[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Qual a vantagem de usar o PBO negativo ao invés de fazer undervolt como neste vídeo? Pelo que entendi fica na bios não precisando fazer toda hora do boot e deu uma diferença de 30 graus a menos no processador. Ele só mudou o CPU core ratio para 44.5 e o CPU core voltage override para 0.95. Fiquei animado agora.

Última edição:
Qual a vantagem de usar o PBO negativo ao invés de fazer undervolt como neste vídeo? Pelo que entendi fica na bios não precisando fazer toda hora do boot e deu uma diferença de 30 graus a menos no processador. Fiquei animado agora.

PBO é mais eficiente energeticamente falando, abaixa temperatura, consumo e ainda sobe o clock.. Com o 5800X por exemplo você consegue boost de até 5.0GHz com o processador frio usando o PBO. Para jogos boost mais alto é melhor. No caso do 5800X3D teria que fazer pelo programa que usaram nas paginas anteriores. Vcore fixo abaixa a temperatura mas tente a perder desempenho, principalmente em multicore.

PBO é mais eficiente energeticamente falando, abaixa temperatura, consumo e ainda sobe o clock.. Com o 5800X por exemplo você consegue boost de até 5.0GHz com o processador frio usando o PBO. Para jogos boost mais alto é melhor. No caso do 5800X3D teria que fazer pelo programa que usaram nas paginas anteriores. Vcore fixo abaixa a temperatura mas tente a perder desempenho, principalmente em multicore.
Entendi, vou dar pitaco nos comentários lá do vídeo do cara então....kkkk

Não consigo pensar no prime além de uma ferramenta pra testar estabilidade de clock all cores ou núcleos individuais. Se passa nele, passa em todo o resto.

O PPT é uma ótima ferramenta no algorítimo para ajustar o consumo máximo de acordo com o CPU de cada um, seja Air ou Watercooler. O pessoal parece que tem preguiça de mexer sei lá.
O meu cooler aguenta no máximo de 95w~105w, mais que isso teria que partir pro NHD15 ou watercooler de 360mm.
coloque as ventoinhas no máximo, esse desempenho melhor em reviews é por serem testes em bancada aberta com ar condicionado, o padrão recomendado pela Intel é com temperatura controlada em 24°C em testes, ou seja, o desempenho real é menor. Water Cooler retirar calor com maior eficiência e dá a impressão de que pode apertar o acelerador, o problema é que isso faz o consumo aumentar muito e a água evapora, mesmo que não se note vazamentos. Qualquer WC abaixo de 240mm não é recomendado para processadores com consumo até 100 watts, acima disso já é bom pegar um de 360mm e esse último é a recomendação geral, se vai gastar com WC não faz sentido ir nos modelos de 240mm para baixo, a menos que use gabinete muito apertado e não vá fazer overclock, sendo o WC a melhor opção, se couber.

meu AssassinIII somente melhorou quando deixei as ventoinhas no máximo, detalhe que tenho várias ventoinhas redirecionando o ar quente para que não fique preso em alguma região, ainda assim e em testes pesados, sinto o calor em partes do gabinete ao tocar a chapa metálica enquanto outras estão frias.

O NH-D15 certamente é desperdício de dinheiro, a menos que já tivesse comprado ele logo na primeira aquisição, não tem como fugir de WC de 360mm em overclock agressivo e roendo o processador no Prime.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fuma 2 pq achei que tava tendo thermal throttling com o gammax 400, mas depois dos testes que fiz a diferença em desempenho foi irrelevante em stock e só fez baixar as temperaturas um pouco (pra compensar o gasto $$, subi os limites do PBO pra deixar a CPU torrando de volta e um pouquinho mais rápida).
colocou as ventoinhas no máximo? Esses coolers a Ar não dão conta de tirar o calor tão rápido assim, mas se tivéssemos ainda apenas quatro núcleos e um processo com transístores mais robustos, daí você poderia fritar bastante. Porém, hoje em dia está difícil arriscar, então veja que os processadores com AVX1 e 2 são cada vez mais quentes, modelos mais atuais são mais densos, e exigem uma refrigeração bem agressiva, então, as ventoinhas devem estar sempre no máximo ou você irá danificar o processador aos poucos e uma hora ele dá tela azul ou rebuta.

a minha dica é colocar as ventoinhas sempre no máximo, independente da carga de trabalho, e também coloque algumas ventoinhas auxiliando o ar quente a ser movido na direção de saída, evitando acúmulo no gabinete. E, se puder, uma ventoinha jogando ar na direção do Fuma2, isso vai ajudar a fazer o ar quente a ser melhor direcionado e evita um pouco da dispersão.

Última edição:
5700X instalado na X370GT5 e funcionando numa boa :mr:
Agora preciso aprender a ajustar o PBO da minha placa-mãe. No "auto" o cpu atinge no máximo 3.7GHz em all cores, enquanto que no "motherboard" já pega 4.2GHz all cores. Não testei o manual (advanced na placa-mãe) ainda, nem sei o que devo ou não mexer, tô lendo alguns materiais e o outro tóco aqui do fórum tratando disso.
Ou talvez deixe assim mesmo, obtive 13545 pontos no Cinebench R23, o review dele aqui do adrena obteve 13596. No modo "auto" eu havia obtido apenas 12000 praticamente redondinhos.

Eu ainda não vi 1 teste que o PBO+CO com boost a 4.7-5.0 seja mais eficiente que stock ou até mesmo clock fixo
No máximo 5 fps nos games mesmo exigindo multitread

A eficiência energética ja é uma boa, já que dá para editar o plano de energia e deixar o clock sempre em 2.3-2.4ghz e 0.9 de tensão

Sim, meu 5900X fica em 80 graus no Cinebench, meu medo é o 5800x3d.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom, comprei, agora já foi. Comprei botando fé no -30 do PBO que o amigo postou....kkkk..... alguém quer comprar um 5900x? Qual um preço justo? Pensei em anunciar no ML por 1.700.
eita por esse preço eu pegava agora ja paguei R$2200 no ali tem 2 dias :haha:
tenho que ver onde fica esse PBO na minha mob
prime95 pra mim nunca foi parâmetro nas minhas plataformas anteriores dava tela azul rapidinho mesmo sem oc ou com o processador em 800mhz
teste e fazer o oc que hoje eu nei faço mais a vga e fraca

Última edição:
Eu ainda não vi 1 teste que o PBO+CO com boost a 4.7-5.0 seja mais eficiente que stock ou até mesmo clock fixo

A eficiência energética ja é uma boa, já que dá para editar o plano de energia e deixar o clock sempre em 2.3-2.4ghz e 0.9 de tensão
Stock:
Cinebench R20 Single: 618 pts - 4797.78MHz - 65 graus - 42 W
Cinebench R20 Multi: 5878 pts - 4477.94MHz - 76 graus - 144.5 W
CPU-Z Single: 650
CPU-Z Multi: 6650

PBO+CO:
Cinebench R20 Single: 625 pts - 4848.57MHz - 56 graus - 39.7 W
Cinebench R20 Multi: 5990 pts - 4548.67MHz - 65 graus - 122.8 W
CPU-Z Single: 656
CPU-Z Multi: 6815

Só de deixar clock fixo ou vcore fixo pra mexer no Windows não é eficiente
PBO+CO: 4,7GHz com 0.9v no Windows, quando bate 1.1v é muito
hcHEGDd.png

Stock:
Cinebench R20 Single: 618 pts - 4797.78MHz - 65 graus - 42 W
Cinebench R20 Multi: 5878 pts - 4477.94MHz - 76 graus - 144.5 W
CPU-Z Single: 650
CPU-Z Multi: 6650

PBO+CO:
Cinebench R20 Single: 625 pts - 4848.57MHz - 56 graus - 39.7 W
Cinebench R20 Multi: 5990 pts - 4548.67MHz - 65 graus - 122.8 W
CPU-Z Single: 656
CPU-Z Multi: 6815

Só de deixar clock fixo ou vcore fixo pra mexer no Windows não é eficiente
PBO+CO: 4,7GHz com 0.9v no Windows, quando bate 1.1v é muito
hcHEGDd.png
Pelo hwinfo todas as tensões atingem acima de 1.4 no 5600x
Mesmo com -25 e +100 no override, por isso fico com bastante receio de usar em vista que a aplicação exija somente 1 core, essa tensão não me parece safe
Em jogos, todos os testes que vi na internet não teve ganhos

Quanto você deixou no pbo scalar, 1x ou 10x

Esses menos 20w que tá dando no pbo+co não entram na minha cabeça, pois se as tensões pra subir o boost são maiores, teoricamente o consumo também teria que ser

Ou eu tô fazendo algo de errado na steel legends

Não dá pra comparar CPUs diferentes, o 5800x é um CPU terrível em stock que dá pra reduzir muito o PPT/TDC/EDC e manter a performance tranquilo, o 5600x não, assim como jogar os limites do 5600x lá pra pqp vai perder toda a eficiência do CPU stock, o 5800x é a ovelha negra dos Ryzen na configuração stock, extremamente ineficiente em perf/watt

E notar também que quando alguém fala PBO não é necessariamente aumentar o PBO, ele deve ter setado PBO manual com limite ali próximo de 125w, que é abaixo dos 142w padrão, e na minha opinião o 5800x deveria ter vindo algo próximo disso, na faixa de 120w, essa potência extra é só pra jogar as temps na pqp a troco de 2%~ de performance multi-core, tenho certeza que as pessoas percebem muito mais uma diferença de 10c nas temps do que 2% no multi-core

dBUY3aQ.png
5TZ7WKi.png

5600x é super eficiente stock, 5800x super ineficiente em stock (muito bom reduzir o PPT/TDC/EDC), usar o boost override (clock mais alto) provavelmente precisa de voltagem mais alta pra chegar no clock, o esforço que se faz pra ir de 4,7ghz pra 4,8ghz é MUITO maior que o esforço pra ir de 3ghz pra 4ghz por exemplo, perde completamente a eficiência ficar socando tudo lá em cima se o intuito é eficiência, se não tem essa preocupação com power draw/temp aí beleza, mas mesmo assim pra ver a diferença é só fazendo benchmark ou casos extremos, mesmo se conseguir -30 CO e +200 boost acho difícil alguém ver a diferença no single

Última edição:
Não dá pra comparar CPUs diferentes, o 5800x é um CPU terrível em stock que dá pra reduzir muito o PPT/TDC/EDC e manter a performance tranquilo, o 5600x não, assim como jogar os limites do 5600x lá pra pqp vai perder toda a eficiência do CPU stock, o 5800x é a ovelha negra dos Ryzen na configuração stock, extremamente ineficiente em perf/watt
Queria achar um meio termo, que desse para subir um pouco o boost do single mas sem perder a eficiência

Porém é muito difícil deixar o cpu estrapolar a tensão recomendada

Queria achar um meio termo, que desse para subir um pouco o boost do single mas sem perder a eficiência

Porém é muito difícil deixar o cpu estrapolar a tensão recomendada
Acho que não tem solução mesmo, 4,65ghz vai tranquilo com 1,25-1,3v no máximo, passou disso as tensões vão lá pra pqp mesmo e consequentemente já era a eficiência, mas imagino que em jogos e single-core não faça tanta diferença de consumo/temperatura nem em desempenho, os outros CPUs 5800x/5900x/5950x chegam a 1,5v pra >4,85ghz, meu 3700x chegava a 1,5v stock também mas o clock era 4,4ghz acho, não vejo problema já que é o comportamento normal/esperado

Mas de qualquer forma, no 5600x (e nos outros Ryzen 5000) nada vai dar um ganho significativo de desempenho single-core, assim como nada vai melhorar consideravelmente a eficiência, é algo mínimo visto que ele já é bem eficiente

Acho que não tem solução mesmo, 4,65ghz vai tranquilo com 1,25-1,3v no máximo, passou disso as tensões vão lá pra pqp mesmo e consequentemente já era a eficiência, mas imagino que em jogos e single-core não faça tanta diferença de consumo/temperatura nem em desempenho, os outros CPUs 5800x/5900x/5950x chegam a 1,5v pra >4,85ghz, meu 3700x chegava a 1,5v stock também mas o clock era 4,4ghz acho, não vejo problema já que é o comportamento normal/esperado

Mas de qualquer forma, no 5600x (e nos outros Ryzen 5000) nada vai dar um ganho significativo de desempenho single-core, assim como nada vai melhorar consideravelmente a eficiência, é algo mínimo visto que ele já é bem eficiente
Sim
Única maneira de fazer um undervolt eficiente foi reduzir o clock para 4.4 com 1.1mv ou 4.5 com 1.15
So tenho que testar para ver quanto fica o consumo full load

Acredito que sim, amigo, o @GamesBrs disse que está pra receber um 5800X3D também e pelo o que entendi ele vai fazer testes num AIO, dependendo dos resultados devo pensar em pegar um AIO também 😁
O meu deve chegar amanhã pelo que estou acompanhando, em seguida já irei tirar as fotos para vocês, testar undervolting, CO, PBO, Cinebench, Jogos...
Dá meu veredito do produto e dos resultados em relação a otimização do CPU (Desempenho e Temperatura).

Provavelmente terei alguns ganhos consideráveis já que vou combar com uma RX 6800XT.

Pelo hwinfo todas as tensões atingem acima de 1.4 no 5600x
Mesmo com -25 e +100 no override, por isso fico com bastante receio de usar em vista que a aplicação exija somente 1 core, essa tensão não me parece safe
Em jogos, todos os testes que vi na internet não teve ganhos

Quanto você deixou no pbo scalar, 1x ou 10x

Esses menos 20w que tá dando no pbo+co não entram na minha cabeça, pois se as tensões pra subir o boost são maiores, teoricamente o consumo também teria que ser

Ou eu tô fazendo algo de errado na steel legends
Usei somente isso:
PPT: 120
TDC: 85
EDC: 130
Curve Optimizer: -20 All Core

Esses números achei em um vídeo no yt, totalmente aleatório, nem refinei ou algo do tipo.. Refinar melhoraria bem mais só que não tenho paciência pra isso e esses resultados estão bons ao meu ver.. Lembrando que meu Ryzen é B2, esquenta menos, consome menos, clocks mais estáveis e sobe mais no OC comparado aos B0.

O resto está tudo em stock/auto, inclusive o scalar

o padrão é 3.5~3.6 com 0.9v de tensão.
A diferença entre 2.3ghz e 3.6 com 0.9v é de 5w em média. Já fiz o teste.

5900X tem os mesmos números e 2 núcleos a mais e esquenta menos.

Porque ele precisa derrubar muito mais a tensão pra manter os 12 cores dentro do limite dos 142W.
Se tu colocar os dois em full load, vai ver que o Vcore no 5800X é consideravelmente maior. O 5950X é mais frio ainda mesmo tendo 16 núcleos.

Esse RyzenMaster deve querer fritar meu chip, só pode. Ontem instalei ele pra dar uma olhada nas opções que o software dava, selecionei o profile de Auto OC e mandei testar. Isso catapultou a temperatura do meu CPU pra 95c e eu nem sei como, durou apenas alguns segundos antes de eu me assustar com isso e finalizar o teste.

Esse RyzenMaster deve querer fritar meu chip, só pode. Ontem instalei ele pra dar uma olhada nas opções que o software dava, selecionei o profile de Auto OC e mandei testar. Isso catapultou a temperatura do meu CPU pra 95c e eu nem sei como, durou apenas alguns segundos antes de eu me assustar com isso e finalizar o teste.

Deixa em default e coloca pra otimizar só o CO

Pensando seriamente em abrir o windows algum dia pra testar essa função nova do ryzen master

colocou as ventoinhas no máximo? Esses coolers a Ar não dão conta de tirar o calor tão rápido assim, mas se tivéssemos ainda apenas quatro núcleos e um processo com transístores mais robustos, daí você poderia fritar bastante. Porém, hoje em dia está difícil arriscar, então veja que os processadores com AVX1 e 2 são cada vez mais quentes, modelos mais atuais são mais densos, e exigem uma refrigeração bem agressiva, então, as ventoinhas devem estar sempre no máximo ou você irá danificar o processador aos poucos e uma hora ele dá tela azul ou rebuta.

a minha dica é colocar as ventoinhas sempre no máximo, independente da carga de trabalho, e também coloque algumas ventoinhas auxiliando o ar quente a ser movido na direção de saída, evitando acúmulo no gabinete. E, se puder, uma ventoinha jogando ar na direção do Fuma2, isso vai ajudar a fazer o ar quente a ser melhor direcionado e evita um pouco da dispersão.
A própria mobo controla a velocidade, e a própria CPU controla suas temperaturas via thermal throttling, então não há risco de ser danificado aos poucos.

Esse lance do Undervolt , não seria melhor usar um off set negativo no vcore ate achar o limite do chip como um todo e depois usar o pbo mais CO em cada nucleo pra equalizar bem a distribuição de voltagem e calor em cada nucleo ?
Assim todos os nucleos partiriam de um CO igual a 0 e os melhores nucleos iriam recebendo valores negativos . quem sabe ate um nucleo mais deficiente pudesse receber um valor positivo pra conseguir acompanhar os outros nucleos em frequencia mais alta .

5700X instalado na X370GT5 e funcionando numa boa :mr:
Agora preciso aprender a ajustar o PBO da minha placa-mãe. No "auto" o cpu atinge no máximo 3.7GHz em all cores, enquanto que no "motherboard" já pega 4.2GHz all cores. Não testei o manual (advanced na placa-mãe) ainda, nem sei o que devo ou não mexer, tô lendo alguns materiais e o outro tóco aqui do fórum tratando disso.
Ou talvez deixe assim mesmo, obtive 13545 pontos no Cinebench R23, o review dele aqui do adrena obteve 13596. No modo "auto" eu havia obtido apenas 12000 praticamente redondinhos.

Eu ainda estou esperando a Biostar liberar o BIOS compatível com os Ryzen 5000 para a minha B350GT3. Estou pensando em migrar do R7 1700 para o R5 5600 sem X/G.

Atualizei a Bios da Asus B550-E e apareceu um novo ajuste no PBO, praticamente resolveu as altas temperaturas, antes chegava a bater 80c no BF2042, agora não chega a 60c com as fans em 1200rpm.

CO -30 all cores e -250mhz no boost.

20220428-190713-1.jpg

Atualizei a Bios da Asus B550-E e apareceu um novo ajuste no PBO, praticamente resolveu as altas temperaturas, antes chegava a bater 80c no BF2042, agora não chega a 60c com as fans em 1200rpm.

CO -30 all cores e -250mhz no boost.
Mas qual seria o ajuste novo? Chutando eu diria que é a redução no boost porque não tenho essa opção aqui mas tenho uma mobo diferente, é algo que eu queria experimentar antes mas não tinha como, no fim acabou que as temps do 5800x ficaram bem tranquilas aqui, imagino que em 4,6ghz fique na faixa de 1,25-1,3v como é no 5600x?

EDIT: Agora que vi o setup, realmente 80c parece bem alto, com um Galahad 360mm + 3x T30 acho difícil melhorar na parte da refrigeração

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar