ZEN 4
5nm
DDR5
gráficos integrados em toda linha de CPU desktop
ZEN 5
3nm
núcleos big.LITTLE
APUs AMD 3nm Zen5 com codinome “Strix Point”, segundo rumores, apresentam núcleos big.LITTLE
AMD “Strix Point”: Zen5, 3nm, big.LITTLE
Um boato interessante (e não verificado) sobre os CPUs AMD Ryzen 8000 baseados na arquitetura Zen5 acaba de ser compartilhado no Moepc .
AMD “Strix Point”: Zen5, 3nm, big.LITTLE An interesting (and unverified) rumor about AMD Ryzen 8000 CPUs based on Zen5 architecture has been just shared Moepc. According to the site, AMD is currently developing its Zen4 architecture codenamed Phoenix to launch in 2022. It is said that the...
videocardz.com
De acordo com o site, a AMD está atualmente desenvolvendo sua arquitetura Zen4 com o codinome Phoenix para lançamento em 2022. Diz-se que as informações sobre o Pheonix (próximos APUs Zen4) são bastante conhecidas neste momento. Ele supostamente apresentaria processo TSMC 5nm e suporte DDR5. Há rumores de que a série também apresenta gráficos integrados RDNA.
Mais importante, porém, o site afirma ter informações sobre a arquitetura Zen5, supostamente com o codinome “Strix Point”. A série seria fabricada usando o processo TSMC 3nm e faria parte da série Ryzen 8000. O Strix Point é supostamente uma série APU, então essa seria a série Ryzen 8000G para ser mais preciso.
A maior mudança em comparação com os APUs Zen4 seria a abordagem big.LITTLE da ARM. Isso significa que o Zen5 apresentaria núcleos de alto desempenho (grandes) e de alta eficiência (pequenos), assim como a próxima série Intel Alder Lake. Moepc diz que as CPUs Zen5 teriam até 8 núcleos grandes e até 4 núcleos pequenos, o que é menos do que Alder Lake.
O site também afirma que a AMD já definiu suas metas para o desempenho gráfico do Strix Point. Diz-se que o Strix Point também traz grandes mudanças ao subsistema de memória, mas nenhuma divulgação foi feita.
De acordo com o relatório, o AMD Zen5 “Strix Point” está previsto para ser lançado em 2024, mas como mencionado no artigo, é muito cedo para falar sobre uma plataforma daqui a 3 anos, onde muito pode mudar, especialmente nas atuais circunstâncias, onde cadeias de abastecimento são fortemente afetadas.
@RHBH @dayllann