• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Resumo do relatório trimestral da AMD

AMD decolando

CEO da AMD: 'nosso objetivo é trazer o melhor da computação para a indústria'

"Nossa visão de mundo enquanto eu falava sobre computação heterogênea - essa será a onda do futuro. Você verá que existem muitas tecnologias diferentes necessárias e a AMD está montando essas soluções para nossos clientes e parceiros. "






AMD ATINGE A INTEL ABAIXO DA CINTURA NA CARTEIRA DO DATACENTER​



O que a Intel chama de “digestão da nuvem” como a causa da retração massiva nos gastos em seu Grupo de Data Center está cada vez mais parecendo um caso de “indigestão Epyc” para a Intel, não para os hiperscalers e construtores de nuvem. E o alto escalão da Intel deveria estar agradecendo aos céus por sua boa sorte, pois a capacidade para processos de fabricação avançados foi severamente restringida ao mesmo tempo que a Intel lutava para fazer seu chip de servidor funcionar. Se não fosse esse o caso, a AMD poderia estar realmente limpando os clocks de CPU da Intel.

No primeiro trimestre encerrado em março, a AMD estava atingindo todos os cilindros, com seus negócios de cliente, servidor e console de jogos todos crescendo significativamente ano a ano, bem como sequencialmente, entregando um impressionante crescimento de receita de 92,9%, para US $ 3,45 bilhões , e um incrível aumento de 3,4 vezes no lucro líquido, para US $ 555 milhões. Todos esses bons negócios ajudaram a AMD a aumentar sua reserva de caixa em 2,3 vezes para US $ 3,12 bilhõe
s, o que ajuda a amortecer o golpe na aquisição pendente de US $ 35 bilhões da fabricante de FPGA Xilinx . Quando você começa a usar “X” em vez de “por cento” nos números que se movem para cima e para a direita, é sempre um bom sinal.



Afirmamos por anos que a própria AMD estava um pouco receosa de se comprometer demais com seus contratos de fornecimento de wafer com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Corp, especialmente devido à sua história durante a era do chip de servidor Opteron com sua própria fundição e sua divisão na GlobalFoundries, quando levou alguns grandes sucessos financeiros para negociar acordos de fornecimento de wafer enquanto a Intel estava intensificando o ataque ao servidor Xeon durante e após a Grande Recessão.
Mas. Em uma ligação com analistas de Wall Street discutindo os resultados financeiros, Lisu Su, CEO da AMD, disse que a AMD conseguiu negociar mais capacidade com a TSMC e foi capaz de aumentar sua previsão de receita para o ano em $ 1,2 bilhão a $ 1,3 bilhão - a maioria do qual pensamos que vai sair da pele da Intel em CPUs cliente e servidor.

Na frente do servidor, é fácil presumir que todo o sucesso da AMD veio do lançamento da terceira geração de processadores Epyc “Milan”, mas esse não é o caso de acordo com Su, que disse na ligação que as vendas de CPU para servidores foram “Mais Roma pesou no primeiro trimestre em comparação com Milão, mas houve um bom crescimento em ambos”. Indo para o segundo trimestre, a AMD está projetando um “bom crescimento” para Roma e Milão, com o crescimento de Milão acelerando, e no terceiro trimestre o Milan cruzará e contornará Roma. É sempre melhor ter duas coisas para vender, e o preço entre as duas gerações funciona por conta própria com descontos nas coisas mais antigas e prêmios nas novas, conforme necessário.

Ao falar especificamente sobre dinheiro para chips de servidor, Su disse que as vendas de CPU Epyc mais do que dobraram ano após ano e cresceram em uma "forte porcentagem de dois dígitos" sequencialmente a partir do quarto trimestre de 2020. Cada lançamento Epyc aumentou mais rápido do que o anterior
, e Su acrescentou que “2021 marca um ponto de inflexão em termos de escala, suporte ao ecossistema e adoção pelo cliente dos processadores Epyc e Instinct”. Ela acrescentou que as receitas gerais de produtos de datacenter mais do que dobraram desde o ano passado e representaram uma "alta porcentagem de adolescentes" da receita geral, e que as receitas de datacenter crescerão mais rápido do que a AMD geral à medida que avançamos até 2021.
Isso significa que o datacenter pode ser tão alto como 25 por cento das vendas, pensamos, quando a AMD sai de 2020. Isso está começando do zero cinco anos atrás, e isso é notável e, sempre acreditamos,



No trimestre, o grupo de Computação e Gráficos da AMD registrou vendas de US $ 2,1 bilhões, um aumento de 46%, com lucro operacional de US $ 485 milhões, um aumento de 85,1%. Os negócios Enterprise, Embedded e Semi-Custom aumentaram 3,9X para US $ 1,35 bilhão com a força das vendas de CPU Eypc, mas também em algumas vendas de aceleradores de GPU Instinct (que acreditamos ter diminuído ano a ano) e vendas de chips de console de jogos ( que achamos que diminuíram um pouco).


Se pegarmos o que Su disse e, em seguida, aplicarmos alguma mágica de modelo a ele, calculamos que as vendas totais do datacenter da AMD aumentaram 104,4 por cento, para US $ 675 milhões no primeiro trimestre, o que representou um aumento de 9,5 por cento sequencialmente a partir do quarto trimestre de 2020. Achamos que as vendas de CPU Epyc aumentaram 141% ano a ano, para US $ 608 milhões, um aumento de 11,7% sequencialmente, e as vendas da GPU Instinct, bem como algumas GPUs de visualização agrupadas no número do datacenter, caíram 14,1%, para US $ 67 milhões.

Vamos nos divertir com a matemática agora. As vendas de CPU Epyc da AMD aumentaram US $ 356 milhões em nossa matemática comparando o primeiro trimestre de 2020 com o primeiro trimestre de 2021, e as vendas do Grupo de data center da Intel ficaram abaixo de US $ 1,43 bilhão. Parte do declínio da receita da Intel se deve ao aumento da concorrência de preços da AMD (e alguns de servidores Arm desenvolvidos internamente na Amazon Web Services), e parte disso se deve ao fato de que a perda de uma venda de CPU também tira as vendas de chipset e, em alguns casos, um venda de placa-mãe, então há um efeito multiplicativo.
A Intel pode contrabalançar isso lançando placas de interface de rede ou FPGAs em uma venda de CPU e chipset por um pacote maior, mas a um preço muito mais reduzido.
Nosso ponto é que um dólar ganho pela AMD não é um dólar perdido para a Intel - são muitos dólares perdidos.
E, como já dissemos, isso estabelece um novo teto para os preços e o dinheiro por unidade nunca mais volta. Nunca . Pergunte às empresas de servidores RISC / Unix fracassadas da Sun Microsystems e da Hewlett Packard.

O efeito da AMD na receita operacional é muito mais dramático. É difícil alocar a receita operacional para as vendas de CPU Epyc, mas o grupo Compute and Graphics, que vende CPUs e APUs para clientes, bem como placas gráficas, está gerando uma receita operacional de cerca de 60%.
Achamos que as GPUs Instinct e CPUs Epyc estão provavelmente em torno de 50 por cento, que é o pico da Intel no Grupo de Data Center, de modo que deve ser da ordem de US $ 304 milhões no primeiro trimestre de 2021, contra cerca de US $ 126 milhões no primeiro trimestre de 2020. Isso é um incremento $ 178 milhões em receita operacional. Se a receita operacional for maior porque a AMD cobra um preço mais justo para começar, tudo bem. Chame isso de um aumento de $ 200 milhões na receita operacional relacionada às CPUs Epyc.

A receita operacional da Intel no Data Center Group caiu espantosos US $ 2,22 bilhões ano a ano no primeiro trimestre de 2021. Cada dólar em receita operacional que a AMD ganhou custou à Intel cerca de 11 vezes esse valor em receita operacional perdida. Você tem que ajustar isso para aumentar os custos em processos de 10 nanômetros e 7 nanômetros para a linha Xeon e outros fatores. Mas, mesmo assim, o efeito AMD poderia ser uma redução de 5 vezes na receita operacional do Grupo de Data Center da Intel para cada dólar ganho pela AMD. E nas receitas puras apenas de CPU, isso poderia ser contra um multiplicador de receita de 2X a 3X, que é a diferença no preço de tabela que a Intel desfrutou em relação ao Epycs nos últimos dois anos.

Isso significa que cada dólar de CPU que a AMD ganha prejudica a Intel em 2X a 3X, e então quando outros fatores são acrescentados - vendas perdidas de NIC, vendas de FPHA perdidas, vendas de placas-mãe perdidas,


Isso é o que esperávamos e conversávamos há seis anos, quando a AMD disse que voltaria ao ringue de servidores. E parece que é isso que está acontecendo.
 
Watch Dogs Legion
Metro Exodus (o novo update)

Todos games que vierem com Ray tracing DXR pelo visto vão ser mais exigente na CPU.

Só se for em 4k, porque em 1080p ainda pedem um 6/6.

Não adianta ter muitos núcleos se eles forem fracos.

Jogos é IPC + Clock. Um núcleo com IPC algo e clocks mais altos, pode fazer o trabalho de 2 ou mais núcleos fracos.

000058028_enGB_OctoberSystemRequirements.jpg
 
Só se for em 4k, porque em 1080p ainda pedem um 6/6.

Não adianta ter muitos núcleos se eles forem fracos.

Jogos é IPC + Clock. Um núcleo com IPC algo e clocks mais altos, pode fazer o trabalho de 2 ou mais núcleos fracos.

000058028_enGB_OctoberSystemRequirements.jpg

Depende do jogo e da placa de vídeo

Novo BF 6 vai exigir aí no mínimo 6/12
 
Depende do jogo e da placa de vídeo

Novo BF 6 vai exigir aí no mínimo 6/12

Não acredito, o BFV pede 4/4 de mínimo e 4/8 de recomendado. A Frostbite é levíssima.

É bem provável que 4/8 se torne o novo mínimo dos jogos, afinal, é o padrão dos i3/Ryzen 3.

Os consoles possuem CPU boas, mas modestas. Inclusive já acharam no mercado chinês uma CPU parecida e ela tem desempenho de um i7 9700, que é um 8/8.

Como falei, o que deve ser considerado é o IPC, o clock e outro que tinha esquecido de falar, o tamanho do cache L3. Número de núcleos vem lá pela 4, 5 definição.
 
Não acredito, o BFV pede 4/4 de mínimo e 4/8 de recomendado. A Frostbite é levíssima.

É bem provável que 4/8 se torne o novo mínimo dos jogos, afinal, é o padrão dos i3/Ryzen 3.

Os consoles possuem CPU boas, mas modestas. Inclusive já acharam no mercado chinês uma CPU parecida e ela tem desempenho de um i7 9700, que é um 8/8.

Como falei, o que deve ser considerado é o IPC, o clock e outro que tinha esquecido de falar, o tamanho do cache L3. Número de núcleos vem lá pela 4, 5 definição.

BF 6 está sendo desenvolvido para os consoles next gen que utilizam CPU de 8 core / 16 threads

Não faz sentido nenhum ser 4/8 com 128 players no mapa
 
Não faz mais sentido um 8/16 em 1080p, ou até 1440p, do que pro 4K? Já que pra 4K o peso maior é na GPU?
 
Só se for em 4k, porque em 1080p ainda pedem um 6/6.

Não adianta ter muitos núcleos se eles forem fracos.

Jogos é IPC + Clock. Um núcleo com IPC algo e clocks mais altos, pode fazer o trabalho de 2 ou mais núcleos fracos.

000058028_enGB_OctoberSystemRequirements.jpg

WD Legion pode ser não ser o melhor exemplo, mas você entendeu o que eu quis dizer.

Jogos recomendarão 8 núcleos como padrão muito em breve.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não faz mais sentido um 8/16 em 1080p, ou até 1440p, do que pro 4K? Já que pra 4K o peso maior é na GPU?

Sim, mas as specs dos jogos são pra 30 ou 60fps, nessa faixa de fps o "efeito 1080p" ainda não é noticiável.
 
Não acredito, o BFV pede 4/4 de mínimo e 4/8 de recomendado. A Frostbite é levíssima.

É bem provável que 4/8 se torne o novo mínimo dos jogos, afinal, é o padrão dos i3/Ryzen 3.

Os consoles possuem CPU boas, mas modestas. Inclusive já acharam no mercado chinês uma CPU parecida e ela tem desempenho de um i7 9700, que é um 8/8.

Como falei, o que deve ser considerado é o IPC, o clock e outro que tinha esquecido de falar, o tamanho do cache L3. Número de núcleos vem lá pela 4, 5 definição.

Já foi falado que é FAKE... e Ryzen 9 tem boost clock maior que um Ryzen 5, consequentemente ele é melhor, quando se usado em estoque , PBO etc, se afinar creio que um 5600X fique igual ou melhor ao 59**
 
 
BF 6 está sendo desenvolvido para os consoles next gen que utilizam CPU de 8 core / 16 threads

Não faz sentido nenhum ser 4/8 com 128 players no mapa

Cara, como falei, mesmo os consoles sendo um 8/16, eles não vão além da potência de 6/12 atual.

O CPU chinês que acharam, tem desempenho do i7 9700, que é 8/8 e este já perde para um i5-10600k que é um 6/12.

9OivOh7sR7XyigkS.jpg



Fora que, 1 núcleo e duas threads desses consoles é reservada para o SO, então os jogos usam 7 núcleos e 14 threads.

Contagem de núcleo nunca foi muita vantagem e sim o quão eficientes eles são. Um núcleo sozinho com IPC e clocks altos podem fazer o mesmo trabalho de 2, 4 núcleos fracos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já foi falado que é FAKE... e Ryzen 9 tem boost clock maior que um Ryzen 5, consequentemente ele é melhor, quando se usado em estoque , PBO etc, se afinar creio que um 5600X fique igual ou melhor ao 59**

Não vi nenhum lugar desmentindo. Tem fonte?
 
Cara, como falei, mesmo os consoles sendo um 8/16, eles não vão além da potência de 6/12 atual.

O CPU chinês que acharam, tem desempenho do i7 9700, que é 8/8 e este já perde para um i5-10600k que é um 6/12.

9OivOh7sR7XyigkS.jpg



Fora que, 1 núcleo e duas threads desses consoles é reservada para o SO, então os jogos usam 7 núcleos e 14 threads.

Contagem de núcleo nunca foi muita vantagem e sim o quão eficientes eles são. Um núcleo sozinho com IPC e clocks altos podem fazer o mesmo trabalho de 2, 4 núcleos fracos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Não vi nenhum lugar desmentindo. Tem fonte?

Não lembro qual canal do YT eu vi, se foi no Moore law is dead, foi algum desses. Esse 4700S é tipo a série T da Intel.
 
Ja era, to de 5900x na mimha x370 taichi rodando liso.
AMD não só não compriu a promessa da AM4 até 2020 ainda se esforça bra boicotar os esforços da comunidade. Definitivamente virou a nova intel. Quando for atualizar esse PC pra ddr5 pergunta se eu vou ser fiel à AMD de novo? Se intel for mais rápida, um abraço.
 
Ja era, to de 5900x na mimha x370 taichi rodando liso.
AMD não só não compriu a promessa da AM4 até 2020 ainda se esforça bra boicotar os esforços da comunidade. Definitivamente virou a nova intel. Quando for atualizar esse PC pra ddr5 pergunta se eu vou ser fiel à AMD de novo? Se intel for mais rápida, um abraço.

AMD é empresa ou ONG de caridade? Ela TEM que vender chips atuais, fora que não tem como garantir que todas as X370/B350 vão rodar bem os Ryzen 5000, muitos projetos dessas MBs eram uma porcaria.
 
Tanto falavam da compatibilidade da AM4 e upgrade garantido, mas enquanto pesquisava hardware, vi que não é lá muito diferente da Intel.

As placas x300 ficaram com duas arquiteturas (Zen e Zen2, considerando que o Zen+ é um refresh) e as x500 com Zen 2 e 3.
 
Tanto falavam da compatibilidade da AM4 e upgrade garantido, mas enquanto pesquisava hardware, vi que não é lá muito diferente da Intel.

As placas x300 ficaram com duas arquiteturas (Zen e Zen2, considerando que o Zen+ é um refresh) e as x500 com Zen 2 e 3.

AMD é empresa ou ONG de caridade? Ela TEM que vender chips atuais, fora que não tem como garantir que todas as X370/B350 vão rodar bem os Ryzen 5000, muitos projetos dessas MBs eram uma porcaria.

Se depender das empresas elas liberam

Mas a AMD descobriu problemas técnicos e não permite

O pessoal se esquece das mudanças profundas que tivemos no ZEN 1, ZEN 2 e ZEN 3

Eu até entenderia se fosse o mesmo projeto de processador da INTEL, poucas mudanças a cada geração (só agora com Alder Lake que realmente veremos grandes mudanças internas literalmente)

Mas não é o caso dos ZEN

O @dayllann já explicou de maneira técnicas centenas de páginas atrás, porque a compatibilidade dos atuais ZEN não seria possível com as séries mais antigas

96ece30a-66e4-46f9-983c-35b884e4eaaf.PNG


09fdd897-e441-44ef-8926-df4ffcd85f6e.PNG


trdpibt.jpeg


AMD-Zen-vs-Zen-2-900x507.jpg


AMD-EPYC-Milan-Zen-3-Server-CPU.png


84282f99-687e-438a-952a-8fd0f1f3f726.png


Cara, como falei, mesmo os consoles sendo um 8/16, eles não vão além da potência de 6/12 atual.

O CPU chinês que acharam, tem desempenho do i7 9700, que é 8/8 e este já perde para um i5-10600k que é um 6/12.

9OivOh7sR7XyigkS.jpg



Fora que, 1 núcleo e duas threads desses consoles é reservada para o SO, então os jogos usam 7 núcleos e 14 threads.

Contagem de núcleo nunca foi muita vantagem e sim o quão eficientes eles são. Um núcleo sozinho com IPC e clocks altos podem fazer o mesmo trabalho de 2, 4 núcleos fracos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Não vi nenhum lugar desmentindo. Tem fonte?

O que o pessoal está tentando dizer é sobre o uso da CPU nos games

Que os próximos jogos farão mais uso, e portanto os processadores 4/4, 6/6 e 8/8 não vão aguentar
 
Última edição:
Se depender das empresas elas liberam

Mas se acontecer algum problema o prejuízo fica para a AMD

O pessoal se esquece das mudanças profundas que tivemos no ZEN 1, ZEN 2 e ZEN 3

Eu até entenderia se fosse o mesmo projeto de processador da INTEL, poucas mudanças a cada geração

Mas não é o caso dos ZEN

AMD-Zen-vs-Zen-2-900x507.jpg


84282f99-687e-438a-952a-8fd0f1f3f726.png




O que o pessoal está tentando dizer é sobre o uso da CPU nos games

Que os próximos jogos farão mais uso, e portanto os processadores 4/4, 6/6 e 8/8 não vão aguentar

E eu estou falando justamente de games.

Vocês esquecem que processadores de 4 núcleos são a grande maioria dos PCs, seguidos dos de 6.

Ninguém vai fazer um jogo pedindo no mínimo 8/16.

Parem de se iludir com o fato das CPUs de consoles terem um processador 8/16. Ele é todo capado, uma APU, para alocar CPU e GPU no mesmo silício e feito para cortar o máximo de custos possível. Nem tem como comparar com uma CPU de desktop.
E como usam resoluções bem altas, o uso de CPU é bem diminuído.

Pois bem, em breve tem E3, BF6 totalmente nextgen estará aí, vamos ver quais serão os requisitos demandados.
 
Criei coragi e atualizei a bios da Strix B550-F aqui. Fui pra versão 2006.

5 minutos com o totó que nem WiFi passava. :fire:
 
Galera acha que fiz burrada tenho um ryzen 2600 + 2070s em 1440p.

Comprei uma 3700x por 1350 no aliexpress sendo que o 5600x estava nas bagatelas de 1850 pelo custo beneficio vocês acham que fiz burrada?

Como eu estudo Ciência da Computação e uso para Jogos e vi revi os videos do peperaio etc...

Não sei por que me senti melhor com 3700x por causa dos multi-threads no futuro! acredito que tenha mais longevidade!

Estou errado? se for o caso eu cancelo e pego o 5600x? raramente eu faço up no PC!

Esse 3700 é pra segurar uns 3 anos no mínimo. (Acham que estarei bem servido?).

2600 estou a 1 ano e meio.

Pelo preço e CxB eu peguei o 3700x também. Não é porque a nova linha é muito boa, que a serie anterior deixou de ser ótima.
Meu PC é uso de trabalho e jogos, muito jogos ^^
Estou 100%...pagando um preço justo pelo CPU
 
AMD é empresa ou ONG de caridade?
Não é assim tbm né, mas se eles fossem capazes de manter a promessa deles, com certeza eles teriam uma base de clientes ainda mais fiéis. Eles não precisam bloquear o desenvolvimento para x370, sinceramente eles nem precisavam bloquear PCie 4.0 apenas nas b550 e x570, aposto que tinham placas de outros chipsets que eram tão bem feitas que provavelmente tinham layers e traços precisos o suficiente para usar pelo menos o PCie 4.0 da CPU
fora que não tem como garantir que todas as X370/B350 vão rodar bem os Ryzen 5000, muitos projetos dessas MBs eram uma porcaria.
Tu n acha que uma crosshair/taichi da vida não segurava liso? E se for usar seu argumento de que nem x370 e b350 tem garantia de segurar, tem b550 e x570 que tbm n tinha garantia de rodar liso os novos zen 3 (baseado pela quantidade de pessoas com problemas de USB, random reboots, WHEA etc). Da pra dizer que todos estamos em BETA ainda.
 
Criei coragi e atualizei a bios da Strix B550-F aqui. Fui pra versão 2006.

5 minutos com o totó que nem WiFi passava. :fire:

Atualização de BIOS é tenso demais :scare:

Só fico mais tranquilo em Mobo Dual Bios....uma das melhores coisas que já fizeram ^^
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Demorou mas a Asrock lançou essa tão aguardada atualização da BIOS 1.2.0.2, que visa solucionar os problemas de UBS e PCIex.
Algumas outras marcas já fizeram a atualização com a MSI, Gigabyte e Asus.

BIOS 2.00
 
Não é assim tbm né, mas se eles fossem capazes de manter a promessa deles, com certeza eles teriam uma base de clientes ainda mais fiéis. Eles não precisam bloquear o desenvolvimento para x370, sinceramente eles nem precisavam bloquear PCie 4.0 apenas nas b550 e x570, aposto que tinham placas de outros chipsets que eram tão bem feitas que provavelmente tinham layers e traços precisos o suficiente para usar pelo menos o PCie 4.0 da CPU

Tu n acha que uma crosshair/taichi da vida não segurava liso? E se for usar seu argumento de que nem x370 e b350 tem garantia de segurar, tem b550 e x570 que tbm n tinha garantia de rodar liso os novos zen 3 (baseado pela quantidade de pessoas com problemas de USB, random reboots, WHEA etc). Da pra dizer que todos estamos em BETA ainda.

Vc ta comparando problemas de software com hardware ultrapassado :haha:
 
Zen e Zen2, considerando que o Zen+ é um refresh
Se vc for levar isso em consideração, então intel geralmente é uma única geração (isso quando seguiam o esquema de tick-tock, ao invés de só dar refresh no skylake).
As placas x300 ficaram com duas arquiteturas
Se for pra entrarmos em mais detalhes sobre isso, as x300 eram PÉSSIMAS. A AMD deixou cada fabricante fazerem como bem entenderem sem colocar nenhuma imposição de qualidade, até pq ela não tinha moral alguma pra fazer isso visto que as últimas CPUs que tiveram no mercado foram as FX, que não precisamos nem comentar sobre.
Depois que os Ryzen pegaram mais popularidade e as fabricantes realmente colocaram mais fé nas vendas, o nível subiu um pouco nas x400 (mas ainda sem muitas imposições da AMD), e também foi a linha que teve um alto número de vendas. Nas x500 que a AMD finalmente colocou a mão e obrigou as fabricantes a seguirem um guideline mínimo de qualidade, tanto que a maioria das B550 são muito melhores que x370 e x470, tanto em VRMs quanto em integridade do sinal, sem falar com flashes maiores pra evitar dores de cabeça com updates futuros. Até muitas A520 batem várias b350 e b450 em termos de qualidade.
Tu n acha que uma crosshair/taichi da vida não segurava liso?
Minha b550 tem mais fases, VRMs melhores e o dobro de flash que uma x370 Crosshair VI :shrug:
E se for usar seu argumento de que nem x370 e b350 tem garantia de segurar, tem b550 e x570 que tbm n tinha garantia de rodar liso os novos zen 3 (baseado pela quantidade de pessoas com problemas de USB, random reboots, WHEA etc). Da pra dizer que todos estamos em BETA ainda.
Comparar problemas de sw (que eventualmente vão ser resolvidos e só existem por incompetência), com problemas de hw (que não tem solução e foram causados por redução de custo) é complicado, né.
 
Criei coragi e atualizei a bios da Strix B550-F aqui. Fui pra versão 2006.

5 minutos com o totó que nem WiFi passava. :fire:
essa placa tem bios flashback não? com isso vc pode ficar tranquilo, pq se corromper a bios vc reescreve atualizando pelo bios flashback
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se vc for levar isso em consideração, então intel geralmente é uma única geração (isso quando seguiam o esquema de tick-tock, ao invés de só dar refresh no skylake).

Se for pra entrarmos em mais detalhes sobre isso, as x300 eram PÉSSIMAS. A AMD deixou cada fabricante fazerem como bem entenderem sem colocar nenhuma imposição de qualidade, até pq ela não tinha moral alguma pra fazer isso visto que as últimas CPUs que tiveram no mercado foram as FX, que não precisamos nem comentar sobre.
Depois que os Ryzen pegaram mais popularidade e as fabricantes realmente colocaram mais fé nas vendas, o nível subiu um pouco nas x400 (mas ainda sem muitas imposições da AMD), e também foi a linha que teve um alto número de vendas. Nas x500 que a AMD finalmente colocou a mão e obrigou as fabricantes a seguirem um guideline mínimo de qualidade, tanto que a maioria das B550 são muito melhores que x370 e x470, tanto em VRMs quanto em integridade do sinal, sem falar com flashes maiores pra evitar dores de cabeça com updates futuros. Até muitas A520 batem várias b350 e b450 em termos de qualidade.

Minha b550 tem mais fases, VRMs melhores e o dobro de flash que uma x370 Crosshair VI :shrug:

Comparar problemas de sw (que eventualmente vão ser resolvidos e só existem por incompetência), com problemas de hw (que não tem solução e foram causados por redução de custo) é complicado, né.
eu não sei pq diabos esperam super compatibilidades, a amd sempre foi limitada ao dar compatibilidade com placa mãe anterior, sempre tinham funções que vc perdia, ou desempenho ou algo do tipo, lembrem-se que inicialmente a amd sequer queria dar compatibilidade aos ryzen 5000 pra placas mães que não fossem b550 e x570, foi com muita e muita reclamação que fizeram ela deixar na mão dos fabricantes pq por ela mesma já havia até anunciado que seria não tem suporte e pronto
 
eu não sei pq diabos esperam super compatibilidades
Eu entendo o pq, foi pelo simples fato da AMD ter feito um baita marketing sobre isso no começo da AM4. Ela prometeu compatibilidade com o socket, mas não com o chipset (por motivos técnicos compreensíveis, but still), aí criou uma bela confusão.

Espero que agora ela já faça com que as fabricantes lancem produtos bem capazes a partir do dia 1.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo