Eu não faria esse up se não jogasse acima de 60 fps.Consegui levar minhas memórias apenas a 2800 num Ryzen 2600. Será que compensa trocá-las por uma de 3000 ou 3200? Vou ter um ganho de performance em jogos?
Eu gostaria de entender pq caralhos placas Mini-ITX precisam custar mais que placas Micro-ATX ou até msm ATX???!!!
Esse foi infelizmente um dos motivos pelos quais eu abandonei a ideia de comprar uma placa Mini-ITX pro meu sistema.
Bacana o artigo, resultado dentro do esperado.
Lembrando que o ponto-base dele já é uma memória razoavelmente high-end (3200CL14). Achei interessante também que 4000CL18, dessincronizado com o IF, rodou melhor que 3600CL16 (por uma margem bem pequena).
Pelos relatos que vejo, 3800 com IF em 1900 é onde tem os melhores ganhos, mas só 12% dos Zen 2 chegam lá.
Quanto a essa questão das memórias e ryzen 3000, o JayZTwoCents postou um vídeo essa semana, comparando DDR4 2133, 3000 e 3800. Três parâmetros bem distantes.
Pelo visto, acima de 3000 MHz nem vale a pena esquentar a cabeça pra games.
Excelentes timmings muito apertados, eu tenho alguns secundários e terciários ainda para apertar mas da trabalho e tempo ir baixando e estabilizando no mais sua cfg esta monstruosa.
Concordo! Sosseguei aqui com 3600CL14. Meus timings estão um pouco piores que os seus, mas tô satisfeito. A RAM até pega 3800CL14 (a sua também deve pegar), mas a CPU não estabiliza, então paciência.Quando você sai da sincronia, você precisa subir bastante a frequência pra começar a valer a pena, porém o gasto com a memória seria bem maior. acredito que realmente o ponto de mais equilíbrio é manter uma frequência com CL 14 e sincronia 1:1, e aparentemente em 3600 é o mais fácil de chegar.
É algo que penso há tempos... pra quem tem gargalo na GPU, seja por ser fraca ou jogar em alta resolução/gráfico, não compensa quebrar cabeça afinando ou gastar muito com RAM. Precisou 2080 Ti em 1080p pra mostrar bons resultados... em 4K desaparece. Tenho Crucial Ballistix 3000 CL15 e nem perdi tempo porque jogo em 4K. Entendo quem faça mesmo, legal a sensação de tirar máximo "teórico" da máquina mas as vezes é só teoria mesmo, na prática muda quase nada e ainda corre risco de perder hardware forçando a barra. Já perdi uma placa mãe assim, tirei até última gota do Ryzen sendo que jogo 4K (CPU rindo sem trabalho, nem precisava). Ah, tesão aquele clock batendo alto... até que veio preju. E com esse dólar não ando muito afim de arriscar ter que recomprar algo.
Concordo! Sosseguei aqui com 3600CL14. Meus timings estão um pouco piores que os seus, mas tô satisfeito. A RAM até pega 3800CL14 (a sua também deve pegar), mas a CPU não estabiliza, então paciência.
Consegui levar minhas memórias apenas a 2800 num Ryzen 2600. Será que compensa trocá-las por uma de 3000 ou 3200? Vou ter um ganho de performance em jogos?
Carai, 1.375v é o que preciso para 3.9GHz
Não tive sorte com o meu 2600 mesmo
Ainda to modificando aqui, consegui mais algumas dicas e melhorou um pouco. No site do MaxxPi sou o unico com Ryzen+ no top DDR4. hehehehe
![]()
![]()
Eu gostaria de entender pq caralhos placas Mini-ITX precisam custar mais que placas Micro-ATX ou até msm ATX???!!!
Esse foi infelizmente um dos motivos pelos quais eu abandonei a ideia de comprar uma placa Mini-ITX pro meu sistema.
Eu estava na procura de placas mini ITX durante o segundo semestre todinho e principalmente na black bosta e final do ano (tem relatos aqui no fórum). Porém desisti quando vi os preços praticados aqui por uma boa mini ITX que me desse longevidade e possuísse, ao menos, dois slots M.2. Todas as placas (até lá fora) dariam mais de 1.5k importando e torcendo pra não ser mto taxado. Aqui no Brasil eu cheguei a ver até um modelo da Gigabyte mto bom sendo vendida na loja dos mil gigas, porém o preço era 1.5k tmb. Acabei desistindo e partindo pra comprar uma X370 usada msm de qualidade e acabei achando uma Taichi que está aqui cmg mto bem conservada, porém ainda sem uso (falta a porra do gabinete e montar minha mesa).Olha qdo montei o meu setup com Intel em 2018, optei pelo modelo da ASRock Z370, em relação as placas ATX similares da época foi bem mais cara mesmo. Mas de lá pra cá eu vinha acompanhando desde essa época e percebi que os preços vinham se igualando. Antes de começar a pandemia, por exemplo, a Aorus X570 I Pro Wifi por 1K, esse era +/- o preço da versão atx na época. Última vez que vi uns dias atrás, essa mesma placa estava mais de 2.5K no ML e a versão atx dessa placa era menos de 2K, nao sei se foi +/- nessa época que viu os preços. Mas agora o mercado tá muito insano por conta não só do câmbio mas tb da pandemia, está até difícil de encontrar certos produtos.
Eu estou pensando em abandonar o formato ITX tb, mas por outro motivo. O formato acaba te limitando tem apenas um slot pcie, 1 m.2 e ainda por cima no lado traseiro da placa, etc.
Essa placa estava na minha lista de prioridades quando procurava uma boa placa mãe. Mas dps de ver alguns vídeos e perceber sua qualidade descartei-a imediatamente. Fora que o som on board não era tudo isso que eu esperava e qualquer mobo boa B450 tinha o msm nível em som dela.Chegaram semana passada a minha placa mãe Asus Tuf x570 Plus Br e o processador ryzen 3600 que comprei no sábado retrasado, que vão substituir a Biostar 350b gt5 e o ryzen 1700.
Galera...
O projeto desta mobo da Asus é horrível.
O cooler do ryzen fica quase em cima do primeiro slot da memória e o pior, a placa de vídeo praticamente estrangula o chipset, jogando calor em cima dele.
Ontem fui instalar o conjunto, seguro que não precisaria formatar, pois na mudança do pc anterior, um fx 8350 e placa mãe am3+ pro ryzen 1700 não houve necessidade disso, foi de primeira.
Deu tudo errado.
Tentei preparar o w10 pros hardwares novos, usando o sysprep, mas deu erro, não ia. Então fui no msconfig e setei pra inicialização seletiva, desligando os drivers e montei o sistema com as peças novas, mas o pc não saiu da tela da bios nem deu boot.
Desliguei na bios o secure boot, mas nem assim o w10 entrava. Só dava tela da bios.
Desisti e voltei pro sistema antigo onde estou agora.
Não adianta que não vou formatar o hd.
De jeito nenhum.
Depois vejo o que faço.
Eu estava na procura de placas mini ITX durante o segundo semestre todinho e principalmente na black bosta e final do ano (tem relatos aqui no fórum). Porém desisti quando vi os preços praticados aqui por uma boa mini ITX que me desse longevidade e possuísse, ao menos, dois slots M.2. Todas as placas (até lá fora) dariam mais de 1.5k importando e torcendo pra não ser mto taxado. Aqui no Brasil eu cheguei a ver até um modelo da Gigabyte mto bom sendo vendida na loja dos mil gigas, porém o preço era 1.5k tmb. Acabei desistindo e partindo pra comprar uma X370 usada msm de qualidade e acabei achando uma Taichi que está aqui cmg mto bem conservada, porém ainda sem uso (falta a porra do gabinete e montar minha mesa).
Minha saída para um sistema pequeno foi quando descobri que a Riotoro tinha um gabinete com design "mini itx", porém que comportava uma placa ATX. Estou esperando voltar os estoques desse gabinete ao Brasil, porém segundo a Riotoro, isso só acontecerá em Julho quando as importações voltarem novamente por conta do Coronga.
Essa placa estava na minha lista de prioridades quando procurava uma boa placa mãe. Mas dps de ver alguns vídeos e perceber sua qualidade descartei-a imediatamente. Fora que o som on board não era tudo isso que eu esperava e qualquer mobo boa B450 tinha o msm nível em som dela.
Sobre o Windows, nunca precisei fazer nada quando migrava de sistema pro outro. Apenas desinstalava o driver de vídeo antes de troca, colocava o HD do sistema antigo no novo e ligava a máquina e deixava o Windows configurar manualmente o novo sistema. Nunca deu nenhum problema, mas tem aquilo, nunca usei nenhum RAID.
Meu chipset tb é X470, mas a mobo é a biostar X470GTN (mini-itx). Hoje eu consegui uma performance de leitura parecida com a sua, porém a latência está 10 ns mais lenta. Eu não consigo mais descer os timings e com as sugestões de timing do DRAM calculator não obtive bons resultados. Aí passei a ajustar no "feeling" mesmo, mas apenas clock e timings primários. O IC da minha RAM é Hynix A-Die (AFR). Consegui subir o clock de 3.200 para 3.600 mantendo o tCL original em 16, mas afrouxando um pouco os demais timings. Em comparação ao profile XMP da minha memória, o ganho de velocidade de leitura é de 25% e redução da latência em 10%. Em relação a estabilidade, esse setup passou no testmem, mas no PassMark às vezes dá BSOD, não se ié um problema do PassMark, mas só nele que ocorre e é intermitente. No UserBenchmark e naquele teste de estabilidade do Aida nao tenho problemas.
O IC e a minha mobo não são dos melhores pra OC e o fato da minha RAM ser dual ranking creio que atrapalhe um pouco, então acho que não dê pra ir muito mais além. Entretanto, pra fechar ainda vou tentar alguns ajustes no tRAS e tRC. Segundo um usuário de um forum alemao que tem o mesmo IC da minha RAM, esses dois timings seria o caminho das pedras pro Hynix A-Die.
Único print que tirei do meu aqui foi do Aida (vou passar a printar os testes tb):
![]()
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
A localização do chipset foi uma cagada imensa, se não me engano placas da Gigabyte e MSI o chipset fica mais abaixo justamente pra não ocorrer superaquecimento.Paguei (loucura loucura loucura) 1770 em 12x no CC. À vista estava por 1500 reais.
Mas não me toquei na questão do chipset. O meu gabinete é aberto e não uso ventoinhas por causa disso.
Mas na bios, sem esforço nenhum do pc o processador já batia os 50ºC. Imagina como ficaria durante a jogatina.
Sem esquecer a vga, uma 5700XT que chega fácil nos 85ºC e vai jogar este calor todo no chipset.
Estou realmente preocupado.
A localização do chipset foi uma cagada imensa, se não me engano placas da Gigabyte e MSI o chipset fica mais abaixo justamente pra não ocorrer superaquecimento.
1770??? Caraii colega, eu já vi essa placa custando milão à vista e nem era a versão BR. Realmente estão cobrando mto a mais do que a placa custa msm com todos os impostos e caralhadas em cima.
PS: Tmb possuo uma 5700 XT blower da massa da XFX. Estou pensando seriamente em blocká-la para não ter problemas com temperaturas, mas enquanto eu não compro terei que (quando usar a placa) fazer undervolt e baixar o clock pra ficar legal. Rodando os jogos a 60FPS@1080P tá bão dms!
Feliz quem gastou pouco e comprou a ballistix. Não sei como tem tanta gente que ainda insiste em gastar mais que o dobro comprando b die.
Chegaram semana passada a minha placa mãe Asus Tuf x570 Plus Br e o processador ryzen 3600 que comprei no sábado retrasado, que vão substituir a Biostar 350b gt5 e o ryzen 1700.
Galera...
O projeto desta mobo da Asus é horrível.
O cooler do ryzen fica quase em cima do primeiro slot da memória e o pior, a placa de vídeo praticamente estrangula o chipset, jogando calor em cima dele.
Ontem fui instalar o conjunto, seguro que não precisaria formatar, pois na mudança do pc anterior, um fx 8350 e placa mãe am3+ pro ryzen 1700 não houve necessidade disso, foi de primeira.
Deu tudo errado.
Tentei preparar o w10 pros hardwares novos, usando o sysprep, mas deu erro, não ia. Então fui no msconfig e setei pra inicialização seletiva, desligando os drivers e montei o sistema com as peças novas, mas o pc não saiu da tela da bios nem deu boot.
Desliguei na bios o secure boot, mas nem assim o w10 entrava. Só dava tela da bios.
Desisti e voltei pro sistema antigo onde estou agora.
Não adianta que não vou formatar o hd.
De jeito nenhum.
Depois vejo o que faço.
Comprei mobo e processador porque o pc do meu sobrinho estava congelando muito e disse que passaria o meu ryzen 1700 pra ele.
Aí comprei a mobo depois ver vídeos e reviews falando bem dela. Era só elogio.
Neste meio tempo resolvi o problema dos congelamentos dele.
Ou seja. O pc dele agora tá normal e eu estou com um abacaxi nas mãos.
Paguei (loucura loucura loucura) 1770 em 12x no CC. À vista estava por 1500 reais.
Mas não me toquei na questão do chipset. O meu gabinete é aberto e não uso ventoinhas por causa disso.
Mas na bios, sem esforço nenhum do pc o processador já batia os 50ºC. Imagina como ficaria durante a jogatina.
Sem esquecer a vga, uma 5700XT que chega fácil nos 85ºC e vai jogar este calor todo no chipset.
Estou realmente preocupado.
Essa placa estava na minha lista de prioridades quando procurava uma boa placa mãe. Mas dps de ver alguns vídeos e perceber sua qualidade descartei-a imediatamente. Fora que o som on board não era tudo isso que eu esperava e qualquer mobo boa B450 tinha o msm nível em som dela.
Sobre o Windows, nunca precisei fazer nada quando migrava de sistema pro outro. Apenas desinstalava o driver de vídeo antes de troca, colocava o HD do sistema antigo no novo e ligava a máquina e deixava o Windows configurar manualmente o novo sistema. Nunca deu nenhum problema, mas tem aquilo, nunca usei nenhum RAID.
Eu acho (SÓ ACHO) que placas mãe desde a série X370 e B350 poderiam sim ser atualizadas para os novos Ryzen 4000 como opção, ou seja, deixaria bem claro que SE O USUÁRIO atualizasse para aquela versão da bios, perderia o suporte a gerações antigas como a série 1000, Athlon etc (dependendo até a 2000) e seguisse com duas bios paralelas dando suporte a erros para os que não atualizaram para a nova versão pro Ryzen e para os que atualizaram (daria trabalho, mas seria uma opção bem honesta).O problema das B450 é este
As fabricantes terão que testar placa por placa para verificar a compatibilidade dos RYZEN 4000, então você compra a placa e não sabe se vai ser compatível
E é bem possível refresh do ZEN 3 em 2021, vulgo RYZEN 5000
![]()
Mas pagar quase 1800 reais nessa ASUS X570 AUS TUF, eu não teria coragem
Eu estava na procura de placas mini ITX durante o segundo semestre todinho e principalmente na black bosta e final do ano (tem relatos aqui no fórum). Porém desisti quando vi os preços praticados aqui por uma boa mini ITX que me desse longevidade e possuísse, ao menos, dois slots M.2. Todas as placas (até lá fora) dariam mais de 1.5k importando e torcendo pra não ser mto taxado. Aqui no Brasil eu cheguei a ver até um modelo da Gigabyte mto bom sendo vendida na loja dos mil gigas, porém o preço era 1.5k tmb. Acabei desistindo e partindo pra comprar uma X370 usada msm de qualidade e acabei achando uma Taichi que está aqui cmg mto bem conservada, porém ainda sem uso (falta a porra do gabinete e montar minha mesa).
Minha saída para um sistema pequeno foi quando descobri que a Riotoro tinha um gabinete com design "mini itx", porém que comportava uma placa ATX. Estou esperando voltar os estoques desse gabinete ao Brasil, porém segundo a Riotoro, isso só acontecerá em Julho quando as importações voltarem novamente por conta do Coronga.
Essa placa estava na minha lista de prioridades quando procurava uma boa placa mãe. Mas dps de ver alguns vídeos e perceber sua qualidade descartei-a imediatamente. Fora que o som on board não era tudo isso que eu esperava e qualquer mobo boa B450 tinha o msm nível em som dela.
Sobre o Windows, nunca precisei fazer nada quando migrava de sistema pro outro. Apenas desinstalava o driver de vídeo antes de troca, colocava o HD do sistema antigo no novo e ligava a máquina e deixava o Windows configurar manualmente o novo sistema. Nunca deu nenhum problema, mas tem aquilo, nunca usei nenhum RAID.
B450 Tomahawk Max, tudo do mesmo jeito aqui, não mudou nada.Fala galera, bom dia! Beleza?
Quem chegou a atualizar para AGESA 1.0.0.6, notaram melhorias em algo relacionado a estabilidade de OC, clocks mais altos no CPU?
Qualquer feedback é bem vindo..
Sobre o espaço do cooler cpu e da memória, também notei que é bem apertado na hora que coloquei o meu cooler
Mas pesquisando na internet, não encontrei relatos de alguém que não conseguiu colocar a memória (sorte nossa)
Mas concordo com você, deveria ter mais espaço sim
Sobre o cooler do chipset estar na frente da GPU, também concordo, foi uma falha
A minha placa de vídeo está em cima dele também
O SSD está no segundo slot, eu acho que esse slot vai para o chipset
A temperatura do chipset sempre fica em 60 graus
Estou usando o dissipador do SSD + dissipador da placa mãe, o SSD sempre fica em 40 graus / 42 graus
Eu tinha o i5 6600k + Z170, troquei para o RYZEN 5 1600 AF + X570 ASUS TUF, o boot foi de primeira
O primeiro boot o windows demorou para atualizar os dispositivos e etc, depois funcionou de boa
Como a AMD diz que é obrigatório você instalar o sistema operacional do zero com os novos RYZEN's
Aproveitei o novo SSD que comprei junto nesse upgrade que fiz no PC, e instalei o novo sistema operacional nele
Não formatei o HD e não pretendo, tenho outro HD para guardar os arquivos
Também atualizei a bios da placa mãe, fiz via pen driver
Até agora no sistema operacional que instalei, está liso, tudo funcionando normalmente
Por esse preço está bem acima
Na época do dólar a 4 reais estava por 1150 reais, por aí
Quando saiu notícias que o dólar a 5 reais veio para ficar, fui fazer o upgrade rapidamente, B450 ATX estavam na dos 900 / 1000 reais já
B450M ATX na faixa dos 700 / 800 reais, antes estavam por 500 / 600 reais
Eu queria uma placa ATX, apareceu promoção do X570 ASUS TUF e acho que paguei só 70 / 100 reais mais caro na placa mãe em relação ao preço dólar a 4 reais
Para mim foi uma boa compra
Não tinha outra X570 melhor nessa faixa de preço
Sobre temperatura, estou usando o Cooler Hyper 212 Black, apenas 2 fans no gabinete, uma coloca o ar e a outra tira o ar
O processador RYZEN 5 1600 AF fica de 42 graus minima até 60 graus máximo nos jogos
Cooler stock esquenta mais mesmo
O problema das B450 é este
As fabricantes terão que testar placa por placa para verificar a compatibilidade dos RYZEN 4000, então você compra a placa e não sabe se vai ser compatível
E é bem possível refresh do ZEN 3 em 2021, vulgo RYZEN 5000
![]()
Mas pagar quase 1800 reais nessa ASUS X570 AUS TUF, eu não teria coragem