Pessoal, me ajudem a decidir, atualmente tenho um 3500x, vale a pena o upgrade pro 3600 ou 3700? Na época eu comprei o 3500x por 500 reais (ali) e está comigo des de então, como tá difícil o upgrade de placa de vídeo no momento, queria preparar o terreno, vale notar que a intenção é exclusivamente para jogos e a intenção é comprar no ali o novo.
tenho a tuf pro e um amigo tem a steel legend, mosffets da steel sao melhores mas a tuf tem 2 portas nvme e bios melhor, aí vai do gosto.
pro4 é boa e se n me falha a memoria do mesmo nivel dessas duas de cima, com a vantagem de n ter frescura de rgb etc(oq é vantagem pra mim)
aorus é um pouco pior que essas 3 no geral, bios da gigabyte é pior e nao tem nenhuma vantagem perto das outras
Uso a tuf b450m pro com um 5600x sem over hoje, mas acho mais negocio tu pular pra um b550m tuf ou algo do tipo, ficar com vrm melhor caso tu queira saltar ja pra um 5800x/5900x ao inves das b450m, e também ter possibilidade de porta pci4.0 que só tem nas b550/x570.
salto do 3600 pro 5600x também é pouco, agora acho mais interessante tu pegar mesmo uma b550m ok na faixa dos 800-900 e com o 3600, mais pra frente(2 anos +- ) tu considera um 5900x quando tiver mais em conta ou um 5800x. Pq o salto do 3600 pro 5600x é baixo.... e por tu fazer Over, não recomendo essas b450m pensando em longevidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Se ja tiver uma mobo amd(b450/b550/x570) sim, agora se for montar placa mae + cpu novos, mais negocio tu ir no kit b560m (falam bem da pro4 no topico da intel) + 11400f, que vai ter desempenho praticamente igual com melhor CxB
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
to lendo até um deja vu aqui, conhecido meu tava na mesma situação que tu:
zen2 não dando conta de manter as memorias nem a 3000mhz, só segurava em 2400/2666 e teve que acionar a garantia. Acho que é a controladora de memoria dele morrendo. Só confere se o 2700 é garantido de rodar a qual frequencia pela amd, se abaixar disso pode acionar o RMA
Rapaz eu descobri o problema, é o vcore da cpu, na Biostar eu setava 1,0675V para 3750MHZ e ia de boa, já na Aorus essa voltagem não é da CPU e sim do encapsulamento, na CPU chegava bem menos, para ficar estável tem que setar ao menos 1,1V.
Peguei isso em um site gringo, alguém com um 1600 AF passando pelo mesmo problema, tanto que as memorias estão em 3400MHZ (16-16-16-35) e deixei a cpu em 3800MHZ com 1,125V no CPU vcore Mode. Uma semana de buscas pela solução, um reset no windows e alguns jogos, ficou o aprendizado.
Bom, depois de muito teste, finalizei o tunning do CPU (CO) e Memória:
Resultados
AIDA:
Zentimmings:
CPU:
-21 no CO e -7 nos Cores Bons.
CPU-Z - 6800 Multi - 672 Single
Cinebench 23
15523 Multi
1615 Single
Eu acho que cheguei bem perto do limite do "sample" da minha CPU/RAM/Placa mãe, estou feliz com os resultados, talvez no futuro, trocando a placa mãe ou com Bios nova de pra ir um pouco mais longe.
Ja testei o Prime95 por horas, ta estável.
Se alguém tiver alguma dica pra melhorar mais me avisem.
Observação: O PC instável mexendo no CO não dava problema no Prime 95, mas ele simplesmente reiniciava, achei estranho mas foi diminuir um pouco que melhorou.
No final da conferência da AMD pela Computex desse ano, a CEO da empresa, Lisa Su, apresentou novidades acerca do desenvolvimento de uma nova tecnologia
Esta tecnologia será produzida com processadores Ryzen de 7 nm baseados em Zen 3. Nada foi dito sobre EPYC.
Esses processadores iniciarão a produção no final do ano. Nenhum comentário sobre a disponibilidade, embora o primeiro trimestre de 2022 se encaixe na cadência regular da AMD.
Este chip V-Cache tem 64 MB de L3 adicional, sem penalidade escalonada na latência. O V-Cache é dividido em endereços com o L3 normal e pode ser desligado quando não estiver em uso. O V-Cache está no mesmo plano de potência do L3 normal.
O processador com V-Cache tem a mesma altura z dos produtos Zen 3 atuais - tanto o chip central quanto o V-Cache são reduzidos para ter uma altura z igual ao dado do IOD para uma integração perfeita
Como o V-Cache é construído sobre o cache L3 no CCX principal, ele não se posiciona sobre nenhum dos pontos de acesso criados pelos núcleos e, portanto, as considerações térmicas são menos problemáticas. O silício de suporte acima dos núcleos é projetado para ser termicamente eficiente.
O V-Cache é um único molde de 64 MB e é relativamente mais denso do que o L3 normal porque usa bibliotecas otimizadas para SRAM do processo de 7 nm da TSMC. A AMD sabe que a TSMC pode fazer múltiplos dies empilhados, no entanto, a AMD está falando apenas sobre Pilha alta neste momento que trará ao mercado.
Excelente notícia, ein. Nem li nada ainda mas era exatamente isso que eu tava esperando antes do AM4 morrer, para o último up.
Seja chamando isso de Warhol ou 5000XT ou qualquer outro sufixo, aguardo com ansiedade.
Excelente notícia, ein. Nem li nada ainda mas era exatamente isso que eu tava esperando antes do AM4 morrer, para o último up.
Seja chamando isso de Warhol ou 5000XT ou qualquer outro sufixo, aguardo com ansiedade.
Tava pensando em pegar o 5600x mas vou acabar encarando o 3700x. Assim no troco de placa mãe por enquanto, ai quando sair a nova geração já troco tudo de uma vez.
Pra empurrar uma 3070 em quadHD (165hz pra competitivo/60 pra tripleAAA) o 3700x se vira bem, né?
Tava pensando em pegar o 5600x mas vou acabar encarando o 3700x. Assim no troco de placa mãe por enquanto, ai quando sair a nova geração já troco tudo de uma vez.
Pra empurrar uma 3070 em quadHD (165hz pra competitivo/60 pra tripleAAA) o 3700x se vira bem, né?
Nossa que trabalheira, eu sei que cada um tem seus jeitos para fazer isso, mas eu sempre instalei por cima e nunca me ocorreu erro ou nada do tipo.
Mas se for analisar o certo e esse modo mesmo.