• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Aparentemente dei muita sorte dessa vez e consegui um chip gold, estabilizei o clock a 4600/4525 com 1,25V, porem gostaria de dar um tapinha nas memorias, meu kit é 2x8GB 3600 C16 samsung b-die, será que consigo 4000mhz ou pelo menos 3800mhz com um cl baixo e latencias baixas? por onde devo começar?
golden-sample.png
primeiro joga no Dram Calculator a frequência desejada ( ele vai falar que nao suporta acima de 3866 ) , teste com ela inicialmente. No meu caso , eu estou com apenas 3 timmings ajustados do 3866@16 sugerido pelo dram , rodando a 4000 e 4066.
dalí pra cima , é teste sobre testes , pois não tem receita pronta. e depende muito da qualidade do IF do CPU , da mb e claro , das memorias.
Suas memorias são muito boas , com toda certeza vc consegue fazer 3866@16 , acima disso abre as inúmeras variantes e dedicação de tempo , pois até ajustar a estabilidade 100% é uma longa caminhada.
Por aqui no tópico , se eu não estiver enganado , apenas eu e mais 2 romperam a barreira dos 4000 ( 4066 aqui ) com cl16.
porem tem uma planilha que peguei no reddit ( EU ACHO ) , que tem usuário a 4200,mhz LINK AQUI

Suas memorias , são bem "famosas" deve ter gente ali na planilha que usa o mesmo modelo , e tem as prints com os timmings , vc já tem um bom "norte" para começar.
 
Última edição:
Aparentemente dei muita sorte dessa vez e consegui um chip gold, estabilizei o clock a 4600/4525 com 1,25V, porem gostaria de dar um tapinha nas memorias, meu kit é 2x8GB 3600 C16 samsung b-die, será que consigo 4000mhz ou pelo menos 3800mhz com um cl baixo e latencias baixas? por onde devo começar?
golden-sample.png

Eu tenho esse de 3600 CL 16 da Trident Z e consegui 4000 CL 16, ou 3800 CL 14. Se você clicar na minha assinatura em cima das memórias vai ter o de 4000 pra você ter uma ideia. Mas como falaram acima, não tem receita pronta.
 
Voa ZEN

TSMC inicia pesquisas para produção de chips de 1nm​

Procedimento começa a tomar forma, mas pode demorar um pouco para usufruirmos dessa evolução

 

Vazamentos no roteiro do notebook AMD Ryzen 6000, Rembrandt de 6 nm com Zen3 + e Navi2 em 2022​

AMD Rembrandt com núcleos Zen3 + de 6 nm em 2022​

O Leaker 'vegeta' revelou o roadmap de notebooks da AMD para o próximo ano.


O roteiro reitera alguns dos rumores que têm circulado pela web nos últimos meses. AMD Rembrandt-H será lançado em 2022 no novo soquete FP7. O roadmap confirma que utilizaria um processo de fabricação de 6 nm, bem como a nova arquitetura central Zen3 +. Esses processadores TDP de 45 W são para suportar memória PCIe Gen4, LPDDR5 e DDR5, bem como USB4. Uma variante Rembrandt-U de baixa potência (15W) também é esperada com especificações idênticas.

O slide vazado também confirma Van Gogh e Dragon Crest. Esta é a primeira vez que aprendemos o propósito exato dessas APUs. Ambos deveriam ser usados para 'fatores de forma premium', que são ilustrados como tablets / dispositivos portáteis. O que é importante notar é que, de acordo com Vegeta, Van Gogh foi cancelado , então o roadmap claramente não mostra os dados mais recentes. Caso contrário, não haveria muita diferença entre Van Gogh e Dragon Crest, o último parece uma espécie de atualização de Van Gogh. Essas APUs premium apresentariam núcleos Zen2 e gráficos integrados Navi2. Eles ainda dependeriam do processo de fabricação de 7 nm e operariam a 9W. Curiosamente, eles também suportariam memória LPDDR5.

A AMD também vai lançar o Barcelo-U, que parece compartilhar as especificações com o Cezanne-U. A AMD já fez algo semelhante com Lucienne-U, que era essencialmente uma cópia do Renoir-U. A AMD confirmou, entretanto, que há mudanças físicas no silício, o que significa que não devemos chamá-lo de atualização ou rebrand. É provável que o mesmo princípio se aplique a Barcelo / Cézanne.

AMD Rembrandt, Dragon Crest e Barcelo são todos 2022 produtos. É provável que a AMD faça os primeiros anúncios de notebook de próxima geração um ano após o anúncio de Cezanne, que foi na CES em janeiro.


AMD Notebook Silicon Roadmap, Fonte: @ Broly_X1
 

Atualização da fundição do primeiro trimestre de 2021: Bonança de gastos​



Em meio à pandemia de COVID-19, à escassez de chips e às demandas extenuantes da cadeia de suprimentos, o primeiro trimestre de 2021 foi repleto de novos desenvolvimentos no mundo da fabricação de semicondutores. Todos os três principais fabricantes de processos de ponta - Intel, TSMC e Samsung - anunciaram planos de dobrar em nós futuros e capacidades de fabricação. SMIC logo atrás.

TSMC​

No início de fevereiro, a diretoria da TSMC aprovou US $ 11,8 bilhões para a construção de fábricas, instalação e atualização de tecnologia de embalagem avançada e adição de capacidade de tecnologia madura e especial. No início do mês passado, a TSMC aprovou um adicional de $ 2,9 bilhões para instalar capacidade de tecnologia madura adicional. A empresa também aprovou o estabelecimento de um novo centro de P&D de $ 186 milhões no Japão. O novo centro concentra-se principalmente em embalagens e testes avançados.
A TSMC viu várias quedas de energia neste trimestre. No mês passado, devido a um acidente de construção, a energia foi cortada acidentalmente. A empresa disse que a linha danificada foi reparada no mesmo dia. Na semana passada, a Taipower, empresa estatal de energia de Taiwan, sofreu uma queda de energia devido a erro humano. Foi dito que a interrupção afetou algumas das instalações da TSMC. Além desses dois incidentes, Taiwan vem sofrendo sua pior seca em 56 anos e espera-se que só piore. CC Wei, CEO da TSMC, afirmou que a empresa está bem preparada para isso e “tem um sistema de gestão de risco corporativo estabelecido há muito tempo, que cobre o risco de abastecimento de água também. Por meio de nossas medidas existentes de conservação de água, somos capazes de administrar a atual necessidade de redução do uso de água do governo, sem impacto em nossas operações. Também temos um procedimento de resposta detalhado para lidar com a escassez de água em diferentes estágios. ” Ele acrescentou “Continuaremos nosso esforço colaborativo com o governo e os setores privados na conservação da água e novas fontes de água. Com nosso sistema abrangente de gerenciamento de risco corporativo, não esperamos ver nenhum impacto material em nossas operações. ”
Após a enorme quantidade de anúncios de gastos da Intel, a TSMC anunciou que planeja investir US $ 100 bilhões nos próximos três anos para aumentar a capacidade. Em seus ganhos do primeiro trimestre, a TSMC afirmou que espera aumentar suas despesas de capital em 2021 para cerca de US $ 30 bilhões. $ 24 bilhões (~ 80%) disso são alocados para tecnologias de processo avançadas de 7 nm, 5 nm e 3 nm. $ 2,1 bilhões (~ 7%) são alocados para embalagens avançadas e fabricação de máscaras. $ 3 bilhões (~ 10%) são alocados para tecnologias especiais.
No ano passado, a TSMC anunciou que se expandirá em solo americano com uma nova fundição de 5 nanômetros no Arizona. A fábrica está projetada para ter uma produção modesta de cerca de 20.000 wafers por mês. Mais recentemente, a empresa disse que está se envolvendo em planos adicionais para aumentar seus planos atuais para o Arizona. Uma nova planta de 3 nanômetros e uma nova planta de embalagem avançada estão sendo discutidas. Vários meios de comunicação, incluindo a Reuters, sugeriram que até seis fábricas podem estar no planejamento. A TSMC não fez nenhuma declaração oficial além do anúncio original da fábrica do Arizona. Um esforço da União Européia para trazer a manufatura TSMC para a Europa parece ter caído, citando custos, falta de infraestrutura e barreiras de talentos. A expansão da TSMC nos Estados Unidos representa uma séria interrupção da estratégia de negócios. Todo o negócio da TSMC está em grande parte confinado à ilha de Taiwan. Para a TSMC construir fábricas nos EUA, seria necessário um custo estimado 10% mais alto (mais baixo do que na Europa, mas não insignificante). A empresa também não tem o talento e a cadeia de suprimentos nos Estados Unidos, razão pela qual eles escolheram o Arizona, que já possui uma infraestrutura de semicondutores estabelecida e um pool de talentos. A planta do Arizona deve entrar em operação em 2024.

No primeiro trimestre de 2021, a TSMC aumentou sua remessa de wafer em 3,36%, para 3,359 milhões de 12 ″ -eq. Isso é um aumento de 434.000 wafers de 12 ″ -eq desde o mesmo período do ano passado.

Curiosamente, em seus ganhos do primeiro trimestre de 2021, a TSMC redefiniu seu termo de “tecnologias avançadas” pela primeira vez em quase meia década. Anteriormente, o termo se referia a todas as tecnologias baseadas em FinFET (ou seja, 16 nm, 10 nm, 7 nm e 5 nm). Agora, a TSMC o redefiniu para significar "7 nanômetros e menos". Em outras palavras, eles não consideram mais os chips de 16 nanômetros na categoria de tecnologias avançadas. Para tanto, as tecnologias avançadas já representam 49% da receita total de wafer no primeiro trimestre, com 7 nanômetros respondendo por 71,5% dessa parcela. No total, FinFET representa 63% de toda a receita de wafer.



Por si só, 5 nm é responsável por 14% da receita total de wafer, abaixo dos 20% do trimestre anterior. 7 nm é responsável por 35%, enquanto 16 nm é 14%.
Tanto 10 nanômetros quanto 20 nanômetros representam 0% da receita, o que significa que todos que estavam usando esses nós migraram para 16 nanômetros ou 7/5. Todos os outros nós legados permanecem estáveis trimestre a trimestre em termos de participação na receita. Em termos de plataformas, os smartphones tiveram uma redução de 11%, representando 45% da receita total. Enquanto isso, o HPC aumentou 14% para perfazer 35% da receita total neste trimestre. O setor automotivo teve o maior aumento, com um aumento de 31% no crescimento, mas seu impacto na receita é bastante pequeno, representando apenas 4% da receita.

A TSMC diz que vê uma forte demanda por seu nó de 5 nanômetros e espera que a receita alcance 20% este ano. A empresa também adicionou um nó N4, que é uma extensão da família de 5 nanômetros. O N4 oferece uma migração direta do N5 com regras de design compatíveis, ao mesmo tempo que oferece um melhor PPA. TSMC N4 está programado para produção de risco no segundo semestre deste ano, com produção de volume planejada para 2022.

O próximo passo de nó completo de N5 é o nó N3.
O N3 da TSMC permanecerá com dispositivos FinFET, visto que a empresa o vê como oferecendo a melhor maturidade de tecnologia, desempenho e custo para o próximo nó. Wei disse “Nosso desenvolvimento de tecnologia N3 está no caminho certo com bom progresso. Continuamos a ver um nível muito mais alto de envolvimento do cliente para aplicativos de HPC e smartphones no N3 em comparação com o N5 e N7 em um estágio semelhante. ” A produção de risco para N3 está programada para este ano, com produção de volume prevista para o segundo semestre de 2022. “Nossa tecnologia de 3 nanômetros será a mais avançada tecnologia de fundição tanto em PPA quanto em tecnologia de transistor, que é introduzida”, acrescentou Wei. A TSMC espera que o N3 seja um nó de longa duração.

 
Pessoal, será que vcs podem me ajudar a ter uma luz que clareie minha mente pra resolver o porque da porra desse pc do nada parar de reconhecer um dos pentes de ram?

É o da assinatura, no windows 10 aparece os 16gb, mas apenas 8gb deles estão disponíveis, os outros 8gb mostra como sendo reservado para hardware. No cpuz ele mostra os 16gb ativos, mas porque cargas d'agua o windows 10 não?

Como se resolve esse problema? Só esse ano é a 3ª ou 4ª vez que ocorre isso, já troquei de slots, testei os pentes individualmente, testes das rams e tudo passou sem problemas, nenhum erro, mas do nada acontece isso de um dos pentes não ser reconhecido no windows.

Isso pode ser cpu com problema? Ainda tá na garantia, pois se for o caso, entro em contato com a loja ou direto com a amd, pois não suporto mais os bugs desse pc, sei que me arrependo tanto de não ter ido de intel, duvido que estaria tendo tanta raiva como tenho ultimamente com esse pc.
 
Galera, vale a pena o upgrade de um 2600 pra um 5600x? Gastando 3k, com um a Aorus Elite B550M. Mais pra um longo prazo msm. Valeu!
 
Galera, vale a pena o upgrade de um 2600 pra um 5600x? Gastando 3k, com um a Aorus Elite B550M. Mais pra um longo prazo msm. Valeu!
Em jogos competitivos você vai ter um aumento significativo no fps, empurra qualquer placa de vídeo rodando um jogo a 1440p pra cima, em full hd "gargala" um pouco, performace semelhante ao 10900K em games. É possivel colocar até um monitor 360hz para jogar valorant e/ou cs go.
 
Pessoal, será que vcs podem me ajudar a ter uma luz que clareie minha mente pra resolver o porque da porra desse pc do nada parar de reconhecer um dos pentes de ram?

É o da assinatura, no windows 10 aparece os 16gb, mas apenas 8gb deles estão disponíveis, os outros 8gb mostra como sendo reservado para hardware. No cpuz ele mostra os 16gb ativos, mas porque cargas d'agua o windows 10 não?

Como se resolve esse problema? Só esse ano é a 3ª ou 4ª vez que ocorre isso, já troquei de slots, testei os pentes individualmente, testes das rams e tudo passou sem problemas, nenhum erro, mas do nada acontece isso de um dos pentes não ser reconhecido no windows.

Isso pode ser cpu com problema? Ainda tá na garantia, pois se for o caso, entro em contato com a loja ou direto com a amd, pois não suporto mais os bugs desse pc, sei que me arrependo tanto de não ter ido de intel, duvido que estaria tendo tanta raiva como tenho ultimamente com esse pc.

Tem os slots certos pra usar - provavelmente o segundo e o quarto, se a placa for de 4 slots - mas tem que olhar no manual da placa. Tem o macete de ligar com um pente, usar um pouco e acrescentar o segundo. Tentar inverter a ordem, se não funcionar. Ta usando XMP ou algum tipo de overclock? É bom tentar com 2133mhz só por desencargo. É bom conferir temporizações e tensão também.
Essa memória foi comprar junta? As vezes pode ser incompatibilidade entre os dois pentes. Pra dual channel é ideal comprar kits que já vem aos pares.
Mas acho que já tentou isso.
Por fim, pode ser problema na memória também. Provavelmente a garantia da AMD não fará muitas perguntas, mas se for a memória, outro CPU vai ter o mesmo BO. O ideal era poder testar tanto CPU quanto memória, individualmente, em outro setup, para isolar o problema.
 
Tem os slots certos pra usar - provavelmente o segundo e o quarto, se a placa for de 4 slots - mas tem que olhar no manual da placa. Tem o macete de ligar com um pente, usar um pouco e acrescentar o segundo. Tentar inverter a ordem, se não funcionar. Ta usando XMP ou algum tipo de overclock? É bom tentar com 2133mhz só por desencargo. É bom conferir temporizações e tensão também.
Essa memória foi comprar junta? As vezes pode ser incompatibilidade entre os dois pentes. Pra dual channel é ideal comprar kits que já vem aos pares.
Mas acho que já tentou isso.
Por fim, pode ser problema na memória também. Provavelmente a garantia da AMD não fará muitas perguntas, mas se for a memória, outro CPU vai ter o mesmo BO. O ideal era poder testar tanto CPU quanto memória, individualmente, em outro setup, para isolar o problema.
Elas estão conectadas nos slots DDR4_1 e DDR4_2, são os slots recomendados pela gigabyte pra quem usa apenas 2 pentes em dual channel. Já testei todos os slots, funcionam bem, as memórias também, já testei cada uma delas nos 4 slots, foram reconhecidas.

O problema é esse que do nada o sistema reconhece apenas 8gb, reservando os outros 8gb para hardware, não sei qual o responsável pelo problema. Penso como vc, creio que deve ser incompatibilidade, só não sei dizer qual, pior que nem outro setup pra testes tenho aqui, levar em uma assistência no momento não rola.

Nem o clear cmos funcionava, mas resolvi novamente remover um dos pentes como última tentativa, ai voltou ao normal, windows reconheceu os 16gb, bios funcionava o xmp, não sei quem é o problema, se é essa memória, a cpu ou a placa mãe, mas essa creio que não seja o problema, pois os 4 slots estão funcionando, pior quem conhecidos meus tem pc com amd pra me ajudar em testes, verei o que farei aqui.
 

AMD pode passar para sistema LGA em seu soquete AM5 - o mesmo da Intel​

Se for verdade, mudança traz salto no número de contatos e suporte a DDR5


AM5
-LGA-1718
-Dual-channel DDR5
-PCI-e 4.0

-600 series chipset



 
Em jogos competitivos você vai ter um aumento significativo no fps, empurra qualquer placa de vídeo rodando um jogo a 1440p pra cima, em full hd "gargala" um pouco, performace semelhante ao 10900K em games. É possivel colocar até um monitor 360hz para jogar valorant e/ou cs go.
Show! Eu jogo bastante jogos competitivos msm! Valeu!
 
Estou testando o PBO aqui, mas não consigo nem fazer o CPU bater o clock boost

Vai até 4.4 só, fiz alguma cagada provavelmente.

Alguém pode dar umas dicas?

Sempre usei clock fixo mas queria testar o PBO
 
AMD com credibilidade, oitavo lugar

eqqg7xjzf0171.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


NUMQVsp.png
 
Última edição:
Aos donos(as) de TUF GAMING X570-PLUS/BR

Meu computador fica ligado 24 horas e a ventoinha do chipset fica girando mesmo não executando nenhuma tarefa pesada, no momento em que escrevo a temperatura do mesmo está em 65° C (AIDA64).

Tem como definir para ele girar somente a partir de uma determinada temperatura ou tem algo de errado na minha MB? Tenho ela desde Outubro/2020 e desde então, sempre foi assim e achei "normal".

Só que hoje vi o relato de um user que tem uma X570 da Gigabyte e disse que a ventoinha na placa-mãe dele só gira a partir dos 70°C.

Pergunto isso porque estou preocupada com a durabilidade desta ventoinha.

Obrigada desde já.
 
Aos donos(as) de TUF GAMING X570-PLUS/BR

Meu computador fica ligado 24 horas e a ventoinha do chipset fica girando mesmo não executando nenhuma tarefa pesada, no momento em que escrevo a temperatura do mesmo está em 65° C (AIDA64).

Tem como definir para ele girar somente a partir de uma determinada temperatura ou tem algo de errado na minha MB? Tenho ela desde Outubro/2020 e desde então, sempre foi assim e achei "normal".

Só que hoje vi o relato de um user que tem uma X570 da Gigabyte e disse que a ventoinha na placa-mãe dele só gira a partir dos 70°C.

Pergunto isso porque estou preocupada com a durabilidade desta ventoinha.

Obrigada desde já.
Nunca vi essa ventoinha desligar, aqui roda 100% do tempo tb, parece que é o normal. Quanto à durabilidade fica a dúvida, só saberemos de fato quando começarem os relatos de falha...
 
Nunca vi essa ventoinha desligar, aqui roda 100% do tempo tb, parece que é o normal. Quanto à durabilidade fica a dúvida, só saberemos de fato quando começarem os relatos de falha...

No site da ASUS diz que a vida útil dela é de 60.000* horas, o que equivale a 6 anos.

É um tempo razoável, me vejo com outra plataforma até lá, mas, vai saber...

iiw3uc9.png


Minhas experiências com ventoinhas nunca foram boas, os FANs que eu compro sempre começam a apresentar barulho no rolamento depois de um tempo, entretanto, a gente troca e está novo novamente, mas essa da placa-mãe não tem como, rs.
 
No site da ASUS diz que a vida útil dela é de 60.000* horas, o que equivale a 6 anos.

É um tempo razoável, me vejo com outra plataforma até lá, mas, vai saber...

iiw3uc9.png


Minhas experiências com ventoinhas nunca foram boas, os FANs que eu compro sempre começam a apresentar barulho no rolamento depois de um tempo, entretanto, a gente troca e está novo novamente, mas essa da placa-mãe não tem como, rs.
É fabricada pela Delta se tiver o rolamento selado pode ficar tranquila pois tenho uma AF12 de servidores da Dell a mais de uma década sem problema algum e inclusive funcionando quase 12hrs por dia nesse período. Com rolamento selado a chances de dar problema são quase mínimos.
 
No site da ASUS diz que a vida útil dela é de 60.000* horas, o que equivale a 6 anos.

É um tempo razoável, me vejo com outra plataforma até lá, mas, vai saber...

iiw3uc9.png


Minhas experiências com ventoinhas nunca foram boas, os FANs que eu compro sempre começam a apresentar barulho no rolamento depois de um tempo, entretanto, a gente troca e está novo novamente, mas essa da placa-mãe não tem como, rs.

A ASUS infelizmente não tem curva personalizável para o fan do chipset.

Outros fabricantes dão essa opção.

A partir de 55~60 graus a ventoinha liga na ASUS.
 
No site da ASUS diz que a vida útil dela é de 60.000* horas, o que equivale a 6 anos.

É um tempo razoável, me vejo com outra plataforma até lá, mas, vai saber...

Minhas experiências com ventoinhas nunca foram boas, os FANs que eu compro sempre começam a apresentar barulho no rolamento depois de um tempo, entretanto, a gente troca e está novo novamente, mas essa da placa-mãe não tem como, rs.

A ASUS infelizmente não tem curva personalizável para o fan do chipset.

Outros fabricantes dão essa opção.

A partir de 55~60 graus a ventoinha liga na ASUS.

Com o Software gratuito fan control (link) é possível controlar essa fan. Aliás, esse programa é excelente, dá para controlar todas as fans baseado em inúmeros jeitos diferentes muito mais complexos, e sem as limitações de temperatura máxima que o controle arcaico da bios ou programas da Asus tem.

aEy9dwl.png


Só que na versão que eu tenho do programa (que é mais antiga) ele não lê o sensor de temperatura do chipset aí fica complicado de controlar automaticamente. Não sei se já está pegando nas mais novas. Mas eu deixo no automático aqui. Depois de uns 15min com o PC ligado, o chipset estava em 70°C. Coloquei a fan em 0% e aí começou a subir rapidamente pra 75°C em poucos segundos, aí liguei novamente. Então deixo no automático mesmo, já que a VGA fica tampando o chipset, melhor ficar rodando direto.
 
É fabricada pela Delta se tiver o rolamento selado pode ficar tranquila pois tenho uma AF12 de servidores da Dell a mais de uma década sem problema algum e inclusive funcionando quase 12hrs por dia nesse período. Com rolamento selado a chances de dar problema são quase mínimos.

Entendi.

A ASUS infelizmente não tem curva personalizável para o fan do chipset.

Outros fabricantes dão essa opção.

A partir de 55~60 graus a ventoinha liga na ASUS.

Aqui está sempre em 65°C, então fica 100% o tempo todo.

Com o Software gratuito fan control (link) é possível controlar essa fan. Aliás, esse programa é excelente, dá para controlar todas as fans baseado em inúmeros jeitos diferentes muito mais complexos, e sem as limitações de temperatura máxima que o controle arcaico da bios ou programas da Asus tem.

aEy9dwl.png


Só que na versão que eu tenho do programa (que é mais antiga) ele não lê o sensor de temperatura do chipset aí fica complicado de controlar automaticamente. Não sei se já está pegando nas mais novas. Mas eu deixo no automático aqui. Depois de uns 15min com o PC ligado, o chipset estava em 70°C. Coloquei a fan em 0% e aí começou a subir rapidamente pra 75°C em poucos segundos, aí liguei novamente. Então deixo no automático mesmo, já que a VGA fica tampando o chipset, melhor ficar rodando direto.

Interessante esse software, vou testar depois. Mas, pelo seu relato, no caso da X570 parece que não vale muito a pena...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo