• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
eu não sei pq diabos esperam super compatibilidades, a amd sempre foi limitada ao dar compatibilidade com placa mãe anterior, sempre tinham funções que vc perdia, ou desempenho ou algo do tipo, lembrem-se que inicialmente a amd sequer queria dar compatibilidade aos ryzen 5000 pra placas mães que não fossem b550 e x570, foi com muita e muita reclamação que fizeram ela deixar na mão dos fabricantes pq por ela mesma já havia até anunciado que seria não tem suporte e pronto
É porque o marketing que a AMD faz de manter o soquete por alguns anos, deixa subentendido retrocompatibilidade por trás. Assim a galera conseguiria fazer ups no processador sem ter que ficar trocando de placa mãe a cada lançamento, como fazia a intel.

Se manter o mesmo soquete mas ter que trocar de placa mãe a cada lançamento, tanto faz o soquete então, já que tem que trocar de mobo do mesmo jeito. Aí a premissa de manter o soquete perde o sentido.

Concordo que há limitações físicas em certos momentos, mas a AMD não é a empresa limitada neste sentido - pelo contrário - e sim a intel. AMD não é perfeita, mas tentou pelo menos. Vamos ver como fica no AM5 agora.
 
Eu entendo o pq, foi pelo simples fato da AMD ter feito um baita marketing sobre isso no começo da AM4. Ela prometeu compatibilidade com o socket, mas não com o chipset (por motivos técnicos compreensíveis, but still), aí criou uma bela confusão.

Partindo da lógica da AMD que o código do soquete é de acordo com o tipo de memória, é de se esperar que os processadores DDR5 seja um novo soquete, o AM5.

AM2: DDR2
AM3: DDR3 e DDR2
AM4: DDR4
AM5: DDR5 (?)
 
Partindo da lógica da AMD que o código do soquete é de acordo com o tipo de memória, é de se esperar que os processadores DDR5 seja um novo soquete, o AM5.

AM2: DDR2
AM3: DDR3 e DDR2
AM4: DDR4
AM5: DDR5 (?)
AM2 teve um superset que era o AM2+, idem com o AM3 (AM3+). O socket AM3 suportava tanto DDR2 quanto DDR3, e algumas CPUs AM3 eram compatíveis com algumas placas AM2/AM2+ (apesar que o contrário não era válido). AM3+ era somente DDR3 (e as CPUs AM3+ funcionavam na maioria das placas AM3).

A AM4 no lançamento também suportava DDR3 (não nos ryzen, mas sim nas bristol ridge).

De toda forma, já tá praticamente confirmado que teremos o AM5 com suporte pra DDR5 mesmo (não sabemos se vai ter algum rolo com algumas mobos pra suportarem DDR4 também).
 
Existe algum lote do ryzen 7 3700x que deu problema, tipo alguns ryzen mais antigo que deram problema ?
 
Pessoal que me ajudou com a troca da memória.

Peguei a Trident Z 4266 C19 (f4-4266c19d-16gtzr)


Consegui deixar ela em C16-16-16-17-30 3733Mhz (Aqui eu nao consigo subir NADA, independente dos Timmings ela nao vai pra 3800, alguém sabe porque?)

Fiz Benchs comparando a memoria antiga (3600Mhz C18-22-22-22-42), ficou:

WD LegionsAntesDepoisGanho
Quadros redenrizados
12849,5​
13622,33​
6,01​
FPS
143,5​
152​
5,92​
RDR2
95,7​
98,63​
3,06​
CSGO
711​
749,6667​
5,44​
SoTB (Shadow of the Tomb Raider)
184,5​
198​
7,32​
Ac Origins
16527,5​
17847,5​
7,99​
Passmark Mem
3270,5​
3542,5​
8,32​
Passmark Geral
7541,4​
8047,2​
6,71​

Um ganho médio de 6%, achei bom, me surpreendeu em alguns jogos e pouco em outros (RDR2)

No Passmark, deu 8,3% a mais de performance, e no teste geral 6,71, então a memória mais rápida ajuda o sistema todo.
PS: Tirando RDR2 (1440p) todos jogos tão com resolução reduzida (720p) e no low pra carga ficar no CPU.
PS2: O Windows ta todo Bixado de tanto que reiniciou pra ajustar os timmings, não sei se isso impacta a performance, vou formatar e testo de novo.


ZenTimmings:
Zen-Timmings.jpg




Mas tem um problema, na Bios da MSI, não ta "fácil" igual era pra arrumar os timmings, ta aparecendo nesse formato:
Whats-App-Image-2021-05-02-at-22-52-28.jpg



Como eu sei que é 28f? Por exemplo o tRFC o DRAM Calculator fala pra eu colocar 313, ai ta 655, uma boa diferença, mas eu não consigo colocar esse valor ai.
 
Última edição:
Pessoal que me ajudou com a troca da memória.

Peguei a Trident Z 4266 C19 (f4-4266c19d-16gtzr)


Consegui deixar ela em C16-16-16-17-30 3733Mhz (Aqui eu nao consigo subir NADA, independente dos Timmings ela nao vai pra 3800, alguém sabe porque?)

Fiz Benchs comparando a memoria antiga (3600Mhz C18-22-22-22-42), ficou:

WD LegionsAntesDepoisGanho
Quadros redenrizados
12849,5​
13622,33​
6,01​
FPS
143,5​
152​
5,92​
RDR2
95,7​
98,63​
3,06​
CSGO
711​
749,6667​
5,44​
SoTB (Shadow of the Tomb Raider)
184,5​
198​
7,32​
Ac Origins
16527,5​
17847,5​
7,99​
Passmark Mem
3270,5​
3542,5​
8,32​
Passmark Geral
7541,4​
8047,2​
6,71​

Um ganho médio de 6%, achei bom, me surpreendeu em alguns jogos e pouco em outros (RDR2)

No Passmark, deu 8,3% a mais de performance, e no teste geral 6,71, então a memória mais rápida ajuda o sistema todo.
PS: Tirando RDR2 (1440p) todos jogos tão com resolução reduzida (720p) e no low pra carga ficar no CPU.
PS2: O Windows ta todo Bixado de tanto que reiniciou pra ajustar os timmings, não sei se isso impacta a performance, vou formatar e testo de novo.


ZenTimmings:
Zen-Timmings.jpg




Mas tem um problema, na Bios da MSI, não ta "fácil" igual era pra arrumar os timmings, ta aparecendo nesse formato:
Whats-App-Image-2021-05-02-at-22-52-28.jpg



Como eu sei que é 28f? Por exemplo o tRFC o DRAM Calculator fala pra eu colocar 313, ai ta 655, uma boa diferença, mas eu não consigo colocar esse valor ai.

Eu também tenho uma X470, e com a última Agesa, consegui estabilizar ela em 3733 CL 14 com menos Vdim, VDDG e Vsoc que na Agesa anterior. Continua subindo até 4000 CL 16, porém acima de 3800 Vsoc e VDDG IOD aumentam muito pra corrigir erros Whea.

Pode ser no teu caso a Agesa ainda, pode ser limitação da tua placa mãe, pode ser erros de voltagem, CADBUS, ProcODT, temperatura do chip... Tudo isso contribui...

Eu estou utilizando algumas dicas sobre voltagens que li em fóruns, e como aqui aparentemente está de boa, estou mantendo.

VSOC - X = VDDG IOD
VDDG IOD - X = VDDG CCD
VDDG CCD - X = CLDO VDDP

Onde X é múltiplo de 0,04v, ou o mesmo valor, no caso do VDDG IOD E CCD. Mas sempre mantendo essa proporção...

Lembrando que é o VSOC que aparece no Zentimmings, que é sempre menor que o setado na bios.

VDIMM acima do que precisa também causa erros.

VSOC aqui utilizo 1,025v pra 3600, 1.10v pra 3733, 1.175v pra 3800 e 1.25v pra 4000. (Na Agesa anterior, em 3733 precisava de 1.15v pra não ter erros WHea, com VDDG em 1.11v. Agora VDDG está em 1.02v)

ProcODT vale a pena subir também, aqui 36,9 é bom em 3600. em 3733 / 3800 uso 40, e em 4000 43.
O CADBUS todo em 20 só em 3600 aqui, talvez em 3733 também, mas ainda não terminei de afinar. Porém tente utilizar 24-20-24-24 ou mais e depois caso não de erro em outros timmings vai baixando...

Na minha BIOS agora tem duas áreas para mexer nos timmings da memória, em uma delas aparece que nem a sua, na outra aparece normal.

Se você conseguir postar um print do Thaiphoon Burner ajuda também...

Zen-Timings-Screenshot-3733.png
 
Última edição:
descobri o pq não conseguia passar de 1900 de if no meu processador, é o pbo, eu estava usando o pbo com curve optimizer deixando meu processador frio (com mesmo tdp padrão de 142/95/140) e com a curva jogando pra 5.075mhz com undervolt leve de -14 na curva, com isso eu ganhava desempenho e ficava mais frio do que em stock, porém isso fazia meu if não estabilizar acima de 1900mhz por nada no mundo, não adiantava subir vsoc, vddg, nada

vou agora testar até onde consigo estável no if com o pbo desativado e vejo qual compensa mais
 


EzMyOBtUcAAH03k
 

Não sei qual será a estratégia da AMD, zen3 é rápido e extremamente competitivo contra intel 11gen, porem nao acredito que ainda será competitivos contra Alderlake, na qual provavelmente devem chegar entre novembro e dezembro , grandes chances do zen 4 chegar somente no segundo semestre de 2022 , AMD vai deixar a intel 6 meses livre? , um tanto quanto estranho vamos ver como vai ser.
 
Não sei qual será a estratégia da AMD, zen3 é rápido e extremamente competitivo contra intel 11gen, porem nao acredito que ainda será competitivos contra Alderlake, na qual provavelmente devem chegar entre novembro e dezembro , grandes chances do zen 4 chegar somente no segundo semestre de 2022 , AMD vai deixar a intel 6 meses livre? , um tanto quanto estranho vamos ver como vai ser.

A AMD não quer ser a primeira a lançar plataforma com DDR5
 
Estou querendo trocar meu kit e, pelo custo x benefício, tenho me deparado entre R5 3600X e R7 3700X. Vi alguns anúncios no Aliexpress e praticamente ninguém que tenha comprado apenas o CPU foi taxado e, por mais que fosse, nada que não tornasse a importação vantajosa (economia de quase 1k). Alguém aqui importou? Qual a experiência?
 
Estou querendo trocar meu kit e, pelo custo x benefício, tenho me deparado entre R5 3600X e R7 3700X. Vi alguns anúncios no Aliexpress e praticamente ninguém que tenha comprado apenas o CPU foi taxado e, por mais que fosse, nada que não tornasse a importação vantajosa (economia de quase 1k). Alguém aqui importou? Qual a experiência?
Comprei o meu 3700X no Ali em novembro, e chegou tudo tranquilo, e não fui taxado.

Comprei desse vendedor 3700X Ali
 
Estou querendo trocar meu kit e, pelo custo x benefício, tenho me deparado entre R5 3600X e R7 3700X. Vi alguns anúncios no Aliexpress e praticamente ninguém que tenha comprado apenas o CPU foi taxado e, por mais que fosse, nada que não tornasse a importação vantajosa (economia de quase 1k). Alguém aqui importou? Qual a experiência?
Também importei a mesma CPU da mesma loja do colega acima, 0 problemas.
A AMD não quer ser a primeira a lançar plataforma com DDR5
DDR5 pode não ser uma prioridade, mas PCIe 5.0 deveria ser pois iria garantir validação de produtos na plataforma deles, vide aconteceu com o PCIe 4.0 onde todo mercado ficou nas mãos da AMD.
 
A AMD não quer ser a primeira a lançar plataforma com DDR5
Vamos ver ,teve esses boatos mesmo, porem ainda acho que AMD não deixara sem competição direta tanto tempo , prováveis 6 meses ou mais, apesar de achar que uma a adoção da nova plataforma 100% nova deve ser mais lenta, "gen antiga" ddr4 ainda deve vender bem .


Edit


Q4 2022 seria basicamente 1 ano sem concorrente pra alderlake
 
Estou querendo trocar meu kit e, pelo custo x benefício, tenho me deparado entre R5 3600X e R7 3700X. Vi alguns anúncios no Aliexpress e praticamente ninguém que tenha comprado apenas o CPU foi taxado e, por mais que fosse, nada que não tornasse a importação vantajosa (economia de quase 1k). Alguém aqui importou? Qual a experiência?

Alguns colegas já mencionaram acima as suas experiências, no meu caso posso afirmar o mesmo, peguei um 4750G e não fui taxado também. A única diferença dos relatos acima é que peguei o meu no eBay, de qualquer forma o envio foi da China.
 
Boa tarde povo, Consegui vender meu kit antigo e pretendo montar um kit com um 5600X......Tenho uma Asus DUAL 3070 e estou pensando em usar uma MicroAtx pois não pretendo fazer OVER e é bem mais barato, é tranquilo? Quais memórias e placas mães me recomendam?
 

CPUs AMD Zen4 “Raphael” Ryzen para desktops com lançamento previsto para o quarto trimestre de 2022​

AMD Zen4 no final de 2022?​

Um novo boato sugere que a arquitetura AMD Zen4 pode ser lançada mais tarde do que o esperado.


De acordo com @sepeuwmjh, que anteriormente vazou uma parte do roteiro da AMD, a arquitetura Zen4 agora deve ser esperada em 2H 2022. Esse vazamento tem sido especialmente ativo em relação aos vazamentos de Raphael, que é um codinome para a próxima arquitetura AMD apresentando ambos os núcleos Zen4 como bem como GPU integrado Navi2.

Dizia que o Zen4 Raphael seria anunciado no terceiro trimestre de 2020 com o lançamento previsto para um ou dois meses depois. Certamente não parece que o AMD Zen4 não virá este ano, o que coloca em dúvida os rumores de que Warhol foi cancelado. Afinal, a AMD ficaria sem qualquer resposta à série Intel Alder Lake, que é uma atualização tecnológica substancial.



Tanto Warhol quanto Raphael apareceram em um roteiro que estava sendo revelado peça por peça por um vazador “MebiuW”. Embora o vazador esteja relutante em compartilhar todo o roteiro, outros vazadores começaram a compartilhar as partes que faltam. Foi assim que Raphael surgiu apenas algumas semanas atrás .

Embora a existência de Warhol e Raphael nunca tenha sido confirmada pela AMD, eles foram mencionados por várias partes (mídia e vazadores) diretamente ou por meio de seus próprios contatos. Embora ambos os codinomes supostamente apareçam em um roteiro, ainda não está claro se a AMD introduziu mudanças nesses roteiros. Afinal, como sabemos, o slide do roteiro original teve origem no início de 2020.

Oficialmente, sabemos apenas que o Zen4 usará a tecnologia de processo de 5nm e deve ser lançado em 2022. O roteiro mais recente da AMD não explica em detalhes quando exatamente o Zen4 está acontecendo, nem se se refere à série Ryzen ou EPYC.

eaEk7NH.png
 
Boa tarde povo, Consegui vender meu kit antigo e pretendo montar um kit com um 5600X......Tenho uma Asus DUAL 3070 e estou pensando em usar uma MicroAtx pois não pretendo fazer OVER e é bem mais barato, é tranquilo? Quais memórias e placas mães me recomendam?
tenho um 5600x e sinceramente não recomendo ir atras dele hoje... ao menos se tu tivesse uma mobo am4 ja(oq n parecer ter), pelo preço do 5600x hj tu pega um 11400f + mobo ou um 10700k(que tem mais 2 nucleos, mesmo sendo pior em single).

Aí vai da preferencia sua, tenho um 5600x mas ja tinha uma b450m tuf pro aqui e acabei pegando por um bom preço a cpu; mas nos preços de hj eu consideraria intel tb nessa faixa de 2k
 
Comprei o meu 3700X no Ali em novembro, e chegou tudo tranquilo, e não fui taxado.

Comprei desse vendedor 3700X Ali
Valeu mesmo pelo depoimento e indicação. Pelo visto é pequena a chance de ser taxado. E o preço compensa muito.

Também importei a mesma CPU da mesma loja do colega acima, 0 problemas.
Valeu mesmo.

Alguns colegas já mencionaram acima as suas experiências, no meu caso posso afirmar o mesmo, peguei um 4750G e não fui taxado também. A única diferença dos relatos acima é que peguei o meu no eBay, de qualquer forma o envio foi da China.
Show mesmo. CPU tá compensando bastante importar. Preço do R7 3700X tá saindo o preço do R5 3600 aqui.
 
Mindfactory Report April 2021
https://imgur.com/gallery/RD3s0lJ


aBFk6gN.png


cZFv92S.png


GivIMoW.png


ulWZjGF.png

dpbHEKm.png


iENvCz8.png


mc93Ex3.png
LmpAKjF.png


cbgEk8H.png


Vamos ver ,teve esses boatos mesmo, porem ainda acho que AMD não deixara sem competição direta tanto tempo , prováveis 6 meses ou mais, apesar de achar que uma a adoção da nova plataforma 100% nova deve ser mais lenta, "gen antiga" ddr4 ainda deve vender bem .

Edit

Q4 2022 seria basicamente 1 ano sem concorrente pra alderlake

Warhol não existente e Zen 4 sendo atrasado em 2022 não são compatíveis. Tem que ser um ou outro.





 
tenho um 5600x e sinceramente não recomendo ir atras dele hoje... ao menos se tu tivesse uma mobo am4 ja(oq n parecer ter), pelo preço do 5600x hj tu pega um 11400f + mobo ou um 10700k(que tem mais 2 nucleos, mesmo sendo pior em single).

Aí vai da preferencia sua, tenho um 5600x mas ja tinha uma b450m tuf pro aqui e acabei pegando por um bom preço a cpu; mas nos preços de hj eu consideraria intel tb nessa faixa de 2k
vou dar uma pesquisada, obrigado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

tenho um 5600x e sinceramente não recomendo ir atras dele hoje... ao menos se tu tivesse uma mobo am4 ja(oq n parecer ter), pelo preço do 5600x hj tu pega um 11400f + mobo ou um 10700k(que tem mais 2 nucleos, mesmo sendo pior em single).

Aí vai da preferencia sua, tenho um 5600x mas ja tinha uma b450m tuf pro aqui e acabei pegando por um bom preço a cpu; mas nos preços de hj eu consideraria intel tb nessa faixa de 2k
O I5 já vem com cooler também?
 
Última edição:

CPUs AMD Zen4 “Raphael” Ryzen para desktops com lançamento previsto para o quarto trimestre de 2022​

AMD Zen4 no final de 2022?​

Um novo boato sugere que a arquitetura AMD Zen4 pode ser lançada mais tarde do que o esperado.


De acordo com @sepeuwmjh, que anteriormente vazou uma parte do roteiro da AMD, a arquitetura Zen4 agora deve ser esperada em 2H 2022. Esse vazamento tem sido especialmente ativo em relação aos vazamentos de Raphael, que é um codinome para a próxima arquitetura AMD apresentando ambos os núcleos Zen4 como bem como GPU integrado Navi2.

Dizia que o Zen4 Raphael seria anunciado no terceiro trimestre de 2020 com o lançamento previsto para um ou dois meses depois. Certamente não parece que o AMD Zen4 não virá este ano, o que coloca em dúvida os rumores de que Warhol foi cancelado. Afinal, a AMD ficaria sem qualquer resposta à série Intel Alder Lake, que é uma atualização tecnológica substancial.



Tanto Warhol quanto Raphael apareceram em um roteiro que estava sendo revelado peça por peça por um vazador “MebiuW”. Embora o vazador esteja relutante em compartilhar todo o roteiro, outros vazadores começaram a compartilhar as partes que faltam. Foi assim que Raphael surgiu apenas algumas semanas atrás .

Embora a existência de Warhol e Raphael nunca tenha sido confirmada pela AMD, eles foram mencionados por várias partes (mídia e vazadores) diretamente ou por meio de seus próprios contatos. Embora ambos os codinomes supostamente apareçam em um roteiro, ainda não está claro se a AMD introduziu mudanças nesses roteiros. Afinal, como sabemos, o slide do roteiro original teve origem no início de 2020.

Oficialmente, sabemos apenas que o Zen4 usará a tecnologia de processo de 5nm e deve ser lançado em 2022. O roteiro mais recente da AMD não explica em detalhes quando exatamente o Zen4 está acontecendo, nem se se refere à série Ryzen ou EPYC.

eaEk7NH.png

Isso significa que teremos provavelmente Ryzen 6000 ano que vem com RDNA integrado?
 
Isso significa que teremos provavelmente Ryzen 6000 ano que vem com RDNA integrado?

Eu sigo o comentário do reddit

Warhol não existe mais e ZEN 4 sendo atrasado em 2022 não são compatíveis. Tem que ser um ou outro.
 
Eu sigo o comentário do reddit

Warhol não existe mais e ZEN 4 sendo atrasado em 2022 não são compatíveis. Tem que ser um ou outro.
No video que vc postou ali atras o youtuber dizia que o codinome "Warhol" foi uma invenção a partir de boatos. Segundo o video, ninguém de dentro da AMD quando questionado ouviu falar sobre sobre esse nome - apesar de poucas pessoas serem questionadas de fato.

O que parece é que devem ter criado um hype fictício achando que iria vir uma CPU nova depois do 5000 ainda em AM4. Mas o que a AMD sempre planejou pode ter sido apenas um 5000XT, assim como fez com os 3000.

5000XT vem, acaba AM4. AM5 em 2022. Segue como planejado, provavelmente.
 
Resolvi dar um up nos kits e peguei um 5950x relativamente barato para os padrões de hoje e de 6021 com aquele cupom da americanas de 10% + 6% cashback do inter acho que compensou vide que o 3950x esta saindo mais caro do que vou ter pago no 5950x

Vou vender o 3700x da assinatura que é fraco pro uso que tenho e vou passar o 3900x pro pc secundário com o over atual do kit principal

Então gostaria de saber se alguem ja fez overclock por ccx no 5950x pra me dar uma base do que esperar da cpu, no 3900x tenho um ganho muito bom em multi core com um ccx a 4.3 e outro a 4.5 temp máxima de 80 em render, será que consigo aumentar algo assim no 5950x lembrando que o meu foco é em 85% renderização e 15% games então ganho multicore é o ponto ideal
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo