É porque o marketing que a AMD faz de manter o soquete por alguns anos, deixa subentendido retrocompatibilidade por trás. Assim a galera conseguiria fazer ups no processador sem ter que ficar trocando de placa mãe a cada lançamento, como fazia a intel.eu não sei pq diabos esperam super compatibilidades, a amd sempre foi limitada ao dar compatibilidade com placa mãe anterior, sempre tinham funções que vc perdia, ou desempenho ou algo do tipo, lembrem-se que inicialmente a amd sequer queria dar compatibilidade aos ryzen 5000 pra placas mães que não fossem b550 e x570, foi com muita e muita reclamação que fizeram ela deixar na mão dos fabricantes pq por ela mesma já havia até anunciado que seria não tem suporte e pronto
Se manter o mesmo soquete mas ter que trocar de placa mãe a cada lançamento, tanto faz o soquete então, já que tem que trocar de mobo do mesmo jeito. Aí a premissa de manter o soquete perde o sentido.
Concordo que há limitações físicas em certos momentos, mas a AMD não é a empresa limitada neste sentido - pelo contrário - e sim a intel. AMD não é perfeita, mas tentou pelo menos. Vamos ver como fica no AM5 agora.