[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Alto demais 1,25v não? Não sei qual o chip dele e não manjo tanto de OC de ram mas nas Micron E-die geralmente vejo na faixa de 1,1v pra SoC, no geral pouca gente vejo chegar em 1,2v, quanto mais passar disso, ainda mais em 3600mhz, e as vezes via chip X estabilizar em valores mais altos, e outros mais baixo, tem que ter paciência pra mexer em ram :haha:

Tem essas tabelinhas aqui, talvez dê uma ideia dos valores

Zen RAM OC Leaderboard

DRAM Speed

Usando de referência esse sheet, apenas 2 pessoas em 1,25v e com Samsung B-die em 4200mhz e 4267mhz

Imagina que delícia jogar com 48ns no X3D

Alguém tem Hynix CJR e ja tentou subir o clock?

To com 3800 estabilizado aqui com 1.45v
Mas queria descer para 3600 com 1.40mv em vista que não tem ganhos absolutos, então queria poupar um pouco da memória

Alguém tem Hynix CJR e ja tentou subir o clock?

To com 3800 estabilizado aqui com 1.45v
Mas queria descer para 3600 com 1.40mv em vista que não tem ganhos absolutos, então queria poupar um pouco da memória
Deve dar pra baixar as voltagens mas apenas chutando pelos resultados da tabela

zEDN4ic.png

SqMcDnM.png

5my3Cb3.png

"Terminando" de montar o PC, pedi um par de memorias da Hyperx Fury RGB na china, 2x8gb saiu R$ 450,00 bem mais em conta que aqui no Brasil.

Aí ja vou pedir o restante das peças e colocar o 5600x para funcionar.

Alto demais 1,25v não? Não sei qual o chip dele e não manjo tanto de OC de ram mas nas Micron E-die geralmente vejo na faixa de 1,1v pra SoC, no geral pouca gente vejo chegar em 1,2v, quanto mais passar disso, ainda mais em 3600mhz, e as vezes via chip X estabilizar em valores mais altos, e outros mais baixo, tem que ter paciência pra mexer em ram :haha:

Tem essas tabelinhas aqui, talvez dê uma ideia dos valores

Zen RAM OC Leaderboard

DRAM Speed

Usando de referência esse sheet, apenas 2 pessoas em 1,25v e com Samsung B-die em 4200mhz e 4267mhz

Boa, vou dar uma olhada nessas planilhas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

SOC é para controlador de memória, I/O controller e etc
Pode mudar de chip pra chip, já usei ram 3600MHz com um R5 3600 e eu tinha que colocar 1,21V de SOC, menos que isso ficava instável. Atualmente uso os mesmos 3600MHz com SOC em auto que usa 1,5V.. Até 1,25V é seguro usar no dia a dia. Antes de mexer no SOC atualize a bios.

Obrigado pelas dicas, vou atualizar a Bios e tentar novamente.

Deve dar pra baixar as voltagens mas apenas chutando pelos resultados da tabela

zEDN4ic.png

SqMcDnM.png

5my3Cb3.png
Tem uma tabela dessas pra Micron-e Die?? To rodando as minhas em 3800mhz 1,40v mas queria ver se consigo uns 4000mhz...

Muito obrigado mesmo!!
Vários setups diferentes mas talvez já ajuda pra dar uma base, apesar de que são coisas antigas e nem sei se tem algo mais atualizado ou melhor documentado, tenho essas tabelas e uns threads aleatórios salvos do tempo do 3700x ainda

Cheat Sheet: Memory Timings for Micron E-die (2x8GB Single Rank 3800MHz) for Ryzen 3000

OCing Micron E-Die -- A.K.A. Sub-timings matter a lot for Zen2.

Micron E-die OC Experience & Mega data sheet on Ryzen 3600 (3800 MHz)

E pra quem for fuçar acho que vale a pena ficar de olho e tentar mudar alguns subtimings específicos, talvez depois de pegar 3600/3800 CL16 valha mais a pena apertar os subtimings que subir mais a frequência (maior chance de instabilidade IF/IMC, maior SoC e DRAM Voltage), mas talvez o resultado varie de aplicação, apenas chutômetro meu também

YtDHh6R.png

RLK0DCV.png

Última edição:
Essas opções de CO tem pra série 3XXX tbm, ou só a partir da 5XXX?

Hoje pude fazer o esquema do Curve optimizer e surgiram algumas dúvidas. Depois que ele termina o teste é só dar o apply e reiniciar? O Ryzen Master precisa estar sempre aberto pra funcionar? Onde vejo essa questão desses valores que vi vocês comentando aqui, -15, -25, etc?

Hoje pude fazer o esquema do Curve optimizer e surgiram algumas dúvidas. Depois que ele termina o teste é só dar o apply e reiniciar? O Ryzen Master precisa estar sempre aberto pra funcionar? Onde vejo essa questão desses valores que vi vocês comentando aqui, -15, -25, etc?
Eu particularmente prefiro fazer tudo pela bios.. Você pode usar o Ryzen Master só para saber os valores, depois pega os valores e aplica na bios.

Ou eu sou muito azarado ou as pessoas que postam que colocaram o 5800x3d com -30 pbo não testaram a estabilidade direito. Comecei com -30 e tive vários reboots, já estou com -15 agora para ver se consigo estabilizar.

Ou eu sou muito azarado ou as pessoas que postam que colocaram o 5800x3d com -30 pbo não testaram a estabilidade direito. Comecei com -30 e tive vários reboots, já estou com -15 agora para ver se consigo estabilizar.
Isso é normal, não existe dois processadores iguais, é a conhecida loteria do silício.. Mas o certo é ir testando e não existe teste de 30 minutos, são horas e horas de benchmarks e dias jogando pra confirmar a estabilidade.

Isso é normal, não existe dois processadores iguais, é a conhecida loteria do silício.. Mas o certo é ir testando e não existe teste de 30 minutos, são horas e horas de benchmarks e dias jogando pra confirmar a estabilidade.
Sim, mas é muita diferença, de -30 e eu não consigo estabilizar jogando nem com -10? Só falta tentar -5 agora, mas já desisti, de tanto dar reboot estou até com medo. Deixei com ajustes default e joguei por 30 minutos agora sem dar reboot nenhum. Definitivamente o meu não gosta de nenhum pbo negativo. Pena pois a temperatura melhora demais.

Sim, mas é muita diferença, de -30 e eu não consigo estabilizar jogando nem com -10? Só falta tentar -5 agora, mas já desisti, de tanto dar reboot estou até com medo. Deixei com ajustes default e joguei por 30 minutos agora sem dar reboot nenhum. Definitivamente o meu não gosta de nenhum pbo negativo. Pena pois a temperatura melhora demais.
E normal a diferença, tem CPU que não aceita nada a menos

Eu aplico uma vez as configurações no Ryzen Master e já funciona, mesmo ligando e desligando fica lá.

O mais engraçado é que se eu pegar as configurações do Ryzen Master e aplicar diretamente na BIOS não fica a mesma coisa, agora porque não faço a mínima. Esses dias eu printei as configs, desinstalei o app, fui lá na Bios e setei tudo, aí quando eu fui fazer um teste no Cinebench o resultado deu muito inferior ao resultado feito via Ryzen Master. Aí reinstalei, apliquei as configurações e deixei.

o CO depende de muita coisa, a galera geralmente que ta conseguindo -30, provavelmente uma boa parte tá com boost override em +0mhz, quando você aumenta ele para +200mhz, já limita um pouco o offset negativo que se pode botar, ppt tdc edc talvez influencie também, aquele Auto CO do ryzen master é um bom exemplo, aqui com tudo setado manualmente PPT TDC EDC e boost + 200mhz, ele me deu valores bem condizentes na casa de -14, -16 -19 etc.. , per core.

Eu aplico uma vez as configurações no Ryzen Master e já funciona, mesmo ligando e desligando fica lá.

O mais engraçado é que se eu pegar as configurações do Ryzen Master e aplicar diretamente na BIOS não fica a mesma coisa, agora porque não faço a mínima. Esses dias eu printei as configs, desinstalei o app, fui lá na Bios e setei tudo, aí quando eu fui fazer um teste no Cinebench o resultado deu muito inferior ao resultado feito via Ryzen Master. Aí reinstalei, apliquei as configurações e deixei.
Entendi. Não tive tempo de fazer testes ainda. Vou deixar com essas configurações do Ryzen Master por enquanto e testar.
Outra dúvida. Mesmo com essas configurações automáticas do programa posso fazer over nas memórias pela BIOS?

Users who are viewing this thread

Voltar