[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Sobre limitar, tentou ver se está disponível para ele na bios o eco mode? Geralmente tem perfil de 45W, 65W e 95W
Então, não fiz o teste; nem procurei saber se a opção eco ainda está lá, mas...

Regular o PBO pelo AMD CBS > FXR funciona corretamente. (@diefen tinha sugerido).
Fiz um teste e monitorei e realmente cumpre com o setado.

Ou seja, o PBO pode ser organizado pela BIOS sem problemas...

Só falta realmente o CO; por mim poderia até mesmo ter overclock do clock.

Agora irei começar os testes com PBO + CO -30 pra atingir a melhor otimização de temperatura e desempenho.

Pessoal, alguns testes do PBO e do CO no R7 5800X3D, aqui vamos chegar em algumas observações.

Antes de tudo, devemos lembrar que todos os testes são realizados com a memória ram em 4066Mhz e com 55ns de latência, ou seja; um dos melhores cenários de pontuação possível.

No teste a seguir vemos, no primeiro cenário, o R7 5800X3D em stock no CinebenchR20 sem nenhuma modificação que afete o processador:

1. Pontuação: 5668

h6qjazb.png

Repare que o CPU fica limitado pela temperatura de 90°C imposto pela AMD na arquitetura e ainda precisa reduz o clock para tal; vemos um PBO atingindo na prática um PPT 128/ EDC 133 e TDC 80.

Vamos agora para o melhor cenário de otimização com meta de até 75°C que coloquei como objetivo:

2. Pontuação: 5759

Ur0iPLQ.png

Aqui foi aplicado CO -30 e PBO com PPT 99/ EDC 100 e TDC 65.

A pontuação só não subiu bastante e ficou acima de 5750pts; assim como reduziu o consumo de forma significativa e a temperatura caiu quase 16°C, além de parar de realizar a redução de clock para manter a temperatura - mantendo sempre o clock boost máximo de forma constante.

É outro processador agora - lembrado que não estou dizendo que é a melhor configuração; foi apenas uma meta de 75° que coloquei para esse processador até esse momento.

Agora vamos para o cenário 3:

3. Pontuação: 5809

P7CrUxP.png

Eu seria mentiroso se dissesse que o cenário 2 é o melhor possível em relação a pontuação, então resolvi pegar o cenário em stock e apenas aplicar o CO com -30 em todos os núcleos no processador e o resultado não foi menos do que eu esperava: Não houve redução de temperatura, apesar de ter tido uma redução final na voltagem aplicada nos núcleos, no entanto; a diminuição de voltagem aumentou a capacidade de manter o clock boost limite do padrão do qual ele não era capaz sem o CO. O resultado? Um ganho de desempenho de quase 200pts no CinebenchR20. O Processador agora consegue manter quase o maior clock boost possível antes de reduzir a temperatura para se manter abaixo de 90°C.

4. Pontuação: 5821

Eu não estava feliz com o cenário 3 por causa da temperatura, então coloquei como objetivo o melhor desempenho possível com a melhor otimização de consumo em até 80°C:

azTAKFa.png

Apliquei novamente o CO-30 em todos os núcleos e fiz ajustes no PBO com PBO com PPT 107/ EDC 113 e TDC 70.

O resultado é uma redução de 10/11°C na temperatura em relação ao produto em stock; redução de consumo e maximização do desempenho para praticamente o limite do que esse processador é capaz de oferecer até o clock boost limite dele.

Temperatura final em 79°C.

Conclusão:

Os dois cenários mais interessantes são o cenário 2 e cenário 4, todavia... devemos lembrar que o objetivo final do produto é jogos e, portanto; a diferença de desempenho entre os dois cenários ficaria abaixo inclusive de uma margem de erro para tal. Dessa forma, vejo que o cenário 4 é mais como uma tentativa de encontrar o limite do desempenho do processador de uma forma utilizável e viável; e o segundo cenário como o melhor possível para uso do dia do usuário. Para jogos, a temperatura nunca irá ultrapassar as desses teste - ficando inclusive bem abaixo.

É possível colocar metas de temperatura como 70°C e provavelmente manter o processador ainda acima dos 5700pts - o que provavelmente é o cenário mais interessante; isso se traduziria em uma significativa redução de 20°C em relação ao stock, além de expressiva redução no consumo; ainda assim; seria capaz de manter um poder de desempenho final melhor que no cenário original. Para jogos ainda teria um desempenho bem semelhante, quase idêntico.

No fim, vejo espaço para aumento do Clock em Overclock - inclusive poderíamos ver pontuações ainda melhores com uma temperatura e consumo ainda controlado.

Utilizar esse processador em stock sem qualquer modificação é algo patético e não é culpa do usuário, não vejo inclusive motivo para a AMD entrega configurações de consumo e temperaturas tão ruim como aqui.
Claramente o R7 5800X3D e o R7 5800X não vem preparado para utilização sem que o usuário tenha que interferir. (É possível ver melhorias em todos os processadores, mas nesses é algo obrigatório).

Não vejo motivo para não poder utilizar CO nesses processadores. (Espero ver isso em BIOS logo mais para não continuar dependendo de um software).
O PBO já está disponível, mesmo que escondido dentro da BIOS.
A AMD deveria oferecer overclock nesse processador, mesmo que o potencial fosse inferior ao R7 5800X. (Existem rumores nesse sentido).

É isso aí.

Última edição:

ASUS anuncia suporte a UEFI BIOS e AGESA 1.2.0.7 para AMD Ryzen 7 5800X3D e novas CPUs AMD Ryzen 5000, 4000 Series para placas-mãe ASUS AM4 X570, B550, X470, B450, X370, B350, A520 e A320*​

Pessoal, alguns testes do PBO e do CO no R7 5800X3D, aqui vamos chegar em algumas observações.

Antes de tudo, devemos lembrar que todos os testes são realizados com a memória ram em 4066Mhz e com 55ns de latência, ou seja; um dos melhores cenários de pontuação possível.

No teste a seguir vemos, no primeiro cenário, o R7 5800X3D em stock no CinebenchR20 sem nenhuma modificação que afete o processador:

1. Pontuação: 5668

h6qjazb.png

Repare que o CPU fica limitado pela temperatura de 90°C imposto pela AMD na arquitetura e ainda precisa reduz o clock para tal; vemos um PBO atingindo na prática um PPT 128/ EDC 133 e TDC 80.

Vamos agora para o melhor cenário de otimização com meta de até 75°C que coloquei como objetivo:

2. Pontuação: 5759

Ur0iPLQ.png

Aqui foi aplicado CO -30 e PBO com PPT 99/ EDC 100 e TDC 65.

A pontuação só não subiu bastante e ficou acima de 5750pts; assim como reduziu o consumo de forma significativa e a temperatura caiu quase 16°C, além de parar de realizar a redução de clock para manter a temperatura - mantendo sempre o clock boost máximo de forma constante.

É outro processador agora - lembrado que não estou dizendo que é a melhor configuração; foi apenas uma meta de 75° que coloquei para esse processador até esse momento.

Agora vamos para o cenário 3:

3. Pontuação: 5809

P7CrUxP.png

Eu seria mentiroso se dissesse que o cenário 2 é o melhor possível em relação a pontuação, então resolvi pegar o cenário em stock e apenas aplicar o CO com -30 em todos os núcleos no processador e o resultado não foi menos do que eu esperava: Não houve redução de temperatura, apesar de ter tido uma redução final na voltagem aplicada nos núcleos, no entanto; a diminuição de voltagem aumentou a capacidade de manter o clock boost limite do padrão do qual ele não era capaz sem o CO. O resultado? Um ganho de desempenho de quase 200pts no CinebenchR20. O Processador agora consegue manter quase o maior clock boost possível antes de reduzir a temperatura para se manter abaixo de 90°C.

4. Pontuação: 5821

Eu não estava feliz com o cenário 3 por causa da temperatura, então coloquei como objetivo o melhor desempenho possível com a melhor otimização de consumo em até 80°C:

azTAKFa.png

Apliquei novamente o CO-30 em todos os núcleos e fiz ajustes no PBO com PBO com PPT 107/ EDC 113 e TDC 70.

O resultado é uma redução de 10/11°C na temperatura em relação ao produto em stock; redução de consumo e maximização do desempenho para praticamente o limite do que esse processador é capaz de oferecer até o clock boost limite dele.

Temperatura final em 79°C.

Conclusão:

Os dois cenários mais interessantes são o cenário 2 e cenário 4, todavia... devemos lembrar que o objetivo final do produto é jogos e, portanto; a diferença de desempenho entre os dois cenários ficaria abaixo inclusive de uma margem de erro para tal. Dessa forma, vejo que o cenário 4 é mais como uma tentativa de encontrar o limite do desempenho do processador de uma forma utilizável e viável; e o segundo cenário como o melhor possível para uso do dia do usuário. Para jogos, a temperatura nunca irá ultrapassar as desses teste.

É possível colocar metas de temperatura como 70°C e provavelmente manter o processador ainda acima dos 5700pts - o que provavelmente é o cenário mais interessante; isso se traduziria em uma significativa redução de 20°C em relação ao stock, além de expressiva redução no consumo; ainda assim; seria capaz de manter um poder de desempenho final melhor que no cenário original.

No fim, vejo espaço para aumento do Clock em Overclock - inclusive poderíamos ver pontuações ainda melhores com uma temperatura e consumo ainda controlado.

Utilizar esse processador em stock sem qualquer modificação é algo patético e não é culpa do usuário, não vejo inclusive motivo para a AMD entrega configurações de consumo e temperaturas tão ruim como aqui.
Claramente o R7 5800X3D e o R7 5800X não vem preparado para utilização sem que o usuário tenha que interferir. (É possível ver melhorias em todos os processadores, mas nesses é algo obrigatório).

Não vejo motivo para não poder utilizar CO nesses processadores. (Espero ver isso em BIOS logo mais para não continuar dependendo de um software).
O PBO já está disponível, mesmo que escondido dentro da BIOS.
A AMD deveria oferecer overclock nesse processador, mesmo que o potencial fosse inferior ao R7 5800X. (Existem rumores nesse sentido).

É isso aí.
Resultados interessantes.
Não seria legal testar esses 4 cenários em jogos, já que ele foi feito pra tal?

Troquei de placa mãe pra uma b550m TUF Wi-Fi plus II do Aliexpress.
Tô usando o perfil do @insanee420 e tá ótimo, acho q vou deixar assim mesmo

Já usava esse perfil na Steel Legend?
Eu testei vários perfis na steel legend e todos rodaram super de boa. Eu só troquei a placa mãe pq foi "barato" 650 em 12x e poderia montar um segundo Pc com o 3700x.
Comprei também 4 pentes 3600 B-Die CL14 no aliexpress. Recomendo.

Que baile ein, pelos outros reviews que eu vi ele passava o 12900k por pouco e apenas jogos específicos que tinha uma margem legal, mas nesse ele ganhou em praticamente todos e ganhos absurdos em alguns games...

Edit: Agora que eu vi que nesse vídeo ele ta comparando com o 12700k e não 12900k... Que burro

Resultados interessantes.
Não seria legal testar esses 4 cenários em jogos, já que ele foi feito pra tal?
Só não faço o teste porque demandaria tempo demais e pelo que já vi de alguns reviews a fora com situações assim... o que acontece é uma variação de 1/2 fps na mínima, media e máxima. Praticamente uma margem de erro onde é praticamente impossível notar diferença prática.

Seria uma comparação de 6 com 6,1.

Parando pra pensar, faz até sentido o resultado não mudar... Em todos esses cenários pra jogos; o clock boost de 4.5Ghz é alcançado uma vez que a temperatura nessa situação é bem tranquila; e como o forte do processador é literalmente a memória cache de quase 100MB e nisso não há nenhum impacto... os resultados ficam semelhantes.

Esse processador aplica 1.20/1.25v pra 4.5Ghz em stock - é voltagem de sobra.
Um CO-30 derruba pra 1.15/1.18v pra 4.5Ghz - Ainda é voltagem de sobra.
Aqui no meu processador, consegui manter estável até 1.0v pra 4.5Ghz - pena que o PBO é proporcional na voltagem fixa.

Por isso que acredito que esse processador tem espaço pra overclock no clock tranquilamente se o usuário tiver os acessórios ideais para o manter sobre condições operacionais.
Esse clock aplicado ainda é muito seguro e de baixa exigibilidade em voltagem.

A minha intenção aqui foi encontrar uma otimização pra ele em relação a temperatura e consumo; mas acredito que com as Configs correta, ele poderia chegar em 4.7Ghz/4.8Ghz em jogos...

Ainda existe a possibilidade da AMD liberar algo... e não duvido visto o histórico e o comportamento do processador até o momento.
Existe uma possibilidade até de ter ganho em desempenho ainda, isso porque ainda está acontecendo as otimizações de latência em cache e memória ram.

Última edição:
Pessoal, tenho um ryzen 5800x com uma Rtx 3080 e 32gb ram, uso para jogar em VR, que é pesado esta porcaria de vr, em uso de cpu e é o cão, e faço transmissão em lives de gameplay, com o VR com jogos pesados... seria interessante trocar para um 5900x e até qual valor seria interessante eu voltar a diferença ?

Vale apena trocar 5800x por um 5900x voltando 800 reais hoje neste cenario?

Última edição:
Pessoal, tenho um ryzen 5800x com uma Rtx 3080 e 32gb ram, uso para jogar em VR, que é pesado esta porcaria de vr, em uso de cpu e é o cão, e faço transmissão em lives de gameplay, com o VR com jogos pesados... seria interessante trocar para um 5900x e até qual valor seria interessante eu voltar a diferença ?

Segundo o @Frankalexandre que tinha um 5900X e pegou o 5800X3D e que também só joga VR, seria melhor pegar o 5800X3D.. Volte umas páginas e veja os relatos dele, ele também postou um vídeo do 5800X3D no VR e ele é mais estável, fps cai bem menos.

Segundo o @Frankalexandre que tinha um 5900X e pegou o 5800X3D e que também só joga VR, seria melhor pegar o 5800X3D.. Volte umas páginas e veja os relatos dele, ele também postou um vídeo do 5800X3D no VR e ele é mais estável, fps cai bem menos.
Irei procurar saber, muito obrigado

O 5900X não vai mudar muito a sua situação, melhor processador para simuladores/VR hoje é o 5800X3D, de longe, botei um aqui e melhorou bem o desempenho em todos os simuladores que testei no VR, em comparação ao 5600X que usava antes.

Galera, to pensando em pegar o 5800X3D a unica loja que sobrou foi a Terabyteshop, acabou na Kabum e na Pichau.

Só que pelo que andei lendo ele esquenta de mais mesmo em Stock, meu H80 não vai dar conta certo?

Minhas memorias não são lowprofile então teria que colocar um Walter Cooler de 360 né?

Galera, to pensando em pegar o 5800X3D a unica loja que sobrou foi a Terabyteshop, acabou na Kabum e na Pichau.

Só que pelo que andei lendo ele esquenta de mais mesmo em Stock, meu H80 não vai dar conta certo?

Minhas memorias não são lowprofile então teria que colocar um Walter Cooler de 360 né?

fa45a26d56ddbc14f313632d78a561fe8c8212cb568a6c11fdcb78830517e9b5_1.jpg

Um H80 não dá conta, se quiser continuar com AiO vai ter que pegar um 240/360 de qualidade.

Um dia meu 5800X3D chega (espero, deu muita zoera no meu pedido). Eu quero morrer pela língua ao pensar que vocês são exagerados pra porra falando que o CPU precisa de um fuckin' radiador de 360mm.
Pôxa, eu não jogo prime ou cinebench. Tampouco renderizo. Se em jogos ficar num temp abaixo de 65~70ºC já tá mais que bom pra mim.

Pessoal, vou fechar a compra do meu processador no Ali hoje, antes que mudem os preços com esse salto do dólar de hoje em relação a ontem. Queria a opinião técnica de vocês.
5800X: 1.5k
5700X: 1.4k
Ambos novos.

Olhando pela diferença pequena de R$ e desempenho, vale a pena o 5800X, porém minha mobo (na assinatura) é mais preparada e ficaria mais confortável com o 5700X, o mesmo pro meu Air cooler. No entanto, o 5800X tem desempenho ligeiramente superior e com os ajustes de potência, etc, rodará bem na mobo (como vários relatos aqui) e no meu Gammaxx 400 (como vi na net). Lembrando que eu só jogo e faço live. Porem, vou ficar com esse kit pelo menos uns 3 anos, ou seja, imagino que a vida útil seja melhor com o 5700X, já que a mobo vai sofrer menos pra rodar ele. No entanto, fazendo os ajustes, acredito que o 5800X vá se aproximar do 5700X em desempenho (rodarei o 5700X em stock), ou seja, ficarão praticamente empatados, não havendo essa diferenças de desempenho pro 5800X rodando em stock, correto?
Então, acham que a melhor pedida é o 5700X?

Aproveitando: R$1.300,00 no 3700X com 2,5 anos de uso e o cooler box, zerado, na caixa, é um preço justo a se pedir?

Obrigado.

É só olhar os testes das minhas postagens...
Nem meu WC de 360 deu conta de mantê-lo e evitar que ele chegasse em 90°C em um teste de benckmark, mas se você fazer a regulagem do PBO e ainda aplica CO negativo, normaliza muito a temperatura.
Em jogos que é o cenário mais tranquilo, não bate nem 70°C... e ajustado é sempre 65°C ou menos. (Sempre na casa de 50°C a 60°C aqui).

O processador precisa de regulagem na BIOS, assim como todos os demais praticamente; considero isso inevitável.

Depois disso, ele opera em condições térmicas bem aceitáveis.

Pessoal, vou fechar a compra do meu processador no Ali hoje, antes que mudem os preços com esse salto do dólar de hoje em relação a ontem. Queria a opinião técnica de vocês.
Ambos novos.

Olhando pela diferença pequena de R$ e desempenho, vale a pena o 5800X, porém minha mobo (na assinatura) é mais preparada e ficaria mais confortável com o 5700X, o mesmo pro meu Air cooler. No entanto, o 5800X tem desempenho ligeiramente superior e com os ajustes de potência, etc, rodará bem na mobo (como vários relatos aqui) e no meu Gammaxx 400 (como vi na net). Lembrando que eu só jogo e faço live. Porem, vou ficar com esse kit pelo menos uns 3 anos, ou seja, imagino que a vida útil seja melhor com o 5700X, já que a mobo vai sofrer menos pra rodar ele. No entanto, fazendo os ajustes, acredito que o 5800X vá se aproximar do 5700X em desempenho (rodarei o 5700X em stock), ou seja, ficarão praticamente empatados, não havendo essa diferenças de desempenho pro 5800X rodando em stock, correto?

Aproveitando: R$1.300,00 no 3700X com 2,5 anos de uso e o cooler box, zerado, na caixa, é um preço justo a se pedir?

Obrigado.
Eu pegaria o 5800X na SZCPU Store, pois todos os 5800X nessa loja estão vindo B2 desde o mês passado e a rev. B2 conserta os pontos falhos do 5800X original.
Como a diferença de preço é muito pequena, acho que compensa mais pegar o 5800X mesmo.

Ambos novos.

Obrigado.

Entre os dois, iria de 5800X. Apesar que os dois devem ter performance idêntica se tu igualar PPT/TDC/EDC.
Também cogitaria o 5800X3D. Com undervolt e ajustando o boost, sempre dá pra rodar. hehe

Um dia meu 5800X3D chega (espero, deu muita zoera no meu pedido). Eu quero morrer pela língua ao pensar que vocês são exagerados pra porra falando que o CPU precisa de um fuckin' radiador de 360mm.
Pôxa, eu não jogo prime ou cinebench. Tampouco renderizo. Se em jogos ficar num temp abaixo de 65~70ºC já tá mais que bom pra mim.
360 eu recomendaria pra um 12900k, mas um 240 pra esse 5800x3D pra mim é o mínimo (ou um air cooler top). Nem é pela potência usada, é pela densidade.

Alguém usa Ryzen 5 5600x/5600 na B450 PRO-VDH? No Kabum o 5600 tá saindo por R$ 1101,00 e gostaria de aproveitar pra upar meu Ryzen 5 1600. O problema é que na página da mobo só tem uma Bios beta. A bios finalizada só foi lançada para a PRO-VDH MAX. Dá certo fazer esse up?

ASDASFGGG.png

Eu pegaria o 5800X na SZCPU Store, pois todos os 5800X nessa loja estão vindo B2 desde o mês passado e a rev. B2 conserta os pontos falhos do 5800X original.
Como a diferença de preço é muito pequena, acho que compensa mais pegar o 5800X mesmo.
Duro que no SZCPU tá 1.6k+. Mas tenho medo mesmo de pegar um B0. Bom do 5700X que é tudo chip novo, "melhorado".

É só olhar os testes das minhas postagens...
Nem meu WC de 360 deu conta de mantê-lo e evitar que ele chegasse em 90°C em um teste de benckmark, mas se você fazer a regulagem do PBO e ainda aplica CO negativo, normaliza muito a temperatura.
Em jogos que é o cenário mais tranquilo, não bate nem 70°C... e ajustado é sempre 65°C ou menos. (Sempre na casa de 50°C a 60°C aqui).

O processador precisa de regulagem na BIOS, assim como todos os demais praticamente; considero isso inevitável.

Depois disso, ele opera em condições térmicas bem aceitáveis.
Se fica menos de 70ºc em jogos e whatever... Por mim poderia bater 1000ºc em bench. Não fico perdendo meu tempo em bench.
Acho que no meu 5900x, fiz bench duas vezes na vida, de resto só uso para trabalho e jogos, nem me ligo nisso. WC de 240 deve segurar de boa o 5800X3D para jogos.

Users who are viewing this thread

Voltar