primeiro joga no Dram Calculator a frequência desejada ( ele vai falar que nao suporta acima de 3866 ) , teste com ela inicialmente. No meu caso , eu estou com apenas 3 timmings ajustados do 3866@16 sugerido pelo dram , rodando a 4000 e 4066.Aparentemente dei muita sorte dessa vez e consegui um chip gold, estabilizei o clock a 4600/4525 com 1,25V, porem gostaria de dar um tapinha nas memorias, meu kit é 2x8GB 3600 C16 samsung b-die, será que consigo 4000mhz ou pelo menos 3800mhz com um cl baixo e latencias baixas? por onde devo começar?
![]()
dalí pra cima , é teste sobre testes , pois não tem receita pronta. e depende muito da qualidade do IF do CPU , da mb e claro , das memorias.
Suas memorias são muito boas , com toda certeza vc consegue fazer 3866@16 , acima disso abre as inúmeras variantes e dedicação de tempo , pois até ajustar a estabilidade 100% é uma longa caminhada.
Por aqui no tópico , se eu não estiver enganado , apenas eu e mais 2 romperam a barreira dos 4000 ( 4066 aqui ) com cl16.
porem tem uma planilha que peguei no reddit ( EU ACHO ) , que tem usuário a 4200,mhz LINK AQUI
Suas memorias , são bem "famosas" deve ter gente ali na planilha que usa o mesmo modelo , e tem as prints com os timmings , vc já tem um bom "norte" para começar.
Última edição: