[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

A diferença foi de 50% em VR nos jogos que citei.
Se foi de 50% e VR é sensível a quedas de FPS, então compensa trocar. Ai vende seu 5900X, abate no preço do 5800X3D e investe em um sistema de refrigeração bom caso ainda não tenha.
 
TDP dele é de 105W e isso está relacionado ao clock base/temperatura, quando ele sai do clock base e da boost esse TDP é ultrapassado, com isso a temperatura sobe.. E processador quente demais nunca é bom pois você perde desempenho, quanto maior a temperatura menor será o clock. Se um processador em 60 graus pega 4.6GHz, em 90 graus ele pegaria 4.2GHz por exemplo
No caso o PPT seria o consumo máximo? Se sim, em questão de aquecer o quarto, isso seria o que faria diferença, não a temperatura que o processador está em si?

A parte do clock é realmente assim para processadores no geral ou algo do 5800x3d? Pelo que eu via nos reviews de processadores, o clock era bem mais ligado ao consumo do que na temperatura em si.
 
Se foi de 50% e VR é sensível a quedas de FPS, então compensa trocar. Ai vende seu 5900X, abate no preço do 5800X3D e investe em um sistema de refrigeração bom caso ainda não tenha.
Tenho um Noctua NH-D15, mas ainda estou com receio. Não faço benchmarks nem testes de stress, mas estou procurando algum review sobre como ficam as temperaturas nesses simuladores.
 
No caso o PPT seria o consumo máximo? Se sim, em questão de aquecer o quarto, isso seria o que faria diferença, não a temperatura que o processador está em si?

A parte do clock é realmente assim para processadores no geral ou algo do 5800x3d? Pelo que eu via nos reviews de processadores, o clock era bem mais ligado ao consumo do que na temperatura em si.
PPT é a potência máxima que o socket pode oferecer, no AM4 é 142W para processadores com TDP de 105W e 88W para processadores de 65W

Sobre as temperaturas é geral para qualquer processador, tanto AMD quanto Intel. Geralmente em reviews de processadores se usa air cooler/water cooler bons, por isso a temperatura nunca será um problema.
Mais clock = maior consumo = maior temperatura, se você não tiver um sistema de refrigeração para segurar a temperatura o clock vai cair, isso é uma proteção do próprio processador
Pegue como exemplo os Core i9, batem mais de 5.0GHz mas o consumo passa de 200W e bate 99 graus fácil, quando bate 99 graus o PC desliga sozinho.
 
Tenho um Noctua NH-D15, mas ainda estou com receio. Não faço benchmarks nem testes de stress, mas estou procurando algum review sobre como ficam as temperaturas nesses simuladores.

Não sei onde você mora, mas aqui (moro em SP capital) meu 5900X (foi pro RMA porque estava causando erro fatal em jogos) mesmo com a pasta ainda na cura (MX 4) o NH-D15 segurou bem o processador mesmo no verão bravo de março. Nos meus testes do Cine R23 e Aida64 não passou de 85ºC.
 
Não sei onde você mora, mas aqui (moro em SP capital) meu 5900X (foi pro RMA porque estava causando erro fatal em jogos) mesmo com a pasta ainda na cura (MX 4) o NH-D15 segurou bem o processador mesmo no verão bravo de março. Nos meus testes do Cine R23 e Aida64 não passou de 85ºC.
Sim, meu 5900X fica em 80 graus no Cinebench, meu medo é o 5800x3d.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom, comprei, agora já foi. Comprei botando fé no -30 do PBO que o amigo postou....kkkk..... alguém quer comprar um 5900x? Qual um preço justo? Pensei em anunciar no ML por 1.700.
 
Sim, meu 5900X fica em 80 graus no Cinebench, meu medo é o 5800x3d.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom, comprei, agora já foi. Comprei botando fé no -30 do PBO que o amigo postou....kkkk..... alguém quer comprar um 5900x? Qual um preço justo? Pensei em anunciar no ML por 1.700.

Então digamos que seja uns 10% a mais na temperatura em cpu stress test ainda ficaria abaixo de 90ºC. E outra, o 5800X3D é para jogos e aqui a temperatura sempre ficará mais baixa do que qualquer stress test. Eu não me preocuparia de forma alguma.
 
Faltando tensão, tenta subir de pouco a pouco, de 1,25 para 1,27 e testa, congelou testa com 1,29 e assim vai até parar que congelar
Consegui com 1.28, não congelou no small ftt. Outra coisa que eu achei estranho que durante esse teste ele só boosta até 3.8ghz, será por conta do PBO desativado? Durante o Cinebench R20 ele passa dos 4.1-4.2ghz tranquilamente. É normal? Ou eu to fazendo algo de errado? Eu já vi ele subindo a 4.65ghz porem em jogos.
 
Outra coisa que eu achei estranho que durante esse teste ele só boosta até 3.8ghz, será por conta do PBO desativado? Durante o Cinebench R20 ele passa dos 4.1-4.2ghz tranquilamente. É normal? Ou eu to fazendo algo de errado? Eu já vi ele subindo a 4.65ghz porem em jogos.
É assim mesmo, all-core sempre é abaixo do boost máximo, a não ser que esteja com OC fixo ou PBO e ainda assim depende do workload e CPU o comportamento exato do CPU, isso varia de acordo com o teste, exemplo: meu 5800x a 95w no CPU-Z stress fica em 4500mhz e 1,19v, já no R20 fica em 4200mhz e 1,09v

No geral minha recomendação é: pra quem usa o PC pra jogos, tente testar mais em jogos ao invés de benchs sintéticos, porque nem sempre é algo que representa as condições de uso real de cada um, e em jogos tacar o PBO lá em cima não vai fazer nada ou quase nada também mesmo que ganhe 10% de multi-core num bench
 
Última edição:
Consegui com 1.28, não congelou no small ftt. Outra coisa que eu achei estranho que durante esse teste ele só boosta até 3.8ghz, será por conta do PBO desativado? Durante o Cinebench R20 ele passa dos 4.1-4.2ghz tranquilamente. É normal? Ou eu to fazendo algo de errado? Eu já vi ele subindo a 4.65ghz porem em jogos.
Provavelmente tá batendo limite de energia.
Lembrando que o Prime nessa config usa e abusa de AVX2, que consome bem mais energia que o normal visto em jogos, então os clocks acabam caindo pra se manter no limite.
 
É assim mesmo, all-core sempre é abaixo do boost máximo, a não ser que esteja com OC fixo ou PBO e ainda assim depende do workload e CPU o comportamento exato do CPU, isso varia de acordo com o teste, exemplo: meu 5800x a 95w no CPU-Z stress fica em 4500mhz e 1,19v, já no R20 fica em 4200mhz e 1,09v
Entendi. Durante o R23 ele vira na casa dos 4.2ghz (que é o boost dele né?) e durante o cpuz 4.4ghz. Uma ultima duvida durante o teste (small ftt) o "Power Reporting Deviation" está na casa dos 108% é isso mesmo? sem nenhuma carga ele já sobe um pouco alem disso
 
Entendi. Durante o R23 ele vira na casa dos 4.2ghz (que é o boost dele né?) e durante o cpuz 4.4ghz. Uma ultima duvida durante o teste (small ftt) o "Power Reporting Deviation" está na casa dos 108% é isso mesmo? sem nenhuma carga ele já sobe um pouco alem disso
Eu creio que o seu cpu está atingindo limite de consumo padrão da bios 76w (acho) e por isso não está no clock máximo durante o benchmark.
 
Eu creio que o seu cpu está atingindo limite de consumo padrão da bios 76w (acho) e por isso não está no clock máximo durante o benchmark.
Sim, durante o teste ele fica em 100% de 76w o PPT. Mais de toda forma eu só jogo no pc, se durante o bench não congelou, bem improvável de congelar durante os jogos. Valeu povo, consegui estabilizar tudo. Vocês são brabos e desculpe as noobices. Valeu demais pela ajuda.
 
Só umas provocações, pelo que li nas últimas duas páginas:
1- Se um determinado CPU em prime small fft pegar 90 graus, automaticamente o CPU não vale a pena na opinião dos colegas de fórum?
2- Partindo de um "sim", há muitos CPUs QUE NÃO ATINGEM 90°C neste teste ao utilizar coolers mais casuais?
3- Por que o prime parece ter voltado a ser (se é que deixou de ser) um parâmetro de definição para estabelecer que um determinado CPU "frita"? Ainda mais que isso não parece refletir o caso de uso de 99% das pessoas? Não estaríamos procurando chifre em cabeça de cavalo?

Lembrando que não estou questionando testes de OC para checar estabilidade.
 
Última edição:
Só umas provocações, pelo que li nas últimas duas páginas:
1- Se um determinado CPU em prime small fft pegar 90 graus, automaticamente o CPU não vale a pena na opinião dos colegas de fórum?
2- Partindo de um "sim", há muitos CPUs QUE NÃO ATINGEM 90°C neste teste ao utilizar coolers mais casuais?
3- Por que o prime parece ter voltado (se é que deixou de ser) o seu parâmetro de definição para estabelecer que um determinado CPU "frita"? Ainda mais que isso não parece refletir o caso de uso de 99% das pessoas? Não estaríamos procurando chifre em cabeça de cavalo?

Lembrando que não estou questionando testes de OC para checar estabilidade.
Não consigo pensar no prime além de uma ferramenta pra testar estabilidade de clock all cores ou núcleos individuais. Se passa nele, passa em todo o resto.

O PPT é uma ótima ferramenta no algorítimo para ajustar o consumo máximo de acordo com o CPU de cada um, seja Air ou Watercooler. O pessoal parece que tem preguiça de mexer sei lá.
O meu cooler aguenta no máximo de 95w~105w, mais que isso teria que partir pro NHD15 ou watercooler de 360mm.
 
O meu cooler aguenta no máximo de 95w~105w, mais que isso teria que partir pro NHD15 ou watercooler de 360mm.
O que por sinal, é algo um pouco questionável a parte de determinados fabricantes definirem que um cooler X aguenta Yw de dissipação.
Embora no seu caso específico eu saiba que você tá falando do seu 5800X especificamente, os fabricantes são meio cachorros. E a explicação é que resfriar 100w de um 5800X com certeza é bem diferente de resfriar os mesmos 100w em um i5 2500k.

E já falando do seu caso específico, você acha mesmo que o NHD15 é tão superior assim ao Fuma 2? Porque da última vez que li reviews, não era uma diferença tão significativa assim.
 
NHD15 é tão superior assim ao Fuma 2
O detalhe do fuma 2 é que as fans originais são super silenciosas e com rotação bem inferior ao do noctua. Dá pra substituir claro, mas mesmo assim a massa para dissipação ainda é menor.

Com ruído normalizado em 35db a diferença entre eles é de 1 grau em média. Sem a normalização do ruído, a diferença chega até 5 graus.

Ainda assim considero que foi a escolha certa de cooler pra mim.
 
Só umas provocações, pelo que li nas últimas duas páginas:
1- Se um determinado CPU em prime small fft pegar 90 graus, automaticamente o CPU não vale a pena na opinião dos colegas de fórum?
2- Partindo de um "sim", há muitos CPUs QUE NÃO ATINGEM 90°C neste teste ao utilizar coolers mais casuais?
3- Por que o prime parece ter voltado a ser (se é que deixou de ser) um parâmetro de definição para estabelecer que um determinado CPU "frita"? Ainda mais que isso não parece refletir o caso de uso de 99% das pessoas? Não estaríamos procurando chifre em cabeça de cavalo?

Lembrando que não estou questionando testes de OC para checar estabilidade.

1-Na minha opinião, desde que a CPU esteja operando dentro dos padrões que o fabricante estabelece como "seguros", ta ótimo. Se eu tivesse com um 5800X aqui trabalhando a 88c em carga de trabalho máxima, não daria a mínima pra isso porque a temperatura está dentro do que foi feito pra suportar e é o normal desta CPU. Se estivesse batendo 88c e o normal fosse 65c por exemplo, aí teria algo errado, talvez ja refrigeração subdimensionada (cooler fraco, temperatura ambiente, etc) ou até mesmo no contato do cpu com o ihs (como ocorria com a pasta térmica do IHS dos Intel Core, que perdiam eficiência e a temperatura aumentava), apesar de que a AMD usa solda que eu me lembre.
2- O que você diz ser cooler casual seriam os famigerados Gammaxx 400? Se sim, boa parte dos CPUs mid-range eu acho, mas posso estar errado. Meu R7 1700 (que está prestes a se aposentar para dar lugar ao 5700X) não chega nem perto dos 70c, utilizo um Gammaxx GTE V2 Black.
3- ACHO que a ideia de usarem o Prime seja a de expor a CPU no pior cenário possível na ideia de que "se não falhar aqui, não falha em nada mais".
 
1- Se um determinado CPU em prime small fft pegar 90 graus, automaticamente o CPU não vale a pena na opinião dos colegas de fórum?
Na minha cabeça CPU é pra ser usada até o limite. Em CPUs de notebooks é normal elas ficarem sempre beirando os 90~100º em carga que é pra tentar manter o maior clock possível, não tem pra que deixar em temperaturas menores se o clock vai cair também, seria desperdício (isso ignorando o consumo de energia, claro).

Agora se vc tiver um sistema de cooling que dê pra segurar isso tranquilo, a ponto que seu problema seja energia ou alguma outra coisa, parabéns, 1 problema a menos.

3- Por que o prime parece ter voltado (se é que deixou de ser) o seu parâmetro de definição para estabelecer que um determinado CPU "frita"? Ainda mais que isso não parece refletir o caso de uso de 99% das pessoas? Não estaríamos procurando chifre em cabeça de cavalo?
Pq ele faz caso extremo da CPU, a CPU só não irá fritar com ele em duas opções:
- Não tem TDP alto o suficiente pra sequer atingir temperaturas altas (e isso pode acabar implicando em uma CPU de menor desempenho, mas nada impede que uma CPU mega eficiente obtenha resultados bons sem fritar).
- O sistema de resfriamento é excelente.

Pra quem só joga o prime é um caso bom pra testar estabilidade de OC, fora isso eu diria que é desnecessário mesmo. Agora se vc faz uso mais intensivo da CPU com outras tarefas, aí ele pode ser um parâmetro fácil pra saber se seu sistema de cooling deixa a CPU em uma temperatura confortável pra vc.

Eu sou do time que pode deixar a CPU fritar a 100º sem problemas, estando dentro dos limites da fabricante e atingindo o desempenho esperado eu é que não vou gastar mais pra mudar isso a troco de nada.
 
1-Na minha opinião, desde que a CPU esteja operando dentro dos padrões que o fabricante estabelece como "seguros", ta ótimo. Se eu tivesse com um 5800X aqui trabalhando a 88c em carga de trabalho máxima, não daria a mínima pra isso porque a temperatura está dentro do que foi feito pra suportar e é o normal desta CPU. Se estivesse batendo 88c e o normal fosse 65c por exemplo, aí teria algo errado, talvez ja refrigeração subdimensionada ou até mesmo no contato do cpu com o ihs (como ocorria com a pasta térmica do IHS dos Intel Core, que perdiam eficiência e a temperatura aumentava).
2- O que você diz ser cooler casual seriam os famigerados Gammaxx 400? Se sim, boa parte dos CPUs mid-range eu acho, mas posso estar errado.
3- ACHO que a ideia de usarem o Prime seja a de expor a CPU no pior cenário possível na ideia de que "se não falhar aqui, não falha em nada mais".
1- Concordo, mas quem que definiu que o prime é o caminho pra chegar nessa carga de trabalho? Quem que define o que é uma "carga de trabalho máxima"? Será que uso em render via CPU por 1 hora é equivalente a 1 hora de prime?
2- Gammax 400 é um bom exemplo. Me pergunto como ele sai num prime ao utilizar um 5600X.
3- Puxando da indagação do ponto "1", quem que define o que é o "pior cenário possível"? Baseado em quê? Pra uso stock, utilizar prime como parâmetro não é desproporcional? A menos que esteja se buscando falhas no sentido de travar, já que presumo que em muitos casos simplesmente vai rolar throttle.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pq ele faz caso extremo da CPU, a CPU só não irá fritar com ele em duas opções:
- Não tem TDP alto o suficiente pra sequer atingir temperaturas altas (e isso pode acabar implicando em uma CPU de menor desempenho, mas nada impede que uma CPU mega eficiente obtenha resultados bons sem fritar).
- O sistema de resfriamento é excelente.
Pois é. Eu fiz a provocação mais no sentido de parecer que a linha entre o teste de estabilidade de OC e uma martelada pra dizer "esse cpu é ruim porque frita" parece estar cada vez mais tênue.
Já tive e às vezes tenho minha parcela de uso de prime e afins, fazendo OC desde o tempo do AXP 2000+. Mas assim como @Arris sempre fiz com o intuito de testar a estabilidade, não pra definir que meu cpu "frita" só porque pega 90~95 no prime.
 
Pois é. Eu fiz a provocação mais no sentido de parecer que a linha entre o teste de estabilidade de OC e uma martelada pra dizer "esse cpu é ruim porque frita" parece estar cada vez mais tênue.
Acho que a galera só tem neura com temperaturas mesmo e cisma com besteiras. A tendência é TODOS os eletrônicos reportarem temperaturas mais altas na medida que a densidade do nó de fabricação vai aumentando, então esse pessoal vai ter de se acostumar a ver temperaturas de 80º+ no dia a dia.

Se tiver dentro das specs do fabricante e entregando a performance desejada, isso é irrelevante.
 
Acho que a galera só tem neura com temperaturas mesmo e cisma com besteiras. A tendência é TODOS os eletrônicos reportarem temperaturas mais altas na medida que a densidade do nó de fabricação vai aumentando, então esse pessoal vai ter de se acostumar a ver temperaturas de 80º+ no dia a dia.

Se tiver dentro das specs do fabricante e entregando a performance desejada, isso é irrelevante.
você usa qual cooler no 5950x?
 
Acho que a galera só tem neura com temperaturas mesmo e cisma com besteiras. A tendência é TODOS os eletrônicos reportarem temperaturas mais altas na medida que a densidade do nó de fabricação vai aumentando, então esse pessoal vai ter de se acostumar a ver temperaturas de 80º+ no dia a dia.

Se tiver dentro das specs do fabricante e entregando a performance desejada, isso é irrelevante.
Sigo essa linha, concordo.
Até deixo claro que não tô puxando pra um lado de "fulano tá errado e ciclano tá certo". Cada um que tire suas próprias conclusões. Mas eu não podia deixar de levantar estas questões após ler alguns posts recentes por aqui.
Sempre é válido repensar algumas coisas às vezes e é isso que eu tentei trazer pro tópico (caso alguém mais exaltado venha a ler aqui lol).
 
você usa qual cooler no 5950x?
Fuma 2 pq achei que tava tendo thermal throttling com o gammax 400, mas depois dos testes que fiz a diferença em desempenho foi irrelevante em stock e só fez baixar as temperaturas um pouco (pra compensar o gasto $$, subi os limites do PBO pra deixar a CPU torrando de volta e um pouquinho mais rápida).
 
Consegui com 1.28, não congelou no small ftt. Outra coisa que eu achei estranho que durante esse teste ele só boosta até 3.8ghz, será por conta do PBO desativado? Durante o Cinebench R20 ele passa dos 4.1-4.2ghz tranquilamente. É normal? Ou eu to fazendo algo de errado? Eu já vi ele subindo a 4.65ghz porem em jogos.
Prime é muito pesado, ele usa instruções como AVX, AVX2 e AVX-512 (O próprio Prime diz "Torture Test", teste de tortura). Como é muito pesado o clock ficar mais baixo é normal. Se passou ai que é um cenário totalmente fora da realidade do uso normal dificilmente vai ficar instável em outro lugar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo