chegaram semana passada a minha placa mãe Asus Tuf x570 Plus Br e o processador ryzen 3600 que comprei no sábado retrasado, que vão substituir a Biostar 350b gt5 e o ryzen 1700.
Galera...
O projeto desta mobo da Asus é horrível.
O cooler do ryzen fica quase em cima do primeiro slot da memória e o pior, a placa de vídeo praticamente estrangula o chipset, jogando calor em cima dele.
Ontem fui instalar o conjunto, seguro que não precisaria formatar, pois na mudança do pc anterior, um fx 8350 e placa mãe am3+ pro ryzen 1700 não houve necessidade disso, foi de primeira.
Deu tudo errado.
Tentei preparar o w10 pros hardwares novos, usando o sysprep, mas deu erro, não ia. Então fui no msconfig e setei pra inicialização seletiva, desligando os drivers e montei o sistema com as peças novas, mas o pc não saiu da tela da bios nem deu boot.
Desliguei na bios o secure boot, mas nem assim o w10 entrava. Só dava tela da bios.
Desisti e voltei pro sistema antigo onde estou agora.
Não adianta que não vou formatar o hd.
De jeito nenhum.
Depois vejo o que faço.

Olha qdo montei o meu setup com Intel em 2018, optei pelo modelo da ASRock Z370, em relação as placas ATX similares da época foi bem mais cara mesmo. Mas de lá pra cá eu vinha acompanhando desde essa época e percebi que os preços vinham se igualando. Antes de começar a pandemia, por exemplo, a Aorus X570 I Pro Wifi por 1K, esse era +/- o preço da versão atx na época. Última vez que vi uns dias atrás, essa mesma placa estava mais de 2.5K no ML e a versão atx dessa placa era menos de 2K, nao sei se foi +/- nessa época que viu os preços. Mas agora o mercado tá muito insano por conta não só do câmbio mas tb da pandemia, está até difícil de encontrar certos produtos.

Eu estou pensando em abandonar o formato ITX tb, mas por outro motivo. O formato acaba te limitando tem apenas um slot pcie, 1 m.2 e ainda por cima no lado traseiro da placa, etc.
Eu estava na procura de placas mini ITX durante o segundo semestre todinho e principalmente na black bosta e final do ano (tem relatos aqui no fórum). Porém desisti quando vi os preços praticados aqui por uma boa mini ITX que me desse longevidade e possuísse, ao menos, dois slots M.2. Todas as placas (até lá fora) dariam mais de 1.5k importando e torcendo pra não ser mto taxado. Aqui no Brasil eu cheguei a ver até um modelo da Gigabyte mto bom sendo vendida na loja dos mil gigas, porém o preço era 1.5k tmb. Acabei desistindo e partindo pra comprar uma X370 usada msm de qualidade e acabei achando uma Taichi que está aqui cmg mto bem conservada, porém ainda sem uso (falta a porra do gabinete e montar minha mesa).

Minha saída para um sistema pequeno foi quando descobri que a Riotoro tinha um gabinete com design "mini itx", porém que comportava uma placa ATX. Estou esperando voltar os estoques desse gabinete ao Brasil, porém segundo a Riotoro, isso só acontecerá em Julho quando as importações voltarem novamente por conta do Coronga.
Chegaram semana passada a minha placa mãe Asus Tuf x570 Plus Br e o processador ryzen 3600 que comprei no sábado retrasado, que vão substituir a Biostar 350b gt5 e o ryzen 1700.
Galera...
O cooler do ryzen fica quase em cima do primeiro slot da memória e o pior, a placa de vídeo praticamente estrangula o chipset, jogando calor em cima dele.
Ontem fui instalar o conjunto, seguro que não precisaria formatar, pois na mudança do pc anterior, um fx 8350 e placa mãe am3+ pro ryzen 1700 não houve necessidade disso, foi de primeira.
Deu tudo errado.
Tentei preparar o w10 pros hardwares novos, usando o sysprep, mas deu erro, não ia. Então fui no msconfig e setei pra inicialização seletiva, desligando os drivers e montei o sistema com as peças novas, mas o pc não saiu da tela da bios nem deu boot.
Desliguei na bios o secure boot, mas nem assim o w10 entrava. Só dava tela da bios.
De jeito nenhum.
Depois vejo o que faço.
Essa placa estava na minha lista de prioridades quando procurava uma boa placa mãe. Mas dps de ver alguns vídeos e perceber sua qualidade descartei-a imediatamente. Fora que o som on board não era tudo isso que eu esperava e qualquer mobo boa B450 tinha o msm nível em som dela.

Sobre o Windows, nunca precisei fazer nada quando migrava de sistema pro outro. Apenas desinstalava o driver de vídeo antes de troca, colocava o HD do sistema antigo no novo e ligava a máquina e deixava o Windows configurar manualmente o novo sistema. Nunca deu nenhum problema, mas tem aquilo, nunca usei nenhum RAID.

Eu estava na procura de placas mini ITX durante o segundo semestre todinho e principalmente na black bosta e final do ano (tem relatos aqui no fórum). Porém desisti quando vi os preços praticados aqui por uma boa mini ITX que me desse longevidade e possuísse, ao menos, dois slots M.2. Todas as placas (até lá fora) dariam mais de 1.5k importando e torcendo pra não ser mto taxado. Aqui no Brasil eu cheguei a ver até um modelo da Gigabyte mto bom sendo vendida na loja dos mil gigas, porém o preço era 1.5k tmb. Acabei desistindo e partindo pra comprar uma X370 usada msm de qualidade e acabei achando uma Taichi que está aqui cmg mto bem conservada, porém ainda sem uso (falta a porra do gabinete e montar minha mesa).

Minha saída para um sistema pequeno foi quando descobri que a Riotoro tinha um gabinete com design "mini itx", porém que comportava uma placa ATX. Estou esperando voltar os estoques desse gabinete ao Brasil, porém segundo a Riotoro, isso só acontecerá em Julho quando as importações voltarem novamente por conta do Coronga.

Essa placa estava na minha lista de prioridades quando procurava uma boa placa mãe. Mas dps de ver alguns vídeos e perceber sua qualidade descartei-a imediatamente. Fora que o som on board não era tudo isso que eu esperava e qualquer mobo boa B450 tinha o msm nível em som dela.

Sobre o Windows, nunca precisei fazer nada quando migrava de sistema pro outro. Apenas desinstalava o driver de vídeo antes de troca, colocava o HD do sistema antigo no novo e ligava a máquina e deixava o Windows configurar manualmente o novo sistema. Nunca deu nenhum problema, mas tem aquilo, nunca usei nenhum RAID.

Paguei (loucura loucura loucura) 1770 em 12x no CC. À vista estava por 1500 reais.
Mas não me toquei na questão do chipset. O meu gabinete é aberto e não uso ventoinhas por causa disso.
Mas na bios, sem esforço nenhum do pc o processador já batia os 50ºC. Imagina como ficaria durante a jogatina.
Sem esquecer a vga, uma 5700XT que chega fácil nos 85ºC e vai jogar este calor todo no chipset.
Estou realmente preocupado.

Meu chipset tb é X470, mas a mobo é a biostar X470GTN (mini-itx). Hoje eu consegui uma performance de leitura parecida com a sua, porém a latência está 10 ns mais lenta. Eu não consigo mais descer os timings e com as sugestões de timing do DRAM calculator não obtive bons resultados. Aí passei a ajustar no "feeling" mesmo, mas apenas clock e timings primários. O IC da minha RAM é Hynix A-Die (AFR). Consegui subir o clock de 3.200 para 3.600 mantendo o tCL original em 16, mas afrouxando um pouco os demais timings. Em comparação ao profile XMP da minha memória, o ganho de velocidade de leitura é de 25% e redução da latência em 10%. Em relação a estabilidade, esse setup passou no testmem, mas no PassMark às vezes dá BSOD, não se ié um problema do PassMark, mas só nele que ocorre e é intermitente. No UserBenchmark e naquele teste de estabilidade do Aida nao tenho problemas.

O IC e a minha mobo não são dos melhores pra OC e o fato da minha RAM ser dual ranking creio que atrapalhe um pouco, então acho que não dê pra ir muito mais além. Entretanto, pra fechar ainda vou tentar alguns ajustes no tRAS e tRC. Segundo um usuário de um forum alemao que tem o mesmo IC da minha RAM, esses dois timings seria o caminho das pedras pro Hynix A-Die.

Único print que tirei do meu aqui foi do Aida (vou passar a printar os testes tb):

CWKqIXb.png

Algumas dicas que recebi, e vou te passar aqui, pode ser que ajude um pouco:

tCL = voltage scaled
tRCD = IC dependent
tRP = voltage scaling and PCB dependent , defines capacitor discharge and recharge time - discharge happens automatically even without a triggered discharge
tRAS = tRCD+tCL or tWR+tCL+tBL (2 in this case), 2nd option is for awkward scenarios or high speeds - at best it meets both formulas with the same value / no wiggle room
tRC = tRP + tRAS / +2 or +4 for stability, -2 as lowest
tRRD, tWTR are unique (delay depends on bank amount) but tRRDL 8 is JEDEC spec
You want at best, run tWTRL = tRRDS*2
tWR = tRRDS+tWTRS (lowest), tRAS-tRCD (optimal), tCL+tRTP (highest) , tRTP*2 (alternative) ~ has to be an even number
SCL's = PCB, IC, voltage dependent / lower has a big boost
tCWL = keep it identical to tCL - makes more issues than it's worth to tweak ~ makes issues with tRDWR delay
tRTP = optimally clean divider of tRFC, even better if half of tWR but no must - tRFC divider is important
tRFC = baseline is clean multiple of tRC in ns not virtual value (use https://docs.google.com/spreadsheets...gid=1745688811 for help)
SD, DD values are a bit unclear but keep 2 as delay between tRDRD and tWRWR ~ or use 1-1-1-1-1-1 as failsafe for unstable kits, bad values will cut perf
tRDWR & tWRRD where explained here / dual rank needs +2, math remains identical, 4 dimms might need tWRRD added delay with tRDWR= tRCD RD/2

Referente ao procODT, CAD_BUS, pra Ryzen 3000 é diferente, não estou familiarizado, isto também é importante para estabilidade...

Última edição:
Paguei (loucura loucura loucura) 1770 em 12x no CC. À vista estava por 1500 reais.
Mas não me toquei na questão do chipset. O meu gabinete é aberto e não uso ventoinhas por causa disso.
Mas na bios, sem esforço nenhum do pc o processador já batia os 50ºC. Imagina como ficaria durante a jogatina.
Sem esquecer a vga, uma 5700XT que chega fácil nos 85ºC e vai jogar este calor todo no chipset.
A localização do chipset foi uma cagada imensa, se não me engano placas da Gigabyte e MSI o chipset fica mais abaixo justamente pra não ocorrer superaquecimento.

1770??? Caraii colega, eu já vi essa placa custando milão à vista e nem era a versão BR. Realmente estão cobrando mto a mais do que a placa custa msm com todos os impostos e caralhadas em cima.

PS: Tmb possuo uma 5700 XT blower da massa da XFX. Estou pensando seriamente em blocká-la para não ter problemas com temperaturas, mas enquanto eu não compro terei que (quando usar a placa) fazer undervolt e baixar o clock pra ficar legal. Rodando os jogos a 60FPS@1080P tá bão dms!

A localização do chipset foi uma cagada imensa, se não me engano placas da Gigabyte e MSI o chipset fica mais abaixo justamente pra não ocorrer superaquecimento.

1770??? Caraii colega, eu já vi essa placa custando milão à vista e nem era a versão BR. Realmente estão cobrando mto a mais do que a placa custa msm com todos os impostos e caralhadas em cima.

PS: Tmb possuo uma 5700 XT blower da massa da XFX. Estou pensando seriamente em blocká-la para não ter problemas com temperaturas, mas enquanto eu não compro terei que (quando usar a placa) fazer undervolt e baixar o clock pra ficar legal. Rodando os jogos a 60FPS@1080P tá bão dms!

Comprei mobo e processador porque o pc do meu sobrinho estava congelando muito e disse que passaria o meu ryzen 1700 pra ele.
Aí comprei a mobo depois ver vídeos e reviews falando bem dela. Era só elogio.
Neste meio tempo resolvi o problema dos congelamentos dele.
Ou seja. O pc dele agora tá normal e eu estou com um abacaxi nas mãos.

Feliz quem gastou pouco e comprou a ballistix. Não sei como tem tanta gente que ainda insiste em gastar mais que o dobro comprando b die.

Não é aquela da promo de 230 reais, acho que era esse valor. Na época tinha GSkill 3200MHz, boa mas não casava/subia tão bem com Ryzen. Acabei trocando o que pretendia só no futuro pra não encarar a facada pós pandemia. Dei sorte, peguei última barbadinha... RGB por 560.

Review dela... muito boa.

Galera...
Deu tudo errado.
De jeito nenhum.
Depois vejo o que faço.

Sobre o espaço do cooler cpu e da memória, também notei que é bem apertado na hora que coloquei o meu cooler

Mas pesquisando na internet, não encontrei relatos de alguém que não conseguiu colocar a memória (sorte nossa)

Mas concordo com você, deveria ter mais espaço sim

Sobre o cooler do chipset estar na frente da GPU, também concordo, foi uma falha

A minha placa de vídeo está em cima dele também

O SSD está no segundo slot, eu acho que esse slot vai para o chipset

A temperatura do chipset sempre fica em 60 graus

Estou usando o dissipador do SSD + dissipador da placa mãe, o SSD sempre fica em 40 graus / 42 graus

Eu tinha o i5 6600k + Z170, troquei para o RYZEN 5 1600 AF + X570 ASUS TUF, o boot foi de primeira

O primeiro boot o windows demorou para atualizar os dispositivos e etc, depois funcionou de boa

Como a AMD diz que é obrigatório você instalar o sistema operacional do zero com os novos RYZEN's

Aproveitei o novo SSD que comprei junto nesse upgrade que fiz no PC, e instalei o novo sistema operacional nele

Não formatei o HD e não pretendo, tenho outro HD para guardar os arquivos

Também atualizei a bios da placa mãe, fiz via pen driver

Até agora no sistema operacional que instalei, está liso, tudo funcionando normalmente

Comprei mobo e processador porque o pc do meu sobrinho estava congelando muito e disse que passaria o meu ryzen 1700 pra ele.
Aí comprei a mobo depois ver vídeos e reviews falando bem dela. Era só elogio.
Neste meio tempo resolvi o problema dos congelamentos dele.
Ou seja. O pc dele agora tá normal e eu estou com um abacaxi nas mãos.

Por esse preço está bem acima

Na época do dólar a 4 reais estava por 1150 reais, por aí

Quando saiu notícias que o dólar a 5 reais veio para ficar, fui fazer o upgrade rapidamente, B450 ATX estavam na dos 900 / 1000 reais já

B450M ATX na faixa dos 700 / 800 reais, antes estavam por 500 / 600 reais

Eu queria uma placa ATX, apareceu promoção do X570 ASUS TUF e acho que paguei só 70 / 100 reais mais caro na placa mãe em relação ao preço dólar a 4 reais

Para mim foi uma boa compra

Não tinha outra X570 melhor nessa faixa de preço

Sobre temperatura, estou usando o Cooler Hyper 212 Black, apenas 2 fans no gabinete, uma coloca o ar e a outra tira o ar

O processador RYZEN 5 1600 AF fica de 42 graus minima até 60 graus máximo nos jogos

Cooler stock esquenta mais mesmo

O problema das B450 é este

As fabricantes terão que testar placa por placa para verificar a compatibilidade dos RYZEN 4000, então você compra a placa e não sabe se vai ser compatível

E é bem possível refresh do ZEN 3 em 2021, vulgo RYZEN 5000

image-2.png

Mas pagar quase 1800 reais nessa ASUS X570 AUS TUF, eu não teria coragem

As fabricantes terão que testar placa por placa para verificar a compatibilidade dos RYZEN 4000, então você compra a placa e não sabe se vai ser compatível

image-2.png

Eu acho (SÓ ACHO) que placas mãe desde a série X370 e B350 poderiam sim ser atualizadas para os novos Ryzen 4000 como opção, ou seja, deixaria bem claro que SE O USUÁRIO atualizasse para aquela versão da bios, perderia o suporte a gerações antigas como a série 1000, Athlon etc (dependendo até a 2000) e seguisse com duas bios paralelas dando suporte a erros para os que não atualizaram para a nova versão pro Ryzen e para os que atualizaram (daria trabalho, mas seria uma opção bem honesta).

Como eu falei, tenho uma X370 Taichi que facilmente aceita todos os CPUs Ryzen 3000 e futuramente os 4000 pela sua construção e componentes de alta qualidade. EU não teria nenhum problema em perder suporte para Ryzen 1000 ou até 2000, pois eu já pulei para o 3000 e o 4000 seria aquela atualização de agradecimento da AMD por eu ter escolhido o seu sistema para o meu uso.

Claro que essa seria a minha visão e acredito que possa ser a AsRock atualize minha placa e deixe mtas outras fora justamente por não querer arriscar em atualizar a bios e ver um monte de gente reclamando no suporte que o sistema parou de funcionar dps da att, visto que ainda possuem CPUs de gerações anteriores e a mobo deles não tem se quer opção de atualização via USB (a X370 Taichi msm não tem) para reverter a att.

Bom ouvir seu relato, pq eu estava pesquisando esses dias um case que fosse compacto e suportasse pelo menos m-ATX. Vou dar uma acompanhada nesse case que você mencionou.

Falando em case, eu tenho um NZXT H200i. Melhor case que já tive. Única coisa que sempre penso desse case é que, pelo volume dele, um pouquinho mais de esforço acho que daria pra comportar m-atx ou até atx. Originalmente, meu setup Intel estava nesse case, mas depois de 2 anos passei o setup Intel para outro case mini-itx e montei o AMD nesse NZXT. O novo case pro setup intel era pra ser só um quebra-galho, pq naquela época eu já estava com essa idéia de achar um case compacto que comportasse além de itx. Com isso, eu procurei um case mini-itx o mais barato possível e achei o Sharkoon Mini ITX QB One por +/- R$ 150 na Kabum. Comprei exclusivamente pelo preço sem expectativa nenhuma. Cara, o gabinete é excelente pro preço, fica a dica quem quiser montar um setup mini-itx num case muito compacto, mas que caiba uma placa de vídeo média (já coloquei uma EVGA 1060 6GB sem problemas) e fonte atx.

Fala galera, bom dia! Beleza?

Quem chegou a atualizar para AGESA 1.0.0.6, notaram melhorias em algo relacionado a estabilidade de OC, clocks mais altos no CPU?

Qualquer feedback é bem vindo..

Mano fazendo unboxing da B550 Tomahawk

Sobre o espaço do cooler cpu e da memória, também notei que é bem apertado na hora que coloquei o meu cooler

Mas pesquisando na internet, não encontrei relatos de alguém que não conseguiu colocar a memória (sorte nossa)

Mas concordo com você, deveria ter mais espaço sim

Sobre o cooler do chipset estar na frente da GPU, também concordo, foi uma falha

A minha placa de vídeo está em cima dele também

O SSD está no segundo slot, eu acho que esse slot vai para o chipset

A temperatura do chipset sempre fica em 60 graus

Estou usando o dissipador do SSD + dissipador da placa mãe, o SSD sempre fica em 40 graus / 42 graus

Eu tinha o i5 6600k + Z170, troquei para o RYZEN 5 1600 AF + X570 ASUS TUF, o boot foi de primeira

O primeiro boot o windows demorou para atualizar os dispositivos e etc, depois funcionou de boa

Como a AMD diz que é obrigatório você instalar o sistema operacional do zero com os novos RYZEN's

Aproveitei o novo SSD que comprei junto nesse upgrade que fiz no PC, e instalei o novo sistema operacional nele

Não formatei o HD e não pretendo, tenho outro HD para guardar os arquivos

Também atualizei a bios da placa mãe, fiz via pen driver

Até agora no sistema operacional que instalei, está liso, tudo funcionando normalmente

Por esse preço está bem acima

Na época do dólar a 4 reais estava por 1150 reais, por aí

Quando saiu notícias que o dólar a 5 reais veio para ficar, fui fazer o upgrade rapidamente, B450 ATX estavam na dos 900 / 1000 reais já

B450M ATX na faixa dos 700 / 800 reais, antes estavam por 500 / 600 reais

Eu queria uma placa ATX, apareceu promoção do X570 ASUS TUF e acho que paguei só 70 / 100 reais mais caro na placa mãe em relação ao preço dólar a 4 reais

Para mim foi uma boa compra

Não tinha outra X570 melhor nessa faixa de preço

Sobre temperatura, estou usando o Cooler Hyper 212 Black, apenas 2 fans no gabinete, uma coloca o ar e a outra tira o ar

O processador RYZEN 5 1600 AF fica de 42 graus minima até 60 graus máximo nos jogos

Cooler stock esquenta mais mesmo

image-2.png

Verdade. Fui precipitado.
Mas nas pesquisas que fiz foi o menor preço que encontrei neste modelo.
Tinha um da gigabyte por 200 reais a menos, mas era muito capada então não arrisquei.
E as memórias 3200mhz que comprei já saiu pra entrega.
Pelo visto vou ter que:
Comprar uma pasta térmica de qualidade e um cooler melhor.

dEkW59C.jpg

pTNzYQq.png

Users who are viewing this thread

Voltar