A parceria entre a Samsung e a Intel revela por que é tão difícil para a AMD romper
Enquanto os processadores AMD estão em alta, a empresa ainda luta para colocar seu chip em laptops. Não é uma conspiração; é que a Intel faz muito mais para ajudar os OEMs.
No início desta semana, a Samsung anunciou alguns
laptops Windows impressionantes. A empresa já fez alguns PCs excelentes no passado, mas com seu primeiro evento Galaxy Unpacked dedicado ao Windows, é evidente que a empresa sul-coreana está aumentando as apostas desta vez.
Mas foi no palco, e nos bastidores, essa é a verdadeira história. Muitos fãs da AMD frequentemente se perguntam por que os fabricantes de PCs ignoram o concorrente da Intel para novos laptops, já que para alguns, a AMD é a escolha preferida.
A razão é, como sempre, sobre dinheiro. Mas também tem a ver com a Intel (e a Microsoft) trabalhando mais de perto com os fabricantes de laptops para que os consumidores obtenham dispositivos melhores. E está funcionando.
Co engenharia da Intel (e suporte)
Intel no palco com a Samsung esta semana falando sobre seus novos laptops. Fonte: Samsung
A Intel não é uma empresa burra, mesmo que sua estratégia de processador tenha decaído nos últimos anos. Usar a vantagem para ganhar preferência com os fabricantes de PCs não é injusto. É um bom negócio.
Mas a Intel não depende apenas do capital. Há alguns anos, ela começou seu programa
"Projeto Athena" como uma jornada de vários anos para impulsionar o segmento de laptop. Posteriormente, isso evoluiu para uma certificação
Intel Evo mais formalizada (e comercializável). Para que uma empresa ganhe o adesivo Evo, um laptop precisa atender a critérios específicos, incluindo:
- Capacidade de resposta consistente na bateria.
- Acorde em menos de 1 segundo.
- 9 ou mais horas de bateria no mundo real em laptops com tela Full HD.
- 4 ou mais horas de duração da bateria em uma carga de 30 minutos em laptops com tela Full HD.
- Thunderbolt 4 e Wi-Fi 6.
- Tela sensível ao toque.
É um tremendo programa conjunto entre OEMs e Intel, pois garante um certo nível de desempenho e recursos quando as pessoas compram um laptop. É também uma resposta ao estreito casamento de hardware e software da Apple, contra o qual uma empresa como a HP ou a Dell teria dificuldades, já que eles apenas
constroem o laptop, não projetam o sistema operacional ou os chipsets.
Source: Daniel Rubino / Windows Central
A Microsoft também está em ação. Lembro-me de ouvir alguns OEMs rindo sobre o
desastre do Intel 'Skylake' da Microsoft em 2015. Finalmente, eles observaram, a Microsoft sabe como é fazer um laptop Windows. A Microsoft aprendeu com esse erro e agora trabalha em estreita colaboração com a Intel e os OEMs para otimizar o design e o software do laptop. Embora as coisas não sejam perfeitas, estão muito melhores e não repetimos 'Skylake'.
Tudo isso é evidente esta semana com a Samsung. A Intel foi literalmente uma parte do show com "co-engenharia" estampado ao lado do logotipo Intel Evo. Eles também não estão brincando. O novo Galaxy Book Pro e Book Pro x360 têm recursos exclusivos, como Bluetooth sintonizado para funcionar melhor com acessórios e telefones Galaxy. E, pela primeira vez, o Core i7-1165G7 nesses laptops Samsung tem um modo
fanless opcional. Na verdade, o desempenho será limitado quando esse recurso for habilitado, mas é um avanço fascinante para aqueles que não gostam de ventiladores girando enquanto fazem trabalhos mais leves.
A engenharia da Intel vai ainda mais longe. Eles trabalham com a
Sensel , que agora está fazendo trackpads táteis. E toda a
iniciativa de PC de tela dupla, que a Microsoft endossa, é impulsionada pela Intel, que criou
dispositivos de referência para os OEMs emularem. Lembre-se de
'Tiger Rapids'?
E aquele inovador
Lenovo Yoga Book C930? É também um dispositivo de referência da Intel que a Lenovo trouxe ao mercado com seu próprio toque (isso também explica por que ele não roda um processador ARM, aliás).
A Intel também está por trás do Thunderbolt (em colaboração com a Apple) e é o maior produtor de placas móveis Wi-Fi 6, substituindo a Marvel (felizmente). A empresa também lidera o avanço da fascinante nova tecnologia de segurança de
detecção de presença humana em laptops.
Diga o que quiser sobre a Intel, mas a empresa está por trás de muitas das inovações recentes em PCs.
Intel: É sobre marketing também
A Intel, entretanto, não faz apenas processadores nem co-projetou laptops. Também ajuda a comercializá-los. Aqueles pequenos adesivos que todo mundo odeia em PCs com Windows? Os OEMs obtêm um desconto ao tê-lo no computador, o que torna os preços mais baixos para os consumidores.
Existem também anúncios de TV e impressos. Todas as noites vejo um anúncio do Intel Evo na TV em horário nobre. Ele possui os novos recursos da Intel, mas também apresenta novos laptops de parceiros OEM. Frequentemente, é o Dell
XPS 13, um dos laptops Windows mais populares do mercado. (O anúncio geralmente é uma variação do vídeo acima).
Se você é Dell, acabou de receber um marketing interessante que não saiu do seu orçamento. Você também nunca colocará um chip AMD naquele laptop, pois a Intel o ajudou a fazê-lo. Afinal, o XPS 13 foi um dos
primeiros laptops Intel Evo.
AMD não faz muito disso (ainda)
Source: Daniel Rubino / Windows Central
Os negócios da AMD estão proliferando, mas ainda representam menos da metade da capitalização de mercado da Intel. Ela sabiamente canaliza todos os seus recursos para o desenvolvimento de chips, em vez de anúncios caros ou truques de marketing.
Também está funcionando. A AMD obteve ganhos substanciais em servidores, desktops e, sim, cada vez mais em laptops.
Mas, muitos consumidores não se importam com essas coisas. Eles veem um laptop e se perguntam por que a Razer não oferece um chip AMD - afinal, ele tem mais núcleos, então obviamente melhor (spoiler:
obviamente não é
melhor).
Embora você possa se preocupar com as contagens básicas, as empresas que fabricam esses laptops procuram uma vantagem em design, marketing, suporte e desempenho.
A Intel dá a eles essa vantagem. Portanto, não fique chocado quando o seu laptop Intel co-projetado favorito não suporta o chip AMD Ryzen. São apenas negócios. E, francamente, os laptops Windows agora são melhores para isso.
While AMD processors are on the rise, the company still struggles to get its chip in laptops. It's not a conspiracy; it's just Intel does much more to help OEMs.
www.windowscentral.com