[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
ngo1xy65jj551.jpg

Se tão botando B550 por mais de U$230 e tá acabando o estoque, a gente tá ferrado mesmo.

Pra galera das X570...a ventoinha do chipset da placa de vocês também são ruidosas?

O 3600 não deve fazer cócegas nela, pois acho que nunca vi girar. Não lembro de ter visto nenhum sensor da Aorus chegar aos 60º, talvez ela seja programada pra girar depois disso ou então sei lá...

Última edição:
Algum motivo pra não rodar menos instâncias com valores maiores?
Eu deixo rodar esse tanto porque geralmente é a quantia que roda da 00:00 até as 08:30 haha
Deixo rodando nessa quantia de instâncias porque roda mais rápido do que menos instâncias com valores maiores e como eu uso essa interface abaixo eu não preciso ficar abrindo diversas instâncias, só seto a quantia de RAM e threads ali e já abre tudo direitinho.

Pra testar over do processador deixo rodando essas mesmas 8h ~ 8h30 no AIDA64 ou por um tempo menor no Prime95, pelo mesmo motivo de não estar usando o pc, etc.
vdmUEmq.png

Mesmo que não tenha "lacre" nos parafusos do dissipador, é quase certo que ele vai ficar marcado da chave ao tentar tirar ele. Talvez seja caso de acionar a garantia, alegando superaquecimento do chipset. EU acho muito 90ºC.

Situação complicada...

Essa solução de dual bios da Gigabyte é uma porcaria. Tem muitos relatos na internet de bios retornado pra versão anterior após atualização. Eu mesmo escolhi pagar um pouco mais caro e pegar essa Aorus M no lugar da DS3H (que é praticamente a mesma placa) só por causa da dual-bios e vi que é quase inútil.

Provavelmente o que está ocorrendo é que a placa detecta algum "mal funcionamento" e da boot com a bios de backup.

Desligue o PC da tomada e retire a bateria da placa mãe por alguns minutos (para resetar a bios para os padrões de fabrica) e deixe só um pente de memoria no slot. Coloque a bateria de novo, plugue na tomada o PC e ligue. Quando der o boot, entre direto no sistema (se você não for levado pra bios direto) e veja o que acontece.

Se estiver na ultima versão (F50 pelo que você falou) então a bios principal continuou gravada, e o sistema forçou um boot anterior na bios de backup. Se estiver numa bios antiga, tente atualizar de novo, e nunca ative o XMP (se o sistema setar automaticamente pra ativar o XMP, não sei o que pode ser feito) e veja se fica com bios nova.

Vários problemas de bios resetando que vi reclamarem na internet, tinha relação com o XMP das memórias. Vai que é esse o seu problema...

Obrigado pela informação...

XMP nem me atrevo a toca nele, infelizmente eu comprei essa MB em 2018, só depois que fui ver que ela é problemática, atualmente estou na Bios F40, eu não vi a tua msg antes, ontem mesmo só atualizei para F40 e vou deixar alguns dias usando ela, unica coisa que fiz quando eu estava na bios F50, era ter feito aumento do clock das memórias que ela fica nativa em 2133 mhz para 2933 mhz, coisa que eu fazia anteriormente sem problemas na bios quando estava na versão F6. Ontem voltei a deixar em 2933mhz as memórias e vou acompanhar se vai dar algum erro. Pq eu vou comprar em breve o Ryzen 3600 e me disfazer do 2600, meu medo depois é que um erro na bios e não reconhece o processador, por causa da bios voltar um bkp antigo da F40. Se der erro vou seguir os tuas dicas.

Tranquilasso aqui (TUF X570). A fonte de barulho é a 5700 XT.

O 3600 não deve fazer cócegas nela, pois acho que nunca vi girar. Não lembro de ter visto nenhum sensor da Aorus chegar aos 60º, talvez ela seja programada pra girar depois disso ou então sei lá...

Agora não sei se de fato é algo crônico das Taichi ou é por conta da proximidade do VGA do chipset, o sistema de refrigeração fica basicamente colado ali na área da ventoinha/dissipador da MB.

Se tão botando B550 por mais de U$230 e tá acabando o estoque, a gente tá ferrado mesmo.

Aqui só chega o resto, quando chega. Até esse problema de demanda acabar, se muito a gente vai ver umas Colorful, talvez Asus, que por mais que venda muito, sempre tem uns modelos meia boca com estoque infinito, vide a B450M-Gaming que parece que dá em árvore.

Aqui só chega o resto, quando chega. Até esse problema de demanda acabar, se muito a gente vai ver umas Colorful, talvez Asus, que por mais que venda muito, sempre tem uns modelos meia boca com estoque infinito, vide a B450M-Gaming que parece que dá em árvore.
Ainda tem o contra de os lojistas BR estarem vendendo algumas peças com dólar a R$10.
Único lado bom dessa história toda é que a qualidade das B550 parece boa em (quase?) todos os modelos.

Era assim desde o lançamento? Talvez o PBO ou um overclock manual tenha degradado sua CPU.
Sempre foi assim amigo. Dei azar mesmo, melhorou um pouco quando chegou aquela agesa 1.0.0.4, antes dela nao batia nem 4100 direito. E detalhe, super quente (pegava 70 graus jogando jogos leves) mesmo com um baita watercooler, hoje eu mantenho ele no 1.3v a 4.0 ghz all core; e sim a tensão ta alta mas ele só fica estável assim.

Sempre foi assim amigo. Dei azar mesmo, melhorou um pouco quando chegou aquela agesa 1.0.0.4, antes dela nao batia nem 4100 direito. E detalhe, super quente (pegava 70 graus jogando jogos leves) mesmo com um baita watercooler, hoje eu mantenho ele no 1.3v a 4.0 ghz all core; e sim a tensão ta alta mas ele só fica estável assim.
Poxa, se ele nunca nem chegou perto dos 4.2Ghz, talvez tu pudesse pedir pra AMD trocar.

Pra galera das X570...a ventoinha do chipset da placa de vocês também são ruidosas?

Aqui só a escuto quando ligo o PC, momento em que ela dá uma acelerada por uns 2 segundos depois normaliza.

E aí pessoal, tudo certo? Uma dúvida, referente a OC de memória, tem algum tópico especifico? Tenho um Ryzen 2600 com memórias B-die e depois de muita leitura de foruns gringos cheguei em uns timmings bem apertados, porém tá osso acompanhar, meu inglês é ruim e pra tirar dúvidas e tals fica complicado. Se for aqui eu posto uns testes pra ver se podem me ajudar em algo mais. Valew.

Poxa, se ele nunca nem chegou perto dos 4.2Ghz, talvez tu pudesse pedir pra AMD trocar.
Sim mas acredito que eu tenha perdido esse RMA por ter tentado dar OC nele

Não consegui baixar mais latência, acredito que somente com clocks maiores agora.

uW67u1D.png
É só aumentar o clock do processador que vc vai conseguir na casa dos 61.... 61.4 foi o maximo que consegui 14 14 14 24 3800mhz... 3700x @ 4500mhz...

Mas a AMD não tem como saber se vc fez overclock nele. E vc também não sabe se o problema foi referente ao overclock (a não ser que tenha abusado muito do vcore).

Aqui só a escuto quando ligo o PC, momento em que ela dá uma acelerada por uns 2 segundos depois normaliza.

Ontem baixei o Software da ASRock de monitoramento e constatei que a temperatura do SB fica em 72ºC e a entoinha na casa dos 70%. Acho que é por conta da minha VGA que o dissipador é grande e cobre toda aquela área e faz com que esquente bastante.

jeito vai ser colocar um Fan ali soprando ar pra ver se melhora, pois o barulho é tão incomodo quanto um cooler blower rodando em 80% :haha:

E aí pessoal, tudo certo? Uma dúvida, referente a OC de memória, tem algum tópico especifico? Tenho um Ryzen 2600 com memórias B-die e depois de muita leitura de foruns gringos cheguei em uns timmings bem apertados, porém tá osso acompanhar, meu inglês é ruim e pra tirar dúvidas e tals fica complicado. Se for aqui eu posto uns testes pra ver se podem me ajudar em algo mais. Valew.
O pessoal tem discutido over de memória nesse tópico mesmo.

Tu já tentou overclock em apenas um dos CCX? No meu caso o CCX0 é bem mais fácil de subir que o CCX1.
E em relação as memórias por um acaso tu tentou subir elas com tensão menor? As minhas ficam instáveis subindo tensão acima dos 1.38V pros timmings que estou usando no momento.

Exclusivamente pra gaming, qual é o melhor? 2600 ou 1800x?

Pessoal,
Vi na Live do Tito, ele falando que os AMD Zen3 - 4 Geração, so virão em 2021.
Alguém leu algo similar?

abcssssss

Exclusivamente pra gaming, qual é o melhor? 2600 ou 1800x?
Bom, olhando os testes na internet, percebesse que o 1800X é ligeiramente melhor em jogos que o 2600.

Users who are viewing this thread

Voltar