[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Sempre gosto de explicar tudo para que as pessoas entendam e sejam menos ignorantes no final do dia e acho que a galera insinuando que estamos falando de "comparação de quem tem o maior orgão" porque eu fiz uma comparação em outra mensagem minha com uns valores em nanosegundos.
Mas aquilo é apenas a latencia absoluta de fabrica da memória, aquilo serve principalmente para que vc tenha uma idéia se o kit de memórias é bom já de fabrica (inclusive vc pode calcular a sua nesse site), quanto menor aquele valor for, teoricamente melhor o seu kit vai ser pra overclocks futuros, por exemplo, tu pode economizar comprando um kit 3200C14, e por exemplo levar ele até 3600C16 tranquilamente pelo ryzen calculator e ter performance de "graça", e no final das contas não é isso que todos queremos? Mais performance?
Nem sequer comparamos nossas latencias do aida64 em nenhum momento, acho que só uma vez cheguei a perguntar ao RHBH qual latencia ele estava tendo no kit dele pra ter uma idéia de dual rank, mas só isso mesmo. E estamos também compartilhando informações aqui, eu tentando compartilhar minhas experiências com o povo daqui, até como outros me ensinando coisas que eu não sabia previamente. Caso vcs não queiram aprender, de boas, ignorância é uma benção. E tbm concordo com vcs que se a thread virasse um "circlejerk" da galera medindo latência do aida64 não seria maneiro e no final não agregaria a nada, mas estamos apenas considerando kits bons de memórias para acompanhar melhor nossas builds de ryzen.
PS: não falei a palavra ignorância como ofença, apenas tomo o significado da palavra.
Haha relaxa, fiz apenas uma piadinha e sem citar/ofender ninguem. É que realmente ficou parecendo a situação de comparar os pipis hehe.
Não sou contra OC e nem contra comparações, pois de certa forma acaba ajudando. Eu mesmo fiz OC nas minhas com ajuda dos colegas aqui, mais especificamente do @Arris =) e tô felizão com o resultado.
PS: Sem querer ser chato, ofensa é com S =)

O meu questionamento era sobre o indivíduo (q por + q cada um seja livre p/ gastar a grana q desejar), comprar um hw entusiasta p/ usar qse exclusivamente e restritamente nessas ferramentas de benchmark, dps se vangloria da qtd absurda de pontos q o hardware dele consegue fazer, e o outro não.
Overclocking tb é hobby pra muitos, tem gente que se diverte mais com isso do que jogando.
Tem gente que realmente gosta de se vangloriar por isso, mas outros mostram só como informativo de comparação, até pra mensurar qualidade de silício, componetes e tudo mais.

Fonte original:

Como o título. Existem muitas notícias sobre o Zen 4 / Phoenix na Internet. O IPC geral (+ 2x%) do Zen 4, o número de núcleos de cada plataforma e o desempenho do display integrado já foram quase determinados (afinal, é algo a ser lançado no próximo ano, a janela de lançamento não divulgará ), não há nada de novo para falar.

O codinome AMD Zen 5 “Strix Point” contará com a arquitetura big.LITTLE em um nó de 3 nm. Quanto ao Zen4, já há muitas informações por aí, como IPC uplift, CC para as plataformas e desempenho de iGPU. Bem, o Zen 4 está programado para 2022 e lançamento a janela está quase toda configurada assim ...

No momento, a próxima grande mudança na arquitetura é o Zen 5, e o número singular é alterado para uma pequena iteração / alteração do ritmo do processo.

A próxima grande reformulação do microarquímetro para a AMD é o Zen 5. Eles fazem mudanças gerais em núcleos de números ímpares, nodos e pequenas iterações para núcleos de números pares (pode não ser o caso do Zen 4 * wink wink *).

O codinome APU do Zen 5 é "Strix Point", que faz parte temporariamente da série Ryzen 8000. Ele adotará a arquitetura big.LITTLE (como ADL e RPL da Intel), 8 núcleos grandes (big) Zen 5 + 4 núcleos pequenos (little) e o tempo de lançamento esperado é 2024.

Zen 5 APU “Strix Point” pertence à série Ryzen 8000 (no momento da escrita), e vai adotar big.LITTLE como Alder Lake e Raptor Lake da Intel, com 8 núcleos Zen 5 grandes (big) e 4 núcleos pequenos (little). Está programado para ser lançado em 2024.

O Strix Point será fabricado usando o processo TSMC N3.
O cronograma atual do N3 é para produção experimental em 2021, HVM 2022H2. Claro, o primeiro lote de adoção será definitivamente Apple ...

O Strix Point será fabricado em TSMC N3. O N3 está atualmente programado para realizar a produção de risco em 2021 e visando HVM em 2022H2.

A meta de desempenho da Jixian foi basicamente definida (não divulgada por enquanto).
A meta de desempenho do iGPU para Strix Point está basicamente definida (não vou divulgar neste momento).

O que pode ser conhecido no momento é que o subsistema de memória do Zen 5 terá mudanças relativamente grandes.

AFAIK, subsistema de memória do Zen 5, terá mudanças maiores.

Como Warhol se foi, o Zen 3 XT / Refresh será o melhor da série Ryzen 6000, mas o tempo de lançamento será mais tarde, Zen 4 = Ryzen 7000, Zen 5 = Ryzen 8000

Devido ao cancelamento de Warhol, Zen 3 XT / Refresh será Ryzen 6000 série, Zen 4 para Ryzen 7000 e Zen 5 para Ryzen 8000 series.

Mas é muito cedo para falar sobre a plataforma daqui a três anos, para ser honesto. Não descarte a possibilidade de fazer ajustes nas especificações.

Ainda é muito cedo para falar sobre plataformas de 2024. E você pode apostar que haverá mudanças nas especificações durante o curso.

Vamos ver ,continuo achando muito estranho essa abordagem biglittle no desktop , mas vamos ter uma boa noção agora com Alder Lake , outro detalhe seria AMD passando rapidamente de 5nm para 3nm , sobre os ryzen xt ja pegaram mau na gen passada será que AMD vai repetir mesmo erro?.

Sobre a abordagem Biglittle, a Apple já trouxe isso com o chip M1 para os seus Notbooks e Desktops e funciona muito bem, claro que na arquitetura ARM, veremos como será a abordagem da AMD e Intel em X86.

Preparem o bolso com o ZEN 4

Asgard estabelece seus planos para memória DDR5, kits de 128 GB e 5600 MHz em 2022​

Asgard revela seu roteiro de memória DDR5​

O fabricante chinês de módulos de memória confirmou quando devemos esperar kits DDR5 de alta velocidade.

Memória Asgard DDR5-4800, Fonte: Asgard

Asgard é uma marca de jogos de Jiahe Jinwei, de quem cobrimos ontem . Este fabricante já recebeu o primeiro lote de chips de memória DDR5 da Micron para produção em massa experimental. A empresa confirmou ontem que a produção experimental foi concluída com sucesso e sem problemas. Isso significa que o fabricante agora pode fazer planos para seus futuros kits DDR5.

A submarca Asgard da Jinwei já está fabricando kits de 16 GB e 32 GB com velocidades de 4800 MHz. Esta é uma velocidade padrão para memória DDR5 que será suportada pela próxima série Intel 12th Gen Core “Alder Lake” ainda este ano. Mas essas velocidades são apenas um ponto de partida para esta nova tecnologia. As especificações permitem frequências muito mais altas que vão até 8.400 MHz. Alguns fabricantes até confirmaram que estão preparando kits de 10 GHz com overclock, mas isso provavelmente acontecerá daqui a alguns anos.

De acordo com o roteiro publicado pela IThome, Asgard está atualmente envolvida no desenvolvimento de kits DDR5 de 5600 MHz. Eles estariam disponíveis nas capacidades de 32 GB e 128 GB com uma latência CAS de 46 ciclos. A empresa ainda não confirmou seu lançamento de kits de 6400 MHz agendado, mas eles não são esperados até 2022-2023. Curiosamente, apesar de um aumento significativo de frequência, eles ainda exigiriam uma voltagem de apenas 1,1 volts.

Roteiro DDR5 de Asgard, Fonte: Asgard

A Asgard, marca subsidiária da Jiahe Jinwei para venda direta de memórias, revelou nessa semana um roadmap para alguns de seus produtos na geração DDR5 de memórias RAM. A tabela mostra que kits com 16GB e 32GB já estão na fase de produção em massa, enquanto temos opções chegando até nos 128GB com clock de 5600 MHz em desenvolvimento, que podem ser lançados no ano que vem.

Na tabela acima podemos ver em verde "mass production", que é produção em massa. Depois em laranja vem "under development", que significa em desenvolvimento e, por fim, "to be determined" em vermelho, que pode ser traduzido como "a ser determinado".

O que define o "status" de cada kit é o clock da memória, não a capacidade. Os modelos de 4800 MHz se encontram em produção em massa e serão usados em kits de 16GB e 32GB. Indo para 5600MHz temos modelos em desenvolvimento, e esse clock será usado também em kits de 32GB, mas vai avançar para 64GB e chegar até aos 128GB.

É o clock de 6400MHz que ainda está para "ser determinado". Ele aparece nas opções de kits de 64GB e 128GB, com previsão entre o ano que vem e 2023. E uma informação bem interessante que também aparece na tabela: todos os kits ficam em 1,1V. Até nos clocks mais avançados a Asgard pretende manter a mesma tensão.

É valido um 5800x em uma simples A520?
Sei que o ideal seria em uma B450, mas é que o orçamento ta apertado

5800x + a520
5600x + b450

Tem B450 abaixo dos R$ 600 direto por aí, não é tanta diferença de preço, se eu fosse daria essa estica.

Sobre essa questão do big little, as vezes pode ser até por questões térmicas, vide a Intel que até hj não conseguiu domar nada abaixo dos 14nm, e o 5800X que é uma fornalha com seus 8 cores num CCX. As vezes a abordagem big little seja a única forma que eles encontraram, no momento, de se enfiar mais cores numa litografia mais baixa. É melhor esperar pra ver.

Preparem o bolso com o ZEN 4

Asgard estabelece seus planos para memória DDR5, kits de 128 GB e 5600 MHz em 2022​

Asgard revela seu roteiro de memória DDR5​

O fabricante chinês de módulos de memória confirmou quando devemos esperar kits DDR5 de alta velocidade.

Memória Asgard DDR5-4800, Fonte: Asgard

Asgard é uma marca de jogos de Jiahe Jinwei, de quem cobrimos ontem . Este fabricante já recebeu o primeiro lote de chips de memória DDR5 da Micron para produção em massa experimental. A empresa confirmou ontem que a produção experimental foi concluída com sucesso e sem problemas. Isso significa que o fabricante agora pode fazer planos para seus futuros kits DDR5.

A submarca Asgard da Jinwei já está fabricando kits de 16 GB e 32 GB com velocidades de 4800 MHz. Esta é uma velocidade padrão para memória DDR5 que será suportada pela próxima série Intel 12th Gen Core “Alder Lake” ainda este ano. Mas essas velocidades são apenas um ponto de partida para esta nova tecnologia. As especificações permitem frequências muito mais altas que vão até 8.400 MHz. Alguns fabricantes até confirmaram que estão preparando kits de 10 GHz com overclock, mas isso provavelmente acontecerá daqui a alguns anos.

De acordo com o roteiro publicado pela IThome, Asgard está atualmente envolvida no desenvolvimento de kits DDR5 de 5600 MHz. Eles estariam disponíveis nas capacidades de 32 GB e 128 GB com uma latência CAS de 46 ciclos. A empresa ainda não confirmou seu lançamento de kits de 6400 MHz agendado, mas eles não são esperados até 2022-2023. Curiosamente, apesar de um aumento significativo de frequência, eles ainda exigiriam uma voltagem de apenas 1,1 volts.

Roteiro DDR5 de Asgard, Fonte: Asgard

A Asgard, marca subsidiária da Jiahe Jinwei para venda direta de memórias, revelou nessa semana um roadmap para alguns de seus produtos na geração DDR5 de memórias RAM. A tabela mostra que kits com 16GB e 32GB já estão na fase de produção em massa, enquanto temos opções chegando até nos 128GB com clock de 5600 MHz em desenvolvimento, que podem ser lançados no ano que vem.

Na tabela acima podemos ver em verde "mass production", que é produção em massa. Depois em laranja vem "under development", que significa em desenvolvimento e, por fim, "to be determined" em vermelho, que pode ser traduzido como "a ser determinado".

O que define o "status" de cada kit é o clock da memória, não a capacidade. Os modelos de 4800 MHz se encontram em produção em massa e serão usados em kits de 16GB e 32GB. Indo para 5600MHz temos modelos em desenvolvimento, e esse clock será usado também em kits de 32GB, mas vai avançar para 64GB e chegar até aos 128GB.

É o clock de 6400MHz que ainda está para "ser determinado". Ele aparece nas opções de kits de 64GB e 128GB, com previsão entre o ano que vem e 2023. E uma informação bem interessante que também aparece na tabela: todos os kits ficam em 1,1V. Até nos clocks mais avançados a Asgard pretende manter a mesma tensão.
No caso de kits, são apenas pentes únicos de 64gb então? Meio decepcionado com isso, mas creio que terão pentes mais densos no futuro.

B-die com essa bin é coisa de 9,4ns, fora que todas as outras latências são bem soltas, com certeza não é o melhor dos mundos, se tu como eu falei gosta de brincar com memória e o precinho for bom, vende as tuas atuais e pega mesmo assim. E se quiser uma bin mais garantida, no mínimo de 3600 16-16-16-36, que são basicamente as coisas que a G.Skill fazem.

ram e processadores andam juntos, e são bem importantes no contexto de ryzen, mas concordo contigo, poderia ter uma thread só pra isso, vou ver se pego uns conteúdos fodas de memórias que eu tenho aqui e crio algo quando tiver livre, isso caso alguém já n tenha criado antes.

Pelo menos eu já comprei a plataforma achando que ia morrer, o Warhol me deu esperanças mas agora tudo se foi...
A memória no caso é 3600mhz 17-18-18-38 1.35v, ele garantiu que usou Ryzen 3800 16-18-18-38-500 1.4v.

Imagino que no Zen 3 fique melhor, mas se for pra trocar e não conseguir melhorar muito os timmings, não rola.

Tem essa tb, o cara não sabe se é B-die, o que acha?

Você tem o link ou modelo dessas Gskill?

Última edição:
Overclocking tb é hobby pra muitos, tem gente que se diverte mais com isso do que jogando.
Tem gente que realmente gosta de se vangloriar por isso, mas outros mostram só como informativo de comparação, até pra mensurar qualidade de silício, componetes e tudo mais.

Eu faço pra extrair a performance "oculta" que está no hardware que comprei.

Sabendo fazer, com cuidado, os riscos são mínimos e dificilmente terá problemas com garantia recusada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A memória no caso é 3600mhz 17-18-18-38 1.35v, ele garantiu que usou Ryzen 3800 16-18-18-38-500 1.4v.

Imagino que no Zen 3 fique melhor, mas se for pra trocar e não conseguir melhorar muito os timmings, não rola.

Você identifica B-die (garantido) pelo preço e perfil XMP.

8GB costuma custar R$1k ou mais no Brasil.

Existem bins que só b-die faz, exemplos

3200 14-14-14-28 1.35v (várias marcas, inclusive Corsair)
3600 16-16-16-36 1.35v (vi na Gskill e Team)
4000 17-17-17-37 1.35v (só vi na Gskill)

Acima de 4000 a maioria dos bins são com timings assimétricos, exemplo: 4400 18-19-19-40 1.40v

Um dos melhores bins que requer esforço mínimo para extrair o máximo de performance num Ryzen 5000 é:

3600 14-15-15-35 1.45v (já vi na XPG, Gskill e Team).

Normalmente com um kit assim você sobe pra 3800 sem alterar mais nada e seja feliz, óbvio que você pagou (e muito) por isso.

Última edição:

Essa do ML é 3200 C16, B-die normalmente é 3200MHz 14-14-14-34 ou 3600MHz 16-16-16-36.

Minha Gskill por exemplo é 3600 16-19-19-39, apesar de ser C16 também já comprei tendo certeza absoluta que não era B-die pq o kit 16-16-16-36 custava literalmente o dobro do preço.

Essa do ML é 3200 C16, B-die normalmente é 3200MHz 14-14-14-34 ou 3600MHz 16-16-16-36.

Minha Gskill por exemplo é 3600 16-19-19-39, apesar de ser C16 também já comprei tendo certeza absoluta que não era B-die pq o kit 16-16-16-36 custava literalmente o dobro do preço.

3600 16-19-19-39 1.35v

Esse é o melhor bin de Hynix CJR da Gskill.

Se afinado, fica bem próximo das melhores Micron Rev.E (58ns a 60ns) nos Ryzen 5000.

Abaixo de 58ns consistentemente somente com B-die, por exemplo o kit que você disse que custava o dobro (3600 16-16-16-36 1.35v).

3600 16-19-19-39 1.35v

Esse é o melhor bin de Hynix CJR da Gskill.

Se afinado, fica bem próximo das melhores Micron Rev.E (58ns a 60ns) nos Ryzen 5000.

Abaixo de 58ns consistentemente somente com B-die, por exemplo o kit que você disse que custava o dobro (3600 16-16-16-36 1.35v).
Boa, esse foi a conclusão que cheguei quando tava pesquisando a compra de minhas memórias tb. Foi o melhor bin que consegui encontrar sem custar um rim, custava praticamente o mesmo preço das outras memórias mais baratas. E é Hynix CJR tb, exato.

No Ryzen 3000 fica em 72ns apenas no XPM de fábrica, mas com os 10ns que normalmente se tem trocando para o Ryzen 5000 chega quase nesse valor que vc citou mesmo. Imagino que devem estar praticamente no limite já, e ainda sendo 4 pentes não tenho esperança de subir mto mais que isso quando trocar a CPU.

Sabendo fazer, com cuidado, os riscos são mínimos e dificilmente terá problemas com garantia recusada.

Acima de 4000 a maioria dos bins são com timings assimétricos, exemplo: 4400 18-19-19-40 1.40v

Um dos melhores bins que requer esforço mínimo para extrair o máximo de performance num Ryzen 5000 é:

Normalmente com um kit assim você sobe pra 3800 sem alterar mais nada e seja feliz, óbvio que você pagou (e muito) por isso.
Tem tbm a G.Skill TridentZ F4-3600C15D-16GTZ
DDR4-3600MHz CL15-15-15-35 1.35V
16GB (2x8GB)

Pra mim é um dos melhores binings, mas difícil de achar no BR, na Newegg já ficou alguns meses por 125 dólares.

É que o conjunto 3600 14-15-15-35 1.45v deve ser absurdamente caro né? Eu queria algo (usado) até uns 1100-1200.

Aquele XPG, você acha que da pra pegar um 3800 CL16?

Em linhas gerais, qual melhor C/B pensando em um B-die?

Achei uma CMW16GX4M2C3200C14 14-14-14-34 Até onde daria pra ir com ela?

Última edição:
Não sei se falou por causa da minha pergunta, mas eu sou um dos caras que nunca postou um Bench

Eu montei um setup "top", então faz sentido tentar retirar o máximo dele, a memória parece estar segurando e nos testes do TechSpot, da até 5% de diferença,.

É que o conjunto 3600 14-15-15-35 1.45v deve ser absurdamente caro né? Eu queria algo (usado) até uns 1100-1200.

Aquele XPG, você acha que da pra pegar um 3800 CL16?

Em linhas gerais, qual melhor C/B pensando em um B-die?
Deve achar no ML, eu via algumas B-Die 3200@CL14 e 3600@CL16 por 1000 reais lá direto, a minha antiga msm que era 3600@CL16-16-16-36 1.35v eu vendi por 900, a questão que quanto mais recente for a fabricação da memória, melhor no OC costuma ser, por pegar um PCB mais recente e melhor revisado.

Deve achar no ML, eu via algumas B-Die 3200@CL14 e 3600@CL16 por 1000 reais lá direto, a minha antiga msm que era 3600@CL16-16-16-36 1.35v eu vendi por 900, a questão que quanto mais recente for a fabricação da memória, melhor no OC costuma ser, por pegar um PCB mais recente e melhor revisado.
Achei uma CMW16GX4M2C3200C14 14-14-14-34 até onde daria pra ir com ela?

Tem uma F4-4266C19D-16GTZR 19-19-19-39 1.40V também.

Aí é loteria pura até onde vc vai conseguir, 3 coisas envolvidas: loteria da RAM, do IMC e da própria placa-mãe.

Aí é loteria pura até onde vc vai conseguir, 3 coisas envolvidas: loteria da RAM, do IMC e da própria placa-mãe.
Mas entre essas duas que mandei, qual você chutaria que tem mais potencial?

eu caindo de paraquedas no meio da conversa.
Iria na 4266@19..
nós somos limitados pelo IF , ou seja , vc nao vai rodar a 4266 ( pelo menos não vi ngm estável com isso ainda nos AMD ) , então rodar abaixo do que a memoria vem "perfilada no xmp" , ainda que reduza a latência , é mais fácil ao meu ver do que o do contrário.

palpitando 4000@18 é no mínimo fácil, porem eu não gosto de nada acima de 16 nessa faixa de frequencia.. Então um 3800 a 4000 @16 seria o seu trabalho achar o estável, que acredito ser possível sim.
nos meus testes ingame , 3866-3933-4000-4066 todos @16 , não percebi diferença alguma.

eu acho que essas rams de frequências acima de 4000, não teria sentido não serem de uma binagem melhor. Ainda mais nas marcas conceituadas.

e como o Vitoos disse , é loteria da ram , e depende mto do potencial de OC da sua mobo e o IF do seu cpu "aceitar"...

eu caindo de paraquedas no meio da conversa.
Iria na 4266@19..
nós somos limitados pelo IF , ou seja , vc nao vai rodar a 4266 ( pelo menos não vi ngm estável com isso ainda nos AMD ) , então rodar abaixo do que a memoria vem "perfilada no xmp" , ainda que reduza a latência , é mais fácil ao meu ver do que o do contrário.

palpitando 4000@18 é no mínimo fácil, porem eu não gosto de nada acima de 16 nessa faixa de frequencia.. Então um 3800 a 4000 @16 seria o seu trabalho achar o estável, que acredito ser possível sim.
nos meus testes ingame , 3866-3933-4000-4066 todos @16 , não percebi diferença alguma.

eu acho que essas rams de frequências acima de 4000, não teria sentido não serem de uma binagem melhor. Ainda mais nas marcas conceituadas.

e como o Vitoos disse , é loteria da ram , e depende mto do potencial de OC da sua mobo e o IF do seu cpu "aceitar"...
Vou ver aqui.

O cara cobrou 1000 com frete grátis, preço ta bom né?

A Corsair vengeance sai 1000 tb.

Agora fica entre escolher entre as 2.

Vou ver aqui.

O cara cobrou 1000 com frete grátis, preço ta bom né?
sinceramente , pela cotação atual , 2x8 4266mhz está até "BARATO"

fui dar uma olhada nos sites, e as memorias nessa faixa de valor é no máximo as 3600@16 e olhe lá.

sinceramente , pela cotação atual , 2x8 4266mhz está até "BARATO"

fui dar uma olhada nos sites, e as memorias nessa faixa de valor é no máximo as 3600@16 e olhe lá.
Ta mesmo.

A Vengeance eu conversei com o cara, ele faz 950 + frete.
A trident z é 1000 com frete incluso.

E Trident Z é 2N, isso é dual Rank né? Isso na teoria é ruim

Ai fica só em qual vai mais longe, e vocês decidirem por mim qual pegar

To vasculhando a internet e não achei relatos de Ryzen com essa Trident Z, estou com receio.

Última edição:
Mas entre essas duas que mandei, qual você chutaria que tem mais potencial?

Meu instinto me diz que teria mais chances de sucesso com a 4266 1.40v.

Pois foi binada para trabalhar com tensão maior e você vai usar uma tensão bem maior que os tradicionais 1.35v para extrair o máximo.

O máximo deve ser algo entre 3800C14 e 4000C16, provavelmente vai uns 1.45v a 1.50v para fazer isso.

Se comrpar o kit com maior frequência, quem vai ditar a frequência da memória não é a memória mas sim o IF da CPU.

Obs: R$1.000 em 2X8GB 4266 19-19-19-39 1.40v?

Se você não quiser, me passa o link que compro 4 pentes pra brincar:bwahaha:

Tem tbm a G.Skill TridentZ F4-3600C15D-16GTZ
DDR4-3600MHz CL15-15-15-35 1.35V
16GB (2x8GB)

Pra mim é um dos melhores binings, mas difícil de achar no BR, na Newegg já ficou alguns meses por 125 dólares.

Quando se está puxando ao extremo, existe uma relação delicada entre a qualidade do silício dos chips, qualidade do PCB e qualidade dos capacitores do pente.

Os kits Gskill com XMP maior (1.45v+) costumam ter mais capacitores no pente que os kits com XMP 1.35v.

Por isso eu ainda considero um 3600 14-15-15-35 1.45v superior ao 3600 15-15-15-35 1.35v que você disse, especialmente se o kit 1.45v for de fabricação recente.

Última edição:
Meu instinto me diz que teria mais chances de sucesso com a 4266 1.40v.

Pois foi binada para trabalhar com tensão maior e você vai usar uma tensão bem maior que os tradicionais 1.35v para extrair o máximo.

O máximo deve ser algo entre 3800C14 e 4000C16, provavelmente vai uns 1.45v a 1.50v para fazer isso.

Se comrpar o kit com maior frequência, quem vai ditar a frequência da memória não é a memória mas sim o IF da CPU.

Obs: R$1.000 em 2X8GB 4266 19-19-19-39 1.40v?

Se você não quiser, me passa o link que compro 4 pentes pra brincar:bwahaha:

Quando se está puxando ao extremo, existe uma relação delicada entre a qualidade do silício dos chips, qualidade do PCB e qualidade dos capacitores do pente.

Os kits Gskill com XMP maior (1.45v+) costumam ter mais capacitores no pente que os kits com XMP 1.35v.

Por isso eu ainda considero um 3600 14-15-15-35 1.45v superior ao 3600 15-15-15-35 1.35v que você disse, especialmente se o kit 1.45v for de fabricação recente.
É isso mesmo, exatamente esse modelo: F4-4266C19D-16GTZR.

Ele falou que vai mandar a nota (Kabum 2017) e essa memória tem garantia vitalícia.

Então, eu tenho o 5800x, na teoria deveria chegar perto dos 400mhz em C16, não?

Outra coisa, qual a influencia da minha placa mãe nesse processo todo?

Então, eu tenho o 5800x, na teoria deveria chegar perto dos 400mhz em C16, não?
Acho q vc quis dizer 4000Mhz, mas não é exatamente todos os cpus que batem 2000Mhz de IF, mas se tu tiver sorte provavelmente da bom. O meu boota até uns 2033 sem reboots, e até uns 2000Mhz sem WHEA, mas nunca cheguei a estabilizar o sistema de verdade.
Outra coisa, qual a influencia da minha placa mãe nesse processo todo?
Depende basicamente da topologia e da qualidade da alimentação da memória da sua placa, então ela é bem importante, e é bem dificil fazer qualquer suposição do que vc pode atingir. Mas acho que é 100% garantido em ryzen até 3600Mhz, tem umas A320 que batem até 3733Mhz. Se fosse vc eu pesquisaria na net seu modelo de placa ou esperava chegar pra testar. Dizem também que as vezes se tua placa tbm tiver alguma imperfeição nos contatos entre memória e placa mãe, pode limitar a frequência máxima que tu pode chegar.

Users who are viewing this thread

Voltar