Pessoal, alguns testes do PBO e do CO no R7 5800X3D, aqui vamos chegar em algumas observações.
Antes de tudo, devemos lembrar que todos os testes são realizados com a memória ram em 4066Mhz e com 55ns de latência, ou seja; um dos melhores cenários de pontuação possível.
No teste a seguir vemos, no primeiro cenário, o R7 5800X3D em stock no CinebenchR20 sem nenhuma modificação que afete o processador:
1. Pontuação:
5668
Repare que o CPU fica limitado pela temperatura de 90°C imposto pela AMD na arquitetura e ainda precisa reduz o clock para tal; vemos um PBO atingindo na prática um PPT 128/ EDC 133 e TDC 80.
Vamos agora para o melhor cenário de otimização com meta de até 75°C que coloquei como objetivo:
2. Pontuação:
5759
Aqui foi aplicado CO -30 e PBO com PPT 99/ EDC 100 e TDC 65.
A pontuação só não subiu bastante e ficou acima de 5750pts; assim como reduziu o consumo de forma significativa e a temperatura caiu quase 16°C, além de parar de realizar a redução de clock para manter a temperatura - mantendo sempre o clock boost máximo de forma constante.
É outro processador agora - lembrado que não estou dizendo que é a melhor configuração; foi apenas uma meta de 75° que coloquei para esse processador até esse momento.
Agora vamos para o cenário 3:
3. Pontuação:
5809
Eu seria mentiroso se dissesse que o cenário 2 é o melhor possível em relação a pontuação, então resolvi pegar o cenário em stock e apenas aplicar o CO com -30 em todos os núcleos no processador e o resultado não foi menos do que eu esperava: Não houve redução de temperatura, apesar de ter tido uma redução final na voltagem aplicada nos núcleos, no entanto; a diminuição de voltagem aumentou a capacidade de manter o clock boost limite do padrão do qual ele não era capaz sem o CO. O resultado? Um ganho de desempenho de quase 200pts no CinebenchR20. O Processador agora consegue manter quase o maior clock boost possível antes de reduzir a temperatura para se manter abaixo de 90°C.
4. Pontuação:
5821
Eu não estava feliz com o cenário 3 por causa da temperatura, então coloquei como objetivo o melhor desempenho possível com a melhor otimização de consumo em até 80°C:
Apliquei novamente o CO-30 em todos os núcleos e fiz ajustes no PBO com PBO com PPT 107/ EDC 113 e TDC 70.
O resultado é uma redução de 10/11°C na temperatura em relação ao produto em stock; redução de consumo e maximização do desempenho para praticamente o limite do que esse processador é capaz de oferecer até o clock boost limite dele.
Temperatura final em 79°C.
Conclusão:
Os dois cenários mais interessantes são o
cenário 2 e
cenário 4, todavia... devemos lembrar que o objetivo final do produto é jogos e, portanto; a diferença de desempenho entre os dois cenários ficaria abaixo inclusive de uma margem de erro para tal. Dessa forma, vejo que o cenário 4 é mais como uma tentativa de encontrar o limite do desempenho do processador de uma forma utilizável e viável; e o segundo cenário como o melhor possível para uso do dia do usuário. Para jogos, a temperatura nunca irá ultrapassar as desses teste.
É possível colocar metas de temperatura como 70°C e provavelmente manter o processador ainda acima dos 5700pts - o que provavelmente é o cenário mais interessante; isso se traduziria em uma significativa redução de 20°C em relação ao stock, além de expressiva redução no consumo; ainda assim; seria capaz de manter um poder de desempenho final melhor que no cenário original.
No fim, vejo espaço para aumento do Clock em Overclock - inclusive poderíamos ver pontuações ainda melhores com uma temperatura e consumo ainda controlado.
Utilizar esse processador em stock sem qualquer modificação é algo patético e não é culpa do usuário, não vejo inclusive motivo para a AMD entrega configurações de consumo e temperaturas tão ruim como aqui.
Claramente o R7 5800X3D e o R7 5800X não vem preparado para utilização sem que o usuário tenha que interferir. (É possível ver melhorias em todos os processadores, mas nesses é algo obrigatório).
Não vejo motivo para não poder utilizar CO nesses processadores. (Espero ver isso em BIOS logo mais para não continuar dependendo de um software).
O PBO já está disponível, mesmo que escondido dentro da BIOS.
A AMD deveria oferecer overclock nesse processador, mesmo que o potencial fosse inferior ao R7 5800X. (Existem rumores nesse sentido).
É isso aí.