Ontem eu tive um pouco de tempo livre e decidi fazer alguns testes com o PBO (porque overclock pra melhorar performance em jogos > jogar algo).
Habilitei o PBO, coloquei a tensão principal da CPU com offset negativo de 0,1V e fui dar uma olhada em como a CPU se comportava.
Pra referência, antes o processador estava em 4.0Ghz@1.22V (o mínimo pra estabilizar com essa frequência).
Não obtive pontuação maior no multithread do Cinebench. Pontuação continuou entre 9300 e 9400. Eu não culpo o PBO muito aqui - provavelmente é minha refrigeração precária impedindo o processador de colocar uma frequência mais alta em todos os núcleos.
A pontuação em um núcleo só ficou em 506, contra ~474 do overclock fixo. Nunca obtive pontuações maiores que 507, em nenhuma circunstância. Segundo o HWInfo, meu maior clock foi ~4.55Ghz, o qual apareceu em uns 4 núcleos diferentes.
Eu tive um ganho considerável de temperatura ligando o PBO. A CPU sem uso ficava beirando os 60 graus, e chegando perto dos 90 em uso. Em comparação, o overclock estático deixa minha temperatura em torno dos 45 graus sem tarefas pesadas, e em torno dos 75 graus no Cinebench. Olhando as informações do HWInfo, a tensão chama logo a atenção.
Infelizmente, o PBO continua empurrando tensões insanas. Não estou falando dos picos de 1.45V ou mais - entendo que eles são momentâneos e servem pra fazer o processador responder mais rápido a uma possível demanda do usuário. Porém, a tensão
média passada ao processador foi de 1.38V (!). Mesmo a tensão mínima era acima da que eu uso no overclock estático, ficando em 1.23V. Não quero imaginar os valores que apareceriam se eu não tivesse usado o offset negativo.
Por fim das contas, o PBO não me deu performance melhor no Dota 2 - o FPS médio subiu ~1,523%, de 197 FPS pra 200 FPS com os gráficos no máximo. Porém, o 1% mínimo dos FPS tiveram uma queda de ~25% com PBO ligado (caiu de 133 FPS pra 100 FPS).
Seguem gráficos que demonstram os resultados:
Olhando esses resultados, fico preocupado porque deixei o PBO rodando sozinho por uns 2 meses. huehuehue
Será que a CPU foi capaz de fazer 1900FLCK no passado e eu degradei ela antes de tentar? Nunca saberei.