[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Galera, boa noite! Até o final do ano quero montar meu PC novo, já comprei um H710i e 32 GB de memorias DDR4, XPG Spectrix D60G 3000Mhz, enfim... Vamos a minha duvida!

Eu jogo e trabalho com projetos 3D, renderização de imagens, grandes projetos com tipo mais de 1000 Peças de montagens e talz, e minha intenção seria pegar um 3900X, vocês acham muita coisa ou desperdício de grana?

Outra duvida que eu tenho, andei olhando as placas X570 da AMD, tem 2 alimentações para CPU uma de 8 PIN e outra de 4 PIN, as duas são usadas simultaneamente?
 
Galera, boa noite! Até o final do ano quero montar meu PC novo, já comprei um H710i e 32 GB de memorias DDR4, XPG Spectrix D60G 3000Mhz, enfim... Vamos a minha duvida!

Eu jogo e trabalho com projetos 3D, renderização de imagens, grandes projetos com tipo mais de 1000 Peças de montagens e talz, e minha intenção seria pegar um 3900X, vocês acham muita coisa ou desperdício de grana?

Outra duvida que eu tenho, andei olhando as placas X570 da AMD, tem 2 alimentações para CPU uma de 8 PIN e outra de 4 PIN, as duas são usadas simultaneamente?

Quais software você usa ?
 
Galera, boa noite! Até o final do ano quero montar meu PC novo, já comprei um H710i e 32 GB de memorias DDR4, XPG Spectrix D60G 3000Mhz, enfim... Vamos a minha duvida!

Eu jogo e trabalho com projetos 3D, renderização de imagens, grandes projetos com tipo mais de 1000 Peças de montagens e talz, e minha intenção seria pegar um 3900X, vocês acham muita coisa ou desperdício de grana?
Esse caso de uso é onde o 3900X brilha.
 
Eu uso Solidworks, autocad, plant 3D.. Entre outros!

Quais são os outros software dessa lista de "entre outros" ?

Modelagem ou renderização ?

Ou ambos ?

A renderização de imagens inclui o SOLIDWORKS ?
 
Outra duvida que eu tenho, andei olhando as placas X570 da AMD, tem 2 alimentações para CPU uma de 8 PIN e outra de 4 PIN, as duas são usadas simultaneamente?
O pin de 4 é auxiliar, apenas em overclock extremo.
 
Que os processadores sejam torrados, aparentemente a moderação acha que contradizer alguém que não está tirando dúvidas mas sim espalhando desinformação tem que ter o post deletado pq eu não estou tirando dúvidas de alguém que não teve uma dúvida, tá serto moderação, deixa a galera falar no fórum que 1.4v tá safe pra Ryzen 3000, da nada não.

Só te respondendo sobre teu post apagado, sei pesquisar sim e vejo os relatos, porém também sei fazer testes e só estou postando os resultados encontrados em meus testes. Faça o mesmo teste aí e veja se estou falando bobagem.
Carreguei as configurações padrão na bios, nem habilitei PBO, fiz offset -0,08v e fiz os testes.
Em jogos ficou na média 1,4v pelo HWInfo64 com uso da cpu em torno de 15%, pois jogo em 4k. Usando stress test, aí o vcore baixa para uns 1,25v.
Sei pesquisar, mas não sou obrigado a acreditar em tudo que leio. Prefiro comprovar por mim mesmo. Faça o mesmo e poste os resultados aqui. Se teus resultados forem diferentes, revejo minha bios e volto a testar.
Chato só, é a pessoa ler, tomar isso como única verdade e criticar quem faz os próprios testes.
Tuas postagens te elevam a um nível acima de todos os outros usuários do forum. Só vc entende e só tuas ideias são verdades. Respeite a opinião dos outros e se discordar, seja humilde para colocar tua opinião de forma amistosa e menos arrogante.
Aqui estamos numa comunidade para troca de experiências e somos livres para postar informações, discutir amigavelmente sobre isso e tomarmos nossas próprias conclusões.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

uma coisa é o vcore acima de 1.3v num jogo, outra coisa é um vcore acima de 1.3v num prime95 AVX da vida. Roda um cinebench e prime95 ae e repara em quanto o vcore vai descer. Agora imagina um over fixo com 1,4v que independente da aplicação ele não vai descer, é aí que mora o problema.

Exatamente.
Pode ver no meu post que eu relato isso mesmo.
Acredito que o problema seja o uso desses programas de stress associados com a voltagem fixa e de repente a falta de cuidado com as temperaturas.
Não uso estes programas por longos períodos pq creio que eles estressam a cpu muuuuito mais do que a grande maioria dos usuários normais costumam exigir de seus processadores.
Para quem usa aplicações pesadas, nem precisa falar que o cuidado tem que ser redobrado com o vcore e temperaturas.
Cada usuário tem que ter o mínimo conhecimento do seu uso e do sistema utilizado para pensar em alterar qualquer coisa no computador, seja mexer em clock e vcore ou atualizar bios, trocar um sistema de refrigeração, etc. Se entrou no forum é porque ou já tem esse mínimo conhecimento ou porque quer aprender. E para isso, tem que ler muito antes de sair mexendo. aleatoriamente.
 
Última edição:
Quais são os outros software dessa lista de "entre outros" ?

Modelagem ou renderização ?

Ou ambos ?

A renderização de imagens inclui o SOLIDWORKS ?

Então, bom dia! Eu modelo no solidworks, eu faço projetos industrais de usinas do setor de açucar, etanol e energia! mais a parte de tubulação e equipamentos, a renderização e feita no solidworks mesmo! Quando o trabalho é muito grande eu prefiro fazer no Plant 3D, pois já consigo "soltar" a relação de materiais e isométrico fazendo apenas o 3D e o plant também renderiza!
Eu uso advanced steel, pretendo aprender a usar Maya, revit e o 3DS!

Tipo, eu normalmente gosto de jogar MMO, então a grande maioria permite fazer algumas coisas AFK e daí eu deixaria o jogo aberto AFK e seguiria os trabalhos.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O pin de 4 é auxiliar, apenas em overclock extremo.

Entendi, minha pergunta foi pq tipo eu queria colocar aqueles cabos sleeved e é difícil achar um kit que envolva o 8 Pin e o 4 Pin juntos, então neste caso o de 8 Pin já resolve, pq não vou fazer over!
 
Última edição:
Entendi, minha pergunta foi pq tipo eu queria colocar aqueles cabos sleeved e é difícil achar um kit que envolva o 8 Pin e o 4 Pin juntos, então neste caso o de 8 Pin já resolve, pq não vou fazer over!
Se vc for usar um 3900X eu sugiro que vc ligue os dois cabos.
 
ebw1qvkumaachqx.jpg
 
APU com esse clock de memória, essa latência, 8/16, CPU com OC pra 4.3GHz, kkkkk, isso vai ser um monstro.
 
Galera, boa noite! Até o final do ano quero montar meu PC novo, já comprei um H710i e 32 GB de memorias DDR4, XPG Spectrix D60G 3000Mhz, enfim... Vamos a minha duvida!

Eu jogo e trabalho com projetos 3D, renderização de imagens, grandes projetos com tipo mais de 1000 Peças de montagens e talz, e minha intenção seria pegar um 3900X, vocês acham muita coisa ou desperdício de grana?

Outra duvida que eu tenho, andei olhando as placas X570 da AMD, tem 2 alimentações para CPU uma de 8 PIN e outra de 4 PIN, as duas são usadas simultaneamente?

Vindo de quem também trabalha com projetos e renderização, minha opinião: não é desperdício mesmo. É outro patamar, estou querendo montar um com 3900X agora também. Renderizador offline que usa CPU exclusivamente (acredito que o render do Solidworks se encaixe nessa categoria) se beneficia demais com os 12 núcleos!

pretendo aprender a usar Maya, revit e o 3DS!

Quem é do meio e usa renderers CPU é só elogios com os AM4 mais high-end e Threadripper.
 
Forum, tenho uma dúvida sobre o Ryzen Master. Eu faço os ajustes no Profile 1 em modo manual, aplico e testo ok, porém eu reinicio a maquina e ele volta para o padrão. Como fixar o meu profile sempre que ligar a máquina?
 
Então, bom dia! Eu modelo no solidworks, eu faço projetos industrais de usinas do setor de açucar, etanol e energia! mais a parte de tubulação e equipamentos, a renderização e feita no solidworks mesmo! Quando o trabalho é muito grande eu prefiro fazer no Plant 3D, pois já consigo "soltar" a relação de materiais e isométrico fazendo apenas o 3D e o plant também renderiza!
Eu uso advanced steel, pretendo aprender a usar Maya, revit e o 3DS!

Tipo, eu normalmente gosto de jogar MMO, então a grande maioria permite fazer algumas coisas AFK e daí eu deixaria o jogo aberto AFK e seguiria os trabalhos.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Entendi, minha pergunta foi pq tipo eu queria colocar aqueles cabos sleeved e é difícil achar um kit que envolva o 8 Pin e o 4 Pin juntos, então neste caso o de 8 Pin já resolve, pq não vou fazer over!

Eu usaria os cabos normais da fonte mesmo

Já vi relatos de user por aqui, que o PC estava com problema, e depois descobriu que eram os cabos sleeved
 
4333 cl14, chega a ser mentira isso. Seloco deve ser 1.6 1.7v
Talvez com watercooler na RAM e essas tensões bem altas.
Mas acho mais provável ser fake.
 
Vindo de quem também trabalha com projetos e renderização, minha opinião: não é desperdício mesmo. É outro patamar, estou querendo montar um com 3900X agora também. Renderizador offline que usa CPU exclusivamente (acredito que o render do Solidworks se encaixe nessa categoria) se beneficia demais com os 12 núcleos!



Quem é do meio e usa renderers CPU é só elogios com os AM4 mais high-end e Threadripper.
Tenho um I7 4790K que será aposentado nos próximos dias, pois comprei ontem um 3900X. Só aguardando a chegada.
Também uso o SolidWorks para grandes montagens e renderizações, mas pretendo comprar uma NVidia Quadro, assim alivia a CPU no Render e ganharei desempenho.
Não adianta colocar placa de vídeo sem ser homologada para trabalhar com o solidworks, pois ele vai jogar toda a carga na CPU.
 
Tenho um I7 4790K que será aposentado nos próximos dias, pois comprei ontem um 3900X. Só aguardando a chegada.
Também uso o SolidWorks para grandes montagens e renderizações, mas pretendo comprar uma NVidia Quadro, assim alivia a CPU no Render e ganharei desempenho.
Não adianta colocar placa de vídeo sem ser homologada para trabalhar com o solidworks, pois ele vai jogar toda a carga na CPU.

Então mano, no meu caso fica complicado pq uso o PC para jogos também, e nessa parte eu também sou leigo se dá para manter tipo uma quadro e uma rtx 2080 lá instaladas juntas e usar uma ou outra dependendo da aplicação..
 
4333 cl14, chega a ser mentira isso. Seloco deve ser 1.6 1.7v
1T ainda, mas achei a latência alta ainda, um Intel em condições parecidas faria 33ns
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo