[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Caramba, o meu kit n tem sensor de temperatura, provavelmente nas 3000CL15 a crucial deu uma economizada mesmo, mas acho que da pra viver por enquanto, tbm bota seus resultados na planilha de latencia dos zen, esse teu setup devevia dar uma latencia bem baixa.

Importante lembrar que acho que o teste que ele estava fazendo com Rev. E era com um secador de cabelo e a versão antiga, que creio que não tinha um PCB customizado como as novas, então os resultados em um cenário normal e com um kit mais tual devem ser bem melhores que isso já.

> Eu quase comprei esse kit, mas desisti pois preço de RAM começou a subir.
E será que quando lançar a DDR5 a DDR4 vai ficar mais barata denovo? Ai daria pra pegar um kit b-die bom ou um Rev. E de 3600Mhz pra fazer aquele upgrade maroto.

Aqui a latência fica na casa dos 58ns, por ser kit dual rank (2x16GB) o tRFC maior não é prejudicial para jogos. Pra mim investir numa B-Die seria muito custo por pouco ganho. Só faria se conseguisse vender esse kit um bom valor.

Meu palpite sobre preço de DDR4:
No curtíssimo espaço de tempo (1 a 2 meses) que o estoque em loja estiver alto e a demanda cair (logo após o lançamento da DDR5) provavelmente haverá queda de preço.
Após a produção da DDR4 diminuir e consequentemente o estoque acompanhar, o preço estabiliza ou sobe.

Consegue fazer overclock nela? No 200GE por exemplo dá pra subir até nas A320, pelo menos algumas que testei. Reza lenda que os Athlon especificamente podem fazer OC em qualquer placa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@rlopes , a BIOS dessa A520 tem bastente recursos de OC pro processador e pra memória, mas eu não testei.
Eu só queria um computador barato pra patroete, que conseguisse fazer video conferências e que gastasse pouca energia (TDP 35W, video integrado, etc). Mesmo assim ficou quase R$ 1.300 (A520M + A3000G + 8GB DDR4) ...

Computador pro pau mesmo é esse da assinatura. Mas mesmo assim eu pego leve, pq 32MB não aguenta OC (na verdade eu fiz underclock de 3600Mhz pra 3000Mhz, pra ter os 32MB rodando estável). E o 5600X sobra nos games! Nem preciso de PBO pq não chego a saturar a CPU nos meus games, mesmo em QHD@144FPS - High Quality.

Depende da resolução/refresh rate que tu joga. Se é 75Hz ou menos eu só apertaria esse 1700 no OC e tentava esperar um pouco, se for 4k então nem esquente a cabeça. No ali tem o 3600 por R$ 890 essa semana, no teu caso acho que compensa. A não ser que vc jogue @ 144Hz e seja muito exigente, aí sim só um upgrade dá jeito, embora com o preço dos Zen 3 é capaz de valer mais a pena um 11400F.
Jogo a 1440p, meu monitor é 144Hz, mas preso por qualidade gráfica, e mesmo nesse aspecto, as CPUs novas pelo que vi levam uns 20fps a mais , o que é significante quando se está abaixo dos 100 fps. Digo, acima de 100 fps, eu não noto diferença, mas entre 60 fps e 75 eu noto.
Pensando na memória exclusivamente.

Você tem o costume de comprar memórias topo de linha?
Se sim, pode ir de Ryzen 5XXX.
Se não, espere DDR5.

As primeiras DDR5 serão inferiores as melhores DDR4. Esse é o padrão que temos visto há muito tempo.

As melhores DDR3 tinham XMP 2666MHz, as primeiras DDR4 faziam 2133MHz com latência maior.

As melhores DDR4 hoje tem XMP de 4400MHz com latência na casa dos 18, as primeiras DDR5 farão 4800MHz com latência na casa dos 30+

Mas ai é só trocar a memória depois, ou as placas mães novas para DDR5 não vão suportar a evolução das DDR5?

Jogo a 1440p, meu monitor é 144Hz, mas preso por qualidade gráfica, e mesmo nesse aspecto, as CPUs novas pelo que vi levam uns 20fps a mais , o que é significante quando se está abaixo dos 100 fps. Digo, acima de 100 fps, eu não noto diferença, mas entre 60 fps e 75 eu noto.

Mas ai é só trocar a memória depois, ou as placas mães novas para DDR5 não vão suportar a evolução das DDR5?
Memória é um assunto muito complicado, um dia desses estava tentando ler a especificação da JEDEC pra DDR4 e quase fiquei maluco, e olha que a DDR5 é pra ser mais complicada ainda.

Mas pensa o seguinte, imagina que as primeiras DDR5 saiam apenas no intervalo de 4000Mhz e 5000Mhz, pra quais frequências as fabricantes de placa mãe vão planejar suas placas pra rodar? Um exemplo disso são os chipsets mais antigos ryzen (b350 e x370), quantas placas tinham capacidade de fazer uma boa frequência? Se vc olhar a planilha de overclock com zen 2 (que tinha um bom IMC) apenas placas boas ITX e as placas bem high-end que conseguem pelo menos ficar perto do topo das melhores latências, já se vc pega um chipset mais maduro como x470 e b450, já durou muito mais tempo e aguentavam frequências bem melhores, e conseguiram viver até o ryzen 5000. Lembrando que estamos falando de eletrônica, um bom PCB, bons sinais etc. Não é algo que possa ser atualizado via software.

Na minha opinião eu pularia pelo menos uma geração de placas tbm.

Mano que treta hein, as vezes o pinguim tem dessas coisas, boa sorte.
A propósito tu usa mint manoT? E deve estar com fw AMD né?
depois de 4 horas apanhando aqui consegui fazer o boot passar
ainda bem que os erros sumiram o hd não tem nei 3 anos direito e ja estaria morrendo
eu não to no linux mais eu gosto de usar o knoppix ou debiam

Galera, comecei a jogar warzone faz uns 3 dias e meu pc congela por uns 5s e reinicia depois de um tempo jogando.. Acontece aleatoriamente pelo que notei. Alguém tem noção do que pode ser?
Já tirei o over das memórias, over da placa de vídeo e a config do curve optimizer do processador e mesmo assim o problema continuou..
To achando que pode ser a fonte pedindo arrego, opiniões?? É uma cx650 com a config da assinatura
Dica de algum teste que leve o pc a usar todos os componentes ao máximo pra testar se é a fonte mesmo?
ps: Não acontece em nenhum outro jogo..

Galera, comecei a jogar warzone faz uns 3 dias e meu pc congela por uns 5s e reinicia depois de um tempo jogando.. Acontece aleatoriamente pelo que notei. Alguém tem noção do que pode ser?
Já tirei o over das memórias, over da placa de vídeo e a config do curve optimizer do processador e mesmo assim o problema continuou..
To achando que pode ser a fonte pedindo arrego, opiniões?? É uma cx650 com a config da assinatura
Dica de algum teste que leve o pc a usar todos os componentes ao máximo pra testar se é a fonte mesmo?
ps: Não acontece em nenhum outro jogo..
Eu sinceramente testaria a estabilidade das coisas com Prime95 e/ou OCCT primeiro. O meu 5800x estava dando erros em stock, então seria bom tentar um thread_switcher ou CoreCycler tbm, só pra garantir que não é um dos seus cores que está com problema.

Última edição:

Não recomendo, vai pagar caro numa memória nova, plataforma nova com mais chances de problemas de compatibilidade e em 1 ano a memória fica obsoleta.

Suposta placa-mãe AMD com chipset X570s é validada no CPU-Z [Rumor]​

Novo modelo apareceu junto com a recém-anunciada APU Ryzen 7 5700G

A AMD estaria preparando um novo chipset, o X570S, que serviria como uma versão atualizada do seu atual chip para placas-mãe topo de linha. Quem aponta isso é o famoso leaker Tum_Apisak, que encontrou uma validação do GPU-Z com a placa-mãe Gigabyte X570S Aorus Pro Ax em conjunto com a recém-anunciada APU AMD Ryzen 7 5700G.

Isso só dá mais credibilidade para o rumor de que a AMD está fazendo um refresh dos seus chipsets de placas-mãe. Essa informação tem sido bastante comentada desde que a própria Gigabyte começou a registrar diversas placas-mãe com o chipset X570S na Eurasian Economic Commission (Comissão Econômica Eurasiática, ou ECC).

Nunca tem como saber se os produtos que passam por esse tipo de registro realmente vão chegar no mercado, mas a validação no CPU-Z dá bons indícios de que a Aorus Pro Ax será vendida a consumidores. Só que ainda não se sabe quais melhorias o chipset X570S vai trazer sobre a geração anterior.

Especula-se que a AMD encontrou uma maneira de otimizar o chip, fazendo com que ele não precise da pequena ventoinha de resfriamento que foi alvo de tantas críticas por parte dos fãs. Também especula-se que a AMD teria encontrado em contato com a ASMedia para melhorar o design existente.

https://adrenaline.com.br/noticias/v/68463/gigabyte-pode-lancar-placas-mae-x570s-com-cooler-passivo

Suposta placa-mãe AMD com chipset X570s é validada no CPU-Z [Rumor]​

Novo modelo apareceu junto com a recém-anunciada APU Ryzen 7 5700G

A AMD estaria preparando um novo chipset, o X570S, que serviria como uma versão atualizada do seu atual chip para placas-mãe topo de linha. Quem aponta isso é o famoso leaker Tum_Apisak, que encontrou uma validação do GPU-Z com a placa-mãe Gigabyte X570S Aorus Pro Ax em conjunto com a recém-anunciada APU AMD Ryzen 7 5700G.

Isso só dá mais credibilidade para o rumor de que a AMD está fazendo um refresh dos seus chipsets de placas-mãe. Essa informação tem sido bastante comentada desde que a própria Gigabyte começou a registrar diversas placas-mãe com o chipset X570S na Eurasian Economic Commission (Comissão Econômica Eurasiática, ou ECC).

Nunca tem como saber se os produtos que passam por esse tipo de registro realmente vão chegar no mercado, mas a validação no CPU-Z dá bons indícios de que a Aorus Pro Ax será vendida a consumidores. Só que ainda não se sabe quais melhorias o chipset X570S vai trazer sobre a geração anterior.

Especula-se que a AMD encontrou uma maneira de otimizar o chip, fazendo com que ele não precise da pequena ventoinha de resfriamento que foi alvo de tantas críticas por parte dos fãs. Também especula-se que a AMD teria encontrado em contato com a ASMedia para melhorar o design existente.

https://adrenaline.com.br/noticias/v/68463/gigabyte-pode-lancar-placas-mae-x570s-com-cooler-passivo

Deve ser o x570 feito nos 7nm da TSMC.

Não vi notícias de renovação do contrato com a GF para produção dos IOD e X570 que são hoje em 12nm.

"RUMOR"
Zen3+ supostamente cancelado , AMD teria desistido de lançar a geração wharhol para focar somente no Zen4 .
Eu pessoalmente acredito que isso deve realmente ocorrer zen 3 atual já é extremamente competitivo contra as soluções atual da intel, investir em uma nova gen com uma vida curta seria arriscado visto que alderlake deve ser muito forte e somente zen 4 seria páreo .

Será que chega no ocidente ?

AMD 4700S pode ser APU XBOX Series X | S para PCs​

AMD 4700S, XBOX APU sem gráficos​

A AMD pode ter encontrado uma solução para o que fazer com os chips da série XBOX quebrados.

AMD 4700S é um novo processador que agora está sendo anunciado pelos fabricantes chineses como uma solução compatível com ITX. O nome do processador não possui “Ryzen”, portanto, não faz parte de uma linha oficial de produtos de consumo de desktop da AMD. De acordo com o vendedor, o produto anunciado apresenta uma placa-mãe “AMD Cardinal”. Isso sugere que a própria AMD desenvolveu esta placa-mãe, que não tem slots de memória DIMM tradicionais, mas usa memória localizada ao redor do processador. Assim como fazem as APUs XBOX.

Placa-mãe AMD 4700S vs placa-mãe XBOX Series X | S, Fonte: TMall, iFixit

O 4700S é uma CPU de 8 núcleos e 16 threads fabricada em um nó de 7 nm. O varejista TMALL confirma que ele tem arquitetura de núcleo Zen2 e 12 MB de cache. Também está confirmado que o 4700S tem um clock de boost de 4,0 GHz. Esta frequência é realmente maior do que o XBOX Series X de 3,8 GHz e o XBOX Series S APU de 3,6 GHz.

Uma frequência mais alta foi alcançada porque o 4700S não tem o iGPU habilitado, o que consome muita energia sozinho. Sem capacidade de saída gráfica, a energia não utilizada foi usada para os núcleos de computação da APU. A falta de iGPU também significa que o sistema requer uma GPU externa discreta, como a Radeon RX 550, que é uma placa gráfica Polaris 12 de nível básico. Esta GPU possui 2 GB de memória GDDR5 de 64 bits, o que está longe de ser o que qualquer jogador gostaria.

De acordo com o vendedor, o sistema AMD 4700S possui 16 GB de memória GDDR6. Isso significa que o APU pode ser um chip XBOX Series X reutilizado, que também está vinculado a uma memória de 16 GB. Claro, 'reutilizar' é uma simplificação, essas APUs provavelmente não eram boas o suficiente para acabar em consoles XBOX de qualquer maneira.

Especificações do AMD 4700S, fonte: TMall

O vendedor está usando o design da placa APU XBOX Series X para anunciar o APU AMD 4700S, sugerindo ainda que estamos procurando um chip reutilizado:

Promoção do AMD 4700S, Fonte: TMall

O vendedor também revelou o quão rápido é o APU AMD 4700S. Parece ser mais lento do que o CPU Intel Core i7-9700 e AMD Ryzen 7 4750G PRO, que também é um APU Zen2 de 8 núcleos, mas com um clock de aumento indo para 4,4 GHz. Combinado com AMD Radeon RX 550, os materiais de marketing afirmam que o sistema baseado em 4700S é mais rápido do que o Intel Core i7-9750H (CPU de laptop) combinado com GeForce RTX 2060.

Desempenho do AMD 4700S, Fonte: TMall

JhfqODp.png

"RUMOR"
Zen3+ supostamente cancelado , AMD teria desistido de lançar a geração wharhol para focar somente no Zen4 .
Eu pessoalmente acredito que isso deve realmente ocorrer zen 3 atual já é extremamente competitivo contra as soluções atual da intel, investir em uma nova gen com uma vida curta seria arriscado visto que alderlake deve ser muito forte e somente zen 4 seria páreo .

Uma possibilidade menos discutida:

Apenas o Warhol foi cancelado (Zen 3+ no socket AM4, "Ryzen 6000").

O Zen 3+ será exclusivo dos Threadripper.

Até hoje a AMD não lançou os Threadripper baseados em Zen 3, os mais atuais continuam sendo Zen 2.

Uma possibilidade menos discutida:

Apenas o Warhol foi cancelado (Zen 3+ no socket AM4, "Ryzen 6000").

O Zen 3+ será exclusivo dos Threadripper.

Até hoje a AMD não lançou os Threadripper baseados em Zen 3, os mais atuais continuam sendo Zen 2.
Tem uns rumores que por algum motivo TR zen 3 estava ou está apresentando resultados abaixo do esperado , mas pessoal fala de mais sem provas reais , acredito que os Tr não apareceram por baixa disponibilidade dos chips ,

Ai que pergunto zen3+ 6nm não iria justamente desafogar a fabricação ? já que ele é produzido em 6nm que é feito a parte dos 7nm que estão com sua produção saturada.

Memória é um assunto muito complicado, um dia desses estava tentando ler a especificação da JEDEC pra DDR4 e quase fiquei maluco, e olha que a DDR5 é pra ser mais complicada ainda.

Mas pensa o seguinte, imagina que as primeiras DDR5 saiam apenas no intervalo de 4000Mhz e 5000Mhz, pra quais frequências as fabricantes de placa mãe vão planejar suas placas pra rodar? Um exemplo disso são os chipsets mais antigos ryzen (b350 e x370), quantas placas tinham capacidade de fazer uma boa frequência? Se vc olhar a planilha de overclock com zen 2 (que tinha um bom IMC) apenas placas boas ITX e as placas bem high-end que conseguem pelo menos ficar perto do topo das melhores latências, já se vc pega um chipset mais maduro como x470 e b450, já durou muito mais tempo e aguentavam frequências bem melhores, e conseguiram viver até o ryzen 5000. Lembrando que estamos falando de eletrônica, um bom PCB, bons sinais etc. Não é algo que possa ser atualizado via software.

Na minha opinião eu pularia pelo menos uma geração de placas tbm.

Aproveitar o gancho de memórias... ja pedindo desculpas por perguntar aqui, mas fiz no tópico correto a 2 dias e nada de resposta
Vou comprar um kit de memória (2x8 3600mhz) compatível segundo qvl da b550e rog, mas nao tem no site se é compatível para os 4 pentes caso eu queria fazer um upgrade no futuro. Minha questão: é compatível ou pode dar problemas realizar a compra?

Tem uns rumores que por algum motivo TR zen 3 estava ou está apresentando resultados abaixo do esperado , mas pessoal fala de mais sem provas reais , acredito que os Tr não apareceram por baixa disponibilidade dos chips ,

Ai que pergunto zen3+ 6nm não iria justamente desafogar a fabricação ? já que ele é produzido em 6nm que é feito a parte dos 7nm que estão com sua produção saturada.

Existe outro argumento também.

Porque vou produzir em 6nm que é um nó mais caro, vai reduzir minha margem de lucro se a concorrência não tá dando conta de competir nos 7nm?

Mais um argumento.

Já que rocket lake não é uma ameaça, não vamos gastar nossa capacidade de 6nm com Zen 3+, vamos focar toda capacidade de 6nm na RDNA3 em 2022.

Sobre o rendimento, sim é possível, se olhar o 5800X que esquenta horrores em algumas unidades e o 5950X que é maravilhoso, porém binado.

Imagine colocar 8 CCDs de 8 núcleos num chip? Vai binnar todos os 8 CCDs? Inviável né.

Nos 6nm a eficiência térmica e energética do CCD vai aumentar então é uma teoria plausível.

Estou garimpando já faz alguns meses por 1 5600x, mas não encontro nada abaixo de 2 mil reais. Seria melhor esperar os novos processadores pra ano que vem?

Estou garimpando já faz alguns meses por 1 5600x, mas não encontro nada abaixo de 2 mil reais. Seria melhor esperar os novos processadores pra ano que vem?
Único porem que hoje se você for pro ryzen 5600 de qualquer forma precisara trocar a placa mãe e terá uma longevidade curta já que mudara tudo em breve , mas se você já esta achando caro os ryzen 5000 é quase certeza que a gen zen 4 será ainda mais caro será tudo novo , memoria placa mae etc não vai dar pra reaproveitar nada do seu setup atual.
Eu no seu lugar inclusive foi oque fiz pensaria a curto prazo e trocaria por um ryzen 3000 e somente quando a nova plataforma estiver consolidada pensar em migrar.

Único porem que hoje se você for pro ryzen 5600 de qualquer forma precisara trocar a placa mãe e terá uma longevidade curta já que mudara tudo em breve , mas se você já esta achando caro os ryzen 5000 é quase certeza que a gen zen 4 será ainda mais caro será tudo novo , memoria placa mae etc não vai dar pra reaproveitar nada do seu setup atual.
Eu no seu lugar inclusive foi oque fiz pensaria a curto prazo e trocaria por um ryzen 3000 e somente quando a nova plataforma estiver consolidada pensar em migrar.

Eu também penso assim, no caso eu queria no minimo um 3700.. Mas esta na casa de 2 mil reais.

Sobre o bining, as que ele comprou são garantidas de bater 4400Mhz, as suas são garantidas de bater 3600Mhz, o fato de vc conseguir 4600Mhz é porque vc deu sorte na loteria mesmo, pelo menos teoricamente é assim que funciona binning, por exemplo, se eu não mexer em um monte de configs (ex: ProcODT) da minha memória que é binada pra 3000Mhz, eu não consigo estabilizar em 3600Mhz, enquanto o RHBH que tem um kit do mesmo tipo que o meu (mas binado pra 3600 em com um PCB melhor) deve conseguir bater 3600 sem suor algum.
Toda B-die é sensível a temperatura, sem exceção.
Aliás, tem alguma dica de redirecionador dos EUA @ViTosS1? Estou aqui pesquisando alguns, mas estou com receio de tomar calote.
Mas não podemos apenas olhar a frequência e ignorar o resto ao determinar qual tem o melhor binning, a dele 4400Mhz@CL19 com os outros timings exagerados 26 e etc e em qual voltagem? Tudo tem que ser analisado, e uma forma bem simples de saber (não determinante obviamente) um binning melhor que o outro é dividir a frequência pela CL e nisso a minha ganha, mas conforme falei uma 4200Mhz@CL16 a 1.50v é pior que uma 4000Mhz@CL16 a 1.35v por exemplo. Estou comparando binning no XMP só pra deixar claro e o que vc falou de temperatura eu tô careca de saber...

Sobre o redirecionador eu recomendo UsCloser, são confiáveis já usei 5x.

Última edição:
Mas não podemos apenas olhar a frequência e ignorar o resto ao determinar qual tem o melhor binning, a dele 4400Mhz@CL19 com os outros timings exagerados 26 e etc e em qual voltagem? Tudo tem que ser analisado, e uma forma bem simples de saber (não determinante obviamente) um binning melhor que o outro é dividir a frequência pela CL e nisso a minha ganha, mas conforme falei uma 4200Mhz@CL16 a 1.50v é pior que uma 4000Mhz@CL16 a 1.35v por exemplo. Estou comparando binning no XMP só pra deixar claro e o que vc falou de temperatura eu tô careca de saber...

Isso mesmo que você falou.

O binning dos fabricantes envolve os dois processos hoje.

Relação frequência X latência
E
Tensão necessária

Basicamente precisa dos chips que fazem mais com menos, oferecendo maior margem para um perfil XMP agressivo, que é garantido pelo fabricante.

Obviamente existe margem de segurança em todo produto, é com essa margem que fazemos overclock, extraindo a performance "oculta" do nosso hardware.

Quando ultrapassamos essa margem, nos deparamos com os problemas de instabilidade.

O processo de binning não é uma ciência exata.

As vezes um produto top, imagine nota 10/10, pode ser erroneamente identificado como um produto mediano, nota 5/10. Quando isso acontece são casos como "comprei um kit 3200C16 que faz OC pra 4000C16" .

Última edição:
Pessoal apenas por curiosidade me expliquei como esse vídeo e possível ou qual a pegadinha dele.

Em teoria processadores Ryzen que não tenham vídeo integrado não teriam como bootar já que quando ligar a ele vai parar o check da GPU.
Como e possível o windows ter iniciado sem GPU e carregado o software para transmitir a imagem ?

Desculpa man, agora que percebi que vc escreveu "sensor" e não "sensibilidade" de temperatura, jurava que tu tinha escrito o segundo, acho que já estou cançado de tanto ler sobre over de memória na thread de stability do overclocker.net kkkkk.
Em questões de latência o seu kit da 8.3ns, e o do HunS da 8.1ns (a dele é CL18 na verdade), então realmente da pra considerar que seja uma bin melhor e assumi um pouco disso tbm o melhor kit b-die do buildzoid são as 4400@CL19 viper steel, que tem uma latência ainda maior que isso. É claro que está todo o resto solto, oq é bem estranho, provavelmente tem um hit na performance se rodar com as outras latências tão soltas.
Mas a G.Skill tbm é boa demais, eles tem uns kits que desafiam a lógica, tipo 3600CL14 ou 3800CL14, vou dar uma olhada nos kits deles tbm, vi muita coisa de Patriot Viper chegando DOA, então estou um pouco com medo de chegar zoado e não ter garantia aqui no BR.
Eu tinha visto esse UsCloser, é bom ter alguém que já mexeu com o negócio pra que eu tenha uma idéia. Vlw!

Aproveitar o gancho de memórias... ja pedindo desculpas por perguntar aqui, mas fiz no tópico correto a 2 dias e nada de resposta
Vou comprar um kit de memória (2x8 3600mhz) compatível segundo qvl da b550e rog, mas nao tem no site se é compatível para os 4 pentes caso eu queria fazer um upgrade no futuro. Minha questão: é compatível ou pode dar problemas realizar a compra?
Eu sinceramente nunca liguei muito pra QLV, teoricamente é um negócio mais seguro, mas não confio muito n, são muitas probabilidades, nunca que os caras deveriam ser capazes de dar 100% de certeza.
Cara, 4 sticks com daisy chain é uma coisa meio complicado, provavelmente se tu for fazer upgrade, tu vai ter de mexer em alguma config de latência ou ProcODT pra fazer teu PC bootar, se tu for dar uma olhada é cheio de gente reclamando que não da boot com 4 sticks. Mas o resumo é, provavelmente n vai funcionar de primeira quando tu fizer o upgrade, mas da pra tu mexer um pouco nas configs e com quase absoluta certeza vai funcionar. O Ryzen DRAM calculator tem config de 4 sticks pra isso.

As vezes um produto top, imagine nota 10/10, pode ser erroneamente identificado como um produto mediano, nota 5/10. Quando isso acontece são casos como "comprei um kit 3200C16 que faz OC pra 4000C16" .
Do contrário tbm acontece, esses são os casos de RMA da vida, testar estabilidade de qualquer coisa é um processo complicado e incerto sempre, as vezes tu roda Prime95 por não sei quantas horas pra garantir que esta tudo certo, e dois meses dps tu leva um reboot na cara kkkkk
Assim, acho que fora a promo da amazon por 1.7K n vejo isso acontecendo por tão cedo, mas acho que é bem comum a pichau soltar 5600x por 2K, então eu tentaria pegar numa dessas. Principalmente porque nem sabemos se vai ter zen3+ de verdade.

Última edição:
Em teoria processadores Ryzen que não tenham vídeo integrado não teriam como bootar já que quando ligar a ele vai parar o check da GPU.
Isso depende da placa mãe, a maioria deixa vc dar boot headless. No meu mesmo já fiz boot headless inǘmeras vezes desde a época do meu FX.

Users who are viewing this thread

Voltar