[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Galera, é o seguinte...

Quero fazer um upgrade de memória ram na minha config da assinatura de 16GB para 32GB, o meu kit atual é uma F4-3200C14D-16GTZRX são memórias Samsung B-Die, CL14, XMP ativado em 3200MHz e latências em 14-14-14-34 CR1.

Ou seja, uma memória excelente, feitas para Ryzen devido ao "X" no final.

A pergunta é a seguinte:
Se eu comprar+1 par dessas memórias e ficar com 4x 8GB para ter o 32GB terei problemas ou é melhor partir para um kit 2x 16GB para ter os 32GB? Lembrando que meu Ryzen 7 é o 3700X e estou usando a Biostar X370GT7.

.

Nunca dá pra garantir que vai funcionar 100%, mas eu acho que o Zen 2 é bem tranquilo com memórias já.

Meu exemplo: Tenho 4x8GB de Crucial Ballistix rodando a 3733mhz C16, sendo 2x8GB de um kit PC3000 CAS15 e outro kit 2x8GB PC3200 CAS16 (ambos Micron rev E).

Galera, é o seguinte...

Quero fazer um upgrade de memória ram na minha config da assinatura de 16GB para 32GB, o meu kit atual é uma F4-3200C14D-16GTZRX são memórias Samsung B-Die, CL14, XMP ativado em 3200MHz e latências em 14-14-14-34 CR1.

A pergunta é a seguinte:
Se eu comprar+1 par dessas memórias e ficar com 4x 8GB para ter o 32GB terei problemas ou é melhor partir para um kit 2x 16GB para ter os 32GB? Lembrando que meu Ryzen 7 é o 3700X e estou usando a Biostar X370GT7.

.
tem que ver se essa placa da biostar consegue os 3200MHz com 4 pentes de memoria, sem falar que tem que ver tb se tua memoria é single rank ou dual rank.

aqui tenho um pc que esta rodando 24/7 des de janeiro 100%:
image.png
esse pc ta rodando 6 vms sem dar 1 problema se quer ate hj.

Galera, é o seguinte...

A pergunta é a seguinte:

.
Depende do seu objetivo. Um kit 2x16GB Samsung B-Die custa uma fortuna (acho que não vale a pena), porém 32GB sai em conta com Micron E-Die. Acho que tu vai conseguir timings mais apertados com 4x B-Dies do que com duas Micron E-Die, mas é puro achismo. Recomendo ver o que o povo tem alcançado nessas configurações.

Já postaram isso?

tem que ver se essa placa da biostar consegue os 3200MHz com 4 pentes de memoria, sem falar que tem que ver tb se tua memoria é single rank ou dual rank.

Bem observado, não lembrei disto. As minhas memórias são SR.

Mas olhei no manual da placa, se eu ocupar os 4 slots com memórias SR terei somente 2133MHz.

O jeito será ir para 2x 16GB mesmo.

Valeus!

Depende do seu objetivo. Um kit 2x16GB Samsung B-Die custa uma fortuna (acho que não vale a pena), porém 32GB sai em conta com Micron E-Die. Acho que tu vai conseguir timings mais apertados com 4x B-Dies do que com duas Micron E-Die, mas é puro achismo. Recomendo ver o que o povo tem alcançado nessas configurações.

Sim, mas, terei que gastar essa fortuna, rs... tenho 0 ânimo pra ficar fazendo ajustes finos na memória para obter um resultado "X"

Eu comprei essas memórias justamente por isso, aqui eu só ativo o XMP em 3200MHz e o sistema se encarrega de fazer o resto, são próprias para Ryzen.

Plug n' play, sem dores de cabeça.

Agora é procurar um kit 2x 16GB Samsung B-Die... :facepalm:

Bem observado, não lembrei disto. As minhas memórias são SR.

Mas olhei no manual da placa, se eu ocupar os 4 slots com memórias SR terei somente 2133MHz.

O jeito será ir para 2x 16GB mesmo.

Valeus!

Sim, mas, terei que gastar essa fortuna, rs... tenho 0 ânimo pra ficar fazendo ajustes finos na memória para obter um resultado "X"

Eu comprei essas memórias justamente por isso, aqui eu só ativo o XMP em 3200MHz e o sistema se encarrega de fazer o resto, são próprias para Ryzen.

Plug n' play, sem dores de cabeça.

Agora é procurar um kit 2x 16GB Samsung B-Die... :facepalm:

No manual da minha placa é 2133-2400 nessa situação, porém, rodo as minhas 4x8GB (SR) E-Die @3200CL14

Galera, é o seguinte...

A pergunta é a seguinte:

.
Aqui uso as Adata D80 4x 8Gb @3600mhz (XMP) E funciona de boas

um ryzen1600AF empurra direito uma rtx2060(nao super) sem gargalo? :hmm:

Isso é concorrência
A fabricante com suporte somente para a terceira geração e adiante, vai ficar para trás
Considero esse suporte importante para a longevidade do socket. Quem montou seus PCs tops em 2017 e 2018 terá mais opções para trocar de placa-mãe em caso de defeitos.
Não estou dizendo que isto é ruim, na verdade, ter placas série 500 com suporte total de range aos processadores Ryzen é excelente em vários sentidos, mas apenas questiono a falta de padrão entre estas placas, algo muito ruim para o consumidor leigo. A AMD tem boa intenção, mas vacila um pouco em querer facilitar a vida do usuário, não que Intel saia ilesa nesta questão. É sempre um drama explicar qual placa indicar e os motivos se vai ou não funcionar (visto que também existe o desinteresse do consumidor em saber os detalhes, o que também não culpo quem não tem muita experiência com informática).

Sempre falei isso, e repito: AMD tem algumas coisas boas, mas se vc não quer dor de cabeça, Intel é a única garantia. Eu montei PC com um Ryzen 3600 e achei ótimo, 0 arrependimentos. Mas a primeira placa-mãe q eu peguei tive que devolver por causa de bugs de memory training e BIOS UEFI. E até hoje tem gente sofrendo com driver zuado com 5700XT.
Concordo, o pessoal reclama e muito da Intel (simpatizo com os motivos), principalmente de ser sempre mais do mesmo, mas no cenário atual oferece produtos mais sólidos no conjunto dos kits, mesmo não sendo um bom custo/benefício no geral. Contudo, ambas as marcas não podem justificar os erros do outro para fazerem os próprios.

Estava lendo alguns posts anteriores sobre o Zen2 aqui e os 7nm com polêmica da durabilidade. Bom, é um grande avanço termos processadores de 7nm agora, mas ainda é relativamente novo, logo as primeiras gerações normalmente serão propensas a vários tipos de falhas. Talvez com esta série 4000 as coisas melhorem e amadureçam um tanto.
Compras de tecnologias rushadas em novidade é roleta russa (vide o PCI-e 4.0).

Depende do jogo, mas, geralmente, em 1080p@60fps roda com tranquilidade.
tranquilo entao, era justo em 1080p 60fps que queria mesmo

acho que fica um bom kit atual que deve segurar por um bom tempo

Não pensando em dinheiro,
Em termos de features no geral X570 TUF Gaming ou minha x470 Gaming pro Carbon?

Não pensando em dinheiro,
Em termos de features no geral X570 TUF Gaming ou minha x470 Gaming pro Carbon?
Acredito que basicamente em relação a sua a diferença vai ser VRM(mais forte), Chipset de audio(ALC S1200A) e o pci-e 4.0
Eu continuaria com a sua.

Sim.

Melhora muito.
Eu uso o meu com undervolt na verdade, para gastar menos energia pois trabalho o dia todo com o PC :haha:
The Witcher 3 eu zerei de boas aqui, o problema era a GPU mesmo, ficava sempre nos 100%.

Qual foi a configuração que vc zerou The Witcher 3?

Acredito que basicamente em relação a sua a diferença vai ser VRM(mais forte), Chipset de audio(ALC S1200A) e o pci-e 4.0
Eu continuaria com a sua.
Eu tenho a X470, um WC e meu gabinete tem 3 fans frontais e 1 traseiro (fora os 2 do WC), então tem bom fluxo de ar, será que pra um futuro Ryzen 4XXX, vou estar ok? (Cogitando que a MSI vá lançar atualização de firmware/Eu sei que não anunciou nada ainda, ficamos no campo das suposições).

Esse Chipset de audio é muito melhor que ALC1220? Ele é bem elogiado.

Eu tenho a X470, um WC e meu gabinete tem 3 fans frontais e 1 traseiro (fora os 2 do WC), então tem bom fluxo de ar, será que pra um futuro Ryzen 4XXX, vou estar ok? (Cogitando que a MSI vá lançar atualização de firmware/Eu sei que não anunciou nada ainda, ficamos no campo das suposições).

Esse Chipset de audio é muito melhor que ALC1220? Ele é bem elogiado.
Um 6/8 cores deve levar tranquilo, mais que isso já não sei. sobre a Bios já se pronunciaram dizendo que as b450/x470 terão bios beta para os 4xxx. Sobre o chip de audio eu acho que não deva ter muita diferença.

Um 6/8 cores deve levar tranquilo, mais que isso já não sei. sobre a Bios já se pronunciaram dizendo que as b450/x470 terão bios beta para os 4xxx. Sobre o chip de audio eu acho que não deva ter muita diferença.
Na atual geração, um cara do Reddit analisou os VRMs, essa X470 aguenta um 3950x, desde que tenha bom airflow.
Meu objetivo é um 8/16 ou 10/12, mas vou esperar pra ver.

Queria tirar essa duvida entre ela e a TUF pra ver se preciso trocar com a nova gen.

Na atual geração, um cara do Reddit analisou os VRMs, essa X470 aguenta um 3950x, desde que tenha bom airflow.
Meu objetivo é um 8/16 ou 10/12, mas vou esperar pra ver.

Queria tirar essa duvida entre ela e a TUF pra ver se preciso trocar com a nova gen.

Rapaz, eu esperaria pra ver se vale a troca. Talvez a sua placa-mãe tenha suporte bom e esse dinheiro possa ser investido na CPU.

Ok. Mas testa a média quando estiver só jogando. No meu fica direto a 1.4v de média jogando. Então para quem joga muito, acho mais vantagem fixar mesmo, pois vc pode usar um clock maior e uma voltagem menor.
Enquanto eu jogo, fica variando entre 1.3 e 1.4.
Pro meu uso, acho que tá bom, pq como disse, o importante é a média final e como não passo 24h jogando, acho que tá sussa.

Enquanto eu jogo, fica variando entre 1.3 e 1.4.
Pro meu uso, acho que tá bom, pq como disse, o importante é a média final e como não passo 24h jogando, acho que tá sussa.

O meu também fica variando, mas a média fica em 1,4v.
Só pra saber. Qual a temperatura média que o teu fica só jogando? Average no hwinfo64.

O meu também fica variando, mas a média fica em 1,4v.
Só pra saber. Qual a temperatura média que o teu fica só jogando? Average no hwinfo64.
Depende muito do jogo, mas fica na casa dos 54ºC, mas chega a bater máxima de 73ºC, porem imagino que seja algum pico rápido.

Users who are viewing this thread

Voltar