Quem é consumidor e entusiasta (digo que se atenta pra refrigeração de processador e essas coisas) eu ACHO que tem o dever de expor essas coisas porque é um serviço para a comunidade como um todo já que as fabricantes em especial a corsair fazem o desserviço em criar a mentalidade que é absoluto que é inviolável o reinado desses watercoolers e não é isso de jeito nenhum. Eles criam essa narrativa que watercooler é mais silencioso porque a ventoinha pode ficar em menor rotação, que é mais frio porque a área total de dissipação é maior do que a de um cooler só que o que eu vejo é que:
1. Talvez por ter uma bomba de baixa qualidade, um block ruim eles acabam compensando isso com exatamente o que eles 'dizem' não fazer: colocar uma ventoinha de alta rotação barulhenta. O H100i V2 é muito barulhento, MUITO mais que os watercoolers que já vi rodando.
2. A área de dissipação ser maior pode até ser que seja em um rad 360/420 ou daqueles mais espessos que esses cacos de 25mm. Mas eles estão usando esse mais finos com a história de que é por "compatibilidade" e aí eu não sei se é bem isso mesmo, não sei o quanto de área a mais (ou a menos) que tem em comparação aos aircoolers de calibre, de mesmo preço.
Com R$500 hoje aqui tu pode comprar um H100i V2 ou um NH-D15 sendo este último com certeza minha opção. A noctua acabou resolvendo essa questão de compatibilidade de memórias cortando uma série de aletas na parte inferior já de fábrica mesmo nenhum mod envolvido, vai fica um p*ta troço em cima da placa-mãe de fato e feio ao meu ver mas sabe-se lá quantas décadas vão durar aquelas ventoinhas robustas e no momento que estragar o usuário é completamente capaz de consertar o sistema de refrigeração simplesmente trocando a ventoinha, não precisa depender de sorte nenhuma pra ter garantia boa e te atenderem solucionando teu problema é ali na hora a um custo de uns 10% no máximo 20% do que tu pagou no cooler, sem frete pra lá e pra cá de garantia, espera, só trocar duas ou uma ventoinha. Em termos de compatibilidade com case esse NH-D15 é um dos mais altos que já vi, tem 165mm, a maioria dos cases ATX hoje seguram tranquilo, digo, quem vai pagar R$500 num cooler provavelmente vai estar com um case com mais de 165mm pro cooler. Meu corsair 400C acho ele muito compacto e vai até 170mm.