[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
uma coisa que tentei recentemente e não rolou foi montar o raid0 não foi nei por reza tanto feito pela bios que deveria ir de boa ja que os drives estão la como o feito pelo win
mais eu devo testar depois novamente pra ver como ta pois aqui sempre foi sofrível tanto que o teclado ta na usb 3.0 so pelo fato dela pegar de primeira no linux
Raid é fria. usa ZFS e esquece.
 
Ok.

Mas pra fazer boot boot headless não tem que ter video integrado ?

A minha duvida e justamente esse o Ryzen no caso do video não tem então quando a computador ligar e começa os check do boot ele não vai iniciar justamente por não ter GPU.
Hoje reiniciei o PC e aproveitei pra testar e tirar um print pra vc, 3700x numa B550 steel legend sem nenhuma GPU:
EykeOcF.png
 
Hoje reiniciei o PC e aproveitei pra testar e tirar um print pra vc, 3700x numa B550 steel legend sem nenhuma GPU:
EykeOcF.png

Muito bom, eu sempre acreditei que nesses casos a MOBO não iria gerar vídeo quando chegasse no check da GPU.
 
Muito bom, eu sempre acreditei que nesses casos a MOBO não iria gerar vídeo quando chegasse no check da GPU.
Acho que só era o caso com mobos mais antigas, e mesmo assim alguma delas tinham uma opção pra só ignorar isso, do mesmo jeito que reclamavam que não tinha teclado, mas poderia ignorar tb
 
Pois é. Já ta na hora de mudar aqui tbm. Mas vejo o @brender sempre colocando essas novidades sobre o que virá em breve ai :oops:
Tá tudo tão caro e não saber até quando o am4 vai ...

Foda que o 5600X deu uma aumentada e as placas mãe parece que voltaram a um preço mais altinho, também. Então fica naquela...

Mas, mesmo assim, pra mim foi um baita dum upgrade, digassi de passagi Veloso.

À época, mesmo com a GTX 1070 no setup, mudou muita coisa.
 
O que vcs acham? 5600X no valor de R$ 2.174,35 ou 5900X por R$ 3.624,13, vale a diferença de R$ 1.449,78 de um pelo outro?
5800X eu descarto, pois além de ser extremamente quente, tive problemas em stock com WHEA, sem fazer qualquer tipo de over, e
mesmo reduzindo ele pra 65w na placa mãe, o erro de WHEA persistia, enfim...
 
O que vcs acham? 5600X no valor de R$ 2.174,35 ou 5900X por R$ 3.624,13, vale a diferença de R$ 1.449,78 de um pelo outro?
5800X eu descarto, pois além de ser extremamente quente, tive problemas em stock com WHEA, sem fazer qualquer tipo de over, e
mesmo reduzindo ele pra 65w na placa mãe, o erro de WHEA persistia, enfim...

Se você usa bastante para produtividade, vale, esses 66% a mais no preço se transformam fácil em 70% mais performance em aplicações multi-thread. No cenário de jogos fica mais difícil de justificar, pois acho que a diferença fica ali na casa dos 10%. Dizem que daqui pra frente mais núcleos irão decolar nos jogos, mas eu só acredito vendo, então é uma decisão sua acreditar ou não nessa hipótese. Se costuma ficar por bons anos com o mesmo processador, possivelmente o 5900X é a escolha mais interessante.
 
O que vcs acham? 5600X no valor de R$ 2.174,35 ou 5900X por R$ 3.624,13, vale a diferença de R$ 1.449,78 de um pelo outro?
5800X eu descarto, pois além de ser extremamente quente, tive problemas em stock com WHEA, sem fazer qualquer tipo de over, e
mesmo reduzindo ele pra 65w na placa mãe, o erro de WHEA persistia, enfim...

Se for manter a mesma CPU por mais de 2~3 anos, pode ir de 5900X.

Alguns jogos já estão recomendando 8 núcleos.
 
F13J para as B550 Gigabyte no site oficial.

Aparentemente todos os problemas resolvidos, LAN caindo resolvido, USB caindo resolvido, Cache L3 resolvido, AGESA ComboV2 1.2.0.2, um monte de opção nova de fine tuning de ram.

Meu kit está fazendo 4000 Mhz / FCLK 2000 Mhz C16 1.38V.

Será que esse é finalmente o amadurecimento das B550??? Podem meus olhos acreditar no que estão vendo? 6 meses de tortura e instabilidades, finalmente a plataforma saiu do beta. :mr:
 
Cache L3 resolvido
Nunca entendi esse problema de cache, a AMD falou que era problema no AIDA64 e teve de implementar algo na BIOS pra resolver isso? Fora que se vc setasse 500A de EDC ou overclock estático, esse problema de L3 sumia, e aparecia o valor normal no AIDA64. Acho que pelo menos eu vou ficar com a pulga na orelha. O Veii disse que todo o funcionamento do EDC foi reescrito nessa versão de BIOS, então talvez eles tenham feito alguma merda, e por isso que o 500 EDC "arrumava" o problema.
Alguns jogos já estão recomendando 8 núcleos.
Só pra saber, qual jogo? Pq se vc setar os clocks exatos de um 5600X até um 5950X é basicamente a mesma coisa nas reviews que tem por ai. O máximo de diferença é o cache L3 (cpus com dois CCD) que alguns jogos são fominha.
5900X por R$ 3.624,13
Onde por esse preço?
 
Nunca entendi esse problema de cache, a AMD falou que era problema no AIDA64 e teve de implementar algo na BIOS pra resolver isso? Fora que se vc setasse 500A de EDC ou overclock estático, esse problema de L3 sumia, e aparecia o valor normal no AIDA64. Acho que pelo menos eu vou ficar com a pulga na orelha. O Veii disse que todo o funcionamento do EDC foi reescrito nessa versão de BIOS, então talvez eles tenham feito alguma merda, e por isso que o 500 EDC "arrumava" o problema.

Só pra saber, qual jogo? Pq se vc setar os clocks exatos de um 5600X até um 5950X é basicamente a mesma coisa nas reviews que tem por ai. O máximo de diferença é o cache L3 (cpus com dois CCD) que alguns jogos são fominha.

Onde por esse preço?

Watch Dogs Legion
Metro Exodus (o novo update)

Todos games que vierem com Ray tracing DXR pelo visto vão ser mais exigente na CPU.
 
Na Kabum, pelo menos até este momento, aplicando o cupom de 5% de desconto...
Boa, obrigado pela dica! Com o cupom de aniversário saiu R$3590, boletei um! Eu tava esperando o Warhol mas como parece que não vai ter acho que vou aproveitar esse preço.

0r7Y1fj.png
 
Última edição:
F13J para as B550 Gigabyte no site oficial.

Aparentemente todos os problemas resolvidos, LAN caindo resolvido, USB caindo resolvido, Cache L3 resolvido, AGESA ComboV2 1.2.0.2, um monte de opção nova de fine tuning de ram.

Meu kit está fazendo 4000 Mhz / FCLK 2000 Mhz C16 1.38V.

Será que esse é finalmente o amadurecimento das B550??? Podem meus olhos acreditar no que estão vendo? 6 meses de tortura e instabilidades, finalmente a plataforma saiu do beta. :mr:

Aqui melhorou um pouco, estou conseguindo 3733 CL 14 usando menos Vdimm, antes dava erro no TM5, só CL16 com Vdimm mais alto, e sem erros WHEA com Vsoc e VDDG mais baixos... Aparentemente acima de 3800 tá na mesma, muito Vsoc e VDDG pra não ter erros WHEA, mas consigo sem erros no TM5 em 4000 CL 16. Tá melhorando, até sair o Ryzen 6xxx eles acertam a mão...
 
 
Se a AMD cancelou mesmo o Zen3+ então é o fim das AM4 já.
 
Se a AMD cancelou mesmo o Zen3+ então é o fim das AM4 já.

Meu palpite é que AMD não cancelou Zen 3+, mas sim os Ryzen 6000.

Acredito que Zen 3+ será lançado nos Threadripper.
 
Meu palpite é que AMD não cancelou Zen 3+, mas sim os Ryzen 6000.

Acredito que Zen 3+ será lançado nos Threadripper.

De qualquer forma é o fim dos AM4 e bem vindo os AM5.
 
Ainda bem que não investi em uma placa B550. Acho que deu pra fechar com chave de ouro minha plataforma. No comecinho de 2019 peguei essa B450 e um Ryzen 1600. E exatos 2 anos depois pulei do 1600 pro 5600x apenas trocando o CPU.
A não ser que o preço das placas de vídeo volte ao normal em menos de 2 anos e o conjunto BAR + futuros Cpus + DDR5 deem um salto enorme de desempenho a ponte de deixar muito obsoletos os atuais PCs, provavelmente ficarei com esse setup por alguns anos ainda.
 
Galera acha que fiz burrada tenho um ryzen 2600 + 2070s em 1440p.

Comprei uma 3700x por 1350 no aliexpress sendo que o 5600x estava nas bagatelas de 1850 pelo custo beneficio vocês acham que fiz burrada?

Como eu estudo Ciência da Computação e uso para Jogos e vi revi os videos do peperaio etc...

Não sei por que me senti melhor com 3700x por causa dos multi-threads no futuro! acredito que tenha mais longevidade!

Estou errado? se for o caso eu cancelo e pego o 5600x? raramente eu faço up no PC!

Esse 3700 é pra segurar uns 3 anos no mínimo. (Acham que estarei bem servido?).

2600 estou a 1 ano e meio.
 
Como eu estudo Ciência da Computação e uso para Jogos e vi revi os videos do peperaio etc...
Vai usar mais pra jogos ou pra estudos?

Eu raramente jogo, logo peguei um 3700x que é bem mais útil pra mim, principalmente no tocante de compilar projetos ou usar o spark, vai muito do seu uso mesmo.
 
Ainda bem que não investi em uma placa B550. Acho que deu pra fechar com chave de ouro minha plataforma. No comecinho de 2019 peguei essa B450 e um Ryzen 1600. E exatos 2 anos depois pulei do 1600 pro 5600x apenas trocando o CPU.
A não ser que o preço das placas de vídeo volte ao normal em menos de 2 anos e o conjunto BAR + futuros Cpus + DDR5 deem um salto enorme de desempenho a ponte de deixar muito obsoletos os atuais PCs, provavelmente ficarei com esse setup por alguns anos ainda.
Exatamente, e isso que vou fazer aqui um up pro 5600x e vida que segue ate os AM5 + DDR5 deixarem essa plataforma completamente obsoleta.
 
Galera acha que fiz burrada tenho um ryzen 2600 + 2070s em 1440p.

Comprei uma 3700x por 1350 no aliexpress sendo que o 5600x estava nas bagatelas de 1850 pelo custo beneficio vocês acham que fiz burrada?

Como eu estudo Ciência da Computação e uso para Jogos e vi revi os videos do peperaio etc...

Não sei por que me senti melhor com 3700x por causa dos multi-threads no futuro! acredito que tenha mais longevidade!

Estou errado? se for o caso eu cancelo e pego o 5600x? raramente eu faço up no PC!

Esse 3700 é pra segurar uns 3 anos no mínimo. (Acham que estarei bem servido?).

2600 estou a 1 ano e meio.
Eu ficaria com o 3700X mesmo. Deve servir muito bem para os 2 propósito pelos 3 anos.
 
Vai usar mais pra jogos ou pra estudos?

Eu raramente jogo, logo peguei um 3700x que é bem mais útil pra mim, principalmente no tocante de compilar projetos ou usar o spark, vai muito do seu uso mesmo.
Jogo bem pouco, uma vez ou outra meu foco está no PS5 para jogos... Opa obrigado pela dica então fiz uma boa escolha obrigado!
Eu ficaria com o 3700X mesmo. Deve servir muito bem para os 2 propósito pelos 3 anos.
Opa valeuzao amigos segurando esse prazo tá ótimo =]
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo