[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Amigos, recomendo passarem longe do último update de BIOS da TUF x570-PLUS. Aqui eu não consigo mais bootar no Windows nem fazer downgrade pra versão anterior.

Atualizei a minha ontem com ZERO problemas.
Apenas não carreguei o profile antigo que estava salvo.
Entrei com os valores na memória feito pelo Dram Calculator, entre outras modificação.
E ainda fiz o update pelo cabo de rede. Nem salvei no Pen Drive.
Tudo liso e estável como sempre!
Para mim, placa-mãe sempre tem que estar com a última BIOS lançada.
 
Atualizei a minha ontem com ZERO problemas.
Apenas não carreguei o profile antigo que estava salvo.
Entrei com os valores na memória feito pelo Dram Calculator, entre outras modificação.
E ainda fiz o update pelo cabo de rede. Nem salvei no Pen Drive.
Tudo liso e estável como sempre!
Para mim, placa-mãe sempre tem que estar com a última BIOS lançada.
Que bom que funcionou pra tu. Se tá tudo redondo, ótimo.
 
Ontem eu tive um pouco de tempo livre e decidi fazer alguns testes com o PBO (porque overclock pra melhorar performance em jogos > jogar algo).
Habilitei o PBO, coloquei a tensão principal da CPU com offset negativo de 0,1V e fui dar uma olhada em como a CPU se comportava.
Pra referência, antes o processador estava em 4.0Ghz@1.22V (o mínimo pra estabilizar com essa frequência).
Não obtive pontuação maior no multithread do Cinebench. Pontuação continuou entre 9300 e 9400. Eu não culpo o PBO muito aqui - provavelmente é minha refrigeração precária impedindo o processador de colocar uma frequência mais alta em todos os núcleos.
A pontuação em um núcleo só ficou em 506, contra ~474 do overclock fixo. Nunca obtive pontuações maiores que 507, em nenhuma circunstância. Segundo o HWInfo, meu maior clock foi ~4.55Ghz, o qual apareceu em uns 4 núcleos diferentes.

Eu tive um ganho considerável de temperatura ligando o PBO. A CPU sem uso ficava beirando os 60 graus, e chegando perto dos 90 em uso. Em comparação, o overclock estático deixa minha temperatura em torno dos 45 graus sem tarefas pesadas, e em torno dos 75 graus no Cinebench. Olhando as informações do HWInfo, a tensão chama logo a atenção.
Infelizmente, o PBO continua empurrando tensões insanas. Não estou falando dos picos de 1.45V ou mais - entendo que eles são momentâneos e servem pra fazer o processador responder mais rápido a uma possível demanda do usuário. Porém, a tensão média passada ao processador foi de 1.38V (!). Mesmo a tensão mínima era acima da que eu uso no overclock estático, ficando em 1.23V. Não quero imaginar os valores que apareceriam se eu não tivesse usado o offset negativo.

Por fim das contas, o PBO não me deu performance melhor no Dota 2 - o FPS médio subiu ~1,523%, de 197 FPS pra 200 FPS com os gráficos no máximo. Porém, o 1% mínimo dos FPS tiveram uma queda de ~25% com PBO ligado (caiu de 133 FPS pra 100 FPS).

Seguem gráficos que demonstram os resultados:

2biaex.png

2biaey.png

2biafb.png


Olhando esses resultados, fico preocupado porque deixei o PBO rodando sozinho por uns 2 meses. huehuehue
Será que a CPU foi capaz de fazer 1900FLCK no passado e eu degradei ela antes de tentar? Nunca saberei.

Você precisa de 1.22v pra rodar a 4ghz?
 
Atualizei a minha ontem com ZERO problemas.
Apenas não carreguei o profile antigo que estava salvo.
Entrei com os valores na memória feito pelo Dram Calculator, entre outras modificação.
E ainda fiz o update pelo cabo de rede. Nem salvei no Pen Drive.
Tudo liso e estável como sempre!
Para mim, placa-mãe sempre tem que estar com a última BIOS lançada.
Bom, eu acabei de atualizar a minha também e ocorreu tudo bem, não vi nada demais por enquanto. Percebi que foi um daqueles updates completos, até o firmware do LED foi atualizado e o Windows reinstalou todos os dispositivos USB novamente.

Não sei se importa, mas eu fiz um clear CMOS antes da instalação e mandei baixar o arquivo direto pela BIOS, não utilizei pendrive.

Quem sabe meu 3700X volta a funcionar com SMT ligado... vamos ver...
 
@brdtoledo Li no Overclock.net que quem estava restaurando o profile de configuração depois do update tava ferrando a placa, com várias coisas dando errado.
Por isso, depois de um update, eu sempre carrego as configurações otimizadas e depois altero as temporizações de memória e outras opções de CPU. Aliás... Uma curiosidade. Quanto você usa de LLC no seu 3700x? Com LLC no auto, estou conseguindo 521 de CPU Single Thread e 5600 e pouco de multi no CPU-Z 1.92
 
@brdtoledo Li no Overclock.net que quem estava restaurando o profile de configuração depois do update tava ferrando a placa, com várias coisas dando errado.
Por isso, depois de um update, eu sempre carrego as configurações otimizadas e depois altero as temporizações de memória e outras opções de CPU. Aliás... Uma curiosidade. Quanto você usa de LLC no seu 3700x? Com LLC no auto, estou conseguindo 521 de CPU Single Thread e 5600 e pouco de multi no CPU-Z 1.92
Ah sim, eu não restaurei nenhum perfil também...

Eu uso tudo em Auto no meu 3700X com SMT desligado, ele tá com problema, não serve de parâmetro nenhum.
 
Sim. Menos que isso e tenho crashes em alguns jogos e no Cinebench após rodar algumas vezes.

Muita tensão pra pouco clock. O seu é o 3700x? Você rodou algum tempo com ele acima de 1,3v? Aqui o 3800x faz 4ghz com 1,04v e alcança uns 4800pts no R20.
 
@brdtoledo Li no Overclock.net que quem estava restaurando o profile de configuração depois do update tava ferrando a placa, com várias coisas dando errado.
Por isso, depois de um update, eu sempre carrego as configurações otimizadas e depois altero as temporizações de memória e outras opções de CPU. Aliás... Uma curiosidade. Quanto você usa de LLC no seu 3700x? Com LLC no auto, estou conseguindo 521 de CPU Single Thread e 5600 e pouco de multi no CPU-Z 1.92

a minha placa mãe, outro modelo, nem deixa usar profiles de bios anteriores, então sempre tiro umas fotos das configurações pra refazer novamente. O que geralmente incomoda um pouco são as curvas de fan, que tem 5 pra configurar. De certo já não deixa por causa dessas melecas que acontecem. hehehehehe
 
Muita tensão pra pouco clock. O seu é o 3700x? Você rodou algum tempo com ele acima de 1,3v? Aqui o 3800x faz 4ghz com 1,04v e alcança uns 4800pts no R20.
3950X. CPU começou a ser usada em Abril, nunca rodei ele com tensão fixa acima de 1.28V. Até duas semanas atrás, nem overclock fixo eu tinha testado.

Essa CPU não faz 1900 FLCK. Acho que perdi na loteria do silício mesmo. Também nunca vi os 4.7Ghz de boost, e só vi 4.6Ghz uma única vez.
 
Galera Boa Tarde,

Fiz um over no meu 3700X, ao rodar o CinebenchR20 os resultados foram estes abaixo. O que acham? Consigo melhorar alguma coisa?




 
3950X. CPU começou a ser usada em Abril, nunca rodei ele com tensão fixa acima de 1.28V. Até duas semanas atrás, nem overclock fixo eu tinha testado.

Essa CPU não faz 1900 FLCK. Acho que perdi na loteria do silício mesmo. Também nunca vi os 4.7Ghz de boost, e só vi 4.6Ghz uma única vez.

Ah, se é o 3950x eu acredito que não esteja fora do comum, mesmo. São 16 cores vs 8 do 3800x. O meu também não faz 1900FLCK, mas faz 1867, então na prática não dá pra sentir a perca de performance.
 
Pessoal estou com problema de não inicializar sistema operacional após eu ter atualizado minha BIOS f40 para f41 da minha MB x470 aorus ultra gamming já fiz procedimento de remover bateria por 5 minutos, removi um pente de memória Tb... eu sei que ela tem dual BIOS como eu posso acionar essa BIOS que ela gravou no chip a que era funcional para essa?
 
Pessoal estou com problema de não inicializar sistema operacional após eu ter atualizado minha BIOS f40 para f41 da minha MB x470 aorus ultra gamming já fiz procedimento de remover bateria por 5 minutos, removi um pente de memória Tb... eu sei que ela tem dual BIOS como eu posso acionar essa BIOS que ela gravou no chip a que era funcional para essa?

No manual fala alguma coisa ?
 
No manual fala alguma coisa ?
No manual ela só diz isso

O que é o DualBIOS ™? As placas-mãe que suportam o DualBIOS possuem dois BIOS integrados, um BIOS principal e um BIOS de backup. Normalmente, o sistema funciona no BIOS principal. No entanto, se o BIOS principal estiver corrompido ou danificado, o BIOS de backup assumirá a próxima inicialização do sistema para garantir a operação normal do sistema. Por questões de segurança do sistema, os usuários não podem atualizar o BIOS de backup manualmente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No manual ela só diz isso

O que é o DualBIOS ™? As placas-mãe que suportam o DualBIOS possuem dois BIOS integrados, um BIOS principal e um BIOS de backup. Normalmente, o sistema funciona no BIOS principal. No entanto, se o BIOS principal estiver corrompido ou danificado, o BIOS de backup assumirá a próxima inicialização do sistema para garantir a operação normal do sistema. Por questões de segurança do sistema, os usuários não podem atualizar o BIOS de backup manualmente.


Ela inicia e aparece aquela msg que o que o Windows não foi iniciado com êxito. uma alteração de hardware recente ou software pode ter causado o problema.

será que vou ter reinstalar o sistema operacional?
 
Última edição:
No manual ela só diz isso

O que é o DualBIOS ™? As placas-mãe que suportam o DualBIOS possuem dois BIOS integrados, um BIOS principal e um BIOS de backup. Normalmente, o sistema funciona no BIOS principal. No entanto, se o BIOS principal estiver corrompido ou danificado, o BIOS de backup assumirá a próxima inicialização do sistema para garantir a operação normal do sistema. Por questões de segurança do sistema, os usuários não podem atualizar o BIOS de backup manualmente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Ela inicia e aparece aquela msg que o que o Windows não foi iniciado com êxito. uma alteração de hardware recente ou software pode ter causado o problema.

será que vou ter reinstalar o sistema operacional?

Não tem opção de reverter para a bios anterior ?

Já tentou reparar o windows usando um disco / pen driver de instalação ?
 
Não tem opção de reverter para a bios anterior ?

Já tentou reparar o windows usando um disco / pen driver de instalação ?


Pensei nisso de repara mais não tenho um pen-drive bootavel com win10, vou ver amanhã consigo baixa a img e tenta isso.
 
Ah sim, eu não restaurei nenhum perfil também...

Eu uso tudo em Auto no meu 3700X com SMT desligado, ele tá com problema, não serve de parâmetro nenhum.
É galera, não quero (de novo) contar com o ovo no fiofó da galinha, mas agora PARECE que esse último update de BIOS resolveu o problema do meu 3700X. Antes mal conseguia passar um dia inteiro sem travamentos ou resets, e desde o último update tudo tem funcionado perfeitamente.

Parece que FINALMENTE a AMD resolveu o meu problema. Quase 1 ano depois.
 
Não tem opção de reverter para a bios anterior ?

Já tentou reparar o windows usando um disco / pen driver de instalação ?


Estranhamente voltou inicializar o Windows, depois que resetei os cabos Sata e de energia ou melhor alterei as porta Sata aonde estava meu ssd com Windows. mas antes disso fui atualizando a BIOS até f50 pq tinha salvo todas as versão de BIOS no pen-drive. mas blz importante volta inicializar esaa bagaça de BIOS da GG hehe.
 
Falando um pouco mais da degradação dos Ryzen 3000 com vcore fixo!!!

Fiz uns testes aqui deixando clock e vcore destravado. Offset -0,08v.

Resultado:
Jogando , o vcore fica na média em 1,4v com picos de 1,41v
Navegando na internet, e usando aplicativos Office, fica na média 1,25v
Totalmente idle, sem mexer nada fica em 1,1v

Minhas conclusões:
Se a preocupação é com vcore acima de 1,3v, quem joga constantemente vai ter degradação muito rápido, pois fica socado nos 1,4v direto (e ainda eu estava com offset -0,08v, senão bateria os 1,48v constantes).
Com isso, não creio que esta teoria de degradação acima de 1,3v procede, pois se a própria AMD deixa o processador 100% do tempo em 1,4v quando se joga, qual o problema de eu fixar o vcore em 1,33v?
Acredito sim na degradação, porém quando se abusa dos testes de stress e não se cuida direito das temperaturas.
 
É galera, não quero (de novo) contar com o ovo no fiofó da galinha, mas agora PARECE que esse último update de BIOS resolveu o problema do meu 3700X. Antes mal conseguia passar um dia inteiro sem travamentos ou resets, e desde o último update tudo tem funcionado perfeitamente.

Parece que FINALMENTE a AMD resolveu o meu problema. Quase 1 ano depois.

Ai sim em, tomara que tenha arrumado seu problema, pq e tenso vc comprar uma maquina cara, com peças caras e ficar do estado que estava, com travadas telas azuis e por ai vai.
 
Galera Boa Tarde,

Fiz um over no meu 3700X, ao rodar o CinebenchR20 os resultados foram estes abaixo. O que acham? Consigo melhorar alguma coisa?




Os resultados de performance estão bons, se tu conseguir abaixar mais a tensão vai ficar ótimo.
Ah, se é o 3950x eu acredito que não esteja fora do comum, mesmo. São 16 cores vs 8 do 3800x. O meu também não faz 1900FLCK, mas faz 1867, então na prática não dá pra sentir a perca de performance.
Espero que você esteja certo. Eu ainda vou parar pra ler este tópico do overclock.net pra ver como os 3950X do pessoal se comportam.


É galera, não quero (de novo) contar com o ovo no fiofó da galinha, mas agora PARECE que esse último update de BIOS resolveu o problema do meu 3700X. Antes mal conseguia passar um dia inteiro sem travamentos ou resets, e desde o último update tudo tem funcionado perfeitamente.

Parece que FINALMENTE a AMD resolveu o meu problema. Quase 1 ano depois.
Bacana, notou se o SMT fica estável após esse update?

Falando um pouco mais da degradação dos Ryzen 3000 com vcore fixo!!!

Fiz uns testes aqui deixando clock e vcore destravado. Offset -0,08v.

Resultado:
Jogando , o vcore fica na média em 1,4v com picos de 1,41v
Navegando na internet, e usando aplicativos Office, fica na média 1,25v
Totalmente idle, sem mexer nada fica em 1,1v

Minhas conclusões:
Se a preocupação é com vcore acima de 1,3v, quem joga constantemente vai ter degradação muito rápido, pois fica socado nos 1,4v direto (e ainda eu estava com offset -0,08v, senão bateria os 1,48v constantes).
Com isso, não creio que esta teoria de degradação acima de 1,3v procede, pois se a própria AMD deixa o processador 100% do tempo em 1,4v quando se joga, qual o problema de eu fixar o vcore em 1,33v?
Acredito sim na degradação, porém quando se abusa dos testes de stress e não se cuida direito das temperaturas.
Seus resultados foram bem parecidos com os meus, é bem por aí mesmo.
Infelizmente essa conclusão parte do princípio de que a tensão estipulada pela própria AMD é segura. Espero que seja mesmo - por outro lado, lembro das 5700 XT vindo de fábrica com tensões elevadíssimas (mesmo funcionando bem com até 0,2V a menos).
Continua monitorando sua CPU ai, apreciamos suas infos. Se ela continuar passando nos testes de stress durante os próximos meses, GG.
 
Bacana, notou se o SMT fica estável após esse update?
Sim, tenho rodado tudo stock com SMT ligado e XMP, não travou até agora, PC ligado 24 horas. Parece que resolveu mesmo.

Tomara que tenha resolvido, porque ai eu vendo e vou migrar pra um 10400F + B460.

Tive problema com o 1700, agora com o 3700X por quase 1 ano, perdi totalmente o tesão na AMD.
 
Sim, tenho rodado tudo stock com SMT ligado e XMP, não travou até agora, PC ligado 24 horas. Parece que resolveu mesmo.

Tomara que tenha resolvido, porque ai eu vendo e vou migrar pra um 10400F + B460.

Tive problema com o 1700, agora com o 3700X por quase 1 ano, perdi totalmente o tesão na AMD.
Entendi. Pro seu caso de uso, o 10700 não seria mais interessante? Tu mencionou trabalhar com VMs em outro tópico.
 
Entendi. Pro seu caso de uso, o 10700 não seria mais interessante? Tu mencionou trabalhar com VMs em outro tópico.
Com certeza, mas a diferença de preço é muito brutal. Dá pra me virar com 6/12.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo